A CIDADE

Estância Turística de Salesópolis

Utilizando a energia consciente

A Estância Turística de Salesópolis receberá a partir de 9 de setembro, o Projeto Eficiência Solidária da EDP que irá distribuir 10 mil lâmpadas com tecnologia LED, mais eficiente disponíveis para os clientes residenciais.

Essa iniciativa tem como objetivo incentivar o uso consciente e seguro de energia elétrica.

Para participar o consumidor deverá ir até a unidade de atendimento que estará estacionada na Praça Matriz para receber as lâmpadas e deverá entregar a mesma quantidade de lâmpadas ineficientes, além de estar munido da última fatura de energia e documento de identidade.

O prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, PR, esteve na manhã de quinta-feira, 7 de setembro conhecendo o caminhão da Bandeirante e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela empresa na Estância.


Estância Turística de Salesópolis

Audiência com a Sabesp

Realizou-se na noite de terça-feira, 5 de setembro na EMEF Mestra Henriqueta a Audiência Pública referente a renovação do contrato com a Sabesp.

A reportagem do JP entrevistou o vereador Claudinei José de Oliveira, DEM, “Nei Zé Anísio” que falou sobre a audiência: “Em nossa solicitação ao utilizar a tribuna na forma determinada para o bom andamento da audiência, pedimos que a Sabesp através do seu superintendente pudesse fortalecer o trabalho técnico junto a CETESB para que seja ágil toda tramitação e deliberação para levar água e esgoto aos Bairros dos Buenos “Zé Candio”; João Hidalgo; Prolop e Narciso, sendo esses os primeiros e já liberado pela Justiça local”.

“Também foi apontado pela Sabesp o Bairro da Grama entre outros que irão os investimentos”.
“Debatemos também os demais recursos que devem estar inserido e sendo discutido com o prefeito Vanderlon Oliveiras Gomes, PR, sobre o anexo 9, que trata de mais recursos para a Estância Turística de Salesópolis”.

“Pedimos também ao Superintendente da Sabesp que pretende investir no lixo do alto tietê possa iniciar pela Estância Turística de Salesópolis como piloto desse projeto, mas infelizmente essa proposta não foi aceita nesse momento pela empresa”.

Ao final ficou acertado que o contrato com a Sabesp será de 30 anos, com revisão a cada 4 anos.
A Arsesp Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, além de regulamentar e fiscalizar as tarifas tem o dever de acompanhar as metas e programas que devem ser cumpridas.

Mais uma vez esteve presente o Juiz de Direito da Comarca da Estância Turística de Salesópolis, Dr. Alexandre Miura Iura, que apoiou e ainda se pronunciou sobre os trabalhos que executou ao lado da Promotora de Justiça Dra Letícia Lourenço Pavani, a favor de nossa comunidade.

O vereador Claudio do Prado Moraes, DEM, “Claudinho do Som” também cobrou agilidade nas obras já liberadas, bem como solicitou investimentos para outras localidades.


Estância Turística de Salesópolis

Gilberto Fujisawa é reeleito presidente do Comtur

Por unanimidade o atual presidente do Comtur da Estância Turística de Salesópolis, o empresário Gilberto Fujisawa foi reeleito para o biênio 2017/2019, visto o trabalho que vem desenvolvendo e acima de tudo acreditando no futuro turístico da cidade.

Mesmo com a tentativa do vereador Nilson Satolu Imamura, de solicitar o cancelamento da eleição do Comtur alegando que haveria a necessidade de prestações de contas, a mesma foi realizada visto que não haveria nenhum  impedimento para esse procedimento, disse o presidente Gilberto Fujisawa ao ler um comunicado que circulou na dia 23 de agosto.

Os representantes de todos os seguimentos do comércio da Estância Turística de Salesópolis estiveram presentes na eleição que foi disputada em seu início com várias indicações para o cargo de presidente e vice.

Ao final apenas Gilberto Fujisawa foi indicado para concorrer e foi aprovado por unanimidade por todos aqueles que tiveram direito a voto.

Para vice-presidência o nome escolhido foi de Simone Villegas Coordenadora do Museu da Energia de Salesópolis que falou com a reportagem do JP.

 Simone Villegas

“Gostaria de agradecer a participação de todos os empresários que estiveram presentes na eleição do Comtur, e vendo que todos acreditam no desenvolvimento do turismo na Estância Turística de Salesópolis”.

“Teremos muito trabalho pela frente e somos sabedores das dificuldades do município e vimos que a sociedade quer participar e ajudar no crescimento e desenvolvimento turístico da Estância Turística de Salesópolis”.

“Temos um potencial gigantesco para desenvolver e a importância do Conselho na Estância e será de fundamental a participação da sociedade nas reuniões para saberem o que está sendo decido”.

“Estou feliz com a reeleição do Gilberto Fujisawa que tem trabalhado muito para a Estância e espero poder contribuir e alavancar o turismo na cidade, pois sou a coordenadora do Museu Energia e dependemos desse crescimento, que irá ajudar não somente os atrativos mas o município em seu desenvolvimento”, disse a vice-presidente Simone.

A vereadora Débora Aparecida Rodrigues, PSD, (foto) enviou uma mensagem ao presidente reeleito, Gilberto Fujisawa e a vice Simone Villegas.

“É com muita alegria que o vejo o empresário Gilberto Fujisawa mais uma vez frente aos trabalhos do Conselho Municipal de Turismo, por mais um mandato”.

“Parabéns a todos os eleitos, com o desejo de muito sucesso e plenas realizações na área do turismo”.

“Quero solicitar aos eleitos em especial ao presidente que olhe para o Distrito Nossa Senhora dos Remédios com carinho, e quando digo Distrito e seus adjacentes, quero ressaltar que a Estância Turística de Salesópolis começa por lá”.

