SALESÓPOLIS

Salesópolis

Jornal do Povão é homenageado pelo presidente da

Sociedade São Vicente de Paulo

Horário do Prado, Presidente da Sociedade São Vicente de Paulo da Estância Turística de Salesópolis sendo entrevistado por Márcio Rosa

O Jornal do Povão através de Márcio Rosa foi homenageado pelo presidente da Sociedade São Vicente de Paulo da Estância Turística de Salesópolis, Horácio do Prado, pelas reportagens e divulgação dos principais acontecimentos de Salesópolis e Região.

A equipe do Jornal do Povão fica agradecida por essa homenagem e pelos três anos que estamos a frente deste informativo que tem como objetivo mostrar tudo o que acontece não somente em Salesópolis mas nas cidades vizinhas.

Agradecemos ao Presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, Horário do Prado e a todos os leitores e internautas que confiam em nosso trabalho, estamos melhorando e nos aperfeiçoando a cada dia para deixar todos bem informados.


Salesópolis

Conheça os projetos da Associação Caminhando Juntos

Presidente da Associação Caminhando Juntos, José Gastão Cursino dos Santos e a

Diretora Financeira Elisabete Marli de Souza Santos

Sala de Informática da Associação Caminhando Juntos

A reportagem do Jornal do Povão esteve na Sede da Associação Caminhando Juntos no Bairro do Fartura em Salesópolis onde pôde conhecer todos os projetos desenvolvidos junto as crianças e adolescentes.

Na oportunidade conversamos com a Diretora Financeira, Elisabete Marli de Souza Santos e com o Presidente da Associação Caminhando Juntos, José Gastão Cursino dos Santos que falaram de todos os trabalhos realizados e da importância da colaboração da população com a Nota Fiscal Paulista.

As atividades da Associação terão início no próximo dia 2 de Fevereiro e um total de 360 jovens, crianças e adultos previamente já inscritos serão beneficiados com as oficinas de Dança, Ginástica, Informática, Música, Artesanato, Culinária e Cidadania.

A Associação Caminhando Juntos conta com recursos Estadual e Municipal, mas a maior parcela de toda a arrecadação é oriunda da Nota Fiscal Paulista que todos podem estar depositando nas caixas coletoras que estão distribuídas em vários pontos comerciais de Salesópolis.

O Presidente da Associação Caminhando Juntos José Gastão Cursino dos Santos disse a nossa reportagem que “a própria filosofia da Entidade de procurar minimizar os problemas que o município vem enfrentando relacionado às crianças, jovens e adolescentes, e agora trabalhando com as famílias”.

“Fazemos o possível para estar oferecendo alguma atividade, entendendo o que se passa com a localidade e trabalhar essa situação”.

“Neste ano iremos dar continuidade em nossos trabalhos, mas estamos aprendendo bastante a situação e melhorando os trabalhos a cada dia que passa e procurar minimizar esse problema, pois vimos que Salesópolis se encontra hoje em uma situação delicada com problemas sociais”.

“A Sede da Associação Caminhando Juntos está localizada no Bairro do Fartura em Salesópolis, mas qualquer criança é atendida”.

“Pedimos a todos que guardem o cupom fiscal ao fazerem suas compras independentes do estabelecimento comercial e depositem nas caixas da entidade, pois, é uma grande fonte de renda para podermos dar continuidade aos nossos projetos e os comerciantes que não possuem as caixas e quiserem estar colaborando é só entrar em contato conosco”.

“É simples e não custa nada para ninguém, mas contribui muito com os Projetos desenvolvidos pela Associação Caminhando Juntos”.

“O importante é entender os problemas que leva a cidade a enfrentar com crianças e adolescentes, para podermos trabalhar adequadamente, pois se ficarmos só oferecendo atividades sem saber o que está gerando esses problemas, para que possamos trabalhar no sentido de orientar, e sabemos hoje que o grande problema é a família, seja falta de estrutura ou falta de conhecimento para estar orientando adequadamente essas crianças”.

“Tudo isso faz com que a criança venha a ter um comportamento e atitude junto à sociedade que é prejudicial a todos, e procuramos entender para orientá-las”.

“O problema está na família, pois quando a criança apresenta um problema com certeza o foco é dentro de “casa””.

“O Centro Espírita repassa para a Associação Caminhando Juntos todo o excedente de sua arrecadação com os eventos realizados, e no ano de 2014 foram doados R$ 12 mil”, concluiu José Gastão.

A Diretora Elisabete frisou que “quando a família tem a necessidade de uma cesta básica a mesma é encaminhada ao Centro Espírita que acolhe as necessidades que são encaminhadas, inclusive as mulheres grávidas que recebem um kit enxoval para a criança, além de encaminhar para médicos e dentista”.

“Também há um acompanhamento escolar de todas as crianças participantes do projeto para sabermos o desempenho de cada um, como estão se comportando e fazemos essa parceria com o Diretor e Professor”.

“Temos também uma parceria com a Igreja Católica no Bairro do Fartura, que nos cede o espaço para desenvolver as atividades de dança, ginástica e neste ano as aulas de culinária”, disse Elisabete.

