FESTA DO DIVINO 2014 SALESÓPOLIS

 

PADRE JUAREZ DE CASTRO

CLIQUE E VEJA MENSAGEM AO POVO DE SALESÓPOLIS

Edição: João Pedro Morente


 

ADQUIRA FOTOS DA FESTA DO DIVINO E DO PADRE JUAREZ DE CASTRO

LIGUE AGORA MESMO PARA 9 7266 8261 E FALE COM JOÃO PEDRO MORENTE


Deputado André do Prado em Salesópolis

O deputado estadual André do Prado esteve no domingo, 20, durante o encerramento da Festa do Divino em Salesópolis e visitou juntamente com o prefeito Benedito Rafael da Silva, PR, o prefeito de Biritiba Mirim Carlos Alberto Taino Junior, Padre Cícero Sobral e amigos o Império do Divino e pode assim conhecer um pouco de nossa cultura.


CLIQUE E VEJA MENSAGEM DOS FESTEIROS

Os Festeiros do Divino Espírito Santo de 2014, Domingos e Arlete falaram em nome de todos os demais Festeiros e agradeceram a população que direta ou indiretamente colaboraram para o grande êxito da Festa do Divino em Salesópolis.

Edição: João Pedro Morente


Mensagem do Padre Cícero Sobral ao povo de Salesópolis

Edição: João Pedro Morente


O Carisma do Padre Cícero Sobral

Há pouco mais de um ano na Paróquia São José de Salesópolis, auxiliando o Padre Luciano Batata que é nosso Pároco, o Vigário Cícero Sobral irá nos deixar no início do mês de agosto.

Padre Cícero como é carinhosamente chamado por todos de Salesópolis é uma pessoa carismática, alegre e divertida acima de tudo.

Desde que chegou a Paróquia São José de Salesópolis vem dividindo com o Padre Luciano Batata que é nosso Pároco, as inúmeras atividades diárias, pois, temos cerca de vinte e duas Comunidades nos mais diversos Bairros com suas Igrejas e Capelas que o Padre precisa visitar.

O que mais chamou a atenção de todos em Salesópolis é a maneira carinhosa que o Padre Cícero trata a todos principalmente o carisma especial com crianças e idosos.

Padre Cícero por onde passa chama a atenção das crianças que se dirigem a seu encontro para abraça-lo e pedir sua benção.

O povo de Salesópolis que realmente conhece a pessoa do Padre Cícero Sobral, de sua inteligência e capacidade de saber tratar bem as pessoas sentirá muita falta de suas homilias, de suas brincadeiras saudáveis que qualquer pessoa pode ouvir sem se sentir ofendida.

Padre Cícero Sobral realizará sua última celebração em Salesópolis no dia 3 de Agosto, domingo, às 19:30 na Praça da Matriz em uma Missa campal, a qual ele mesmo quer que todos venham com muita alegria em seus corações, pois não quer uma despedida ou um adeus e sim um dia para ficar na memória de cada um dos Católicos de Salesópolis.

Padre Cícero gostaria muito se possível que todos os cavaleiros de São José, aqueles que todos os anos caminham a pé até Aparecida, motoqueiros, bicicletas e porque não uma carreata para se reunirem e saírem das proximidades do Portal até a Igreja Matriz para o início da celebração.

Será um dia histórico e inesquecível para o povo de Salesópolis.


Obra de Arte

O Andor para a Procissão do Divino Espírito Santo deste ano foi desenhado pelo artista  de Mogi das Cruzes Sérgio Rodrigues Vicco, Coordenador da Equipe de Decoração, juntamente com os auxiliares Januário dos Santos, Salete Teixeira e Ivani .

Há trinta anos realizando decorações em Andores da Festa do Divino em Mogi das Cruzes, Sérgio Rodrigues Vicco foi convidado para vir até Salesópolis e se sente muito feliz, pois gosta do trabalho que realiza. 


Padre Antônio Carlos celebrou em Salesópolis

O Padre Antônio Carlos Menezes, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, esteve presente na manhã de domingo, 20, em Salesópolis e celebrou a missa das 10:00 na Igreja Matriz de São José.

Muito carismático e elegante em suas palavras, Padre Antônio parabenizou a todos pela Festa do Divino Espírito Santo e com sua alegria contagiou os participantes da missa.