“Que Deus abençoe a todos e uma boa gestão”, concluiu a vereadora Débora.


Estância Turística de Salesópolis

Projeto Literatura de Cordel na EMEF Mestra Henriqueta        

Realizou-se segunda-feira, 21 de agosto, na EMEF Mestra Henriqueta na Estância Turística de Salesópolis o projeto Literatura de Cordel com a presença do poeta, cantor e escritor Caca Lopes, resgatando a cultura brasileira.

O evento teve o apoio cultural do vereador da Estância, Paulo César Monteiro, “Mineiro”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que esteve junto com alunos e professores prestigiando o evento.              

Estiveram presentes ao evento a coordenadora de projetos da Secretaria de educação Bernadete da Penha de Souza; diretora da EMEF Mestra Henriqueta professora Leonor de Morais Fonseca, além dos professores e seus respectivos alunos. 


Estância Turística de Salesópolis

Estrada do Serrote receberá benfeitorias

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes, PR, encontrou-se com o deputado estadual André do Prado, PR em São Paulo, no último dia 21 que juntamente com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, falou sobre a  importância de melhorias na Estrada do Bairro do Serrote, que liga Salesópolis a Guararema.

O secretário Adrnaldo Jardim garantiu que nas próximas semanas, as obras de perenização, do programa Caminho Melhor, terão início.

Assim os moradores terão mais segurança para o transporte dos produtos agrícolas, bem como a viagem será até a cidade de Guararema será mais rápida.


Estância Turística de Salesópolis

Enlace Matrimonial de Anderson e Paula

Realizou-se na manhã de sexta-feira, 18 de agosto no Cartório de Registro Civil da Estância Turística de Salesópolis o Enlace Matrimonial de Anderson e Paula, que tiveram como padrinhos o Sargento Martins e sua esposa Zilda e o casal Marcelo e Rose.


Estância Turística de Salesópolis

Vice-prefeito participa de reunião com Diretores da Radial

O vice-prefeito da Estância Turística de Salesópolis, João José da Silva, “João do Águia”, participou na última quinta-feira, 17 de agosto de uma reunião com os Diretores da Empresa Radial, oportunidade em que participaram o vereador Edilson Aparecido dos Santos e o Diretor de Obras Nelson Nogueira.

O vice-prefeito João José da Silva, disse a nossa reportagem que: “A reunião foi muito boa e já melhoraram bastante o transporte, começaram com dez veículos e em trinta dias colocaram mais quatro, totalizando aumento de 40% da frota.”

“Dispuseram também mais dois horários aos finais de semanas, inclusive aos sábados, o que está sendo de grande valia para os usuários da linha 311”.

“E com relação às pinturas dos pontos de ônibus foi a Empresa Radial que executou”.

“Foi solicitado também a mudança de sessão entre Salesópolis e Distrito Nossa Senhora dos Remédios que atualmente termina na escola do Elisiário Pinto de Moraes , mas gostaríamos que voltasse a ser novamente na “fazenda Santa Clara”.

“Também solicitei mais um  ponto no Distrito entre outros pedidos  e os diretores se dispuseram a estarem analisando as reivindicações e junto com a IMTU e pediram um prazo de 90 dias para darem a resposta aos munícipes”, disse o vice-prefeito.

Por sua vez os diretores da Empresa Radial disseram que: “Nós estávamos esperando uma situação e hoje estamos sendo elogiados pelo nosso trabalho e como foi pedido nos iremos fazer um estudo para viabilizar e na verdade nós dependemos da EMTU, pois somos órgão prestador de serviço, mas tudo o que foi pedido aqui nós iremos atender dentro do nosso alcance”.

“Em uma semana aumentou mais de 40% de nossa oferta, pois aumentaram quatro carros e no final de semana aumentaram mais dois e o que pudermos fazer para viabilizar e aumentar o número de coletivos nos iremos fazer sim”.

O vereador Edilson Aparecido dos Santos disse que: “Foi solicitado o aumento do itinerário via Bragança, um ponto de ônibus antes da curva próximo a caixa d’agua do Distrito”.

“Pedi também que coloque um refletor fixo na porta dos ônibus para a segurança dos usuários durante o horário noturno e a manutenção em alguns pontos que faltaram”


Estância Turística de Salesópolis

Prefeito Vanderlon participa de sabatina

sobre turismo e reciclagem na Emef Mestra Henriqueta

O prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, PR participou na manhã de sexta-feira, 18 de agosto, juntamente com o Secretário de Turismo, José Luiz Padilha Aguilar na EMEF Mestra Henriqueta de uma sabatina com os alunos do quinto ano sobre educação ambiental e turismo, onde foi questionado sobre a adequação dos Pontos Turísticos e principalmente do destino final do lixo.

Participaram da sabatina os alunos Giovanna, Luizan, Sofia, Yasmim, Yorhana e Luiny, professoras Silvana Bigaski e Tatiane Gomes; vice-diretora, Roseli Carolina Pereira e a Diretora, Leonor de Moraes  da Fonseca.

Em sua entrevista a nossa reportagem o prefeito Vanderlon falou que: “Primeiramente quero agradecer a secretaria de educação, diretoras e professoras, porque elas entenderam ao apelo que nós fizemos no início do segundo semestre com relação a questão do lixo e questão ambiental e estão realizando um trabalho forte nas unidades escolares mostrando a importância da reciclagem em nossa cidade”.

“Essa já é a terceira reunião que eu faço com os alunos e a gente vê que eles estão se engajando, passa uma fase muito interessante, não tem nem um mês que começamos a fazer essas reuniões com os professores e diretores das unidades escolares e no entanto o resultado já está sendo muito satisfatório”.

