SEMANA SANTA 2015

A Semana Santa na nossa Região

 

  Fotos: Hiago Salesópolis e João Pedro Morente

Na Semana Santa a Equipe do Jornal do Povão procurou da melhor maneira possível manter nossos leitores informados de todos os acontecimentos religiosos não somente em Salesópolis, mas nas cidades de Biritiba Mirim e Santa Branca, além do Distrito Nossa Senhora dos Remédios.

Contamos com o apoio de nossos amigos internautas Jorge Vela de Biritiba Mirim e de Eduardo Santos de Santa Branca que nos enviaram fotos das Procissões e manifestações religiosas que durante uma semana mobilizaram o povo Católico.

Em especial queremos agradecer aos Padres Edinei Maia dos Santos, da Paróquia São Benedito de Biritiba Mirim; Antônio Carlos Menezes, Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e ao Padre Luciano Batata da Paróquia São José de Salesópolis e ao Fotógrafo João Pedro Morente que mais uma vez fez um excelente trabalho com imagens em todos os ângulos de todos os eventos religiosos realizados na Estância Turística de Salesópolis que com certeza irá ficar gravado na memória de cada um.

Nossos próximos objetivos é a cobertura da Festa do Divino no Distrito Nossa Senhora dos Remédios e em Mogi das Cruzes no mês de maio.

Amigos e leitores do Jornal do Povão nosso agradecimento especial a vocês que fazem a diferença no dia-a-dia curtindo, compartilhando e comentando nossas reportagens, queremos deixar a todos, nossos sinceros agradecimentos e uma Feliz e Santa Páscoa.


FELIZ PÁSCOA!!!

A Equipe do Jornal do Povão da Estância Turística de Salesópolis

deseja a todos nossos amigos e leitores uma FELIZ PÁSCOA.

AQUI VOCÊ FAZ A DIFERENÇA


Católicos celebram a Páscoa na Estância Turística

de Salesópolis

Mais uma vez com a Igreja Matriz de São José repleta de fiéis todos puderam comemorar a Ressureição de Cristo em um momento de Fé e Esperança renovada.

Sábado de Aleluia é o Sábado Santo, o dia depois da morte de Cristo. A referência é sobretudo feita à noite do Sábado Santo, quando, na liturgia, se canta o aleluia pascoal, depois de 40 dias, a quaresma, durante os quais o Aleluia é omitido nas celebrações. É a celebração da Ressurreição de Cristo.

Saiba como é a Vigília Pascal

 

O simbolismo fundamental da celebração litúgica da Vigília é o de ser uma "noite clara",  ou melhor "a noite que brilha como o dia e a escuridão é clara como a luz"

Na noite, em que Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos a reunirem-se em vigília e oração. Na verdade, a Vigília pascal foi sempre considerada a mãe de todas a vigílias e o coração do Ano litúrgico. A sensibilidade popular poderia pensar que a grande noite fosse a noite de Natal, mas a teologia e a liturgia da Igreja adverte que é a noite da Páscoa, "na qual a Igreja espera em vigília a Ressurreição de Cristo e a celebra nos sacramentos" (Normas gerais sobre o Ano litúrgico, 20). No texto do Precónio pascal, chamado o hino “Exsultet” e que se canta nesta celebração, diz-se que esta noite é "bendita", porque é a «única a ter conhecimento do tempo e da hora em que Cristo ressuscitou do sepulcro! Esta é a noite, da qual está escrito: a noite brilha como o dia e a escuridão é clara como a luz". Por isso, desde o início a Igreja celebrou a Páscoa anual, solenidade das solenidades, com um vigília nocturna.

A celebração da Vigília pascal articula-se em quatro partes: 1) a liturgia da luz ou “lucernário”; 2) a liturgia da Palavra; 3) a liturgia baptismal; 4) a liturgia eucarística.

1) A liturgia da luz consiste na bênção do fogo, na preparação do círio e na proclamação do precónio pascal. O lume novo e o círio pascal simbolizam a luz da Páscoa, que é Cristo, luz do mundo. O texto do precónio evidencia-o quando afirma que "a luz de Cristo (...) dissipa as trevas de todo o mundo» e convida a «celebrar o esplendor admirável desta luz (...) na noite ditosa, em que o céu se une à terra, em que o homem se encontra com Deus!".