A Diretora Elisabete disse que “todos os assistidos pela Associação estão recebendo orientação de bons costumes, cidadania, respeito e até mesmo da importância da Religião na vida das pessoas, independente de qual seja a crença de cada um”.

“Incentivamos a todos a procurarem uma religião, e estamos trabalhando para que todos respeitem o próximo, as diferenças, e estamos trabalhando nas danças, informática, em uma brincadeira com as crianças, especialmente aquelas encaminhadas para o Projeto de Cidadania, que são enviadas pela Juíza e as crianças do Abrigo do Menor”.

“Todas as crianças são atendidas durante três horas diárias nas oficinas de dança, informática e cidadania”, finalizou Elisabete.


Entrevista

Prefeito Rafael fala das prioridades para Salesópolis

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, PR, (foto) falou a nossa reportagem de todos os trabalhos que serão e estão sendo realizadas na cidade, as benfeitorias que virão no decorrer do ano e comentou sobre o carnaval que neste ano voltará a ser realizado na Rua XV de Novembro.

Bairro do Totózinho Cardoso

“Para tirar qualquer dúvida da população em relação à rua que foi asfaltada no Bairro do Totózinho Cardoso no final de 2014, trata-se de uma Emenda Parlamentar no valor de R$ 200 mil para asfaltar algumas ruas no Bairro Antônio Pereira, e como sobrou um saldo poderia ser aproveitado em uma rua pequena e como já havia uma indicação do vereador Edney Campos dos Santos, PR, aproveitamos o dinheiro e acrescentamos mais essa benfeitoria”.

“Assim fizemos um processo de licitação na modalidade convite que é rápida e a obra sai em uma semana, após assinar o convênio, e assim à empreiteira iniciou as obras”.

“A Rua Sebastião Nepomuceno da Silva está em um pacote maior do FUMEFI -  Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento, em dois milhões e quatrocentos mil reais, que é uma modalidade diferente, é Concorrência Pública, um processo demorado que leva alguns meses e às vezes tem recursos o que acaba atrasando o início das obras”.

“Nesse processo de Licitação uma empresa baixou os valores passando para um milhão e oitocentos mil, e o prazo de recurso é mais demorado, pois vai para o Diário Oficial, Tribunal de Contas. Com a empresa que a ganhou a Licitação foi feito o contrato com a mesma, as placas já foram colocadas e no início de fevereiro as obras serão iniciadas”.

“Vamos iniciar pelo Jardim Bela Vista e logo em seguida iniciaremos as obras do Bairro do Totózinho Cardoso que deverá ser concluída ainda no mês de fevereiro”.

“Enfim será um asfalto de qualidade e bem feito”, disse o prefeito Rafael.

Mais obras para a Estância Turística de Salesópolis

Na última sexta-feira, o prefeito Rafael assinou contrato com a Caixa, “visto que se trata de verba Federal, para a realização de mais obras para a Estância Turística de Salesópolis, tais como asfalto da Avenida Victor Wuo e rua Sebastião Soares Leite, no Bairro do Fartura, reforma do Centro Esportivo Municipal e do Distrito Nossa Senhora dos Remédios, compra do caminhão pipa e agora iremos aguardar liberar os recursos para podermos licitar e realizar as obras, é um caminho difícil”, disse.

“A obra do Aterrado estamos aguardando a liberação para licitação que se encontra no Departamento Jurídico do DAEE e assim que analisar vai para publicação, ou seja, não está nas “mãos do prefeito”, fazemos o que está ao nosso alcance, mas infelizmente tem políticos que enganam os moradores do Bairro do Aterrado dizendo que as obras não irão sair, mas é apenas especulação”. “Neste ano a Estância Turística de Salesópolis será um grande canteiro de obras”.

Crise Hídrica

“A prioridade é acelerar a aprovação da Lei Específica para que Salesópolis seja compensada pelo uso da água por parte da Sabesp e sabemos que não será nada fácil, e precisaremos do apoio dos deputados”.

“Precisamos nos unir com a população, prefeitura, deputados e as cidades que tem reservatórios, para lutar pelo dinheiro da compensação”.

“Salesópolis está elaborando um novo contrato com a Sabesp e após aprovação iremos pedir uma reunião com o Superintendente da Empresa para discutirmos sobre tarifa social, tarifa econômica e sobretaxa”.

Estradas Rurais

“As máquinas já estão efetuando os trabalhos de recuperação das Estradas Rurais visto que com o início das aulas o movimento aumenta e precisamos deixar tudo em perfeita condição de uso”.

Voltando o carnaval para o centro da cidade

“Atendendo a vontade do povo e também pela parte econômica para realizar a festa de momo, o carnaval será realizado na Rua XV de Novembro, mas a grande preocupação é com o volume de pessoas e iremos ampliar o espaço destinado ao público e fechar o local para dar mais segurança aos foliões”.