“Quem participou da reunião com os alunos, viu que eles estão atentos ao que está acontecendo, todos os alunos do 5°ano que já tem uma noção com relação ao lixo e turismo, até mesmo a própria administração da para ver que eles estão tendo um aspecto voltado nesse sentido”.

“Eu avalio de uma forma muito positiva, que é a sociedade estar se inteirando no assunto para também ajudar e tiver consciência que não é só direito, mas como eles mesmo disseram o comprimento do dever”.

“Nós acreditamos que com o envolvimento dos alunos que tem o poder da transformação, e nós precisamos disso, desse engajamento, que os alunos têm a prefeitura como a casa deles, onde podem vir até ao meu gabinete, conhecer os departamentos, fazer sugestões e é logico que uma sugestão tem que ter embasamento”.

“Temos a legislação para seguir e esse envolvimento com o futuro da cidade é de grande relevância, eu fico muito feliz, pois é uma grande satisfação estar indo as unidades escolares, estar recebendo os alunos no gabinete e eu estou sempre a disposição para este dialogo”, concluiu.


Estância Turística de Salesópolis

Areia da festa do Peão é transportada ao Setor de Obras

A areia que foi utilizada no recinto da festa do peão de boiadeiro (arena) e foi doada por empresários da Estância Turística de Saslesópolis já se encontra no departamento de obras da prefeitura municipal.

O prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, PR disse a nossa reportagem que a mesma será utilizada em diversas obras na cidade o que irá beneficiar a população.

“Como a areia foi doada, na segunda-feira de manhã a mesma foi retirada do recinto da festa e levada ao pátio do setor de obras”, disse o prefeito Vanderlon.


Estância Turística de Salesópolis

Festa do Peão supera expectativas

 

Mesmo sem a realização do Rodeio na noite de quinta-feira, 10 de agosto a festa do Peão de Boiadeiro da Estância Turística de Salesópolis superou as expectativas com relação a público presente.

A noite de sábado e domingo foram movimentadas com um grande número de pessoas que compareceram para prestigiar o evento e assistir principalmente ao show de Rio Negro e Solimões na madrugada de domingo, 13.

O prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, PR, disse em seus discursos durante os dias da festa que mesmo com as dificuldades que passa o país, foi possível realizar uma festa sem custos para o cofre municipal, visto que a empresa Serginho Viola trouxe toda a estrutura para o evento.

Vale ressaltar ainda que a Diretora de Cultura, Alessandra Dias em duas semanas desempenhou um excelente trabalho nas Festividades do Cambuci e do Peão de Boiadeiro da Estância Turística de Salesópolis, com muita determinação e o principal, presença contínua nos eventos.


Estância Turística de Salesópolis

Festa do Peão chega a seu final

A primeira festa do peão da administração do prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, PR, pode não ter superado as expectativas do público presente principalmente pelo não acontecimento das montarias no primeiro dia do evento (quinta-feira) 10 de agosto.

Foram quatro dias de muita festa, alegria e dois grandes shows que contagiou o público presente. Na sexta-feira a dupla Mayky e Lyan e no sábado RioNegro e Solimões fizeram das madrugadas momentos inesquecíveis para aqueles que puderam estar presentes ou que assistiram pela internet.

O prefeito Vanderlon se emocionou com o empresário e locutor Serginho Viola e tivemos ainda a presença do Padre Roberto Ribeiro dos Santos, Vigário da Paróquia São José e do Bispo e Vereador Edson Lopes Cerqueira.

A Diretora de Cultura Alessandra Dias, da mesma maneira que trabalhou durante o Festival do Cambuci fez nos quatro dias da Festa do Peão de Boiadeiro, dedicou-se ao cargo que lhe foi confiado e mostrou que está na administração para mostrar trabalho e dedicação no que faz.

Na questão segurança nenhum incidente foi registrado dentro do recinto da festa nos quatro dias e isso mostra que todos tiveram um único objetivo que foi se divertir.

A Equipe do JP pela primeira vez fez transmissões ao vivo de uma Festa do Peão e alcançamos nossos objetivos que era mostrar a nossos leitores e seguidores o que de melhor aconteceu nos quatro dias na Estância Turística de Salesópolis.

Iremos dar continuidade a nossos trabalhos e nos aperfeiçoar ainda mais e nos próximos eventos seja na Estância Turística de Salesópolis ou em nossa Região estaremos presentes levando a todos o melhor da informação.


Estância Turística de Salesópolis

Prefeito Vanderlon abre oficialmente a Festa do Peão Boiadeiro

Aconteceu na noite de sexta-feira a abertura oficial da Festa do Peão de Boiadeiro da Estância Turística de Salesópolis com a presença do prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, PR; presidente da câmara, Rodolfo Rodrigues Marcondes, PDT; vereadores Paulo César Monteiro, PPS; Edilson Aparecido dos Santos, PSB e Sérgio dos Santos, PR, além do Secretário de Turismo José Luiz Padilha Aguiar; Diretora de Cultura, Alessandra Dias; Padre Roberto Ribeiro dos Santos e o Sargento Martins, Comandante do Destacamento da Polícia Militar da Estância Turística de Salesópolis.

Foi uma noite emocionante com a entrada do empresário e locutor de rodeio Serginho Viola que primeiramente agradeceu a Deus por mais esta festa na Estância.

Em seguida foram chamados todos os envolvidos na realização do evento e o prefeito Vanderlon também emocionado com sua primeira festa do peão de boiadeiro frente a prefeitura da Estância Turística de Salesópolis agradeceu a todos que direta ou indiretamente colaboraram para a realização deste evento de grande porte para a cidade e abriu oficialmente a noite de sexta-feira.

A grande atração da noite foi o show com a dupla Mayky e Lyan que contagiou aos presentes com lindas músicas e um show a parte de Lyan com seu violão, além da apresentação especial a dupla Shirley e Prata Fina da Estância.