2) A liturgia da Palavra propõe sete leituras do Antigo Testamento, que recordam as maravilhas de Deus na história da salvação e duas do Novo Testamento, ou seja, o anúncio da Ressurreição segundo os três Evangelhos sinópticos, e a leitura apostólica sobre o Baptismo cristão como sacramento da Páscoa de Cristo. Assim, a Igreja, «começando por Moisés e seguindo pelos Profetas» (Lc 24,27), interpreta o mistério pascal de Cristo. Toda a escuta da Palavra é feita à luz do acontecimento-Cristo, simbolizado no círio colocado no candelabro junto ao Ambão ou perto do Altar.

3) A liturgia baptismal é parte integrante da celebração. Quando não há Baptismo, faz-se a bênção da fonte baptismal e a renovação das promessas do Baptismo. Do programa ritual consta, ainda, o canto da ladainha dos santos, a bênção da água, a aspersão de toda a assembleia com a água benta e a oração universal. A Igreja antiga baptizava os catecúmenos nesta noite e hoje permanece a liturgia baptismal, mesmo sem a celebração do Baptismo.

4) A liturgia eucaristica é o momento culminante da Vigília, qual sacramento pleno da Páscoa, isto é, a memória do sacrifício da Cruz, a presença de Cristo Ressuscitado, o ápice da Iniciação cristã e o antegozo da Páscoa eterna.

Estes quatro momentos celebrativos têm como fio condutor a unidade do plano de salvação de Deus em favor dos homens, que se realiza plenamente na Páscoa de Cristo por nós. Por consequência, a Ressurreição de Cristo é o fundamento da fé e da esperança da Igreja.


Sexta-feira Santa em Santa Branca

Fotos: Eduardo Santos


Sexta-feira Santa em Biritiba Mirim


Procissão do Senhor Morto na Estância Turística de Salesópolis

Milhares de Católicos acompanham

Procissão pelas ruas da cidade

Uma verdadeira multidão se formou desde o início da noite na Praça Padre João Menendes para participarem da Procissão do Senhor Morto.

Às 19:00 Padre Luciano Batata iniciou o cortejo que percorreu as principais ruas da cidade e em determinados pontos podíamos assistir ao canto da Verônica e o soar das Matracas que emocionaram a todos.

As imagens de Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores foram levados por dezenas de Devotos e àqueles que principalmente cumprem suas promessas neste dia especial para os Católicos.

Antes da chegada da Procissão no interior da Igreja Matriz de São José, houve uma encenação na Praça que mais uma vez emocionou aos presentes.

Com a coordenação do Ministro da Eucaristia Amiltom Monteiro da Silva, jovens de várias idades puderam mostrar aos presentes seus “Dons” como atores e fizeram uma Encenação com qualidade e respeito acima de tudo.


Entrevista

Amiltom Monteiro da Silva, Ministro da Eucaristia e um dos organizadores da Procissão Luminosa e da Via Sacra realizada na noite de terça-feira, 31 de março, falou a nossa reportagem.

“Primeiramente agradeço a Deus por nos ter dado força e ao nosso Pároco Luciano Batata e ao Diácono Muller Prado que estão sempre presentes em todos nossos eventos e tudo é devido a fé e amor a Deus”

“Tivemos apoio das Comunidades e voluntários que realmente estão precisando de algo para poder estar presentes na Igreja e nosso ponto de apoio são os jovens para fazer com que a Igreja cresça”.

Em sua mensagem para o povo de Salesópolis disse que “continuem sempre servindo a Deus assim como o Papa Francisco fala temos que servir e fazer orações”, concluiu Hamilton desejando uma Feliz Páscoa a todos.


Mensagem de Páscoa do Padre Antônio Carlos

A reportagem do Jornal do Povão esteve com Padre Antônio Carlos Menezes durante a Procissão de Ramos realizada domingo, 29 oportunidade em que enviou uma mensagem de Páscoa a toda a comunidade do Distrito Nossa Senhora dos Remédios e de Salesópolis.

“Jesus Cristo filho da Virgem Maria, filho de Deus que se encarnou e veio nos trazer essa mensagem de vida, salvação e libertação”.

