SESSÃO DA CÂMARA DE SALSÓPOLIS

Estância Turística de Salesópolis

Assunto da Sessão da Câmara foi PROLOP

O vereador Francisco Marcelo de Morais Correia falou sobre a Ação Civil Pública no qual condena a prefeitura a tomar providência com relação aos moradores do PROLOP.

O vereador Marcelo disse que “a prefeitura foi condenada em 1997 e todos os prefeitos que passaram de uma forma ou outra estavam postergando este problema”.

“Nenhum prefeito que passou independente de partido queria tomar alguma medida”

“Nós vereadores não devemos culpar seja A ou B e temos que nos unir e independente de partido para tentar verificar o que pode ser feito”.

“Jogar pedra é fácil e se jogasse fosse resolvido seria ótimo, não tenho procuração de nenhum prefeito e todos sabiam que isso poderia ocorrer”.

“Fui vereador e retornei agora e muitos vereadores da época do PROLOP estão presentes”.

“Não podia sequer passar a máquina nas ruas do PROLOP porque era proibido”.

“Não podia fazer melhorias no PROLOP por divergências políticas”.

“Somos sabedores porque não podemos subir aqui e dizer que iremos resolver os problemas “amanhã” eu não irei enganar ninguém”.

“Nós vereadores independente de sigla partidária ou de ser contra ou a favor do prefeito temos que nos unir e ajudar a população”.

“Hoje foram os moradores do PROLOP que estão sendo prejudicados, mas amanhã podem ser os moradores do Bairro do Totózinho Cardoso, Bairro da Grama entre outros”.

“Queremos que com a aprovação da Lei Específica os moradores do PROLOP tenham obras de infraestrutura como água e esgoto”, concluiu o vereador Marcelo do Quico.

O vereador Cristian Luiz Candelária, PV “Kiki”, foi vítima de fofocas sobre a possível demolição das residências do PROLOP quando pessoas o atacaram dizendo que ele não havia prestado nenhum auxílio aos moradores.

O vereador se defendeu dizendo que prefere aguardar a decisão da Justiça de notificar primeiramente o Executivo para depois sim tomar providências dentro da Lei e assim ajudar os moradores daquele Bairro.

Além de fazer parte da comissão de Habitação, Kiki reside no bairro do Fartura e já teve sua casa autuada pela Policia Ambiental.

“Não é o momento de fazer política sobre o PROLOP, mas ajudar aos moradores e a prefeitura ainda não foi notificada sobre e assunto”.

“A partir do momento que a prefeitura receber a notificação do MP irei como membro da Comissão de Habitação realizar uma reunião dos moradores do PROLOP com a Assessoria Jurídica da Prefeitura, para tomarmos as medidas corretas e assim auxiliar todos os moradores”, concluiu o vereador Kiki.


Estância Turística de Salesópolis

Sessão da Câmara marcada por críticas ao vice-prefeito

Vereadores Marcelo do Quico e Lélis 

A Sessão da Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis ocorrida na noite de segunda-feira, 4 foi marcada por duras críticas ao vice-prefeito que anunciou durante o final de semana em vários meios de comunicação que não mais iria participar da administração do prefeito Benedito Rafael da Silva, PR.

O vereador Benedito Lélis Renó, PT, disse que “o vice-prefeito que durante a campanha para deputados em 2014 prometeu muito para o povo e sabia que não teria como cumprir o que prometeu, e quer sair por cima de um governo que não sabemos se é golpe ou traição e se o prefeito está envolvido nesta questão ou se é um jogo político para as próximas eleições”.

Lélis pediu ainda para o vice-prefeito renunciar a seu salário já que não mais compactua com a administração do prefeito Rafael.

Marcelo agradece início da operação tapa buraco

O vereador Francisco Marcelo de Morais Corrêa parabenizou Renato de Miranda pelo início da operação tapa buracos que está recuperando algumas vias da Estância Turística de Salesópolis.

Marcelo disse também que “fui alertado por algumas pessoas sobrea  corrida de São José realizada na Estância Turística de Salesópolis, sei que é uma inscrição paga pelos atletas de outras cidades e o dinheiro arrecadado é para a compra de troféus, camisetas, chips, frutas, água e para pagamento do pessoal de apoio”.

“Causou estranheza pelo gasto da prefeitura no valor de R$ 13 mil e indago onde está o dinheiro da inscrição, pois o vereador tem o direito de informar a população como foi usado a verba”.

“Ninguém critica os secretários e sim o prefeito e critica-se o vereador por não ter fiscalizado, e se não gostam de mim não precisam, não estou preocupado”.

“Não venham criticar o vereador por suas atitudes cada um sabe o que faz e o que fala na Tribuna”.

“Vou solicitar a informação sobre a Corrida de São José e quero saber onde foi empregado o dinheiro, não irei encaminhar nada ao MP (Ministério Público) não estou ameaçando e nem suspeitando nada de errado, quero apenas saber onde foi aplicado o dinheiro”.

Saída do vice-prefeito da atual administração

Meu causou estranheza o que disse o vice-prefeito, eu acho que todos tem suas intenções futuras de serem pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito ou vereador e não era necessário isso (se referindo as publicações do vice-prefeito) não se é armação pois é uma “coisa” forte que aconteceu”, disse o vereador Marcelo.

“Do jeito que as palavras foram colocadas acho pesadas e eu não agiria dessa forma”.

“Se estarão juntos ou separados e quem vai de um lado ou de outro, é agora que vamos ver quem é do lado do vice-prefeito ou do prefeito  Rafael e quem era beneficiado por um ou por outro, pois tem secretário da atual gestão  que fala que é do lado do prefeito mas não é” .

“É melhor falar a verdade e andar com a cabeça erguida do que falar mentiras e ficar escondido nas esquinas”, concluiu seu discurso na Tribuna o vereador Marcelo do Quico.

Vereador Mário da Padaria solicita médico Pediatra

 

O vereador Mário Barbosa Pinto, SD, falou durante a Sessão da Câmara segunda-feira, 4 que é necessário que o Secretário de Educação coloque um ponto final sobre a realização ou não do PROERD na Estância Turística de Salesópolis neste ano.

O vereador disse que “as mães ficam me cobrando nas ruas da cidade sobre o PROERD e para que todos saibam se irá ocorrer ou não o Secretário de Educação precisa se pronunciar sobre o caso”.

Outro pedido do vereador foi a contratação imediata de um médico Pediatra para atender na Santa Casa de Misericórdia Frederico Ozanan ou no Centro de Saúde (sem que precise fazer agendamento prévio) pois muitas mães trazem seus filhos da Zona Rural.

Para atender essas crianças precisam agendar as consultas, mas quando se trata de um caso de emergência precisa ser atendido seja no Centro de Saúde ou Santa Casa, mas com a falta de Pediatra tudo fica difícil”, disse o vereador.

O vereador disse que não é de interesse de ninguém “furar fila”, mas sim que atendam as crianças no Centro de Saúde ou que tenha um Pediatra na Santa Casa.


Presidente da Câmara fala sobre a situação da saúde

O vereador e presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis Paulo Arouca Sobreira, SD durante seu pronunciamento na Tribuna disse que “a Constituição Federal prevê todos os direitos do cidadão a saúde e cabe ao Governo Federal, Estadual e Municipal que são os agentes diretos e ligados darem sua parcela de contribuição”.

“Partindo do princípio que o Governo Federal retira dos municípios pequenos todas as suas colaborações, sou seja, o Fundo de Participação do Município, como o Governo Estadual retirou da Estância Turística de Salesópolis no início do mandato da atual administração mais de trinta médicos que atuavam em nossa cidade e, ficamos a “ver navios”.

“Ficamos sem referência, pois a única que tínhamos era a Santa Casa de Mogi das Cruzes e cabe sim ao prefeito municipal e cabe a nós (vereadores) como representantes do povo, um documento em conjunto uma Moção e encaminhar ao Governador e solicitar pelo menos a devolução de alguns médicos do Estado ao nosso município”.

“Os médicos que foram repatriados ao Hospital Dr. Arnaldo, acho que teria muito mais serventia em Salesópolis, porque ele se comprometeu (Governador) a definir uma referência dentro de nosso município que é a Santa Casa”.

“A intervenção tem o seu objetivo, mas também tem o objetivo de definir a aplicabilidade dos médicos, mas para isso precisamos ter os médicos especialistas de volta a nossa cidade, e precisamos solicitar através de nossos deputados e do prefeito, encaminhar e se possível ir até o Secretário Nacional de Saúde para que seja feito e com data de ontem”.

“Não é possível a pessoa ir sem “beira nem eira” batendo de porta em porta para ter a criança dentro de uma viatura, não é justo”.