“Vamos avaliar este ano se fica em definitivo no centro da cidade, pois temos um carnaval bem formatado e iremos tomar medidas para que a população se divirta em segurança”


Opinião

Vereador Lélis fala sobre o carnaval de rua na

Estância Turística de Salesópolis

O vereador Benedito Lélis Renó, PT, em entrevista ao Jornal do Povão falou sobre a realização do Carnaval 2015, ressaltando a importância do evento voltar para o centro da cidade e acima de tudo promover o nome da Estância Turística de Salesópolis, para que os turistas venham nos visitar e prestigiar o comércio local.

“Se tratando de uma festa popular e que consta no calendário turístico de Salesópolis, nos últimos anos verificamos muitas falhas na organização do evento”.

“Queremos que sejam avaliadas as falhas para que neste carnaval não cometam os mesmos erros do passado”.

“O importante é fazer um carnaval alegre para todos e o mais importante é gastar pouco, pois Salesópolis nos últimos anos teve muito prejuízo com a realização da festa de momo, porque contratam uma empresa com valor muito alto”.

Na opinião do vereador Lélis, “para realizar um carnaval sem muitos gastos basta colocar uma banda de música, palco e não precisa de cobertura para os foliões, pois se chover quem gosta continua na brincadeira”.

“Se a festa não dá lucro quem vai pagar é a prefeitura, é importante que o valor líquido que sobrar da portaria seja destinado a Santa Casa, mas precisamos fazer uma festa que cubra as despesas sem que a prefeitura coloque dinheiro”.

“Carnaval não é show, precisamos contratar as bandas de Salesópolis, pois, ninguém vai para ver o artista e sim a banda tocando, valorizando assim os músicos e a Banda São José de Salesópolis”.

“O turista quer vir no interior ficar em pousadas e hotel e a noite sair com sua família para curtir o carnaval”.

“Queremos um carnaval alegre para todos; essa é minha sugestão, o prefeito faz o que achar melhor, desde que pense no povo e não no ego pessoal de favorecer o grupo político dele”.

“Queremos um carnaval para nosso povo, isso é importante para a cidade”, concluiu o vereador Lélis.


Melhorias

Prefeitura inicia limpeza da Avenida Professor Adhemar Bolina

Após reclamação de dezenas de moradores que diariamente utilizam a Avenida Professor Adhemar Bolina, que precisavam andar pela via visto a grande quantidade mato e sujeira no local, o Departamento de Obras da Prefeitura da Estância Turística de Salesópolis providenciou a limpeza.

Agora com o local mais limpo e principalmente sem mato os pedestres poderão andar com mais tranquilidade sem precisarem dividir a pista da Avenida com os motoristas.


Início das obras 

Centro Comunitário do Bairro do Fartura

Já se encontra em sua primeira fase as obras do Centro Comunitário do Bairro do Fartura na Estância Turística de Salesópolis.

O Centro Comunitário irá oferecer lazer, cursos, academia ao ar livre, ginástica, um local multiuso para os moradores do Bairro.

A população do Bairro do Fartura já aguardava há anos a construção desse Centro Comunitário e neste ano todos já poderão estarem usufruindo das instalações que deverão ficarem prontas até o final do mês de julho conforme placa colocada local das obras.


Atrasos

Usuários reclamam mais uma vez da Júlio Simões

Os usuários da Linha 311 da Empresa Júlio Simões que liga Salesópolis à cidade de Mogi das Cruzes estão cansados de reclamar seja para as autoridades ou na própria Júlio Simões dos constantes atrasos e quebra de coletivos na estrada.

Essas reclamações contra a Empresa Júlio Simões já vem há anos, mas infelizmente os problemas continuam os mesmos.

Com o aumento da passagem que está em vigor desde o último dia 6, os usuários esperavam mais qualidade no transporte, para que não fiquem na estrada debaixo de chuva ou sol quando um coletivo apresenta problemas mecânicos.

Todos os velhos problemas que continuam acontecendo com a Empresa Júlio Simões especificamente no atendimento aos usuários de Salesópolis podem ainda acarretar uma nova manifestação da população que está indignada e querem providências urgentes dos políticos para que intercedam junto a concessionária a fim de dar um melhor atendimento.


Prefeitura da Estância Turística de Salesópolis concede

até 100% de desconto dos juros e multas

 

A Prefeitura da Estância Turística de Salesópolis,  por meio da Secretaria Municipal de Finanças, abriu nesta segunda-feira, 5 de Janeiro, o Programa de Recuperação Fiscal - REFIS  para a regularização das dívidas de empresas e pessoas físicas com o município. O contribuinte poderá pagar os débitos com IPTU (Imposto Sobre Propriedade Territorial e Urbana) e ISS (Imposto Sobre Serviços), por exemplo, a vista, com 100% de descontos nos juros e multas.

Poderão ser parceladas as dívidas vencidas até 30 de setembro de 2014, conforme consta na lei complementar 05, de 3 de dezembro de 2014, aprovada pela Câmara Municipal, e sancionada pelo Prefeito Eng. Benedito Rafael da Silva. O contribuinte que aderir ao Programa, ainda de acordo com a lei, poderá dividir o que deve ao erário municipal em 05 ou 10 vezes. No caso de 05 (cinco) parcelas iguais e consecutivas terá a redução de 75% (setenta e cinco por cento) ou ainda em 10 (dez) parcelas com a redução de 50% (cinquenta por cento). 