“Nesta Semana Santa que se inicia com a Procissão do Domingo de Ramos a entrada de Jesus em Jerusalém, Ele vai se entregar e nesse tempo abençoado e preparado por Deus para que a humanidade tenha essa Aliança, trazendo às promessas desde o Antigo Testamento quando Deus iria caminhar com seu povo”.

“Jesus é o Emanuel, o Deus Conosco e nas Celebrações da Semana Santa é um conjunto no qual revela o Mistério Pascal, que nos trouxe a vida nova em Jesus Cristo e Páscoa significa passagem da morte para a vida, Jesus que venceu a morte e nos trouxe a salvação”.

“Este é um tempo que desejamos a todos os cidadãos, homens e mulheres de boa vontade de Salesópolis e toda a Região do Alto Tietê, uma mensagem de paz e renovação Espiritual, onde podemos entender o que Jesus veio fazer e nos ensinou amar uns aos outros e quem ama, ama com a vida não ama com presentes, pois Jesus demonstrou isso a todos nós nos ensinando a amar nossos irmãos”, concluiu Padre Antônio Carlos.


Sexta-feira Santa na Estância Turística de Salesópolis

Os Católicos celebraram na tarde de sexta-feira, 3

na Igreja Matriz de São José a Adoração da Cruz.

Entenda o significado do beijo na Cruz na Sexta-feira Santa

Em todo o ano, existe somente um dia em que não se celebra a Santa Missa: a Sexta-Feira Santa. Ao invés da Missa temos uma celebração que se chama Funções da Sexta-feira da Paixão, que tem origem em uma tradição muito antiga da Igreja que já ocorria nos primeiros séculos, especialmente depois da inauguração da Basílica do Santo Sepulcro e do reencontro da Santa Cruz por parte de Santa Helena (ano 335 D.C.).

Esta celebração é dividida em três partes: a primeira é a leitura da Sagrada Escritura e a oração universal feita por todas as pessoas de todos os tempos; a segunda é a adoração da Santa Cruz e a terceira é a Comunhão Eucarística, juntas formam o memorial da Paixão e Morte de Nosso Senhor. Memorial não é apenas relembrar ou fazer memória dos fatos, é realmente celebrar agora, buscando fazer presente, atual, tudo aquilo que Deus realizou em outros tempos. Mergulhamos no tempo para nos encontrarmos com a graça de Deus no momento que operou a salvação e, ao retornarmos deste mergulho, a trazemos em nós.

Os cristãos peregrinos dos primeiros séculos a Jerusalém nos descrevem, através de seus diários que, em um certo momento desta celebração, a relíquia da Santa Cruz era exposta para adoração diante do Santo Sepulcro. Os cristãos, um a um, passavam diante dela reverenciando e beijando-a. Este momento é chamado de Adoração à Santa Cruz, que significa adorar a Jesus que foi pregado na cruz através do toque concreto que faziam naquele madeiro onde Jesus foi estendido e que foi banhado com seu sangue.

Em nosso mundo de hoje, falar da Adoração à Santa Cruz pode gerar confusão de significado, mas o que nós fazemos é venerar a Cruz e, enquanto a veneramos, temos nosso coração e nossa mente que ultrapassa aquele madeiro, ultrapassa o crucifixo, ultrapassa mesmo o local onde estamos, até encontrar-se com Nosso Senhor pregado naquela cruz, dando a vida para nos salvar. Quando beijamos a cruz, não a beijamos por si mesma, a beijamos como quem beija o próprio rosto de Jesus, é a gratidão por tudo que Nosso Senhor realizou através da cruz. O mesmo gesto o padre realiza no início de cada Missa ao beijar o Altar. É um beijo que não para ali, é beijar a face de Jesus. Por isso, não se adora o objeto. O objeto é um símbolo, ao reverenciá-lo mergulhamos em seu significado mais profundo, o fato que foi através da Cruz que fomos salvos.


Estância Turística de Salesópolis

Via Sacra pelas ruas da Estância Turística de Salesópolis

Na manhã de sexta-feira Santa, 3 de abril foi realizada pelas ruas centrais de Salesópolis a Via Sacra com a participação de Padre Luciano Batata, Diácono Muller Prado, Seminaristas e Católicos que lembraram as passagens da Via Crúcis, vivida por Jesus Cristo.


