RELIGIÃO

Missa de Sétimo dia, quinta-feira, 20 de julho, às 19:30

Igreja Matriz de São José

Estância Turística de Salesópolis


LUTO NA IGREJA CATÓLICA

Morre o Diácono Permanente Nico Melo

Faleceu no início da tarde de sexta-feira, 14 de julho o Diácono Permanente Antônio Paulino de Miranda Melo, carinhosamente conhecido na Estância Turística de Salesópolis como Nico Melo.

Nico Melo nasceu em 12 de janeiro de 1934 e ficou popularmente conhecido na cidade de Salesópolis quando esteve no comando do Supermercado Central de propriedade de sua família.

Músico, Nico Melo tocava Clarineta na Corporação Musical São José onde participava de todas as festas e apresentações da banda.

Pessoa querida na Estância Turística de Salesópolis, Nico Melo dedicou-se as obras da Igreja Católica onde foi ordenado o primeiro Diácono Permanente da cidade.


Estância Turística de Salesópolis

Romeiros retornam de Aparecida

Os Romeiros que foram a cavalo para a cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, retornaram no final da tarde de quarta-feira, 26 de abril.

Organizado por Thelma Tudela Madela a Romaria que completou nove anos partir na manhã de sábado, 22 de abril, com cerca de cento e cinquenta cavaleiros.

Na chegada a Estância os Romeiros foram recebidos pelo Padre Roberto Ribeiro dos Santos que abençoou a todos desejando muita paz.


Estância Turística de Salesópolis

9ª Romaria de Cavaleiros a Aparecida

Iniciou na manhã de sábado, 22 de abril a 9ª Romaria de Cavaleiros a Aparecida, no Vale do Paraíba, que é organizada por Thelma Tudela Madela.

Cerca de 150 cavaleiros estão participando neste ano da Romaria que vem crescendo com a fé que todos tem na Santa Padroeira do Brasil.

A chegada à cidade de Aparecida está prevista para a próxima terça-feira, à 10:00 na Basílica Nacional e serão recepcionados por amigos e parentes.

O retorno para a Estância Turística de Salesópolis irá acontecer na próxima quarta-feira, 26 de abril às 18:00 onde receberão as bênçãos de Padre Luciano Batata.


Festa de São Benedito

Padre Devair Marcondes com os Festeiros 

Aconteceu no Bairro do Jardim Nídia na Estância Turística de Salesópolis a tradicional festa de São Benedito, com missas, shows e barracas típicas de doces e salgados

No domingo, 23 de abril aconteceu a procissão às 11:00 pelas Ruas dos Bairro e em seguida missa celebrada pelo Padre Luciano Batata.

As festividades prosseguiram durante todo o dia com o Afogado, seguida show com Agnes Melo, brincadeira para as crianças e encerrou a noite com show de Breno.

Estância Turística de Salesópolis

Paixão e Morte de Jesus Cristo

A Igreja Católica celebrou às 15:00 de sexta-feira, 14 de abril a Paixão e Morte de Jesus Cristo.

Na Igreja Matriz de São José na Estância Turística de Salesópolis o Padre Luciano Batata presidiu a Celebração acompanhado do Vigário Paroquial Roberto Ribeiro dos Santos e Ministros da Eucaristia.

A tarde de Sexta-feira Santa apresenta o drama imenso da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança. Com a Paixão de Jesus segundo o Evangelho de João comtemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado.


Estância Turística de Salesópolis

Via Sacra pelas ruas da cidade

Na manhã de sexta-feira, 14 abril, os Católicos saíram pelas Ruas do centro da Estância Turística de Salesópolis para lembrar as 14 estações da Via Crucis que Jesus percorreu carregando a cruz que vai do Pretório até o Calvário.

Com os Irmãos do Santíssimo a frente levando a Cruz, juntamente com o Vigário da Paróquia São José, Padre Roberto Ribeiro dos Santos, dezenas de Católicos acompanharam a Via Sacra.


Mais de 70 mil participam de Romaria do

terço dos homens em Aparecida

Mais de 40 mil participam de Terço dos Homens em Aparecida (Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional)Mais de 70 mil participam de Terço dos Homens em Aparecida (Foto: Thiago Leon)

O Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba recebeu sábado, 18 de fevereiro mais de 70 mil pessoas para a 9ª Romaria Nacional do Terço dos homens, número recorde de presentes no evento. Em 2016, cerca de 58 mil acompanharam as celebrações.

Ao todo, passaram pelo Santuário sábado (18) cerca de 110 mil pessoas.

As atividades da Romaria começaram na sexta-feira, 17 de fevereiro, com uma missa às 18:00, seguida de procissão até o Porto Itaguassu e vigilía, que seguiu até às 7:00 de sábado (18).

Às 10:30 foi realizada missa, presidida pelo arcebispo de Juiz de Fora (MG), dom Gil Antônio Moreira. 

A programação seguiu com a reza do terço, às 13:45, e a consagração à Nossa Senhora Aparecida, às 15:00.

De acordo com o Santuário, o número de fiéis presentes ao evento tem crescido a cada edição. Na primeira, cerca de 600 acompanharam as atividades.