“Também não é justo para o munícipe não ter sua criança na cidade onde reside e uma das prioridades é para que se tenha o parto dentro da Santa Casa de Misericórdia Frederico Ozanan”

“Para isso precisamos de uma logística, ter os médicos de volta, um pediatra  e uma equipe para atender e o que se refere em termos de Vigilância para adequação elas foram cumpridas tanto a do berçário, e o que precisa se comprar é uma lavadora nova, visto que está sendo terceirizado esse serviço”.

“Definir prioridades dentro da saúde é primordial, precisamos ter a saúde dentro do nosso município e os casos mais graves precisam ser direcionados a outras referências”.

“Perdemos especialistas e hoje sai mais caro levar o paciente para outra cidade do que ter a especialidade em nossa cidade, e isso não foi culpa do prefeito Rafael essa perca foi culpa do Governo Estadual”.

“Estou sim defendendo o atendimento à saúde, precisamos apontar e buscar a solução, e cobrar do governador que se comprometeu com nosso município e não cumpriu”, concluiu o vereador e presidente da Câmara Paulo Arouca Sobreira.


Lixo no Bairro do Ribeirão do Pote

O vereador Mário Barbosa Pinto, SD falou sobre a necessidade de se retirar o lixo no Bairro do Ribeirão do Pote que está se acumulando há semanas e nenhum veículo da prefeitura foi até o local para fazer a limpeza.

“Como foi aprovado o Projeto de Resíduos Sólidos, a Secretária de Meio Ambiente precisa colocar em prática o projeto e desenvolver a Reciclagem na Zona Rural”.

“Como acumula muito lixo, os cachorros espalham pela estrada deixando o local em uma situação dramática para os moradores”.

IPTU no Bairro dos Buenos

“Os moradores querem recolher o IPTU, mas pagar o que é correto, os loteamentos que foram vendidos e construídos residência vieram com parcelas pequenas, e as demais partes com áreas maiores, mas em sua maioria em mata e barranco chega a ser cobrado cerca de R$ 2.500 e precisa ser revisto, pois tem aposentados que recebem salário mínimo”.

“Precisa ser feito o correto, e desde 2014 quando iniciaram as cobranças ninguém pagou e foram na Justiça para acertar a situação”.


Vereadores pedem instalação do PROCON

Os vereadores Mário Barbosa Pinto, SD e Cristian Luiz Candelária, PV entraram com o pedido de indicação ao prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, PR, para que seja viabilizando a instalação de uma unidade do PROCON na cidade.

A justificativa foi que os moradores de Salesópolis precisam se dirigir até a cidade de São Paulo para poderem fazer suas reclamações visto que muitas vezes não conseguem atendimento em Mogi das Cruzes.

Para evitar que os moradores possam estar procurando a Justiça e Pequenas Causas, o PROCON seria de grande importância para que todos possam lutar por seus direitos.


Curva da morte

Vereadores pedem melhor sinalização na SP 88

Vereadores Mário da Padaria e Kiki Candelária

Em janeiro deste ano grave acidente causou a morte de motorista

Os vereadores Mario Barbosa Pinto, SD (Mário da Padaria) e Cristian Luiz Candelária, PV (Kiki) estão reivindicando ao DER e irão entrar com pedido junto com vereadores da cidade de Paraibuna para que a SP 88 Estrada das Pitas seja melhor sinalizada.

Após o recapeamento da via que liga a Estância Turística de Salesópolis até a rodovia dos Tamoios que dá acesso tanto para a cidade de Paraibuna como ao Litoral Norte já foram registrados vários acidentes graves.

Em janeiro deste ano na chamada curva da morte pelos moradores do Bairro do Cedro o motorista que dirigia um caminhão de Londrina no Paraná perdeu o controle e tombou causando a morte do mesmo.

A reportagem do Jornal do Jornal do Povão esteve no local e ouviu vários moradores que reclamavam da falta de sinalização no local e de um redutor de velocidade visto que alguns motoristas chegam abusar da velocidade.

Agora com o empenho dos vereadores de Salesópolis Mário da Padaria e Kiki Candelária em um trabalho conjunto com os vereadores de Paraibuna o que todos esperam é que o DER tome alguma providência para que venha reduzir os acidentes naquele local.


Vereador Kiki fala da importância do Dejem em Salesópolis

O vereador Cristian Luiz Candelária, PV (Kiki), falou da entrevista com o Sargento Martins, do Destacamento da Polícia Militar em Salesópolis, publicada no JP quinta-feira, 2 de abril, e ressaltou a importância do Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar) na Estância Turística de Salesópolis.

Kiki disse que é “motivo de orgulho a entrevista do Sargento Martins ao JP e mostrou sua felicidade pelo efetivo da Polícia Militar”, parabenizando o Tenente Dirceu, o Sargento Martins e todo seu efetivo que estão atualmente trabalhando na Estância.

Disse que “desde o início do mandato eu e os demais vereadores protocolamos vários documentos e eu encaminhei oficio ao deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira pedindo o aumento de efetivo e viaturas para Salesópolis, além de pedir apoio da vereadora Claudia (antes e seu afastamento) e fiquei feliz porque o Sargento Martins disse que o efetivo está completo e que vem desempenhando varias operações dando prioridade ao tráfico de entorpecentes e parabenizo os vereadores por essa conquista”.

“Continuaremos cobrando da Polícia Militar porque o trabalho apenas começou”, concluiu o vereador Cristian.


 

Vereador critica obras na entrada da cidade

O vereador Benedito Lélis Renó, PT durante sua fala na Tribuna na Sessão da Câmara da Estância Turística de Salesópolis segunda-feira, 30 disse que “estamos vendo várias obras na cidade e nós que acompanhamos a administração do passado estamos preocupados com os valores expressivos e vendo com a experiência que temos porque no passado realizaram obras de forma “corrida” que até nos envergonhou e as pessoas que estavam no governo passado estão presentes neste governo”.

“As obras na entrada da cidade começaram irregular, pois antes de iniciar uma obra tem que estar no local uma placa informando o valor e para que se destina, e querem esconder de nós o que irá ser feito”.

“Não existe diálogo do Executivo com o Legislativo e isso vai desgastar o prefeito mais ainda”.

“Muita coisa está acontecendo de forma errada e não queremos ver obras a “toque de caixa”, pois é sabido por todos que a atual administrador de Salesópolis embora sendo engenheiro em seu segundo mandato não tem uma obra que ele fez”.

“Temos que pensar seriamente nas obras que estão iniciando”.

“Vejo que existe coisas mais importantes para serem feitas na cidade principalmente manutenção, pois todos querem fazer alguma coisa, mas esquecem do principal, na cidade tem ser feita manutenção, limpeza e as placas indicativas estão todas enferrujadas, pois são de ferro e não de alumínio”.


Vereador Mário pede acesso ao projeto

das obras na entrada da cidade

 

O vereador Mário Barbosa Pinto, Solidariedade, disse que “fiz requerimentos referente a obras na cidade, empenho 39/14, obra do Portal, visto que o prefeito fez reunião com os vereadores e apresentou a obra e não mandou cópia para a Câmara Municipal a fim de que todos tivessem acesso ao projeto”.

“Iremos ouvir críticas a favor e contra e o povo pergunta se a reforma do portal é necessária, precisamos de um centro de acolhimento para festas”, disse o vereador.

“Esses projetos de turismo não passam para ser votado na câmara, e no meu ponto de vista já que a praça não pode ser mexida mais agora será a vez do portal”, indagou Mário.

“Um requerimento está feito para que o projeto venha para os vereadores a fim de que possamos informar a população sobre a obra”.


Novo vereador

João da Silva toma posse na Câmara da Estância

Turística de Salesópolis

O mais novo vereador na Câmara Municipal de Salesópolis João da Silva, PR, (Furacão) tomou posse na noite de segunda-feira, 9 no lugar da vereadora Claudia de Paula que pediu licença de 120 dias.

Furacão como é popularmente conhecido em Salesópolis ficou com a segunda suplência nas eleições de 2012 com 182 votos.


Furacão

Vereador disse que irá trabalhar para o povo

O vereador João da Silva, PR, Furacão, disse que está assumindo como vereador da Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis, e o que precisar e for para o bem do município pode contar com ele que ficará 24 horas a disposição de todos, disse que vai acompanhar os trabalhos na roça, e vai ser o vereador do povo.

“A partir de agora irei trabalhar e ver o que a população está precisando, não adianta jogar pedra e sim procurar soluções, ou vamos nos unir para fazer o bem da população ou tudo continuará assim”.

"Na sessão passada a vereadora falou sobre suplente e agora sou igual a todos e não tenho vergonha alguma de assumir como suplente".

“A partir de agora farei tudo que for para o bem do município, pois precisamos arrumar arrecadação, pois do jeito que está não iremos fazer nada”, concluiu o vereador João da Silva, PR (Furacão)


Vereadores homenageados

Os vereadores Francisco Marcelo de Morais Corrêa (Marcelo do Quico), Mário Barbosa Pinto (Mário da Padaria) e a Professora Deise Aparecida Corrêa Duque, foram condecorados com a Medalha Alferes Tiradentes na cidade de São Paulo nos dias 5 e 6 de março.