Estância Turística de Salesópolis

Noite de quinta-feira na festa do Peão de Boiadeiro

Prefeito Vanderlon esclarece a não realização das montarias

O primeiro dia da Festa do Peão de Boiadeiro da Estância Turística de Salesópolis foi marcada por um contratempo e decepcionou o público que foi prestigiar o evento.

Assim que foi anunciado que não haveria rodeio na primeira noite do evento rapidamente o público foi se dispersando e ficaram apenas aqueles que foram para prestigiar o show do cantor Jyou Guerra.

A reportagem do JP procurou o prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, PR, para que falasse sobre o que realmente havia ocorrido para que não tivéssemos a abertura oficial da festa na noite de quinta-feira, 10 de agosto, e assim esclarecer a população que saíram de suas casas para prestigiar esse evento que é aguardado sempre com uma expectativa de grandes emoções.

Vanderlon disse a reportagem do JP que: “O que ocorreu foi que a empresa Serginho Viola contratou outra empresa para trazer a boiada de montaria e na verificação dos documentos os mesmos se encontravam vencidos desde quarta-feira, 9 de agosto”.

“Corria-se o risco de realizar a montaria e a empresa ser multada em valores exorbitantes e a prefeitura da Estância Turística de Salesópolis também ser acionada”.

“Por questão de precaução foi tomada a decisão de não realizar a montaria na noite de quinta-feira, 10 de agosto, e peço desculpas a população e imediatamente foi acertado com outro empresário que realiza eventos com rodeio para que tudo possa ocorrer na maior normalidade até domingo no enceramento das festividade”.

“Foi uma tristeza ter passado por essa situação e até domingo tudo estará ocorrendo na mais perfeita normalidade com  as montarias e aguardamos a população para prestigiar a festa e se divertirem com muita alegria”, concluiu o prefeito Vanderlon.


Estância Turística de Salesópolis

Liquida Salé acontece neste sábado

A segunda edição do Liquida Salé acontece na Estância Turística de Salesópolis, neste sábado, 12 de agosto a partir das 9:00 no Mercado Municipal.

A realização do evento é da Associação Comercial da cidade que tem como objetivo aumentar as vendas do varejo e proporcionar uma maior interação entre comerciantes e consumidores.

De acordo com a Associação Comercial 21 expositores estarão participando do evento e os descontos podem chegar a 80%.

Estarão participando desta segunda edição do Liquida Salé empresários nos ramos de vestuário, prestação de serviços, móveis, beleza, alimentação, construção civil e agropet.

A abertura oficial será ás 9:00 no Mercado Municipal da Estância Turística de Salesópolis que fica na Rua XV de Novembro, 760, no centro da cidade e vale a pena conferir.


Estância Turística de Salesópolis

Reunião debateu o alcoolismo na cidade

Realizou-se na Associação Comercial da Estância Turística de Salesópolis uma reunião com comerciantes da área central da cidade com o objetivo de pedir a todos a colaboração no sentido de não vender mais bebidas alcoólicas aos chamados “turma do corote”.

Esse objetivo tem a finalidade de diminuir a incidência de problemas que os mesmos vem ocasionando não somente aos pedestres e motoristas que passam pela Rua XV de Novembro como também aos comerciantes que estão há anos estabelecidos.

O maior problema ocorrido é que alguns que exageram no consumo de bebidas ficam fazendo algazarras e assim inibem que os consumidores possam frequentar os estabelecimentos.

Outro fator que foi levantado na reunião é que os bares não vendam mais o chamado “corote” a essas pessoas o que irá contribuir em muito para que o consumo seja limitado e essas pessoas possam então serem atendidas pelas Secretaria de Saúde e Assistência Social da Estância.

O maior problema enfrentado para levar essas pessoas para tratamento é justamente que alcoolizadas elas se negam a querer tais benefícios que não podem ser impostos e sim de livre e espontânea vontade da pessoa.

O Sargento Martins, Comandante do Destacamento da Polícia Militar, durante sua palestra aos comerciantes falou que a Polícia Militar está a disposição de todos para dialogar com essas pessoas que não são moradores de ruas, pois todos tem familiares e os mesmos tem como opção passar o dia nas Ruas da cidade.

O Secretário Municipal de Saúde, Marcos Marcelino de Campos e a Secretária de Assistência Social Monike Cáfaro Arouca Sobreira também falaram da importância de prestar ajuda a essas pessoas, mas também ressaltaram que há a necessidade de um trabalho mais efetivo para que convencê-los de realizarem o tratamento de desintoxicação e assim tirá-los dessa situação em que se encontram hoje.


Estância Turística de Salesópolis

Festa do Peão começa nesta quinta-feira

Serginho Viola, Alessandra Dias e o Prefeito Vanderlon

A Festa do Peão Boiadeiro da Estância Turística de Salesópolis começa nesta quinta-feira, 10 de agosto no recinto de eventos Franciscão.

O prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, PR, esteve na tarde de terça-feira, 8 de agosto visitando o recinto da festa juntamente com o organizador do evento Serginho Viola e ficou satisfeito com os trabalhos que já estão adiantados.

A novidade para este ano é que todas as arquibancadas serão cobertas proporcionando um melhor conforto a todos aqueles que forem prestigiar o evento.

Na quinta-feira, 10 a entrada será franca e para encerrar a noite haverá um show com Jyou Guerra, na sexta-feira, 11 show com Mayck e Lyan e sábado, dia 12 show com Rio Negro e Solimões, sendo que para sexta-feira e sábado o passaporte custa R$ 50,00 (dois dias), visto que no dia do evento o ingresso individual custará R$ 30,00 por noite, e encerrando a festa a dupla Alexandre e Fabiano, com entrada franca.