A opção do contribuinte precisa ser formalizada entre 05 de janeiro e 31 de março de 2015. A primeira parcela poderá ser paga até cinco dias após a formalização ao Programa. O valor das prestações não ficará abaixo de R$ 50,00 por pessoa física. Já para pessoas jurídicas, a quantia mínima está afixada em R$ 80,00.

Para adesão e outras informações: Sede da Prefeitura Municipal, Setor de Cadastro na Rua Pedro Rodrigues de Camargo, 215, Centro, Estância Turística de Salesópolis, SP (11) 4696-3128.


Acidente fatal

Motorista morre em grave acidente na Estrada das Pitas

Um grave acidente aconteceu na Estrada das Pitas no Km 122, em uma curva na descida da “Serrinha”, próximo ao Bairro do Cedro (Paraibuna) e também conhecida pelos moradores como a curva da morte, visto que no final do ano passado um caminhão com grama também tombou no mesmo local.

Três viaturas do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes, com doze homens sob o comando do Tenente Borges estiveram no local para atender a ocorrência e ao chegarem já encontraram morto o motorista do caminhão baú placa BWN 2020 de Londrina, PR.

A reportagem do Jornal do Povão ouviu os moradores e todos reclamam da falta de sinalização no local que é considerado muito perigoso, visto que alguns motoristas abusam da velocidade.


Estância tem novo Diretor de Cultura

Jair Pedrosa (foto) assumiu a Diretoria de Cultura da Prefeitura da Estância Turística de Salesópolis e já começou a trabalhar pensando no carnaval de rua.

Como já havíamos anunciado no final do ano passado após uma entrevista com o prefeito Rafael as tradições culturais de nossa cidade começando pelo carnaval serão mantidas e resgatadas e neste ano a festa de Momo voltará para o centro da cidade na rua XV de Novembro.

A reportagem do Jornal do Povão procurou o novo Diretor de Cultura Jair Pedrosa que falou de seus planos para a Estância Turística de Salesópolis que tem grande potencial Turístico e Cultural.

Em uma rápida conversa com o novo Diretor de Cultura da Estância Turística de Salesópolis Jair Pedrosa ele nos disse que “tem propostas interessantes a serem feitas, mas que primeiramente irá tomar conhecimento de toda a situação antes de fazer qualquer projeção”.

Disse ainda que “vê na Estância Turística de Salesópolis um grande potencial na área cultural e irá fazer um planejamento dentro de um calendário de eventos para que possamos fomentar”.

“Iremos potencializar as datas de eventos já existentes como carnaval, aniversário da cidade, em junho algo relativo às Festas Juninas, a fim de divulgar a Estância em toda a região do Alto Tietê”, concluiu Jair Pedrosa.


Mato atrapalha pedestres em Salesópolis

O mato que está se acumulando na “calçada” localizada na Avenida Professor Adhemar Bolina nas proximidades da EMEI Professora Maria Aparecida Freire de Faria, está fazendo com que os pedestres utilizem a via para poder chegar a seus destinos.

A reportagem do Jornal do Povão esteve presente no local e constatou que há grande quantidade de mato no local destinado aos pedestres e até mesmo uma árvore caída faz com que as pessoas utilizem a rua o que é perigoso devido ao grande movimento do local.

Os moradores solicitam que o departamento de obras da prefeitura de Salesópolis que efetuem a limpeza do local visto que diariamente centenas de pessoas fazem caminhadas e por várias vezes interromperam suas atividades com o perigo não somente pelo movimento de veículos mas também devido ao forte calor aparecerem bichos peçonhentos no local.


Entrevista - 20-12-2014

Secretário de Esportes fala ao Jornal do Povão

 

O Secretário Municipal de Esportes de Salesópolis, Agnaldo de Paula Leite Ribeiro, concedeu a nossa reportagem uma entrevista onde fala de seus trabalhos desenvolvidos em 2014 e de sua saída da Administração Municipal.

“Realmente estarei deixando o cargo de Secretário Municipal de Esportes e Lazer em janeiro de 2015. Em reunião junto ao Prefeito Rafael já o cientifiquei que estarei apresentando meu pedido de exoneração por questões de ordem pessoal e profissional, pois pretendo exercer a advocacia e o cargo de Secretário me impede de acumular este trabalho”.

“Sou grato ao prefeito Rafael por ter me dado à oportunidade de viver esta experiência, e apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas a frente da Secretaria de Esportes e Lazer, acredito que conseguimos realizar muitas ações na área esportiva no período de um ano”.

“Trabalhei mais de 30 anos em um regime militar, cuja disciplina e hierarquia são princípios fundamentais e confesso que estranhei muito lidar com o regime de trabalho na Prefeitura, onde estes conceitos básicos e fundamentais não são tão aplicados, sendo também um dos motivos do meu pedido de exoneração”.