Para que os vereadores fossem escolhidos foi realizada uma pesquisa em Salesópolis por consultas telefônicas entre os dias 5 e 28 de janeiro pelo Instituto Tiradentes.

O vereador Marcelo recebeu a Medalha de Ouro por se destacar como o vereador mais atuante na Câmara Municipal, seguidos do vereador Mário com a Medalha de Prata e a vereadora Professora Deise coma Medalha de Bronze.


Clima esquenta na Sessão da Câmara de Salesópolis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após a fala da vereadora Sandra Regina Assis, PMDB, que voltou a criticar a administração municipal ao defender um aumento real aos funcionários públicos municipais, o vereador e presidente da Câmara Paulo Arouca Sobreira, PMDB, pediu a palavra e disse que “não estamos aqui para enganar ninguém e nem para fazer politica em cima do reajuste salarial”.

“Estou com números, fatos e valores e voltando até 20 anos atrás e aqueles que são trabalhadores da prefeitura sabem das dificuldades da cidade e sempre almejaram melhorias”.

“Esse pedido já entrou nesta casa quando eu não era vereador”.

“Politica barata em coisa que é séria e lidar com valores tem que ter orçamento”.

“Quer dar aumento de 50% eu e o prefeito queria porque politicamente ele estaria bem”.

“Não estamos analisando o lado político e sim o financeiro e orçamentário e esse índice quem deu não foi ele (prefeito) e sim quem arrojaram este país ou seja os deputados, governadores e presidentes que deixaram o país como está”.

“Todos esperam uma melhoria de vida, não estamos aqui para enganar ninguém, pois é simples, nós temos que falar a verdade e quando eu assumi como vereador eu fiz um juramento”.

 “Não estamos diante de mentira e sim de coisas que estão acontecendo em nossa cidade”.

“Estamos aqui não para falar da Lei e sim o que pode ser feito para nosso munícipio com o dinheiro e o que menos se liberam sejam o governo federal e estadual é verba de custeio”.

Durante a explicação pessoal a vereadora Sandra Assis voltou novamente a Tribuna e em desabafo disse:

- Má administração: “Insisto neste assunto e começo dizendo que a palavra hipocrisia e demagogia são por demais forte e violenta e se deve ter cautela e moral para se falar e devemos tomar cuidado com as palavras porque a vida está lá fora correndo e todo povo sabe quem é quem na cidade e isso irei insistir sempre, pois as pessoas sabem quem é digno”.

“Não sou dona da verdade do que é correto ou do que é certo porque sou um ser humano que cometo falhas, mas posso dizer uma coisa a todos porque hipócrita e demagoga não sou e minha vida é um livro aberto”.

“Por isso pedi a conta da prefeitura de Salesópolis para eu ser plenamente vereadora e defensora da população, porque eu não tenho nada com a administração e a única parente que eu tinha na prefeitura que era concursada e por motivos de perseguição pediu conta”.

“Eu não tenho empresas, ou familiares na prefeitura e não entrei como suplente fui eleita na primeira vez, eu amo estar aqui na Tribuna, adoro a população e falo de coração e quem me conhece sabe disso”.

“Não sou contra a ninguém eu sou a favor do povo de Salesópolis”.

“Mais uma condenação da prefeitura da má gestão pública e todos que ousam enfrentar a administração não somente este, mas outros sabem o que acontecem”.

“Não faço política barata quem me conhece sabe que não e eu não tenho medo de enfrentar a administração porque eu tenho a população ao meu lado”.

“Por onde seja que eu vá sou muito bem recebida, e alguma coisa estou fazendo por receber tanto carinho, e eu não tenho medo porque minhas contas sou eu que pago”.

“Eu tenho Deus no meu coração e a população ao meu lado”, concluiu emocionada a vereadora Sandra Assis.


Veja as reivindicações dos Vereadores durante a

Sessão da Câmara da Estância Turística de Salesópolis

Vereador Kiki solicita compra de veículo

O vereador Cristian Luiz Candelária, PV, Kiki durante sua fala na Tribuna da Câmara falou sobre sua indicação 034 que novamente solicita ao Prefeito Benedito Rafael da Silva, PR que providencie a compra de um veículo oficial para a Autoridade de Trânsito da Estância Turística de Salesópolis e de uma motocicleta para os fiscais da prefeitura poder ter mais agilidade em seus trabalhos.

“Eu não posso falar se comprar um carro para o transito tem que comprar para a saúde pois são verbas distintas”, se referindo a fala do vereador Sérgio dos Santos que falou que irá pedir ao prefeito Rafael para que compre um veículo para o a Secretaria de Saúde.

“Encaminhei ao deputado Estevam Galvão  dois ofícios para a compra de veiculo para o transporte de paciente, essa emenda foi aprovada e publicada no Diário Oficial e deverá estar disponível para a compra de veículo para a saúde, além de uma emenda para a compra de um micro ônibus para a secretaria de esportes”, disse o vereador Kiki.

“Vamos nos unir e pedir para que o prefeito cumpra o que eu sugeri que faça a compra de um veiculo para a Autoridade de Trânsito e para que seja empenhada esse dinheiro na pintura de sinalização de solo, lombadas e investir na qualidade do trânsito em nossa cidade”, concluiu.

Paulo Banespa pede agilidade no contrato com a Sabesp

O vereador Paulo Arouca Sobreira, SD enviou uma Indicação para que seja providenciada junto ao prefeito uma reunião com a Sabesp referente a renovação do contrato com a empresa, visto que já foi feita reuniões e audiência publica, visto que a Sabesp ficou de retornar para discutir e finalizar todas condições para a renovação do contrato.

“Quero que todos tenham o conhecimento e principalmente a população para que possamos discutir, acetar e colher as informações que irão trazer retorno necessário aos investimentos que a Sabesp está nos devendo”.

Paulo disse que “a Sabesp está levando a água e não oferecendo nada a nossa cidade, fazem o que querem com nossa água e queremos que realmente deem valor ao nosso município e já que dá valor a água que também valorizem nossa cidade”.

“Seria um investimento de R$ 2 milhões para Salesópolis e queremos negociar para que os investimentos sejam maior, pois é através do número de ligações que a cidade tem que eles investem”.

“Queremos que contem em nível de habitantes já que a Sabesp abastece outras cidades, assim venha a melhorar os investimentos em Salesópolis”. .

“Em relação as indicações apresentadas apoio a todas e sei das dificuldades para que haja melhoria e precisamos de investimento, mas temos um orçamento falho e não tem nada que venha melhorar a arrecadação”.

“Os Deputados precisam aparecer fortemente no município para que haja mais investimentos em Salesópolis”.

“Na saúde precisamos nos empenhar muito mais lá fora (solicitando aos deputados emendas) para amenizar os problemas que enfrentamos em nossa cidade”.

“Está gastando tudo que se pode mas o orçamento continua o mesmo e tudo aumentou”.

“É difícil trabalhar sem dinheiro, e em questão aos veículos da saúde todos são utilizados na íntegra e se tiver mais demanda não tem carro para atender, já que se empresta até mesmo carro da Câmara para atender a população”.

“Não se trabalha sem dinheiro nem em casa e muito menos na administração, irái vir períodos mais difíceis”, concluiu o vereador Paulo.


Mario da Padaria pede reajuste real aos funcionários públicos

 

O vereador Mário Barbosa Pinto, SD disse que “os funcionários nunca tiveram aumento real e que a Prefeitura da Estância Turística de Salesópolis precisa colocar o Departamento Jurídico para funcionar e poder colocar a “casa em ordem” e sobrar dinheiro, já que existe inúmeros processos de funcionários que entram na justiça para repor suas perdas”.

“Precisa de uma pessoa que acompanhe para que não haja tantos processos de funcionários contra a prefeitura para que a prefeitura possa dar um aumento real aos funcionários”, disse Mário.

 


Edney também solicita aumento real aos Servidores

O vereador Edney Campos dos Santos, PR  falou sobre o Projeto de Lei do Executivo que trata de revisão e não de perdas que já ocorreu durante o ano de 2014 ou seja o trabalhador público já teve seu poder de compra reduzido.

“Essa reposição já deveria ser reajustada em janeiro deste ano, e por questões financeiras não pode ser cumprida na data prevista”.

“Que seja paga aos funcionários o aumento retroativo a janeiro visto que os funcionários já vem perdendo muito”.

“Não existem aumento real aos funcionários e o Executivo precisa fazer alguns ajustes nas contas e assim promover em 2016 um aumento real aos funcionários”, finalizou sua fala o vereador Edney.


