Vara Distrital de Salesópolis homenageia

Juiz Dr. Messias José de Melo Souza

O Dia do Patrono que homenageia personalidades que dão nome às edificações forenses na data de seu nascimento – tem sido comemorado pelas comarcas de todo o Estado. A iniciativa está inserida na ‘Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante’ e foi instituída pela Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo por meio da Portaria nº 9.023/2014; a norma consiste na promoção do resgate histórico do patrono, pela divulgação dos dados biográficos, imagens e outras informações.

A homenagem ocorreu na Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis e contou com a presença dos familiares do homenageado Juiz Dr. Messias José de Melo Souza (1948 – 2004), seu irmão e Advogado, Dr. Francisco Bosco de Souza; esposa do Dr. Messias, Sônia Maria de Castro Melo Souza e de suas filhas Dra. Fabiola de Castro Melo Souza e Flávia de Castro Melo Souza; Juiz da 3ª Vara Cível do Foro Regional do Tatuapé (São Paulo), Dr. Luiz Fernando Nardelli; Desembargador da 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial e da 10ª Câmara de Direito Privado, Dr. Carlos Aberto Garbi; Desembargador da 8ª Câmara de Direito Privado, Dr. João Batista Silvério da Silva; Desembargador e Coordenador Adjunto da 46ª Circunscrição Judiciária que abrange a Vara Distrital da Estância Turística de Salesópolis, Dr. Silvio Marques Neto; Juíza da Vara Distrital de Salesópolis, Dra. Bárbara Syuffi Montes; Prefeito da Estância Turística de Salesópolis, Engenheiro Benedito Rafael da Silva; Presidente da Câmara, Paulo Arouca Sobreira; Delegado de Polícia de Salesópolis, Dr. Ricardo Glória; Comandante da 3ª Cia da Polícia Militar, 1º Tenente Dirceu Godoy de Oliveira; representando a Presidente da 46ª Subseção de Jacarí, que abrange a Vara Distrital da Estância Turística de Salesópolis, a vice-presidente da Comissão de Ética da Subseção, Dra. Lucimara Leme Benites.

Além das personalidades da esfera jurídica estiveram também prestigiando o evento os vereadores da Estância Turística de Salesópolis, Sérgio dos Santos, João da Silva e Cristian Luiz Candelária, além de Advogados e Servidores da Vara Distrital.

A pessoa do Juiz Dr. Messias José de Melo Souza foi lembrado por seus amigos como sendo um ser humano que se dedicava com todo amor ao trabalho que realizava.

A emoção tomou conta dos familiares por vários momentos principalmente quando se falou do caráter do Juiz Dr. Messias que não media esforços para ajudar ao próximo, principalmente as pessoas carentes.

A Dra. Dra. Bárbara Syuffi Montes, Juíza da Vara Distrital de Salesópolis ressaltou em seu discurso que “É com imensa satisfação e honra, portanto, que recebemos a nomenclatura de um magistrado ícone da comunidade jurídica”.

“O Dr. Messias vem de família simples, sua mãe era dona de casa e seu pai operário”.

“Os predicados do Dr. Messias fizeram dele um Juiz destacado, daqueles que conseguem compreender verdadeiramente a essência da judicatura, que não se cinge ao aspecto técnico, muito menos burocrático e formal”.

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, após ouvir as homenagens que foram prestadas ao Dr. Messias, disse que “neste momento importante para a Estância Turística de Salesópolis, que presta esta homenagem ao Dr. Messias, vimos que se tratou de uma pessoa que se dedicou e acima de tudo amava o trabalho que realizava, e hoje estamos homenageando denominando o prédio do Foro Distrital de Salesópolis “Juiz Messias José de Melo Souza”.