Estância Turística de Salesópolis

Alunos visitam gabinete do prefeito Vanderlon

Os alunos da Escola professora Sônia Maria da Fonseca visitaram na manhã de sexta-feira, 4 de agosto o gabinete do prefeito Vanderlon onde puderam conhecer como é o dia a dia do gestor da Estância Turística de Salesópolis.

Na oportunidade os alunos falaram sobre o projeto que está sendo desenvolvido sobre reciclagem na Escola a qual irão participar do concurso na cidade de Mogi das Cruzes.

O prefeito Vanderlon falou sobre a coleta seletiva de lixo, de sua importância visto que o município de Salesópolis gasta aproximadamente dois milhões de reais enviando o lixo recolhido na cidade e Distrito Nossa Senhora dos Remédios para a cidade de Tremembé no Vale do Paraíba.

Os alunos também participaram de uma série de perguntas ao prefeito Vanderlon que explicou a todos como é administrar uma cidade com poucos recursos, mas ao mesmo tempo com uma grande importância para o Estado de São Paulo por ter a Nascente do Rio Tietê e ser um grande produtor de água para a Capital Paulista.

O prefeito Vanderlon também falou a nossa reportagem falando que: “Fico muito feliz em receber as crianças no gabinete, já sabendo do trabalho que as escolas municipais vem desenvolvendo com relação a conscientização da reciclagem, desse problema grave do lixo em nosso município e eu percebo que tenho muito o que fazer e pedir a população essa conscientização, além de melhorar a qualidade de vida, o meio ambiente é uma questão econômica também na geração de emprego, pois é de extrema importância que todos nós possamos ser multiplicadores dessa consciência”.

“A mensagem que eu deixo para essas crianças é que tenha esperança, eu tenho esperança e acredito que com este trabalho, com seriedade e com responsabilidade nós teremos uma cidade bem melhor, então que eles sejam multiplicadores, ou seja, uma mensagem de esperança, pois podemos fazer a diferença, mais isso não depende só de um, depende de todos nós”, concluiu.


Estância Turística de Salesópolis

Diretora em busca de maior apoio a cultura 

Diretora de Cultura Alessandra Dias e o Secretário Adjunto da

Secretaria de Cultura do Estado Romildo Campello

A Diretora de Cultura da Estância Turística de Salesópolis, Alessandra Dias participou quinta-feira, 27 de julho no Memorial da América Latina na cidade de São Paulo de um congresso com o tema "A Cultura necessita falar com todos".

Durante entrevista a reportagem do JP Alessandra Dias disse que: “Pudemos contribuir de forma significativa com as ações prioritárias no município, debatendo a promoção, integração, difusão e o fomento da política Cultural do Estado”.

A diretora de cultura Alessandra Dias que está no cargo há pouco  mais de um mês vem desempenhando um ótimo trabalho junto a pasta que há tempos estava carente de um profissional que realmente se dedicasse ao posto mas que vá em busca de recursos.

Outro fator importante que Alessandra estará desenvolvendo na Estância é dar maior atenção aos artistas da Estância e principalmente aos grupos de Moçambique que sempre se apresentam nas festividades religiosas.

Hoje está em desenvolvimento na Estância o projeto Guri, circuito Cultural, e oficina Cultural que vem a sendo aprimorado para melhor atender aos munícipes.


Vírus do HPV também podem ser causa de câncer

Os vírus HPV (papiloma vírus humano) são capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital e 13 tipos são considerados oncogênicos (com potencial para causar câncer).

O HPV é transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosa infectada, mas principalmente pelo ato sexual sem proteção. O papilomavírus pode causar câncer principalmente no colo do útero, na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca. Isso não significa que estes tipos de câncer são causados apenas por esses vírus. Aproximadamente 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos relacionados ao câncer, ou seja, a infecção pelo vírus é um fator necessário, mas não suficiente para o desenvolvimento do câncer.

Os sintomas do papiloma vírus humano são as infecções, que podem ser clínicas ou subclínicas. A infecção clínica se apresenta como verrugas ou lesões exofíticas nos locais afetados. A subclínica não pode ser vista a olho nu, não apresenta nenhum sintoma ou sinal. Não há tratamento específico para eliminar o vírus, é algo individual, depende do caso, da pessoa, do estágio da infecção e do local afetado, só o médico pode indicar o tratamento mais adequado.

Para a prevenção do HPV e consequentemente do câncer que ele pode gerar, é indicado o uso de preservativo (camisinha) durante todo contato sexual, com ou sem penetração, mas vale lembrar que o contágio também pode ocorrer de outras formas fora do ato sexual. Existem também duas vacinas que podem prevenir alguns dos tipos dos vírus.

No caso de diagnóstico positivo para o câncer, venha conhecer o GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer, temos como objetivo ajudar a melhorar a saúde e qualidade de vida dos assistidos.

Na Rua Capitão Manoel Caetano, 50 - Centro Mogi das Cruzes-SP.

Telefone: (11) 4726-6575. www.gapc.org.br


Estância Turística de Salesópolis

Entrevista com o Sargento Martins

A reportagem do JP entrevistou o Sargento Sergio Santos Martins, Comandante do Destacamento da Polícia Militar da Estância Turística de Salesópolis que falou sobre os trabalhos que foram realizados na primeira quinta-feira do mês e da atuação da PM durante as festividades do Cambuci e Festa do Peão Boiadeiro.

“Na feira deste mês (agosto) nós fomos a pedido do prefeito Vanderlon, porém foi fantástico, foi tudo muito bem elaborado, tivemos apoio dos fiscais da prefeitura municipal e estávamos com cinco policiais e foi de grande valia uma vez que a inadimplência era de 60% entre os feirantes”.

“Quem era credenciado e não pagava teria que ir até a prefeitura e acertar as contas e os que não eram credenciados nós pedimos gentilmente para que não montassem suas barracas na feira no qual o pedido foi atendido”.