Lélis pede aumento no valor das Diárias dos Motoristas

O vereador Benedito Lelis Renó, PT disse que, “o projeto já deveria estar aprovado pelos vereadores e somente agora foi encaminha a esta Casa de Leis, e é importante que seja retroativo a partir de janeiro, mas tem outros casos que os representantes dos servidores vem lutando”.

“Não concordo com o valor da diária que a prefeitura paga aos motoristas, e aqueles  que trabalham na área da saúde em alguns casos chegam a pagar lanches para as pessoas carentes”.

“O valor da diária de Salesópolis  para Mogi das Cruzez é de R$ 20 e de Salesópolis para São Paulo de apenas R$ 25, queremos que o prefeito faça um reajuste nas diárias dos motoristas”.

“Quem trabalha na área da saúde é igual professor que tira do seu dinheiro para comprar material aos alunos e os motoristas da saúde dividem suas alimentação com os doentes”, concluiu o vereador Lélis.


Deise parabeniza Padre Antônio Carlos pelo Título de

Cidadão Salesopolense

A vereadora Deise Aparecida Correa Duque, PSD parabenizou a Missa e Sessão Solene realizada no Distrito Nossa Senhora dos Remédios, e disse que “apesar de estamos em uma Missa que foi de muita alegria vimos o sentimento de uma pessoa de Deus” (se referindo a Padre Antônio Carlos que durante a Homilia chorou ao pedir união aos políticos de Salesópolis).

“No final da homilia o Padre Antônio se emocionou e saímos com a “alma lavada” e nos 28 minutos ele fez as pessoas refletirem e de todas as sessões que estive presente foi a que mais emocionei”.

“No rosto de cada pessoa víamos o amor ao Pároco e as lágrimas caíam, arrepiava a todos tudo foi diferente no Distrito desde a organização na Igreja e quero parabenizar a todos os funcionários da Câmara, as pessoas da Comunidade do Distrito Nossa Senhora dos Remédios o Padre Antônio e os moradores pela acolhida que tivemos”.

“E tenho certeza que as palavras do Padre Antônio que não foi em vão, pois tudo teve um propósito de Deus”. “Que Deus ilumine o Padre Antônio Carlos”, concluiu a vereadora Deise.


Presidente pede cumprimento do Regimento Interno

O Presidente da Câmara Municipal de Salesópolis Paulo Arouca Sobreira, SD antes do início da Sessão Ordinária ocorrida na noite de segunda-feira, 23, abriu os trabalhos lendo o Regimento Interno da Casa de Leis a fim de que os vereadores cumpram com o horário para utilizarem a Tribuna durante seus pronunciamentos.

A Pauta foi Carnaval 2015

O vereador Benedito Lélis Renó, PT disse que está pedindo a prestação de contas do Carnaval em Salesópolis, já que este ano foi uma disputa de barraqueiros para saber quem venderia mais cerveja.

Disse ainda que foi um confinamento onde as pessoas pagavam R$ 10 Reais e se saíssem do recinto teria que pagar novamente, o vereador disse que “precisamos incentivar a cultura de nosso povo, com grupos carnavalescos como acontecia antigamente”.

Lélis disse que estará aguardando a prestação de contas da prefeitura da Estância Turística de Salesópolis para que todos saibam quanto foi gasto com a realização do evento.

O vereador Sérgio dos Santos, PMDB, quer que o prefeito Benedito Rafael da Silva, PR, isente os barraqueiros que irão participar das Festas de São José e do Divino devido ao prejuízo que tiveram no carnaval deste ano.

Com relação ao carnaval o vereador parabenizou a Polícia Militar pelo trabalho nos dias da Festa e disse que o prefeito é muito mal assessorado se referindo a Diretora de Turismo que já saiu da prefeitura e retornou novamente, mas que o prefeito já deveria ter dispensado a mesma, visto que foi mal organizado o carnaval e além da Diretora ser arrogante sequer é de Salesópolis.

O vereador Claudinei José de Oliveira, PR disse que “quando não se tem diretores em seus lugares adequados que conhecem a cidade onde estão só poderia acontecer tudo isso (se referindo à organização do carnaval)”.

“A diretora de Turismo e diretor de Cultura não são de Salesópolis e juntando tudo isso ocorreu esses fatos”.

“Chegou o momento de mudar muitas coisas entre elas a maneira das festividades em Salesópolis”.

“As festividades devem ser voltadas primeiramente ao nosso povo depois aos demais e aqueles que vêm de outros lugares precisam aceitar do que gostamos e a maneira como curtimos nossos eventos, não podemos esquecer a população” e para concluir o vereador Claudinei disse que precisa valorizar a cultura local.

O vereador Mário Barbosa Pinto, SD disse que adora carnaval, brincava e curtia, mas ultimamente não está saindo devido à organização da festa mais popular do Brasil.

“Todos conhecem as pessoas que trabalham no carnaval e trabalham para ganhar seu pão de cada dia”, se referindo aos comerciantes que colocam barracas nas festividades da cidade.

“Vamos voltar a ter o carnaval que era antes em Salesópolis que seja bom para todos e no ano que vem vamos colocar nosso bloco na rua, fazer carnaval durante o dia”.

“A história do carnaval mais um ano se repetiu e se no próximo ano se mudar a maneira irei colocar meu bloco na rua”, concluiu o vereador Mário.

Saúde

O vereador Francisco Marcelo de Morais Corrêa, falou sobre a saúde de Salesópolis e disse que fez um requerimento na qual solicitou a demanda de consultas e exames, pois quer saber a quantidade de pessoas que estão aguardando para serem atendidas.

Marcelo disse que já trabalhou na área da saúde e foi informado que a Secretária de Saúde e seu indicado não compareceram a reuniões e que “precisamos lutar por nossos direitos”.

“Não sei o porquê do cordão umbilical que existe entre a Secretária de Saúde e o prefeito que não retira a Secretária de seu cargo”.

“Se realmente for realizado um mutirão virá em boa hora, quero sim que faça os exames para a população que está aguardando”.

“Nós cobramos e pelo que estamos vendo não estamos sendo atendidos”, concluiu o vereador Francisco Marcelo.

Reforma de ponte no Bairro da Capela Nova

O vereador Edney Campos dos Santos, PR disse que é espantoso a frequência com que retornam a Tribuna os trabalhados já apresentados anteriormente pelos vereadores e frisou que a Indicação número 33 onde o vereador Mário Barbosa Pinto, SD solicita a reforma da ponte no Bairro da Capela Nova, no loteamento do Chico Rita, já foi apresentada em 2013 e 2014 e na data de hoje (23/02/2015) mais uma vez foi procurado pelos moradores para a manutenção da referida ponte.

“Durante o ano de 2014 sequer recebi uma resposta sobre meus trabalhos, espero que desta vez a população seja atendida porque o vereador coloca seu trabalho na tribuna pedindo para  os munícipes”.

“E o executivo atendendo uma indicação do vereador estará atendendo a população”.

“Não podemos esmorecer e continuar apresentando nossos trabalhos nem que seja para vencer pelo cansaço e conseguir o bem estar da população”, disse o vereador Edney.

As matérias acima publicadas são apenas a reprodução da fala dos vereadores durante a Sessão da Câmara e não a opinião do Jornal do Povão.


Vereadora participa de evento da Polícia Militar

A vereadora Claudia de Paula Ribeiro, PR participou na tarde de sábado, 7 de uma reunião com os veteranos da Polícia Militar em Mogi das Cruzes, oportunidade que conversou com o Tenente Coronel PM Souza, Comandante Interino da Região do Alto Tietê sobre os problemas de segurança em Salesópolis, deixando pré-agendada um reunião com o Comandante Souza e também com o Comandante do 17º BPM/M para discutir sobre as necessidades de Salesópolis.

Claudia espera contar com o apoio e sugestões de todos os vereadores; do prefeito Benedito Rafael da Silva, PR e principalmente da população de Salesópolis para que a Segurança Publica tenha um aumento em seu efetivo e com viaturas.

Compareceu ao evento além da vereadora Cláudia, o Tenente Coronel PM Souza, Comandante do CPAM-12; Presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos, Ângelo Crisciulo; Paulo Roberto M. Sales, Secretário de Segurança de Mogi e do Presidente da Associação dos Deficientes Físicos da Polícia Militar, Sr Élcio Inocente.

Sessão da Câmara de Salesópolis - 9 de Fevereiro

Vereador Mário pede atendimento de Ortopedista

O vereador Mário Barbosa Pinto, SD, enviou um Requerimento ao Prefeito Benedito Rafael da Silva, PR, querendo saber “o que está sendo feito para regularizar o atendimento de Ortopedia em Salesópolis que está grave, visto que tem um rapaz na zona rural com pé quebrado esperando encaminhamento e até agora não foi atendido”.