Padre Sérgio participa da festa do Divino Espírito Santo

A missa do sábado da Festa do Divino em Salesópolis foi celebrada pelo Padre Sérgio Campos na Igreja Matriz de São José.

Centenas de Católicos e Devotos do Divino acompanharam a celebração que no final homenageou o senhor Benedito Froes de Oliveira, 88 anos, que faz parte da Folia do Divino, mas por motivos de estar com dificuldade de andar após um acidente, não pode participar das alvoradas neste ano.

Sua filha o acompanhou na noite de sábado até a Igreja Matriz para assistir a missa e participar da Folia do Divino no Império.


Folião do Divino é homenageado na Igreja Matriz

Benedito Froes e seu irmao José Froes no Império do Divino

O Folião do Divino Espírito Santo senhor Benedito Froes de Oliveira, 88 anos, foi homenageado na noite de sábado, 19, na Igreja Matriz de São José, durante missa celebrada pelo Padre Sérgio.

“Seu” Benedito Froes sofreu um acidente que o deixou por vários meses sem poder andar, e nesta semana da Festa do Divino, ele pode comparecer na Igreja, de bengala e amparado por sua filha, para poder participar da Folia do Divino.


Brincadeiras para as crianças na Praça da Matriz

Dando continuidade as festividades do Divino Espírito santo em Salesópolis, neste sábado, 19, está sendo dedicado as crianças na Praça da Matriz.

Com muitas brincadeiras, distribuição de doces, balas, carrinhos, e muitos outros brinquedos uma equipe formada por pessoas de nossa cidade que realmente se interessam pelas tradicões culturais de nosso povo estão fazendo a alegria de centenas crianças.


Essas pessoas fazem a festa das crianças em Salesópolis

Parabéns a todos pela iniciativa de mais uma vez estar animando a Praça da Matriz


Festa do Divino em Salesópolis

Multidão acompanha último dia de Alvorada

Uma multidão acompanhou na manhã deste sábado, 19, o último dia da Alvorada do Divino Espírito Santo que percorreu as principais ruas do centro de Salesópolis.

Durante uma semana Salesópolis viveu momentos de Fé e Devoção ao Espírito Santo, tradição essa que vem há mais de um século em nossa cidade e até hoje é cultuada pelos Católicos.

A equipe do Jornal do Povão esteve presente durante todos os dias levando até você leitor tudo o que de melhor aconteceu na Festa do Divino e esperamos que todos tenham aprovado nosso trabalho para que nos próximo ano possamos nos aperfeiçoar ainda mais.

A todos um excelente final de semana e que aproveitem os últimos momentos da Festa do Divino para Orar e pedir a Deus que nos Ilumine com os Dons do Espírito Santo.


Conheça a equipe do Café com Biscoito

Uma equipe unida e com bom humor para preparar o café que é servido aos Devotos do Divino após as Alvoradas.

É assim que podemos definir as mais de dez pessoas (voluntárias) que durante os sete dias das Alvoradas são as primeiras a chegarem na “Casa da Festa”.

Por volta das 4:30 o grupo chega e começa a esquentar a água que em pouco tempo será utilizado para passar o café para um “batalhão” de devotos que há mais de meio século tem a tradição de tomar o café com biscoito da Festa do Divino após as Alvoradas.


Padre Juarez de Castro participa de Missa na Festa do Divino

O Padre Juarez de Castro esteve em Salesópolis, quarta-feira, 16, durante a Festa do Divino Espírito Santo e junto com os Padres Luciano Batata e Edinei Maia e o Diácono Permanente Antônio Paulino de Miranda Melo, celebraram a Missa do quinto dia das festividades.

Padre Juarez em sua Homilia disse que todos precisam se apegar mais a Deus e que não devemos apenas ter uma Bíblia em nossas casas apenas como um livro e sim como um meio de podermos chegar mais perto de Deus.

“Não se fala mais em religião, precisamos ensinar as crianças desde pequenas a rezar”, a religião precisa sair da Igreja e ir para nossas casas, para que o Espírito Santo nos ilumine e nos toque, disse o Padre Juarez.