“No mês que vem se eles ainda não forem cadastrados  não irão poder montar mais suas barracas na feira, o que eu acho difícil, pois entre três e quatro horas da manhã não tem essa vistoria”.

“Serão feitas de três a quatro feiras desta forma e inclusive eu acho que deveria ate ser colocadas placas nas barracas, como se tinha antigamente, para que o fiscal já saiba que ali esta autorizado a trabalhar”.

“E conversando com os feirantes eles disseram que essa medida é muito boa, pois eles não querem ter um incômodo da pessoa que não paga vender por exemplo os mesmos ítens que eles e ganhar mais pelo fato de não pagar seus impostos”.

“Segundo informações no próximo mês os fiscais irão apreender as mercadorias destes ambulantes que ficam circulando pela feira e eu particularmente acredito que apreendendo mercadoria de uma, duas pessoas os demais não irão vender”.

“Mas esta última feira foi para servir como alerta, uma orientação para os feirantes, e caso eles não façam o cadastro não venham mais vender seus produtos na primeira quinta-feira do mês”.

“Então pretendemos fazer isso novamente por mais dois meses para que os feirantes saibam que precisam se regularizar”, concluiu o Sargento da Polícia Militar Sérgio Santos Martins.


Estância Turística de Salesópolis

Reunião do Conseg debate alcoolismo na Estância

A terceira reunião realizada pelo Conseg (Conselho de Segurança) da Estância Turística de Salesópolis aconteceu nas dependências do Centro Comunitário do Bairro do Fartura, quarta-feira, 2 de agosto e contou com a presença do Sargento Martins, Comandante do Destacamento da PM da Estância; Delegado de Polícia Civil, Dr. Ricardo Glória; presidente do Conseg, Benedito de Almeida; presidente da Câmara Municipal da Estância, Rodolfo Marcondes; vice-prefeito da Estância, João José da Silva; vereador Mario Barbosa Pinto e representantes das entidades e seguimentos da cidade.

Na oportunidade foram tratados assuntos referentes as constantes reclamações dos munícipes sobre os moradores de rua.

Algumas dessas pessoas são moradores da Estância Turística de Salesópolis e por opção própria não querem ficar em suas casas conforme levantamento já feito com os mesmos, mas tem alguns que são de outras cidades e que vem causando problemas principalmente com os comerciantes.

O maior problema deles são o alcoolismo, pois passam o dia todo se embriagando e a população já chegou a denominar de “Corotolândia” devido ao consumo apenas de pinga que são vendidas em “corotes” de plástico.

Essas pessoas ficam durante o dia perambulando pela Rua XV de Novembro entre o banheiro público e a Agência dos Correios e alguns devido ao alto grau de embriaguez fazem algazarras e chegam a brigar entre eles.

Os comerciantes dizem não estarem mais suportando tanta bagunça e em alguns casos mais específicos, alega que os fregueses em certos momentos não entram em seus estabelecimentos devidos essas pessoas estarem nas calçadas ou deitadas ou fazendo muito barulho.

Outro agravante que a reportagem do JP flagrou foi que um dos “moradores de rua” lavou várias peças de roupas e sapato e colocou em cima dos bancos que ficam ao lado do Mercado Municipal causando constrangimento a todos que passam pelo local.

Uma força tarefa entre a Polícia Militar, Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde, Assistência Social, Associação Comercial e Conseg deverá ser formada o mais breve possível para que seja tomada medidas a fim de que essas pessoas possam ser encaminhadas para tratamento voluntariamente, visto que não se pode obrigar e nem proibir o ir e vir do cidadão.

Mas também não pode deixar essas pessoas ultrapassarem os limites com brigas e barulho seja durante o dia e principalmente à noite, visto que a Rua XV de Novembro é um local de grande movimento e frequentada por turistas.

A população e principalmente os comerciantes que estão situados na Rua XV de Novembro podem esperar por uma atitude de todos os órgãos envolvidos para que uma solução pacífica seja dada e esse caso.


NOTA DE FALECIMENTO

FALECEU NA NOITE DE QUINTA-FEIRA, 27 DE JULHO, NA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SALESÓPOLIS, O FOLIÃO DO DIVINO SENHOR BENEDITO FRÓIS DE OLIVEIRA.

Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor. Que a luz e o amor divino pairem sobre a alma de quem sofre esta imensurável perda, e os console e lhes dê serenidade para atravessar esta tempestade.


Estância Turística de Salesópolis

Após cirurgia de emergência:

Presidente da Câmara se recupera bem

(a esquerda) Rodolfo Marcondes, Presidente da Câmara Municipal

Após precisar passar por uma cirurgia emergencial no Hospital Luzia de Pinho Melo, na cidade de Mogi das Cruzes, para a tratar de uma apendicite, o presidente da câmara municipal da Estância Turística de Salesópolis, Rodolfo Rodrigues Marcondes, PDT, já se recupera bem e deverá ter alta nos próximos dias.

A reportagem do JP falou com Rodolfo que disse estar muito bem de saúde e ao contrário do que circulou na Estância sobre seu estado de saúde ele disse que “graças a Deus foi uma cirurgia necessária, mas que estou me recuperando muito bem e dentro de alguns dias já estarei atendendo a população em meu gabinete na câmara municipal”, disse.


Estância Turística de Salesópolis

Moradores do PROLOP irão receber

energia elétrica em suas casas

A reportagem do Jornal do Povão entrevistou o vereador do DEM, Claudio do Prado Moraes, que esteve presente no Bairro do Fartura, no loteamento do PROLOP (Programa de Loteamento Popular) acompanhando o início das instalações dos postes padrão para a ligação de energia elétrica nas residências.

“Fiz no inicio do ano um ofício e encaminhei para o Marcos Scarpa da Bandeirante, consultando a possibilidade de fornecer o poste e relógios de ligação de energia para todas as residências do PROLOP”.