Mário que saber “como é feito o agendamento procedimento se a cidade está estudando forma de contratar ortopedista, pois quem está na cidade ou no Distrito precisa ir até a cidade de Mogi das Cruzes e infelizmente quem está na Zona Rural padece para poder ter um tratamento digno”.

“A Secretaria precisa rever as ações da Saúde de Salesópolis, exames de sangue, pediatra, ortopedia e sem remédio da cesta básica eu espero que melhore a situação para o povo de Salesópolis”.

Para concluir o vereador Mario indagou se algum médico irá trabalhar no Distrito Nossa Senhora dos Remédios para cuidar da população visto que o médico que atua lá está em férias.

Salesópolis

Presidente da Câmara pede melhor

tratamento com autoridades

O Presidente da Câmara de Salesópolis Paulo Arouca Sobreira, SD, (foto) em entrevista ao JP falou sobre a forma de tratamento entre os vereadores durante as Sessões daquela Casa de Leis.

“Solicitei de todos os vereadores que tivessem a devida educação no tratamento com as autoridades, porque isso é o mínimo que podemos demonstrar partindo do Poder Legislativo, porque os demais Poderes tem sua representatividade e merecem todo o respeito, da mesma forma que eu gostaria de ser respeitado como sou em outras Câmaras e Prefeituras”.

“O tratamento incorre ainda no Decoro Parlamentar, e vem de casa não sendo adquirido na Câmara, ou seja, faz parte da educação do ser humano e isso não tem o que pague, tratamento é tudo”.

“O tratamento cabe em qualquer lugar e a educação abre a porta para qualquer cidadão”, concluiu o presidente da Câmara de Salesópolis Paulo Arouca Sobreira.

Sem trégua

Vereadores pedem mais trabalho do prefeito Rafael

Os vereadores da Estância Turística de Salesópolis retornaram ao trabalho Legislativo na noite de segunda-feira, 2, e não pouparam críticas a maneira de governar do Prefeito Benedito Rafael da Silva, PR.

A primeira Sessão Ordinária da Câmara foi marcada mais uma vez pelos velhos e novos problemas da administração municipal que está deixando a desejar seja na área social ou na realização de obras.

O que mais deixou os vereadores revoltados foi com a contratação do engenheiro de obras Mario Mikio Ishihara, que trabalhou na gestão do ex-prefeito Antônio Adilson de Morais (2009/2012) e que foi muito criticado pelo prefeito Rafael no início de seu mandato pelas obras inacabadas que foram deixadas.

Vereadora toma posse na Câmara de Salesópolis

A suplente do vereador Paulo Roberto de Faria, PR, que pediu licença para exercer a função de Administrador do Distrito Nossa Senhora dos Remédios, tomou posse na noite de segunda-feira, 2 na Câmara Municipal da Estância Turística e Salesópolis.

Claudia de Paula Ribeiro, PR, que teve 201 votos nas eleições de 2012, já havia assumido a cadeira em novembro de 2013 e retornou nesta segunda-feira para ocupar o cargo de vereadora desta vez por tempo indeterminado.

A vereadora agradeceu primeiramente a Deus e logo em seguida disse que a partir de agora terá um período maior para realizar seus trabalhos.

“Vou procurar o prefeito Benedito Rafael da Silva, PR, para colher informações detalhadas sobre o município”.

“Irei cumprir as reais funções de vereadora e ser coerente nas decisões e agir com a razão e estar ao lado do povo Salesopolense”, disse a vereadora Claudia.

Claudia se colocou a disposição de todos os munícipes e àqueles que acreditam em seu trabalho e depositaram seu voto de confiança na vereadora.

Sessão da Câmara de Salesópolis - 2-2-2015

Críticas aos contratados pelo prefeito Rafael

O vereador Benedito Lélis Renó, PT, sem citar nomes, mas criticando as inúmeras trocas de secretários da administração do prefeito Rafael, disse que somente na Secretaria de Obras já foram feitas três modificações de comando, a Diretora de Turismo já saiu e voltou e já trocou até mesmo o Diretor de Cultura.

A vereadora Sandra Regina de Assis, PMDB, foi mais além e disse que “agora o prefeito contratou o engenheiro que fez parte do governo do ex-prefeito Antônio Adilson de Morais, e temos um Diretor de Cultura e de Turismo que são totalmente fora da realidade de nossa cidade”.

Vereador Sérgio dos Santos pede mais atenção

da atual administração

O vereador Sérgio dos Santos, PMDB, não mediu esforços para iniciar o ano Legislativo criticando as atitudes do prefeito Benedito Rafael da Silva, PR.

Sérgio disse mais uma vez na Tribuna da Câmara que precisa reabrir o Mercado Municipal e para economizar com aluguel de várias propriedades e transferir as Secretarias para aquele espaço que está totalmente ocioso.

Mário da Padaria quer maior atuação no Turismo da Estância

O vereador Mário Barbosa Pinto, SD, defendeu a criação e de um meio para que o Mirante da Torre se torne realmente um ponto de atração turística em Salesópolis com quiosques a fim de que possamos atrair um maior número de visitantes.

Mário disse que a cachoeira localizada na SP 88 (Estrada das Pitas) chega a receber um grande número de pessoas, sendo que no local não tem nenhuma infraestrutura para os turistas e encerrou dizendo que precisa de maior fiscalização na primeira quinta-feira do mês para coibir que os oportunistas venham em Salesópolis vender seus produtos sem pagar impostos.

Para concluir disse que “precisamos criar empregos e gerar renda para a população”.

 Vereador pede maior respeito com a população

 

O vereador Cristian Luiz Candelária, PV, durante sua fala na Tribuna da Câmara de Salesópolis falou da continuidade do governo do prefeito Rafael que administrou a cidade entre 2005 e 2008 e perguntou o que está bom na Estância Turística de Salesópolis, dizendo que em curto prazo não terá melhorias para a população. 

Achou um descaso e vergonhoso a situação que passam os correntistas do Banco do Brasil ao ficarem em fila do lado de fora do Posto de Atendimento seja no sol ou chuva.

Para concluir o vereador Cristian pediu para a mais nova componente da Câmara de Vereadores de Salesópolis Claudia de Paula Ribeiro, PR, que também foi Policial Militar em Salesópolis para que ambos façam um pedido para que a cidade ganhe mais viaturas policiais para que os Policiais possam desenvolver melhor seus trabalhos junto a população. 

 

Vereador Marcelo pede saída da Secretária de Saúde

O vereador Francisco Marcelo de Morais Corrêa, iniciou o ano pedindo mais uma vez a saída da Secretária de Saúde Karyn Cristina de Miranda Fonseca Camargo, dizendo que com todos os problemas que a Estância vem enfrentando o pior é a situação da saúde, já que a Secretária sequer atende as pessoas que a procuram.

Crise Hídrica

Marcelo ressaltou a importância neste momento de crise hídrica que o Governo do Estado não deixe de fazer a compensação financeira aos municípios “produtores de água”.

O vereador disse que “estamos sendo sacrificados para beneficiar a população de São Paulo”.

“Até hoje o governo não apresentou nenhum projeto pelo uso da água, e nada mais justo do que primeiramente olhar para as cidades que fornecem água para a Região Metropolitana da Grande São Paulo”, concluiu.

Impasse

Prefeito Rafael quer reduzir carga horária da Oficina Terapêutica

A vereadora Deise Aparecida Corrêa Duque, PSD, lamentou na Tribuna da Câmara o corte de dois dias semanais nas aulas ministradas pela vereadora que é concursada na prefeitura da Estância Turística de Salesópolis, aos alunos do Centro Multidisciplinar de Educação e Saúde.

Segundo a vereadora Deise o prefeito Rafael pediu a mesma que elaborasse um cronograma para aqueles alunos com um corte de dois dias de aulas na semana.

A vereadora indignada com a atenção dispensada pela administração municipal quer saber o horário que o transporte dos alunos irá passar para que todos estejam na sala de aula no mesmo horário de costume.

Deise disse que tem mais tempo para ficar com seus alunos do que com os próprios filhos e que irá lutar até a última instância para que todos não percam seus direitos que é frequentar a sala de aula.


Novo presidente da Câmara de Salesópolis, Paulo Arouca 

O vereador e presidente da Câmara da Estância Turística de Salesópolis Paulo Arouca Sobreira, SD, que tomará posse no próximo dia 2 de fevereiro, falou a reportagem do Jornal do Povão de suas propostas para o ano de 2015 para a população.

“Vou procurar definir objetivos para melhorar a condição dos moradores de Salesópolis e já se encontra na Câmara um documento para a renovação do contrato com a Sabesp sendo que foram realizadas duas audiências e já está sendo definida com os vereadores e comissões para sabermos o que iremos solicitar da Sabesp em termos de compensação e juntamente com o prefeito Benedito Rafael da Silva, PR, realizarmos a renovação do contrato”.