“Gostaria de ressaltar que o Prefeito Rafael me deixou bem à vontade e sempre me deu autonomia para desenvolver meu trabalho, logicamente, dentro da realidade e condições do município, haja vista que todos sabem da grande dificuldade financeira que estamos enfrentando, e mesmo assim, conseguimos sem ônus para os cofres públicos exercer muitas atividades na área do esporte e muitas de grande repercussão, como nossa participação no JORI – Jogos Regionais do Idoso, JAI- Jogos Abertos dos Idosos; Projeto: “Esporte na Escola” que envolveu quase 400 crianças; Corrida de São José (prova pedestre); 1º Campeonato Intermunicipal de Futsal da Estância turística de Salesópolis com as categorias: principal, veterano e feminino; campeonatos de futsal de férias (janeiro e Julho); Campeonato futebol de campo; Desafio top Bike da Nascente; apoio e incentivo ao Vôlei Adaptado, entre muitas outras modalidades, as quais constam no saite oficial da Prefeitura  - Secretária de Esportes”.

Agnaldo falou sobre as críticas que recebeu durante sua passagem pela Secretaria de Esportes:

“Fico muito feliz por ter recebido algumas críticas construtivas de pessoas sábias e bem intencionadas que buscam como eu o melhor para o município, as quais conversaram pessoalmente comigo e emitiram ideias e sugestões”.

“Entendo ser importante que haja críticas, desde que sejam construtivas e direcionadas as questões profissionais, é inaceitável que alguém por questões pessoais e por não gostar da outra faça críticas sem qualquer fundamento”.

“A pessoa que se propõe a criticar tem que ao menos conhecer sobre o assunto, buscar informações antes de emitir opiniões, pois, o que vemos normalmente são ataques direcionados a pessoa e não críticas a determinadas ações ou omissões na área profissional, isso traz muitas vezes prejuízos não só a pessoa criticada como também ao próprio município, e infelizmente não consegui sair ileso deste tipo de maldade, mas como homem público era previsível que isso ocorreria, mas graças a Deus o único ataque veio de um ser insignificante e sem qualquer prestígio e credibilidade”.

Mensagem de Fim de Ano

“Ao Esporte em Salesópolis desejo um 2015 muito melhor que 2014, cheios de realizações e união entre todas as lideranças envolvidas no esporte na cidade, para o bem de todos e de nosso município”.

“Que Deus possa abençoar aquele que estará assumindo a frente da Secretaria de Esportes dando forças para suportar essa guerra de vaidades que existem com nossas lideranças esportivas, as quais se fossem unidas e somadas a Secretaria de Esportes e Lazer trariam maiores resultados ao nosso esporte”.

“Aos munícipes desejo a todos um feliz natal e um próspero ano novo. Que Deus possa entrar e permanecer em seus lares, proporcionando muita saúde, sabedoria, paz e felicidades”.

“Gostaria de dizer que juntos somos fortes e podemos reverter e superar qualquer dificuldade, mas é fundamental que todos tenham conhecimentos sobre o que ocorre em nossa cidade e antes de formar sua opinião sobre um comentário e/ou boato, busquem informações a respeito do assunto, muitas vezes uma inverdade plantada por pessoas que visam somente seus próprios interesses traz grande prejuízo e ao nosso município, e consequentemente, a nós munícipes”.


Confraternização dos alunos do Projeto CAJU - 18-12-2014

Aconteceu na noite de quarta-feira, 17, no Bairro do Fartura a festa de Confraternização dos alunos do Projeto CAJU que contou com a participação do Prefeito Benedito Rafael da Silva, PR e sua esposa Paula Tenório, vice-prefeito Vanderlon Oliveira Gomes e sua esposa Luciana, vereador Claudinei José de Oliveira, PR, Membros da Diretoria da Associação Caminhando Juntos, Coordenação e Equipe Técnica e de Monitores da Entidade

Na oportunidade aconteceu a entrega de 38 Certificados do Curso de Informática, sendo 22 manhã e tarde (crianças e adolescentes), e 16 noite (adultos)

Após houve a apresentação dos Projetos Dança e Ginástica e Espaço Criança Feliz com Teatro.

Também foi apresentado aos presentes o valor de mais de R$ 50 mil arrecadado com a Nota Fiscal Paulista em 2014.

Mais uma vez a organização do evento mostrou aos pais e demais presentes todos os projetos que são desenvolvidos pela entidade em Salesópolis com crianças e adolescentes.


Município Verde Azul - 15-12-2014

Mais uma vez Salesópolis despenca no ranking

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente divulgou sexta-feira, 12, o ranking dos municípios que que são certificados com o selo do programa Município Verde Azul.

A novidade neste ano foi a de Guararema que figura entre as cem melhores classificadas.

A Secretaria do Meio Ambiente leva em consideração as melhorias das cidades no tratamento de esgoto, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

O Município de Salesópolis que em 2012 era a cidade do Alto Tietê mais bem avaliada figurando na 85ª posição, vem caindo todos os anos no ranking e na última divulgação da Secretaria do Meio Ambiente ficou com a posição de 308ª com apenas 50.4 pontos.