“Presenciei o pessoal terceirizado da Bandeirante que estavam no local fazendo os buracos para estarem concluindo a instalação dos postes de baixa renda para todas as famílias do PROLOP e nesta semana e quero agradecer a atenção do Marcos Escarpa em nome de todas essas famílias que residem no PROLOP do bairro do Fartura”.

“A Bandeirante irá colocar um relógio de luz mais moderno em todas as casas e a leitura será feita pelo próprio sistema da Bandeirante sem que haja a necessidade de um funcionário ir até o relógio para fazer a leitura, segundo o que os funcionários me passaram será a tecnologia mais avançada da Bandeirante para o PROLOP, que será gratuito à todos os moradores”.

Questionado sobre a ligação de água e esgoto no PROLOP, o vereador Claudinho  disse que “estamos aguardando a SABESP, que ele possa o mais rápido possível estar concluindo o saneamento básico para o PROLOP, loteamento do Narciso e outros que ainda necessitam de infraestrutura”.


Estância Turística de Salesópolis

Encerramento do Projeto Férias Legal

Com a presença do prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, PR e da Presidenta do Fundo Social Luciana Miranda e do Artesão e Artista Plástico Pedro Ferreira, encerrou na tarde de sexta-feira, 28 de julho no Mercado Municipal o Projeto Férias Legal.

O prefeito Vanderlon durante entrevista a nossa reportagem disse que: “Foi um projeto de férias que atraiu as crianças para várias atividades e nós ficamos muito felizes com a participação de todos”.

“Houve um número bastante alto de crianças participando, tanto na sede do município quanto no Bairro do Bragança, ficamos muito felizes com a participação das crianças, pais e todos os envolvidos no Projeto”.

“A presidenta do Fundo Social trabalhou bastante para que tudo viesse a ocorrer da melhor maneira possível”.

“Também quero agradecer “seu” Pedro que é artesão e ministrou as aulas para as crianças e coordenou todo esse trabalho, além dos funcionários envolvidos e aos vereadores Edilson, Nilson e Mineiro que tiveram uma participação direta que auxiliaram e ajudaram toda vez que nós precisávamos de algum apoio”.

“Nós ficamos muito contentes em ver que as crianças foram beneficiadas e percebemos a felicidade de terem participado do projeto”, concluiu Vanderlon.

Pedro Ferreira, Artesão e Artista Plástico, que é da cidade de Biritiba Mirim também conversou com nossa reportagem e falou sobre o que foi desenvolvido com as crianças entre 3 e 28 de julho.

“Nós realizamos esse trabalho junto ao Fundo Social que nos honrou muito e graças a Deus, podemos ver a aptidão das crianças, pois muitas das vezes faltam oportunidades e agora foi dada essa oportunidade para as crianças e pude fazer um trabalho maravilhoso tanto aqui na cidade como no Bairro do Bragança”.

A presidenta do Fundo Social Luciana Miranda disse que: “O Projeto Férias Legal foi um resultado maravilhoso, com muito empenho das crianças e pais, com o professor, além da comunidade também ter nos ajudado muito”.

“As merendeiras foram muito esforçadas conosco, inclusive quero agradecer a cada uma delas que passaram por aqui, inclusive a Dona Toninha que ficou por um maior período com muita dedicação”.

“Foi uma experiência maravilhosa e daqui pra frente irão surgir novos projetos ainda melhores”, disse Luciana.


Estância Turística de Salesópolis

Prefeito Vanderlon assina convênio para

obras na estrada Distrito – Guararema

O prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, PR, recebeu na tarde de terça-feira, 25 de julho em seu gabinete o Secretário Executivo da Sescretaria de Agricultura e Abastecimento, José Valverde, que trouxe o Convênio para a execução das obras na Estrada do Serrote que liga o Distrito Nossa Senhora dos Remédios à cidade de Guararema, que está orçada em R$ 714 mil.

O prefeito Vanderlon disse a nossa reportagem que: “Essa é uma obra que nós pleiteamos junto ao Governador há três meses, sendo um trabalho que o deputado André do Prado, PR intercedeu junto a Secretaria e Secretário de Estado Arnaldo Jardim que de imediato não mediu esforços a nos atender, tendo em vista a importância dessa obra”.

“A melhoria da ligação do município de Salesópolis com Guararema é muito valia devido a grande produção de hortaliças e irá ajudar muito no andamento de toda a escoação da produção e facilitando a vida dos produtores e  usuários desta via”.

“Também tem a questão de melhorar essa estrada por conta do turismo que de certa forma nós temos o atendimento e a probabilidade dos turistas que vem até a cidade de Guararema, melhorando esse acesso nós ficamos muito felizes em estar recebendo isso do nosso amigo José Valverde coordenador do CODEAGRO, que trouxe o contrato e também vai com certeza fazer gestão junto à secretaria para liberar o quanto antes essa obra para nós”.

“Nós iremos fazer toda essa parte burocrática na expectativa de que nos próximos sessenta dias iniciar essa obra que deverá ser concluída em dezembro próximo”, disse o prefeito Vanderlon.


Estância Turística de Salesópolis

Vereadores visitam Bairro dos Buenos

Esgoto a céu aberto no Bairro dos Buenos

Árvore ameça cair sobre residências

Os vereadores Mário Barbosa Pinto e Débora Aparecida Rodrigues, ambos do PSD, estiveram na tarde de quinta-feira, 20 de julho no Bairro dos Buenos onde encontraram muito lixo nas vias, além de esgoto que também corre a céu aberto como ocorre no Bairro do Fartura no Loteamento denominado Narciso.

Ambos visitaram várias Ruas do Bairro dos Buenos e mais uma vez constataram que o esgoto de várias casas corre abertamente colocanado em risco a saúde dos moradores e principalmente das crianças.

