VEREADORES DA BASE

Biritiba Mirim – SP

Vereadores da base do prefeito Jarbas

falam dos primeiros quatro meses de trabalhos

A reportagem do JP esteve com os seis vereadores da base do prefeito Jarbas Ezequiel de Aguiar, PV, da cidade de Biritiba Mirim que durante uma hora falaram dos primeiros quatro meses frente ao Legislativo Municipal e de suas expectativas quanto as melhorias em todos os setores da cidade.

Estiveram participando desta entrevista os vereadores: Luiz Carlos dos Passos, PV; Eduardo Melo, DEM; Juniel da Costa Camilo, PV; Paulo Rogério dos Santos, PTB; Reinaldo Pereira Júnior, DEM e Professor Sérgio de Paula Franco, PV.

O vereador Luiz Carlos dos Passos, PV, líder do prefeito na câmara municipal falou sobre o IPTU que sofreu atraso em sua entrega pelos correios e que muitos munícipes foram ate a prefeitura para emitir a segunda via do carnê e efetuaram o pagamento.

“Então não é grande o número de pessoas que não emitiram ou que não sabiam sobre, mas a má qualidade do carne é culpa dos correios que realmente não fez um serviço a contento pelo que se esperava”.

 “Nós estamos ficalizando, cobrando o prefeito, auxiliando da melhor maneira que venha agir diante a essas documentações, de olho nas ruas, questionado e ouvindo a população, pois aqui tratamos de treze vereadores, sem oposição A ou B, pois desde que se iniciaram as sessões da câmara nós nunca subimos ao plenário, discutimos ou falamos de maneira ríspida com qualquer outro vereador”.

Projeto de Lei da acessibilidade

O professor Sérgio de Paula Franco falou de seu Projeto de Lei sobre a acessibilidade aos deficientes em toda a cidade e com referência a oposição ao prefeito Jarbas na câmara municipal citando que “eles têm como intitulado um grupo pronto, ai usaram um discurso bonito falando que projeto que vier é bom, e esse realmente é um projeto de qualidade e eles não tem como não aprovar e nosso intuito é trabalhar pela cidade, então a acessibilidade é um direito do munícipe se ele tem mobilidade reduzida, precisam de condições para andar pela cidade, de entrar em qualquer estabelecimento e esse projeto visa a garantir isso”.

Com referência o que falou o presidente da câmara sobre dar prioridade para um ou outro projeto que venha do executivo os vereadores da base do prefeito Jarbas foram unânimes em dizer que:

“Tudo demanda de tempo, se um projeto chega e eles demoram a responder ou demoram em colocar em pauta, usaremos a tribuna para apontar o que esta acontecendo”.

“Falamos na tribuna, o projeto esta na casa e queremos providências, vamos a público e colocamos que o projeto é bom para a população e precisa ser votado”.

“Quando nos reunimos com o prefeito nos debatemos ideias apresentamos propostas, inclusive conversando com o prefeito visitamos bairros, vimos os buracos e demais estradas e estamos preocupados com isso e a população quer respostas”.

“Existe um grupo de oposição se articulando para criticar o prefeito e quando falam que ele não recebe os vereadores, mas qual deles foi para falar com o prefeito, qual deles foi conversar com ele e se deparou com as portas fechadas, então em momento algum o prefeito teve a visita desses vereadores, então por exemplo se eu tenho um projeto e eu preciso que o prefeito de alguma maneira precise intervir, precise da aprovação dele é meu dever como vereador ir lá apresentar isso a ele pessoalmente”.

“Quando o pessoal fala que só os sete saem com prefeito, nós estamos em reunião quase todos os dias com o prefeito, saímos pelos bairros com ele para averiguar os problemas, inclusive saímos pelas ruas, estamos cobrando o prefeito, e ele está levando soluções, inclusive tem diversos projetos futuros para a melhoria da cidade, o título dado como oposição se dá aqueles que não tiveram seus pedidos atendidos ainda”.

“O prefeito Jarbas e os secretários sempre estão lá para atender, nunca se negaram a ouvir qualquer vereador, sempre foram atendidos, eles também são autoridades e merecem respeito”.

Poste no Bairro Jardim dos Eucaliptos

O vereador Reinaldo Pereira Júnior, DEM preocupado com a situação dos postes de madeira no Bairro do Jardim dos Eucaliptos, protocolou documento onde foi anexado algumas fotos, onde também há um trecho que sofre com inundação quando chove.

Os postes são de madeira e o solo já se encontra com algumas erosões, pois o asfalto já cedeu, e decorrente a isso, pode vir a ocasionar algum acidente grave e o poste pode até mesmo cair, então foi solicitada a troca dos postes de madeira por um poste padrão para evitar acidentes futuros.

Os vereadores da base do prefeito Jarbas disseram que estão unidos para trabalharmos juntos e para todos, “são os vereadores contrários que criaram essa situação de oposição, todos queremos o melhor para a cidade”.

“O prefeito atende a todos e está de portas abertas, então isso de falar de olhos vendados ou não, são eles que estão julgando essa situação, na maioria das vezes é melhor não se pronunciar para não causar nenhuma discórdia”.

“Nós temos um ‘’líder’’ e toda vez que nós vamos ao plenário nos somos questionado, visto que fazemos o uso da tribuna para dar uma explicação, falar de algum projeto, fazer alguma cobrança, e não para lavar roupa suja e gerar conflitos”.

Indicações ao prefeito

“A indicação é feita, mas nem sempre é atendida isso depende do prefeito, pois há outras prioridades para a cidade”.