A Paróquia São José da Estância Turística de Salesópolis foi representada na cidade de Aparecida pelo coordenador Wando e vice Totonho que organizaram uma caravana até o Santuário.


Palestra com o cantor Kater Filho

Bispo Diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini e Padre Edinei Maia dos Santos

Aconteceu na manhã do de quarta-feira, 19 de outubro no Tabor em Mogi das Cruzes uma palestra com cantor e compositor Kater Filho, formado em marketing católico.

Em sua palestra Kater Filho abordou do tema de qualificar a evangelização católica e os seus agentes.

”Hoje termos agentes pastorais que conheçam profundamente sua religião, de padres que deixem as noventa e nove ovelhas para ir atrás da que esta afastada, da necessidade de diminuir o barulho nas igrejas”.

“Precisamos ter mais momentos de silêncio e para que todos entendam que o dizimo não é devolução e sim reconhecimento da bondade de Deus”, disse Karter Filho.


Festa da Padroeira do Brasil na Estância

A festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida na Estância Turística de Salesópolis começou na noite de sábado, 8 de outubro com missa celebrada pelo Padre Roberto Ribeiro dos Santos na Igreja Matriz de São José.

Após a celebração todos seguiram em procissão para receberem as bênção de Padre Roberto no Altar de Nossa Senhora que foi montado no Centro Pastoral.

A festa segue até o dia 12 com missa todas as noites às 19:30 e no dia da Padroeira a Procissão será às 17:00, seguida de missa de encerramento com bênção aos Devotos de Nossa Senhora.


Estância Turística de Salesópolis

Padre Roberto celebrou sua primeira missa

A noite de domingo, 25 de setembro foi especial para os católicos Salesopolenses e em especial para o recém ordenado Padre Roberto Ribeiro dos Santos.

Após sua ordenação Presbiteral que ocorreu na manhã de sábado, 24 de setembro na Catedral de San’ Anna em Mogi da Cruzes, que contou com a presença do Bispo Diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini, Padre Roberto foi celebrar suas primeiras missas na Comunidade Nossa Senhora da Piedade, em Quatinga, Mogi das Cruzes, SP; Paróquia Santa Cruz no Bairro de Taiaçupeba em Mogi das Cruzes, SP e na Paróquia São José, na Estância Turística de Salesópolis.

Padre Roberto foi recebido com muito amor, carinho e festa pelos católicos Salesopolenses e principalmente pelos jovens que há nove anos estão participando do Vem-Louvar "O Rosto da Misericórdia", que foi uma iniciativa do então Seminarista Roberto.


Festa de Nossa Senhora D’Ajuda

Termina neste domingo a tradicional festa de Nossa Senhora D’Ajuda no bairro da Capela Nova, na Estância Turística de Salesópolis.

O Bairro da Capela Nova é o mais tradicional da Estância visto que a Antiga São José do Paraitinga como era chamado antigamente nossa cidade era para ser erguida naquele Bairro.

Os devotos participaram na manhã de sábado de uma procissão que percorreu os 6 km entre o Bairro e a Estância terminando na Igreja Matriz de São José.

Há anos quando a cidade era assolada por grandes secas os devotos faziam uma procissão com a imagem da Santa pedindo chuva e segundo os moradores mais antigos os pedidos eram atendidos e em pouco tempo chovia o necessário para que todos pudessem cultivar suas terras.

Histórico da Estância Turística de Salesópolis

Salesópolis teve início no antigo povoado de São José do Paraitinga, fundado em princípios do século XIX por Aleixo de Miranda, e os alferes José Luís de Carvalho e Francisco Gonçalves de Souza Melo.

Situado no percurso entre Taubaté e Mogi das Cruzes, na subida do Rio Tietê, o povoado foi resultado de um deslocamento feito por Aleixo de Miranda de outro núcleo, denominado Nossa Senhora da Ajuda, que havia sido estabelecido por esse mesmo grupo no Alto Tietê.

Com o crescimento do núcleo de São José do Paraitinga, seus fundadores entraram em negociação com as autoridades da província de São Paulo para elevá-lo à categoria de freguesia da vila de Santana de Mogi das Cruzes, o que aconteceria em 28 de fevereiro de 1838.

Em 24 de março de 1857, elevou-se a freguesia a vila graças ao esforço de seus administradores, mas sua atual denominação só seria adotada muito mais tarde, em 16 de novembro de 1905, em homenagem ao presidente Campos Sales.


Estância Turística de Salesópolis

Festa de Santa Cruz no Bairro da Nhá Luz

Aconteceu no final de semana na Estância Turística de Salesópolis a tradicional festa em Louvor a Santa Cruz no Bairro da Nhá Luz.

Centenas de católicos estiveram presentes na missa festiva que foi celebrada pelo Padre Antônio Carlos Alves de Menezes que ao final da missa falou em política e lembrou a todos que “Estamos em uma cidade que é uma Estância Turística e o futuro prefeito precisa ter um foco especial no turismo a fim de movimentar a economia da cidade”, disse o religioso que está com muita esperança de dias melhores para o povo Salesopolense principalmente após a aprovação da Lei Específica.