Estradas Rurais - 15-12-2014

Estrada do Bracaiá em péssimas condições

 

O vice-prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, falou que já identificou as estradas que precisam de um trabalho de recuperação e no inicio de janeiro serão efetuadas as melhorias não somente na Estrada do Bracaiá, mas em toda malha viária de Salesópolis.

Outra via que se encontra com dificuldade muito grande é a Estrada da Petrobrás que também será recuperada, além do pedido que foi feito ao Deputado André do Prado para que inclua a mesma no Programa Melhor Caminho do Governo do Estado.

As demais estradas serão feitas um trabalho de Patrolamento para manter em perfeitas condições de uso especialmente pela população de Salesópolis que usa diariamente.

“O prefeito Rafael falou que no próximo ano irá priorizar a recuperação das estradas rurais a fim de que a população possa trafegar sem problemas”, disse o vice-prefeito Vanderlon.

Com relação às críticas que vem sofrendo pelos vereadores durante as Sessões da Câmara, Vanderlon disse que “é normal, pois não tem como atender a todos os pedidos  e na medida do possível vamos analisando as prioridades do município e juntamente com o Antonildes e Renato vamos verificando os locais de maior prioridades”.

“O vereador está fazendo a função dele mas todos sabem das dificuldades financeiras que o Município de Salesópolis passa e eu também já fui vereador de oposição, o problema é não ter dinheiro para atender a todas as demandas e pedidos dos vereadores”, disse Vanderlon.

Quando foi indagado sobre se ocupa ou não um cargo dentro da Administração  Vanderlon disse que não manda no Setor de Obras da Prefeitura de Salesópolis, apenas vai até o local e faz sugestões dos locais com problemas na cidade”.

Na condição de vice-prefeito apenas acompanho os departamentos da prefeitura e alguns seguimentos, pois quem manda é o prefeito Benedito Rafael da Silva, PR.

Academia ao Ar Livre

Através de uma emenda do Deputado André do Prado, foi liberado o valor de R$ 30 mil para a aquisição de mais uma Academia ao Ar Livre, que será discutida com os vereadores do PR para saber qual Bairro onde que deverá ser instalado.

“O Bairro do Bragança já foi contemplada com uma Academia e agora o prefeito Rafael está estudando a possibilidade de instalar uma no Distrito Nossa Senhora dos Remédios, dependendo apenas de um local adequado”. 


Confraternização - 14-12-2014

Sindicato dos Servidores Públicos de Salesópolis

promove jantar a seus filiados

 

Fotos: João Pedro Morente

O Sindicato dos Servidores da Administração Pública de Salesópolis realizou na noite de sábado, 13, no Restaurante Nhá Luz, um jantar para marcar o encerramento das atividades neste ano.

O Diretor do Sindicato Jairo Salgado, conduziu todos os trabalhos durante as festividades e entregou várias lembranças aos funcionários que estiveram presentes ao evento.

Ao mesmo tempo em que se finda o ano o Sindicado já está iniciando os trabalhos a fim de pleitear o reajuste salarial da categoria prevista para o início de 2015.


Formatura do Proerd em Salesópolis - 5-12-2014

Aconteceu na noite de sexta-feira, 5, na Escola Estadual Professora Olga Chakur Farah em Salesópolis a formatura de mais de 140 alunos do Proerd das Escolas Estadual e Municipal.

Estiveram presentes o Presidente da Câmara de Salesópolis vereador Francisco Marcelo de Morais Corrêa, vereadores, Mario Barbosa Pinto, SD, Cristian Luiz Candelária, PV e Paulo Roberto de Faria, PR, o assessor do Deputado Estadual Dr Gondim, senhor José Ruiz Netto e represenando a Secretaria Municipal de Educação Alessandra Dias.

A quadra da Escola foi palco da grande festa que os alunos faziam a cada instante junto com professores e PMs que foram muitos simpáticos com todos.

No decorrer das festividades os alunos que se destacaram com suas redações foram premiados pelos organizadores do evento.

O Cabo da Polícia Militar André Luiz Candelária se emocionou durante seu discurso, e ressaltou mais uma vez que a presença dos pais na formatura foi muito importante para todos os alunos que precisam acima de tudo do apoio dos familiares.

O vereador Cristian Luiz Candelária falou em nome do Poder Legislativo de Salesópolis e falou da importância do trabalho desenvolvido pelo Cabo Candelária que não mede esforços para mostrar às crianças a importância de viver longe das drogas.

O Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Salesópolis Primeiro Tenente Dirceu agradeceu principalmente a presença dos pais, e disse que a Polícia Militar está presente em nossa cidade para coibir o tráfico de drogas e prender essas pessoas que não podem viver em sociedade.

O que é o Proerd

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso.

Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas.

O PROERD é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças na 4ª série do Ensino Fundamental, mostrando-Ihes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.

O programa também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos corno amigos e pessoas em quem eles podem confiar.

Permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis.