Deputado Ricardo Izar participa da Festa do Divino 

Deputado Ricardo Izar e sua família presente na Missa do Divino Espírito Santo

O deputado Federal Ricardo Izar esteve presente na Missa de quarta-feira, 16, oportunidade em que esteve presente o Padre Juarez de Castro que elogiou o Deputado pela sua honestidade e grandeza, ressaltando ainda que todos nós devemos sim falar sobre Religião, Esportes e principalmente Política.

O deputado Ricardo Izar após a missa visitou o Império do Divino e junto com sua família percorreu as barracas da festa e pode assim ter um contato mais direto com o povo de Salesópolis.


Bilú e Banda na Festa do Divino em Salesópolis


Alvoradas da Festa do Divino Espírito Santo em Salesópolis

Como toda tradição não pode se perder durante o passar dos anos, Salesópolis continua sendo uma das poucas cidades do interior que mantém “viva” sua história na realização de grandiosas festas em louvor ao Divino Espírito Santo.

Todas as madrugadas durante uma semana os Devotos saem às ruas com suas bandeiras vermelhas acompanhadas pelos Foliões do Divino percorrendo todos os Bairros de Salesópolis e visitando dezenas de residências, onde o Padre abençoa a todos.

É uma linda madrugada onde podemos observar que desde crianças até os mais idosos acompanham as Alvoradas subindo morros, enfrentando obstáculos, mas com a recompensa que no clarear do dia poderemos ver o lindo nascer do sol brilhando entre as bandeiras do Divino.

É a fé de todos que faz grandes milagres acontecerem e as mãos de Deus que abençoa o seu povo.

Colaboração: Foto/Márcio Faria


Festa do Divino Espírito Santo em Salesópolis

 Chico Raposa e o Conjunto Regional da Saudade

Rafael Henrique e sua Banda empolgaram o público presente

O Conjunto Regional da Saudade do "Chico Raposa" e Rafael Henrique e Banda animaram o público presente no domingo, 13 e segunda-feira 14 na Praça da Matriz. 


25 anos de Matrimônio

 

 

 

Os Festeiros do Divino Espírito Santo, Mingo e Arlete comemoraram segunda-feira, 14, Bodas de Prata e renovaram seus Votos na Igreja Matriz de São José.


FESTA DO DIVINO

MISSA SERTANEJA COM O PADRE CÍCERO SOBRAL (DOMINGO DIA 13 DE JULHO)


Festa do Divino em Salesópolis

A maior manifestação Católica e Cultural de nosso povo 


Festa do Divino Espírito Santo de 12 a 20 de Julho 

Desfile de Carro de Boi e Cavaleiros em Salesópolis

 


Fé e Devoção

Mais três subimpérios são abençoados no centro de Salesópolis

Os comerciantes católicos de Salesópolis estão recebendo diariamente os festeiros do Divino Espírito Santo, Cantadores e os Padres Cícero e Luciano Batata para abençoarem seus comércios e os subimpérios.

No período de 12 a 20 de julho, será realizada em Salesópolis a Festa do Divino Espírito Santo a mais tradicional manifestação Católica de nossa região, com alvoradas, café com biscoito ao povo, missas, quermesse, leilão de gado, Moçambique e Congada e a participação especial da Corporação Musical São José que há mais de cinquenta anos faz parte de nossa cultura.


Festeiros visitam comércio do Centro de Salesópolis

A manhã de sexta-feira, 20, foi marcada por grandes emoções durante a visita dos Festeiros do Divino juntamente com os Cantadores e o Padre Cícero que abençoou a todos.

Os devotos se emocionam a cada visita das Bandeiras do Divino, a cada música cantada, enfim para quem vivencia esse momento único na vida de cada um dos Salesopolenses; podemos dizer que a Fé e a Devoção ao Divino Espirito Santo está presente em todos os lares.


Subimpérios abençoados na quarta-feira, dia 18 de junho

Os Festeiros do Divino Espírito Santo acompanhados pelo Padre Luciano Batata e do Diácono Permanente de Salesópolis senhor Antônio Paulino de Miranda (Nico Melo) estiveram presentes na Secretaria de Assistência Social e Santa Casa de Misericórdia Frederico Ozanan, para a benção de mais dois subimpérios da Festa do Divino Espírito Santo em Salesópolis que ocorrerá no período de 12 a 20 de Julho.