“A prioridade para este ano é melhorar a condição da saúde dos munícipes, visto que temos uma demanda muito grande e precisamos dar melhor atendimento a todos”.

“Em conversa com o prefeito Rafael o mesmo disse que irá melhorar a saúde e buscar mais recursos com o Governo Federal, e também como ajudamos a eleger quatro deputados em nossa região é o momento deles darem uma “olhada” melhor para Salesópolis, que sempre os ajudou no momento em que necessitaram”.

“Vamos cobrar a todos os deputados e também buscar recursos para que a Santa Casa tenha um efetivo maior e que dê melhores condições para realizar a prestação de serviços a população”.

Projetos para Salesópolis

Paulo Arouca disse que “o essencial para o vereador é buscar mais recursos para o município, destinados a projetos sociais, projetos que possam melhorar as condições do transporte, e aqueles que visam à pavimentação da cidade e temos auxiliado os vereadores nesse sentido”.

“A limitação nossa hoje e espero que vá se findar é a aprovação da Lei Específica, que deve ser aprovada em junho deste ano, que é de conhecimento dos vereadores e o prefeito Rafael tem se empenhado em conseguir realmente com que a aprovação da Lei Específica aconteça”.

“Os vereadores e o prefeito procuraram os deputados pedindo o empenho de todos para acelerar o andamento da Lei Específica que já se encontra nas mãos do Governador e irá deliberar para votação”.

“Esperamos que com sua aprovação venha regularizar grande parte dos problemas da cidade”.

Paulo disse que “precisa se firmar um bom relacionamento entre os Poderes Legislativo e Executivo, visto que divergências políticas irão sempre ocorrer, mas em função de ter mais compreensão é que poderemos ajudar mais o povo”.

“Não podemos ficar só debatendo entre partidos o povo elegeu a pessoa e não partido elegeu por conhecer essa pessoa, e o momento não propício para ficar discutindo partido”.

“Temos que nos unir buscar realmente um melhor aproveitamento de nossa legislação, ou seja, tudo que tivermos de Lei que venha a favorecer e melhorar a condição de vida da população temos que fazer”.

“Todo o entendimento que já tive ao longo de meu segundo mandato e apesar do povo estar passando por dificuldades, temos que pensar um pouco nas limitações que foram impostas pelo Governo Federal e pelas Leis aos municípios, e o que estamos brigando é para “quebrar” uma parcela dessa legislação, basta olhar um pouco melhor para Salesópolis que fornece água a outros municípios e além do mais temos toda uma demanda de petróleo que recebe um “Dízimo” porque se observarem em outras cidades que não tem o potencial igual Salesópolis ganham até 100 vezes mais, pois estamos “brigando” para tentar buscar uma brecha para que possam olhar diferente para nós”, se referindo ao Royalties do Petróleo.

“Desejo a todos aqueles que ocupam cargos públicos, sejam secretários, diretores e todos aqueles que são empossados por concurso público ou cargo de confiança que se dediquem a população e façam valer e tenham a compreensão, pois é obrigação dos funcionários que vestem a “camisa” é tratar e atender bem a população, pois o povo quer ser bem atendido, quer solução, e se não encontra de uma maneira procurem atender de outra forma, mas nunca deixando de atender aos munícipes”, concluiu o vereador e presidente da Câmara da Estância Turística de Salesópolis Paulo Arouca Sobreira.


Aumento na contribuição da CIP - 19-12-2014

Vereadores impõe derrota ao prefeito Rafael

Em Sessão Extraordinária realizada na manhã de quinta-feira, 18, na Câmara Municipal de Salesópolis os vereadores por unanimidade rejeitaram o Projeto de Lei do Poder Executivo 22/2014, que dá Nova Redação ao Artigo 5, da Lei Municipal 1463, de 20 dezembro de 2005, que dispõe sobre a contribuição para o custeio de iluminação publica CIP, elevando o valor das cobranças nas contas de luz de toda a população.

O veador Mário Barbosa Pinto, SD, durante sua fala na Tribuna disse que quando foi aprovado em 2005 ele passou a ser o “pai da criança” se referindo as críticas que recebeu na época por pela população que achou que era do vereador Mário a criação da CIP (Contribuição de Iluminação Pública).

Mário ressaltou ainda que desde 2006 não houve nenhum reajuste e não haveria o motivo de se aplicar um aumento elevado como está sendo proposto hoje.

“Há muitos pedidos na Câmara de Salesópolis para serem colocados pontos de iluminação em vários Bairros, mas como o valor é muito alto para a prefeitura e fica inviável praticar tais trabalhos a não ser que os vereadores consigam emendas com seus deputados”, concluiu o vereador Mário.

Todos os vereadores que subiram na Tribuna criticaram o aumento da taxa na conta de luz e pediram maior discussão sobre o Projeto do Prefeito para que possamos chegar a um bom senso e não onerar ainda mais o povo de Salesópolis

O que todos esperam é que a cidade de Salesópolis não fique com suas ruas escuras no decorrer do próximo ano visto que a partir de 1 de janeiro de 2015, ficará por conta da Prefeitura de Salesópolis cuidar da iluminação pública da cidade.


Eleições na Câmara de Salesópolis - 15-12-2014

Paulo Arouca é eleito presidente para o ano de 2015

O vereador Paulo Arouca Sobreira, SD, (centro) foi eleito Presidente da Câmara de Salesópolis para o ano de 2015 ao derrotar o vereador Benedito Lélis Renó, PT, por 9 votos a 2.

A composição da Mesa Diretora ficou assim formada: Presidente Paulo Arouca Sobreira, SD; vice-presidente, vereador Francisco Marcelo de Morais Corrêa, Primeiro Secretário, vereador Cristian Luiz Candelária, PV e Segundo Secretário vereador Edney Campos dos Santos, PR.


A polêmica do asfalto no Bairro do Totózinho Cardoso - 9-12-2014

Vereador Edney fala ao Jornal do Povão

O vereador e Primeiro Secretário da Câmara Municipal de Salesópolis, Edney Campos dos Santos, PR, falou ao Jornal do Povão sobre a polêmica que foi instaurada na segunda-feira, 8, após a rua onde reside ser recapeada pela administração do Prefeito Benedito Rafael da Silva, PR.

Os moradores do Bairro do Totózinho Cardoso ficaram revoltados com tal medida tomada pelo prefeito Rafael em recapear uma rua sem saída e ainda onde moram o vereador Edney  e o Secretário de Administração de Salesópolis André Ricardo.

A vereadora Sandra Assis quando soube que estava sendo recapeada a rua e que era recurso oriundo da Emenda Parlamentar da Deputada Estadual Vanessa Damo, rapidamente foi até o local e registrou em fotos junto com funcionários da Empreiteira a realização dos benefícios para aqueles moradores.

A reportagem do Jornal do Povão procurou o vereador Edney para que o mesmo falasse sobre o assunto mais polêmico da semana na Estância Turística de Salesópolis e de fato esclarecesse a população e principalmente aos moradores do Bairro do Totózinho Cardoso sobre o recapeamento da Rua Fernando Febeliano da Costa Filho.

Durante sua entrevista Edney disse que “todas as solicitações que eu faço seja para o prefeito Rafael , as Secretarias ou para deputados são registradas em documentos públicos e se encontram a disposição da população”.

Edney falou que “melhorias para a Rua Febeliano da Costa Filho, foi solicitado pelos próprios moradores por diversas vezes e desde que tomei posse como vereador estou acompanhando os problemas enfrentados por aqueles moradores”.

“Em 23 de maio de 2013, através da Indicação 201/2013 solicitei ao prefeito Benedito Rafael da Silva PR, para que incluísse essa rua no programa de pavimentação de Salesópolis”.

“Da mesma maneira que eu fiz a solicitação para a melhoria da Rua Febeliano, também foi pedido ao Prefeito Rafael que incluísse outras vias no cronograma de pavimentação”.

“Procuro conduzir as coisas da melhor maneira possível e se hoje está existindo uma situação onde estão levantando que eu fui beneficiado, eu acredito que não houve má fé, pois procuro sempre usar da clareza e transparência naquilo que faço e naquilo que encaminho”.

“Não sei hoje o pensamento que as pessoas do Bairro do Totózinho Cardoso têm a meu respeito sobre e da mesma forma que eu solicitei melhorias para a Rua Febeliano da Costa Filho, eu também solicitei para outras vias da cidade”.

“Quem acompanha meu trabalho na Câmara e tem se inteirado do que faço será capaz de comprovar o que estou dizendo”, concluiu o vereador Edney.

O vereador Edney fez uma solicitação ao Prefeito Rafael para saber quais ruas seriam asfaltadas no município e no documento que foi enviado indicava que a referida rua seria beneficiada com o recapeamento.