Salesópolis - 30-11-2014

Festival de Dança na Escola Profª Olga Chakur Farah

Aconteceu na noite de sábado, 29 de novembro, na quadra de esportes da EE Professora Olga Chakur Farah em Salesópolis o Festival de Dança com a participação dos Grupos de Dança ACD da EE Professora Olga Chakur Farah e da Associação Caminhando Juntos do Projeto Caju.

Com lindas coreografias o festival encantou a todos os presentes e promete para as próximas edições do evento trazer novidades para todos.


Chá Beneficente - 29-11-2014

Centro Espírita Humildade

Aconteceu na tarde de sábado, 29, no Centro Espírita Humildade de Salesópolis um Bazer Beneficente e um delicioso Chá acompanhado de salgados e doces.

O público presente pôde além de realizar suas compras no Bazar Beneficente, colaborar com as obras de Caridade do Centro Espírita Humildade.

A Equipe do JP esteve presente e registrou grandes momentos de descontração dos organizadores e voluntários que juntos trabalham para prestar caridade ao próximo.


Emocionante - 26-11-2014

Banda do Exército se apresenta na Praça da Matriz

 

A Banda de Música do 4º Batalhão de Infantaria Leve se apresentou na Praça da Matriz em Salesópolis, na manhã de quarta-feira, 26, e emocionou a todos os presentes.

Sob a regência do Maestro Tenente Gedolim o público presente pode ouvir vários clássicos de filmes que marcaram a época do cinema, além de Trem das Onze do saudoso Adoniram Barbosa.

O Prefeito Benedito Rafael da Silva, PR esteve presente ao evento com o vice-prefeito Vanderlon Oliveira Gomes e o vereador Sérgio dos Santos, PMDB.

Salesopolense, o Tenente do Exército e Músico João Vitor de Souza Ferreira, foi saudado pelo prefeito Rafael, pelo General João Camilo Pires Campos, Comandante Militar do Sudeste e por sua família que estiveram presentes na Praça da Matriz para prestigiarem a belíssima apresentação da Banda.


Entrevista

General João Camilo Pires Campos fala ao povo de Salesópolis

Em entrevista concedida a reportagem do Jornal do Povão o General João Camilo Pires, Comandante Militar Sudeste disse que “nesta semana a Tropa do Comando do Sudeste e no caso de Salesópolis a 2ª Divisão do Exército está fazendo Exercícios de Adestramento”.

“Hoje a Divisão está com uma parte da Tropa fazendo Exercícios em Salesópolis e a outra parte está realizando uma Operação na Comunidade da Maré no Rio de Janeiro em uma operação real e aqui Exercícios de Adestramento do nosso contingente”.

“É um exercício de treinamento, pois a localidade é muito boa desde Santa Branca até Salesópolis é muito propício para esse tipo de evento”.

O General João Camilo Pires Campos ressaltou ainda a beleza da Igreja Matriz de São José de Salesópolis e disse que “com a apresentação da Banda vem presentear a cidade e mostrar a comunidade o Soldado Músico”.

Para encerrar o General João Camilo Pires Campos cumprimentou o povo de Salesópolis pela cidade e pelo carinho de todos, “desejando a todos um final de ano sereno e tranquilo e que tenham muita paz”, concluiu.


Edital para obras na travessia do Aterrado em Salesópolis será

publicado em 15 dias, informa DAEE - 05-11-2014

Departamento confirma investimento de R$ 1,6 milhão para executar obras

O Departamento de Águas e Energia Elétrica, DAEE, confirmou a reconstrução da travessia do Aterrado e disse que a estatal fará um investimento de R$ 1,6 milhão para executar as obras. Ainda de acordo com o órgão, o edital de licitação para essa construção será publicado no DOE em até 15 dias. Após a definição da empresa responsável, as obras devem durar 6 meses. A informação é do superintendente Alceu Segamarchi ao deputado estadual André do Prado, PR, e ao prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael,PR, que estiveram reunidos na sede do DAEE.

“Em face da dificuldade da formalização do convênio entre prefeitura e Estado, o DAEE assumiu o compromisso de executar o projeto. A obra, que consiste na recuperação da travessia, permite a transposição das águas da represa de Salesópolis. É um projeto muito importante e vai melhorar a qualidade de vida das pessoas que residem nas proximidades”, informou o deputado André, que vem se reunindo nas secretarias responsáveis há quase 1 ano.

A expectativa do parlamentar é que seja garantida à população o tráfego mais rápido e seguro pela região, mesmo nos períodos de chuva e que o escoamento da produção de eucaliptos do município não seja prejudicado. “Estamos esperançosos de que o edital seja logo lançado e, assim, a empresa vencedora da licitação dê início ao projeto com celeridade”, destacaram André do Prado e o prefeito Rafael.

A situação do Aterrado vem se agravando desde 2012, que após fortes chuvas, sofreu o rompimento da estrutura, ocasionando a destruição parcial da via, inundando a passagem e comprometendo o deslocamento de cerca de duas mil pessoas dos bairros Aparecida, Arrepiado, Pinheirinho, Aterrado e Pedra Branca. “A comunidade espera pelas melhorias há anos. Quando chove, não há como se locomover, levando inúmeros prejuízos aos moradores da região”, alegou o prefeito Rafael.