Missa do lava pés no Distrito Nossa Senhora dos Remédios

Realizou-se na noite de quinta-feira, 2 na Igreja Nossa Senhora dos Remédios a Missa do Lava Pés que foi celebra pelo Padre Antônio Carlos Menezes.

Após a Celebração todos caminharam em Procissão até o Centro Pastoral onde o Santíssimo Sacramento ficou em adoração.

Significado do Lava Pés

Na liturgia católica, o termo lava-pés designa o gesto que se pratica na Quinta-Feira Santa em que o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens, clérigos ou seculares, à imitação e em celebração do que fez Jesus a seus discípulos, na Última Ceia.

Muito além da liturgia católica, o lava pés foi o evento que marcou a insistência do Senhor Jesus em um dos assuntos mais importantes do seu ministério: 

O papel dos cristãos e da igreja. O serviço. A humildade. O colocar-se abaixo, considerar uns aos outros superiores a si mesmo.


Semana Santa na Estância Turística de Salesópolis

Católicos participam de Procissão de Encontro

Fotos: João Pedro Morente

Realizou-se na noite de quarta-feira, 1 de abril na Estância Turística de Salesópolis a Procissão de Encontro, momento em que as imagens de Nossa Senhora das Dores e Senhor dos Passos percorrem as ruas da cidades até o momento em que se encontram em frente ao “Mercado Municipal”.

Uma tradição que o povo Católico da Estância mantém e que é realizada na quarta-feira que antecede o início do Tríduo Pascal, que é o conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, composto pela quinta-feira Santa, sexta-feira Santa e Vigília Pascal, véspera do Domingo de Páscoa.


Procissão Luminosa na Estância Turística de Salesópolis

A noite de terça-feira, 31 de março foi emocionante na Estância Turística de Salesópolis momento em que os Católicos vivenciaram a via-crúcis “caminho da cruz” trajeto seguido por Jesus Cristo.

A Procissão Luminosa e Via Sacra percorreu as ruas centrais da Estância e a cada parada era feita a leitura das Estações da Via Sacra.

Centenas de Católicos estiveram presentes e uma linda encenação com jovens e crianças emocionou a todos.


Celebrações do Tríduo Pascal tem início na quinta-feira, dia 2

No dia 2 de abril, quinta-feira Santa iniciam as celebrações do Tríduo Pascal: a Paixão, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Pela manhã, às 9:00, é celebrada a Missa Crismal (do Crisma) ou dos Santos Óleos, presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini e concelebrada pelo clero da Diocese de Mogi das Cruzes, que neste ano será na Igreja Matriz da Paróquia Santos Apóstolos, no bairro Vila Virgínia, em Itaquaquecetuba

Durante a Missa Crismal, há a consagração do óleo do Crisma e a benção dos óleos dos Catecúmenos (utilizados no Batismo) e dos Enfermos. Ainda, os presbíteros renovam as promessas sacerdotais, os votos perante a Igreja e o compromisso com Deus e a sociedade.

Também na Quinta-Feira Santa é celebrada a Ceia do Senhor (Lava-pés), que recorda a última ceia de Cristo com os apóstolos antes da crucificação, a instituição da Eucaristia e do Sacramento da Ordem, presente na ação do serviço (o lavar os pés é um símbolo de estar a serviço). O bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, irá presidir às 19:30, na Comunidade São Francisco de Assis, da Quase Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Poá.

No dia 3 de abril, Sexta-Feira da Paixão de Cristo, dia de Jejum e abstinência, é a única data do ano em que não há missas na Igreja Católica, e sim, a Celebração da Paixão do Senhor e Adoração da Cruz, às 15:00, na Catedral Diocesana Sant’Ana, com Dom Pedro Luiz Stringhini. Às 19h, o bispo diocesano participa da Procissão do Senhor Morto, que sai da paróquia Nossa Senhora do Carmo, localizada à Rua Dr. Antônio Cândido Vieira, 620, centro de Mogi das Cruzes, em direção à Catedral Diocesana.

No Sábado Santo, dia 4 de abril, a Missa da Vigília Pascal (Celebração da Luz e Renovação das Promessas Batismais), presidida por Dom Pedro Luiz Stringhini é às 20:00, na Catedral Sant’Ana. É a celebração mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica.

No domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor, dia 5, o bispo diocesano celebra às 10:00, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Itaquaquecetuba, com o Sacramento da Confirmação (Crisma) e às 19:30, na Catedral Sant’Ana.


Estância Turística de Salesópolis

Domingo de Ramos reúne centenas de católicos

Fotos: João Pedro Morente

Às 8:00 Padre Luciano Batata abençoou a todos os presentes que estavam com seus ramos em frente a Igreja Matriz de São José.

A Procissão de Ramos percorreu as ruas centrais da cidade e logo em seguida foi celebrada a missa.


Biritiba Mirim

Centenas de Fiéis na Procissão de Ramos

Aconteceu na manhã de domingo, 29 em Biritiba Mirim a Procissão de Ramos que marca o início da Semana Santa e a preparação para a Páscoa.

Padre Edinei Maia dos Santos, abençoou a todos na entrada da Igreja Matriz de São Benedito, que se encontra em obras, e seguiram em Procissão pelas ruas da cidade até o Centro Pastoral onde foi celebrada a Missa.


Distrito Nossa Senhora dos Remédios

Procissão de Ramos do Bairro do Bragança ao Distrito

Padre Antônio Carlos Menezes abençoou na manhã de domingo no Bairro do Bragança os Católicos que aguardavam para o início da Procissão de Ramos que seguiu até o Distrito Nossa Senhora dos Remédios.

Uma Missa campal foi realizada na Praça Antônio Souza Prado e centenas de pessoas acompanharam com muita fé e devoção à celebração.


Procissão de Ramos com Caminho Neocatecumenal

Realizou-se na noite de sábado, 28 de março a Procissão de Ramos com a participação do Caminho Neocatecumenal da Estância Turística de Salesópolis.

Como já se tornou tradição há anos a Procissão é realizada no sábado que antecede o Domingo de Ramos.

Após a Bênção dos Ramos e Procissão foi celebrada pelo Padre Luciano Batata a Santa Missa na Igreja Matriz de São José.

Entenda o que é o Caminho Neocatecumenal 

Na Igreja primitiva, quando o mundo era pagão, quem desejava ser cristão devia iniciar um itinerário de formação e de preparação ao Batismo, chamado "catecumenato". Hoje o processo de secularização tem levado muita gente a abandonar a fé e a Igreja. Por isso, faz-se necessário um itinerário de formação cristã ;.

O Caminho Neocatecumenal não é um movimento ou uma associação, mas um instrumento das paróquias a serviço dos Bispos, para iniciar, renovar e amadurecer na fé tantas pessoas que se encontram longe da Igreja.

O Caminho Neocatecumenal começou por obra de Kiko Argúello e Carmen Hernandez, na década de 1960, em Palomeras Alta, uma das favelas mais pobres de Madri. Na mesma época, o Caminho foi confirmado e apoiado pelo então Arcebispo de Madri, Casimiro Morcillo, que constatou, na primeira comunidade de Palomeras, uma verdadeira redescoberta da Palavra de Deus e uma concretização da renovação litúrgica, então fomentada pelo Concílio Vaticano II.

Com base na experiência positiva das igrejas de Madri, em 1974 a Congregação para o Culto Divino adotou o nome de Caminho Neocatecumenal para essa nova experiência de iniciação cristã.

Trata-se de um caminho de conversão em que é possível redescobrir as riquezas do Evangelho. Em cinco décadas, o Caminho difundiu-se em mais de 900 dioceses e 105 nações, com mais de 20 mil comunidades espalhadas em 6.000 paróquias.

Em 1987, abriu-se em Roma o seminário missionário internacional "Redemptoris Mater", que forma jovens cuja vocação sacerdotal missionária tem amadurecido em uma comunidade neocatecumenal e que estão dispostos a partir em missão para qualquer parte do mundo. Mais tarde, outros Bispos acolheram a experiência de Roma. Hoje, no mundo, há mais de 70 seminários diocesanos missionários "Redemptoris Mater". Neles estão sendo formados mais de mil seminaristas.

Recentemente, em resposta ao convite do Papa para uma nova evangelização, muitas famílias do Caminho se ofereceram para ajudar a missão da Igreja. Essas famílias doam suas vidas para viverem em regiões secularizadas e descristianizadas do mundo inteiro, preparando o surgimento de novas paróquias missionárias.