A reportagem do JP teve acesso a todos os documentos encaminhados pelo vereador Edney ao prefeito Benedito Rafael da Silva, que comprova que desde o início de seu mandato em janeiro de 2013 está trabalhando pelas melhorias não somente das vias do Bairro do Totózinho Cardoso, mas trabalhando pelo bem estar da população de Salesópolis.


O que os vereadores discutiram na penúltima Sessão de 2014

O vereador Claudinei José de Oliveira, PR, durante seu discurso na Tribuna da Câmara na sessão de segunda-feira, 8, parabenizou os formando do Proerd deste ano, principalmente o trabalho do Cabo da PM André Candelária e de toda a Polícia Militar que preserva a família e ajuda a construir o caráter das crianças e adolescentes.

Nei disse que a USP estará fazendo um trabalho turístico na cidade de Mogi das Cruzes e aproveitando a oportunidade disse que “poderia ser realizado em Salesópolis um trabalho de crescimento econômico e pediu para aqueles que estão a frente da Administração buscarem uma parceria para o desenvolvimento de nossa cidade”.

Com referência ao asfalto das ruas da cidade que se iniciou pelo Bairro doTotózinho Cardoso  Nei falou que “a infra-estrutura com a pavimentação tem uma tabela a ser seguida, como a cidade tem muitos caminhões, acaba se fazendo um asfalto com centímetros que não é a nossa realidade”.

“Temos que pedir as normas, para sabermos que tipo de asfalto está sendo aplicado nas ruas de Salesópolis”.

“O Governo Federal enviou uma norma dizendo que a via onde não tem rede de esgoto e água não pode ser pavimentada, já o Governo Estadual permite que seja pavimentada”.

“O vereador defende que a câmara precisa ter os dados das pavimentações, mas o setor competente falha em não mandar esses dados aos vereadores”.

“Precisamos de mais dialogo entre o Executivo e o Legislativo, mas de certa maneira o povo está sendo beneficiado com pavimentação e academias ao ar livre entre outras obras que irão ser realizadas em Salesópolis”

Nei disse que “a prefeitura conta com máquinas e caminhões novos e que há proposta para que os alunos da zona rural venham estudar na cidade, para tanto precisa de um planejamento para que as estradas rurais sejam recuperadas, porque em um mês não vai dar para atender a todos os bairros, precisamos que mandem a esta Casa de Leis um cronograma Bairro a Bairro para sabermos como estará sendo recuperadas as Estradas Rurais”.

“Não queremos ser pegos de surpresa para que em fevereiro não estejam recuperadas as estradas rurais e defendo um cronograma de trabalho para que não haja reclamações dos pais dos alunos, visto que Salesópolis é a terceira cidade com maior extensão de estradas rurais perdendo apenas para Paraibuna e Cunha”, concluiu o vereador Nei.

O vereador Mário Barbosa Pinto, SD, relatou a passagem de quatro munícipes de Salesópolis pelo Centro de Saúde e disse que ficou indignado como foram tratados.

Uma pessoa necessita passar no Dentista, procurou o Centro de Saúde e um funcionário mandou o mesmo aguardar para ser atendido, ficando das 8:00 às 17:00 sem conseguir atendimento, isso durante dois dias seguidos.

“Será que não tem ninguém para perguntar as pessoas que vem da Zona Rural para procurar um Médico, o que elas desejam”? Indagou o vereador Mário revoltado com a situação.

No final o mesmo munícipe emprestou dinheiro e procurou um dentista particular para poder ser atendido.

Outro caso relatado pelo vereador Mário foi de uma pessoa que fez os exames médicos na rede particular para conseguir os resultados mais rápidos para retornar ao médico e quando foi no Centro de Saúde para marcar a consulta ficou sabendo que somente no ano que vem poderia passar pelo especialista.

Para não perder os exames a paciente precisou se dirigir até a cidade de Mogi das Cruzes para poder ser atendido.

O vereador Mário disse ainda que em um determinado dia estava no Posto de Saúde e uma outra pessoa chegou para marcar exames e foi bem atendida, ao sair disse que só conseguiu marcar o exame devido a presença do vereador.

Indignado o vereador Mário disse que passará a ficar diariamente no Posto de Saúde, pois só assim o povo de Salesópolis será atendido.

“Isso não pode acontecer o prefeito tem boa vontade mas alguns funcionários deixam a desejar no atendimento”.

“Tem munícipes que fazem mais de um mês que deixaram os exames e a pessoa que marca está de licença e outra funcionária disse que nas coisas delas eu não mexe, isso não pode acontecer a Secretaria de Saúde tem que tomar providência”.

O vereador Mário disse que precisa ter comando para saber o que está acontecendo na Secretaria de Saúde de Salesópolis.

Mário parabenizou o Cabo da Polícia Militar André e o Tenente Dirceu que estiveram presentes no Distrito Nossa Senhora dos Remédios pela primeira vez e ficou feliz pela quantidade de pais que foram prestigiar seus filhos na entrega dos Certificados do Proerd, sem se esquecer de dizer que na Escola Estadual Professora Olga Chakur Farah tivemos uma linda cerimônia para mais de 400 alunos.

Continuando sua fala na Tribuna o vereador Mário citou a antiga escola do Bairro do Alegre que tem poço que abastece água para os cachorros, mas que o mesmo secou.

“Estão levando água em galão par a os animais mas o que precisamos é reativar o poço artesiano que existe dentro da escola, porque os animais não podem ficar sem água, principalmente nestes dias que está fazendo muito calor em nossa cidade”.

“Mario disse que é vereador da cidade não somente de um bairro, mas na semana passada o prefeito fez uma reunião de Meio Ambiente no Bairro do Fartura e não convidou os vereadores Mario e Cristian”.

Cristian Luiz Candelária, PV, começou falando ao vereador Mario para “não se assustar sobre as reuniões que não é convidado, pois no dia 28 de novembro não foi nenhum vereador na entrega de certificados de cursos de Porteiro no Salão Paroquial,  porque ninguém foi convidado pela administração”.

O vereador Cristian fez a Indicação 175, no dia 30 de outubro para adquirir uma moto para a Autoridade de Trânsito de Salesopolis, pois sabemos que o Renato é Diretor de Obras e mesmo assim trabalha com sua moto, pois os equipamentos são adquiridos com seus recursos sem ônus para o município e em outra Sessão o ver Sérgio falou sobre um possível acidente com  o Renato.

Quem tem que bancar o funcionário é o município e o vereador Cristian fez a indicação 175 para que a Autoridade de Trânsito tenha equipamentos, mas a administração alegou falta de verba para comprar, “mas o que foi feito com o dinheiro dos Leilões realizados com os equipamentos da municipalidade”?

Moto para os fiscais da prefeitura

O vereador Cristian disse que “parece que o executivo não liga para o que acontece em nossa cidade”, lamentou o vereador.

Problemas no trânsito, veículos com som alto nas ruas, mas depende de funcionário para aferir o som pois não tem como andar a pé 600 km de estradas para os funcionários desempenharem suas funções.

O vereador Cristian parabenizou o Cabo da Polícia Militar André Candelária pela formatura dos alunos do Proerd no dia 3 no Distrito Nossa Senhora dos Remédios e no dia 5 a formatura dos alunos que estudam nas Escolas de Salesópolis.

“A parte da PM está sendo feita e mostrando aos alunos o mal que as drogas fazem não somente a ilícitas como as licitas cigarro e álcool”, disse o vereador Cristian.

O vereador Francisco Marcelo de Morais Corrêa disse que “espera e confia que a partir de agora começem a fazer o recapeamento das ruas de nossa cidade e façam principalmente a operação tapa buraco porque tem buraco na parece esperando vaga no chão”

“Eu sou suspeito de falar da Secretaria de Saúde e enquanto não mudar a Secretária Karyn Cristina de Miranda Fonseca Camargo e o pessoal para melhor atender a população nada irá melhorar em Salesópolis”.

“Eu sempre questiono com os vereadores e nada melhora e graças a Deus quando as pessoas me procuram eu consigo ajudar alguém”.

“A formatura do Proerd foi maravilhosa a felicidade das diretoras e professores e principalmente dos alunos que ali estavam com seus familiares podiam ser vistos nos sorrisos e olhares de cada um”.

“Gratificante ver as crianças orientadas pelo Cabo André e desejo que todas sigam o caminho correto e não das drogas”.

Centro Esportivo

“A piscina não foi limpa ainda está do mesmo jeito e já se passaram dois verões e da para contar no dedo os dias que ficou aberta para uso da população e peço ao Secretário de Esportes que viabilize o mais rápido possível a limpeza da mesma”.

Luminárias queimadas

“A Avenida “Nova”  “meu Deus do céu” ou limpa e arruma os brinquedos ou libera a avenida para o tráfego de veículos, o prefeito Rafael falou que vai realizar obras no local, mas enquanto isso não ocorre faça algo,”.