O prefeito agradeceu a intercessão do deputado André do Prado durante todo o processo que envolveu a confirmação dos investimentos. “Ao lado do deputado temos batalhado para assegurar a reconstrução dessa passagem. Esperamos que o DAEE possa executar rapidamente todas as providências e garanta a execução do projeto”, destacou Rafael.


Fazendo aniversário 01-10-2014

Agência do BB fechada desde fevereiro

 

O vereador Paulo Arouca Sobreira, SD, “Paulo Banespa” (foto a esquerda), já enviou documentos por mais e três vezes a Superintendência do Banco do Brasil  para viabilizar a reabertura do Posto de Atendimento em Salesópolis que se encontra de portas fechadas desde o dia 6 de fevereiro após ataques de marginais.

O que mais revolta os correntistas do Banco é que outras agências que também foram danificadas durante o ataque em menos de vinte dias já estavam em pleno funcionamento.

A agência dos Correios realiza movimentação bancaria a serviço do BB e nos últimos meses as filas e reclamações aumentaram em Salesópolis.

Mas o problema não está no atendimento dos funcionários mas sim na incompetência da Superintendência do BB que não providenciou a reabertura da agência até o presente momento.


Entrevista Especial

Dr. Gondim fala da importância da preservação do Rio Tietê

O deputado Dr. Gondim esteve presente na solenidade de recepção da Imagem de Nossa Senhora Aparecida na Nascente do Rio Tietê e ficou muito emocionado com a oração que foi proferida pelo Padre Palmiro Carlos Paes, juntamente com os demais religiosos presentes.

Em entrevista ao Jornal do Povão o deputado e candidato a reeleição Dr. Gondim disse que o Rio Tietê tem uma grande importância para nós, e ainda mais o respeito que deveremos ter com meio ambiente.

“Todos precisam respeitar o Rio Tietê que fornece água potável para consumo humano desde sua nascente, passando pela metrópole que é São Paulo até a barranca do Rio Paraná”. “Queremos agua não poluída para a população, por isso precisamos preserva-lo ter respeito, que Deus proteja e abra a cabeça de todos e pelo amor de Deus não poluam o Rio Tiete” concluiu emocionado o deputado Dr. Gondim.


I Semana do Idoso em Salesópolis

Palestrante o Farmacêutico Silvio Luiz R. de Almeida

Prefeito Rafael esteve presente na abertura do evento

Foi aberta oficialmente na tarde de segunda-feira, 29, no Mercado Municipal a I Semana do Idoso, com a participação do Secretário de Assistência Social Marcos Marcelino de Campos, prefeito Benedito Rafael da Silva, presidente do CCI Ademir Antônio da Silva e como Palestrante o Farmacêutico Silvio Luiz R. de Almeida que falou sobre a Automedicação.

O Secretário de Assistência Social Marcos Marcelino convida a todos os idosos de Salesópolis e região para participarem das Palestras que irão acontecer nas dependências do “Antigo Mercado Municipal” até sexta-feira, dia 3 de outubro, a partir das 14:00.


Salesópolis

Reciclagem do lixo em Salesópolis 

Assinado novo convênio com ARES

 

 

 

 

 

 

 

O prefeito Benedito Rafael da Silva, PR, assinou na tarde de segunda-feira, 22, o novo convênio com ARES Associação dos Recicladores de Salesópolis, juntamente com a presidenta da Associação Janaina de Souza Silva.

Também estiveram presentes ao evento o vice-prefeito Vanderlon Oliveria Gomes, a Desenvolvimento, Turismo, Meio Ambiente, Agronegócios e Regularização Fundiária Solange Wuo Franco, presidente da Câmara de Salesópolis Francisco Marcelo de Morais Correa e os vereadores Edney Campos dos Santos, Mario Barbosa Pinto e Paulo Roberto de Faria e o administrador do Distrito Nossa Senhora dos Remédios Paulo César Monteiro e os integrantes da TNC The Nature Conservancy, que irão realizar um trabalho pioneiro em Salesópolis na preservação do meio ambiente.

O prefeito Rafael ressaltou a importância da população se conscientizar para podermos reciclar a maior quantidade possível de lixo.


Salesópolis

Secretário de Educação contesta matéria do JP

O Secretário de Educação da Estância Turística de Salesópolis, José Luiz Padilha Aguilar, contestou a matéria publicada no JP relativa a fala do vereador Benedito Lélis Renó, PT, durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal realizada no dia 15 de setembro.

Após consultar nosso Departamento Jurídico atendemos que tais retratações que o Secretário pleita em seu ofício (abaixo) deveria ser publicado.

Para que todos tenham ciência da seriedade de nosso trabalho o único objetivo que o Jornal do Povão tem é de prestar informação à população, e a matéria publicada com o título Secretário em campanha eleitoral no horário de trabalho foi extraída da fala do vereador Benedito Lélis Renó e assim não refletindo o pensamento deste Órgão de Comunicação.