Subimpério na Clínica de Fisioterapia

O subimpério da Clinica de Fisioterapia foi abençoada pelo Padre Cícero na manhã de terça-feira, 17, com a presença dos Festeiros do Divino e do Grupo de Cantadores que diariamente acompanham os devotos em sua caminhada de Fé e Devoção


Festeiros visitam Setor de Obras e CCI

Os festeiros do Divino acompanhados pelo Padre Luciano Batata e Cantadores, estiveram presentes na manhã de quinta-feira, 12, no Setor de Obras da Prefeitura de Salesópolis onde juntamente com o prefeito Rafael e o vice Vanderlon participaram da benção do subimpério e dos veículos da prefeitura.

Em seguida todos se dirigiram até a CCI, Centro de Convivência do Idoso, e mais uma vez o Padre Luciano Batata abençoou a todos os participantes que ali se encontravam para a abertura de mais um subimpério que já se tornou tradição em nossa cidade desde o final dos anos 90.


Mais dois subimpérios são abençoados

 Subimpério na Oficina Terapêutica

Subimpério na EMEF Profa. Sônia Maria Fonseca

Os festeiros do Divino acompanhados pelo Padre Luciano Batata, Cantadores do Divino e devotos visitaram mais dois subimpérios na manhã de terça-feira, 10.

Foram abençoados os subimpérios da Oficina Terapêutica e da Escola Professora Sônia Maria Fonseca no Bairro do Jardim Nídia.


Festeiros participam de mais três subimpérios

Os festeiros da Festa do Divino estiveram presentes em mais três subimpérios em Salesópolis na manhã de terça-feira, 3, na Creche Municipal, EMEI Profª. Maria Aparecida Biasoli e no Detran.


Subimpérios do Divino em Salesópolis

Padre Cícero no subimpério do Ambulatório Municipal

Festeiros do Divino no subimpério na Capela de São Benedito no Bairro do Jardim Nídia

Foi abençoado  na manhã de segunda-feira, 2, no Ambulatório Municipal mais um subimpério da Festa do Divino em Salesópolis que será realizada entre os dias 12 e 20 de julho.

À noite  a Comunidade de São Benedito do Bairro do Jardim Nídia se reuniu para uma Celebração da Palavra e a benção do subimpério do Divino que fica no interior da Capela.


Festeiros do Divino nos subimpérios das escolas

A festa do Divino em Salesópolis tem início em 12 de julho, mas, devido a copa do mundo as inaugurações dos subimpérios estão sendo um pouco adiantadas.

Os festeiros do Divino deste ano estão diariamente percorrendo escolas, repartições públicas e o comércio de Salesópolis  inaugurando os subimpérios.

A Escola Rosa Maria foi visitada na manhã de sexta-feira, 30, pelos festeiros, foliões do Divino e pelo Padre Cícero que que abençoou a todos.


ABERTURA DO SUB IMPÉRIO

As festividades do Divino Espírito Santo em Salesópolis começam oficialmente no dia 12 de Julho, mas os festeiros e toda a comunidade já estão empenhados para que os dias de Louvor ao Espírito Santo sejam repletos de muita paz e amor entre os devotos.

A Prefeitura Municipal e o Fundo Social foram escolhidos para iniciarem uma série de Sub Impérios que serão abençoados até a semana que precede o início da festa na Praça da Matriz.

Os festeiros deste ano Arlete e Domingos, Adriana e Romeu e os Capitães do Mastro Dannyela e Fernando, juntamente com os foliões do Divino e acompanhados pelo padre Luciano Batata que Abençoou a todos os devotos e as dependências da Prefeitura e Fundo Social iniciaram a caminhada da fé que terminará no dia 20 de Julho com a Procissão do Divino pelas ruas de Salesópolis.

O vice-prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, PTB esteve na Sede da Prefeitura representando o prefeito Benedito Rafael da Silva, PR, que se encontra em São Paulo para assinar convênios que irão beneficiar nossa população e juntamente com a Presidenta do Fundo Social Paula Tenório recepcionaram a todos.

O que nosso povo, a maioria denominada Católica, mais de 80% segundo o último Senso realizado pelo IBGE não pode deixar que nossas tradições culturais sejam apagadas pelo passar do tempo ou até mesmo por vontade de terceiros que elas não existam mais.

Ao iniciarmos mais uma caminhada rumo aos sete Dons do Espírito Santo que o Padre e os festeiros; nossas autoridades e toda a população sejam abençoadas.