Mário e Débora deverão entrar com um pedido na Câmara Municipal na volta do recesso parlamentar solicitando que sejam tomadas providências no Bairro do Fartura e dos Buenos para que o problema da falta de seneamento básico seja sanada o mais breve possível.

Outro grave problema que um morador enfrenta no Bairro dos Buenos é com uma árvore de eucalipto que ameaça cair em cima de sua residência e que segundo levantamento dos vereadores a mesma não pode ser retirada devido estar em local de proteção aos mananciais.

Mais uma vez Mário e Déborar deverão recorrer ao MP para que seja autorizada a retirada da árvore de eucalipto que com uma ventania mais forte pode vir a cair em cima da residência e causar uma tragédia.


Estância Turística de Salesópolis

Jovem tem pedidos atendidos

pela Administração Municipal

Após protocolar um ofício junto a Secretaria de Administração que foi encaminhado ao prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, PR, na qual solicitava a pintura de faixas de pedestres nas proximidades da entrada do Bairro do Fartura, o jovem João Pedro Morente, residente naquele Bairro teve seus pedidos atendidos.

A reportagem do JP falou com João Pedro que disse estar satisfeito com essa primeira reivindicação que fora feito junto ao prefeito Vanderlon e que é de grande valia para todos que circulam por aquele local que é de grande movimento de veículos.

João Pedro espera que com essa sua ação de querer o melhor para a Estância, outras pessoas sejam jovens ou não, façam o mesmo e solicitem sempre por escrito e relate as necessidades de seu Bairro ou Rua, para que seus direitos sejam prevalecidos.


Estância Turística de Salesópolis

Vereadores pedem atenção

para creche do Distrito

Durante o lançamento da obra da creche escola do Bariro do Fartura na Estância Turística de Salesópolis ocorrida na manhã de terça-feira, 18 de julho, os vereadores Mário Barbosa Pinto e Débora Aparecida Rodrigues, ambos do PSD, questionaram o prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, PR, referente a abertura da creche no Distrito Nossa Senhora dos Remédios.

Débora disse que é de suma importância que o Distrito Nossa Senhora dos Remédios tenha uma unidade de creche visto que muitas mães necessitam trabalhar e estão impossibilitadas devido à falta desse serviço público.

A vereadora ressaltou ainda que na administração do ex-prefeito Antônio Adilson de Moraes foi construído um prédio que seria destinado para creche, mas que até o presente momento o local não está sendo utilizado para tais fins.

“O povo do Distrito carece desse atendimento e será de grande importância para todos que a atual administração faça funcionar a creche, assim muitas mães poderão estar trabalhando e assim podendo dar melhor qualidade de via a seus filhos”, concluiu a vereadora.


Estância Turística de Salesópolis

Loteamento do Narciso

Vereadores pedem urgência em infraestrutura

Os vereadores Mário Barbosa Pinto, PSD; Nilson Satolu Imamura, PSDB e Débora Aparecida Rodrigues, PSD, estiveram na manhã de terça-feira, 18 de julho, no loteamento do Narciso localizado no Bairro do Fartura para mostrar os problemas que enfrentam aqueles moradores.

Mário que é morador no Bairro disse que todos convivem há anos com a falta de energia elétrica seja nas ruas ou nas casas, e que cada um “se vira” como pode para não ficar às escuras.

Mas não é a falta de energia apenas que tem tirado o sono daqueles moradores, pois no local tem uma mina de água que está totalmente poluída devido ao esgoto a céu aberto proveniente das residências.

Durante entrevista ao JP Mário disse que: “A falta de água, energia elétrica e o esgoto que corre a céu aberto, deixa a situação do Bairro muito grave, situação essa que já vem de mais de 25 anos, e nós vereadores estamos esperando o novo contrato com a Sabesp, visto que a Câmara já autorizou junto com o prefeito, e agora temos que fazer uma audiência pública para que possamos firmar este novo contrato”.

“Nós vereadores estamos fazendo força para ver se esse contrato com a Sabesp é assinado o mais rápido possível e estamos mostrando a realidade de como está a situação do povo que reside aqui do Bairro do Fartura”.

“Este é um grave problema do Loteamento do Narciso e do PROLOP que já vem se arrastando há muito tempo, e depois há a necessidade ainda de infraestrutura nos Bairros do Totozinho Cardoso entre outros”.

“Mas aqui no Bairro do Fartura a situação é muito grave porque o esgoto esta sendo jogado “à céu aberto” e ainda está atingindo uma nascente que vai escoar no córrego do Fartura que depois se une ao Rio Paraitinga e vai diretamente para a represa que abastece os moradores de São Paulo”, concluiu o vereador Mário.


Estância Turística de Salesópolis

Enlace Matrimonial de Elisabete e Renato

Realizou-se na manhã de sábado, 24 de junho no Cartório de Registro Civil da Estância Turística de Salesópolis o Enlace Matrimonial da Cabo da Polícia Militar Aparecida Elisabete Alexandrino Marques e Renato Marques.

A reportagem do JP foi registrar esse momento único e emocionante na vida do casal, da família e amigos queridos que estiveram presentes ao cerimônia.


Estância Turística de Salesópolis

Oficina de artesanato no CCI

Está acontecendo no CCI (Centro de Convivência do Idoso) mais uma oficina promovida pela administração municipal.

Desta vez as mulheres acima de 60 anos podem participarem toda quarta-feira das 14:00 às 16:00 da oficina de artesanato onde irão aprender os mais diversos tipos de trabalhos.

A oficina de artesanato no CCI, para mulheres a partir dos 60 anos, toda quarta feira das 14:00 as 16:00


Estância Turística de Salesópolis

Curso de artesanato no CRAS