“O impacto financeiro cabe ao prefeito, nos podemos fazer um pedido, uma sugestão o aumento de servidor para atender a população, por exemplo, podemos fazer a indicação e o prefeito vai avaliar mas não necessariamente será atendida”.

Primeiros quatro meses no Legislativo

O professor Sérgio falou dos primeiros cem dias como vereador de Biritiba Mirim e ressaltou que: “Os cem primeiros dias da minha vida como vereador dentro da câmara, já que é meu 1° Mandato, então já disse isso algumas vezes na tribuna, muitas vezes no falar, tudo é bonito, ‘’somos’’, ‘’fazemos’’, mas depois ali falta à ação, é cada um por si, eles tentam ter cuidado com as palavras, mas alguns extrapolam, falam coisas que não cabem para um parlamentaram estar usando a tribuna para falar”.

“Uma hora iremos chegar às vias de fato, e vamos falar que estamos aqui para tratar de assuntos que beneficiem o município e não os assuntos particulares, pois aqui estamos para tratar assuntos referentes a projetos de lei do Executivo, requerimentos então é mais válido falar isso do que entrar com um documento e causar um tumulto”.

“Eles devem ir cobrar do prefeito, e não dizer que os seis vereadores da base estão jogando contra, pois sempre fomos treze e nunca falamos somos nós seis, nunca negamos um requerimento, uma indicação deles, nunca nos manifestamos contra nada”.

“Nós cobramos o prefeito para se atentar aos prazos dos requerimentos, porque quando se atrasa uma documentação, os sete que tem 1/3 pondem entrar com um processo pedindo algo sobre essas determinadas documentações e se há falhas na parte do executivo, ele irá responder por isso”.

“O prefeito Jarbas precisa ter ciência disso, então nós sempre mantemos ele informado da situação, para cumprir os prazos, pois o nosso objetivo não é deixar tudo isso se acumular e depois deixa-lo sem saber o que fazer”.

100 dias da base do prefeito Jarbas

“Esta sendo tranquilo, nosso dialogo é bacana, nós nos reunimos no gabinete, trocamos ideias do que achamos necessário, se há um requerimento, um projeto de um determinado vereador, todos se “abraçam”, caminhamos, juntos e tem sido muito enriquecedor, estamos aprendendo muito e esta sendo de muita valia”.

“Além de sermos da base nós somos solidários a eles sim, independente da dificuldade e divergência que existe o nosso compromisso com ele se multiplica em sete”.

“Quanto aos veículos contratados pela prefeitura, nós seis estamos estudando e pedimos já a documentação ao prefeito, levantando se está dentro do orçamento e procuramos sim saber se as coisas estão sendo feitas de maneira correta”.

“Como nós somos base do prefeito, somos os primeiros a sentir o impacto,  somos “vidraça” junto com o prefeito, mas também somos a pedra que chega nele, que chega para corrigir e orienta-lo”.

“Mesmo porque o prefeito tem uma equipe, então muitas vezes acontecem coisas e ele acaba tendo de esperar e deixa para as pessoas de sua confiança, mas também podem vir cometer algum erro, devido a sobrecarga, e por isso que estamos aqui para ajudar e orienta-lo também”.

Mensagem a população de Biritiba Mirim

“Muitas mudanças acontecerão, o prefeito está muito confiante em seus trabalhos, nas propostas, nos compromissos e para se ter ideia um dos primeiros projetos, foram buscar recurso para termos uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento na cidade”.

“Esse dinheiro já está garantido e o projeto está sendo finalizado, acreditamos que no final do segundo semestre essa obra seja concluída, que é de necessidade, ampliação do Ponto de Atendimento com com doze leitos de internação, quatro para pediatria e oito adultos”.

“É futuramente transformar em uma UPA, pois não existem mais hospitais que recebe recurso do governo federal”.

“Para que todos saibam quando assumimos nosso mandato os postos de saúde não tinham nenhuma espécie de medicação, se precisasse de uma dipirona não tinha hoje já está totalmente abastecido não há falta de nenhum medicamento”.

“A merenda escolar, que no passado era bolacha, bebida láctea, canjica que hoje ainda é oferecida devido ao grande lote que já vem da gestão passada e não podemos descartar, tem que ser consumida”.

“A merenda já melhora e os alunos chegam a comentar que estão servindo mais comida do que o antes, então já se vê algumas mudanças”.

“Os buracos das Ruas e estradas estarão sendo tampados, as estradas dos Bairros mais distantes as máquinas já estão passando, mas ainda tem muitas coisas que precisam de manutenção e muita coisa boa vem por ai”.

“Recapeamento de rua, asfalto, operação tapa buraco, a subestação na Nova Biritiba, ou seja, o prefeito esta trabalhando e muito para o progresso e desenvolvimento da cidade”.

“Nós novos vereadores estamos em processo de aprendizagem, o prefeito nos da todo restauro que precisamos nos projetos e os primeiros cem dias podemos avaliar como positivo”.

“Falar que as ruas estão esburacadas, que há falta de medicamentos, nós já sabemos, nós também somos moradores de Biritiba-Mirim, nos vivemos aqui, mas esses problemas não apareceram agora, já veem de muito tempo”.

“Referente aos braços de iluminação, na verdade a colocação foi feita de maneira incorreta, o projeto do prefeito é comprar iluminação nova, retirar somente essas lâmpadas e coloca-las nos Bairros, e trocar pelas de Led, mas os braços serão os mesmo”.