Marcelo falou que tem vergonha de levar os filhos para passear no local devido as cobranças que recebe da população pela sujeira, além do parquinho das crianças todo quebrado, “e mais uma vez eu peço a manutenção do local que é de madeira e não é nada cara”, disse o vereador.

“Se o prefeito atendesse as indicações a cidade estaria em bom estado”.

“Há luminárias queimadas em todas as ruas da cidade, na Rodoviária, Avenida Nova, em frente ao Mercado Municipal onde ligaram as luzes de natal, está horrível, sabemos da dificuldades que a prefeitura está passando, mas arrume as luminárias, queremos o melhor para o povo de Salesopolis”.

“Quero que meu filho veja uma cidade melhor e os filhos dos meus amigos também, mas “pelo amor de Deus” faça um enfeite simples que o povo irá agradecer “, concluiu o vereador Marcelo.

O Vereador Benedito Lélis Renó, PT, durante sua fala na Tribuna da Câmara Municipal de Salesópolis, falou que esteve acompanhando uma senhora na Secretaria de Saúde para resolver o problema dessa pessoa.

“A funcionária não muito educada falando com a senhora, chegou a discutir com a mulher responder e o vereador disse que a funcionária precisava de treinamento para trabalhar naquela Secretaria”.

“O funcionário está para atender os pacientes da melhor maneira possível e não para discutir com os munícipes”.

O vereador pediu uma Moção a Secretária de Saúde para que a mesma ministre treinamento a todos os funcionários para que não haja mais problemas como o ocorrido, disse Lélis.

O vereador disse que quer conversar com a Secretaria de Saúde para que melhore o atendimento a população e principalmente a falta de educação e compreensão dos funcionários.

O vereador Sérgio dos Santos, PMDB, falou que a verba da Academia ao Ar Livre que será instalada no Bairro do Bragança é de autoria do Deputado Estadual Estevam Galvão.

Sérgio disse que as obras de asfalto que estão sendo realizadas em nossa cidade precisam ser fiscalizadas para que não seja efetuado um trabalho de segunda qualidade.

Vária vez já denunciou no MP sobre os péssimos trabalhos realizados pelas empreiteiras em Salesópolis, e a administração deveria intimar essas empresas para voltarem e concluir as obras.

Estamos há dois anos debatendo sobre a Saúde em Salesópolis e nada resolve, e um munícipe foi até o posto de saúde para fazer um curativo e não tinha nada para atender quem estava procurando por atendimento.

O vereador espera que até o início do ano seja trocado por alguém mais competente, pois essa Secretaria de Saúde é uma “Vergonha”, falta tudo no posto de saúde, pode faltar tudo menos remédio ao povo de Salesópolis, falou indignado.

“Até agora a Rua Benedito Amaro de Faria que faz anos que estou pedindo para ser asfaltada, não recebeu nenhum benefício da prefeitura, mas se morasse um Assessor ou um Diretor de Obras já estaria toda arrumada”, disse o vereador Sérgio dos Santos, PMDB.

A vereadora Sandra Regina Assis, PMDB, disse que foi até o Palácio dos Bandeirantes no dia da Assinatura do Convênio de R$ 200 mil, e “eu assinei como testemunha, e o Convênio era para asfaltar duas ruas Benedito Rosário, e Teseu Bueno de Toledo, e hoje fui surpreendida com um telefonema que a rua que estava sendo asfaltada no Bairro do Totózinho Cardoso era uma verba da Deputada Vanessa Damo”.

“A minha preocupação não é com o asfalto de maior número de ruas é a qualidade dos trabalhos que serão realizados em nossa cidade e precisamos fiscalizar para que não façam um trabalho de péssima qualidade”.

Sandra ressaltou ainda que “o povo não é mais bobo, eles sabem de tudo que está acontecendo na cidade, falta de medicamentos, médicos, estradas ruins, tudo em péssimas condições, a vereadora disse ainda que grupo político para ganhar eleições eles tem, mas para trabalhar não tem organização”.

O vereador Paulo Arouca Sobreira, SD, explicou a todos algumas situações que ocorrem em Salesópolis partem de um processo licitatório e diante desse processo é que o cidadão define o quanto vai ser feito na obra, e se o valor ou valores utilizados irão compreender mais de uma rua.

“A Licitação ocorre com a finalidade de se buscar o menor preço e cabe aos fiscais fazer o acompanhamento da obra para que ela seja bem executada e se há um convênio atrás “disso” que é firmada através da caixa ou de qualquer banco que venha e receba  e faça o repasse a prefeitura, o dinheiro só será liberado após medição da obra, vale escrito no papel para toda e qualquer obra”.

“No mandato passado foi juntada três verbas de diferentes vereadores e deputados para asfaltar apenas uma rua com drenagem, o maior problema de Salesópolis é realizar uma obra por completa, pois se precisa de drenagem precisa ser feita, porque senão será asfaltada em vão”.

“Obras más executadas tiveram vários prefeitos que fizeram e cabe aos vereadores irem fiscalizar o andamento das obras em nossa cidade, porque depois de terminada não tem como reclamar”.

“O que se refere a cronograma rural já foi pedido desde o primeiro ano de mandato, precisa voltar o que era antigamente, pois se definia as prioridades dividia em quatro para fazer bem feito, o problema nosso são as emergência que aparecem a todo momento, quando as máquinas são deslocadas de um local para outro”.

“A partir do momento que chover ficará difícil o acesso do povo a cidade, e quem precisa vir para ser atendido na Santa Casa ou Posto de Saúde fica mais difícil ainda, porque a Secretaria de Saúde deixa a desejar”.

Paulo disse que “precisa melhorar e muito a Saúde em Salesópolis e os funcionários também precisam saberem atender bem os usuários, porque uma pessoa bem atendida mesmo que não tenha o que ela necessita no momento, mas terá mais credibilidade na saúde de Salesópolis”

Asfalto no Bairro do  Totózinho Cardoso

O vereador Edney Campos dos Santos, PR, falou sobre a discussão dos vereadores sobre a pavimentação da Rua Fernando Febeliano da Costa Filho, onde reside o vereador Ediney, e disse “que através da Indicação Nº 201/2013 onde solicita ao prefeito Benedito Rafael da Silva, PR, que dê maior atenção ao referida via, que se encontrava com a pavimentação em péssimas condições e que o local recebeu asfalto no ano de 2001 e que ainda recebe grande movimento de caminhões, foi solicitado a inclusão da rua no programa de pavimentação da Atual Administração”.

“Em nenhum momento no documento eu me referi para usar recursos de Deputado “A” ou “B”, pedi para que fosse incluído no programa de pavimentação da cidade porque eu não subo na Tribuna para fazer brincadeira, eu apresento documentos e minha indicação foi aprovada em plenário”.

Edney crê que um vereador quando pede uma emenda parlamentar é para atender o município e eu “recentemente solicitei emenda para Iluminação Pública, eu quero ser atendido que além de atender aos pontos que solicite que outros locais sejam beneficiados”.

A emenda é do município não dos vereadores, e “quanto sai de casa fui indagado pelos moradores sobre o asfalto e disse que o pedido tinha sido meu ao prefeito, mas a emenda era da Deputada Vanessa Damo, a deputada da vereadora Sandra Assis”.

As demais ruas do bairro que foram questionados pelos moradores também serão contempladas através de outros recursos, mas dizer que essa rua  está sendo asfaltada em prejuízo de outra não é verdade”.

Edney deixou uma reflexão a todos que fala sobre as pessoas do sim e pessoas do não:

Há pessoas do sim, que são aquela que tudo é possível, desde que tentado com firmeza.

Pessoas do sim são aquelas acreditam em principio que todas as pessoas são boas até que sejam provadas em contrário.

Pessoas do sim são aqueles que estão sempre prontos a colaborar, atestar ideias, e comprometer o seu temo com novo projeto a tudo fazer para que as coisas aconteçam.

Pessoas do sim são entusiasmadas com o que fazem ou o que são e fazer as coisas de forma diferentes

Pessoas do sim são pessoas bem humoradas, com sorriso pronto a qualquer momento e que temos o prazer em conversar, conviver, conversar ou trocar ideias.

Pessoas do sim são aquelas que fazem tudo e encontram tempo para colaborar e participar.

Mas há também as pessoas do não

Para as pessoas do não nada é possível.

As pessoas do não vivem dizendo que já viram esse filme antes e que tudo é papo furado.

Pessoas do não são aquelas azedas, amargas e vivem com uma nuvem negra sobre suas cabeças.

Pessoas do não são aquelas que não têm tempo para nada, vivem ocupadíssimas e nada fazem.

Pessoas do não vivem isoladas e dizem que estão cumprindo seus deveres que é sempre criticar, não participar, não colaborar e não fazer nada.

E para encerrar o vereador Edney disse que “sou uma pessoa do sim para tudo que for em benefício para o povo de Salesópolis”.