Jovens participam de Grupo de Oração

Aconteceu na Igreja de São Francisco, no Bairro do Alegre, Distrito Nossa Senhora dos Remédios mais um encontro de Jovens que tiveram a oportunidade de passar uma tarde abençoada louvando ao Senhor e assistirem a palestras.

Gabriel Carlete, que participa do Grupo de Jovens do Distrito Nossa Senhora dos Remédios falou a reportagem do JP e disse que “as palestras servem de orientação aos jovens para o que eles podem ou não fazer”.

A Coordenadora do Grupo de Jovens da Diocese de Mogi das Cruzes Rita de Cássia Pereira falou a nossa reportagem e disse que “foi explicado a todos o que é um grupo de oração de jovens e um grupo misto e qual a função de cada um deles”.

Em sua mensagem aos jovens Rita pediu que “todos os jovens possam estar fortificados pelo Espírito Santos e que possam anunciar o Reino de Deus a todos aqueles que necessitam ”, concluiu a coordenadora dos Jovens da  Diocese de Mogi das Cruzes.


Missa de encerramento do Cerco de Jericó

O encerramento do Cerco de Jericó ocorrido na noite de domingo, 14 de agosto na Igreja Matriz de São José na Estância Turística de Salesópolis foi marcada por momentos inesquecíveis na vida de cada um que participou desse momento de fé e esperança.

A missa foi presidida pelo Pároco Luciano Batata transmitiu aos católicos que estavam presentes na celebração uma palavra de fé, amor e esperança.

Confira todas as fotos no facebook Hiago Salesópolis


Festa de São Roque

A tradicional Festa em Louvor a São Roque está acontecendo no Bairro do Aterrado até a próxima terça-feira, 16 de Agosto dia do Santo.

Neste domingo, 14 de agosto, padre Luciano Batata celebrou missa ás 11:30 na Comunidade com a participação dos Festeiros e Capitães do Mastro.

Logo após a celebração da missa todos puderam degustar o delicioso e tradicional afogado preparado por Santino Chaves e sua equipe.

Durante a tarde funcionaram barracas de doces, salgados, churrasco e não poderia falta o tradicional leilão que anima ainda mais os festejos de São Roque.


Estância Turística de Salesópolis

Primeiro ano de Ordenação Presbiteral de Padre Muller

Os católicos da Estância Turística de Salesópolis comemoraram na noite de segunda-feira, 1 de agosto o primeiro ano de Ordenação Presbiteral de Padre Muller Prado que recentemente foi transferido para a cidade de Itaquaquecetuda – SP.

Padre Muller é uma pessoa muito querida pela comunidade Salesopolense e recebeu presentes e cumprimentos de todos que assistiram a missa.


Estância Turística de Salesópolis

Missa com Padre Salesopolense José de Paula Pinto

A reportagem do JP esteve na noite de domingo, 24 de julho na Igreja Matriz de São José onde pode registrar a missa celebrada pelo Padre José de Paula Pinto, que se ordenou no dia 25 de junho na Catedral de Brasília – DF.

Após a missa Padre José de Paula Pinto falou com nossa reportagem e enviou uma mensagem a todo povo Salesopolense (veja vídeo abaixo).


Festa de São Cristóvão

 

Aconteceu na Estância Turística de Salesópolis a tradicional carreata em homenagem a São Cristóvão, Padroeiro dos Motoristas.

Os motoristas se reuniram em frente a Igreja Matriz de São José na manhã de domingo, 24 de julho e receberam do Diácono Roberto Ribeiro dos Santos as bênçãos e em seguida seguiram em carreata pelas ruas da cidade até o Bairro dos Nunes onde acontece a festa. 


Salesopolense é Ordenado Padre em Brasília - DF

Padre Salesopolense, José de Paula Pinto, durante a comunhão

A Arquidiocese de Brasília celebrou na manhã de sábado 25 de junho, às 8:30, na Catedral Metropolitana de Brasília, a Santa Missa de Ordenação Presbiteral de nove novos sacerdotes.

Neste dia, o Arcebispo e presidente da CNBB, Dom Sergio da Rocha foi o ordenante da cerimônia.

Na Igreja da Capital Federal, as ordenações ocorrem anualmente. Neste ano, nove diáconos foram eleitos para se tornarem representantes da Igreja Católica, e assim, anunciarem aos fiéis a Boa Nova, tornando-se presença de Nosso Senhor Jesus Cristo no meio da comunidade.

Entre os ordenados, cinco são pertencentes ao Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima: Caio César Biacchi; Marcelo da Silva Lima; Marcus Venícius de Sousa Alcântara; Paulo Rogério Fernandes dos Santos e Remilson Sousa Rocha.

Por sua vez, os outros quatro são do Seminário Missionário Arquidiocesano "Redemptoris Mater": Isaac Silva Rocha; o Salesopolense José de Paula Pinto; José Fernando Monsalve Marín e Mateus Pereira de Araújo. (LMI).


Primeira quinta-feira do mês

Dom Pedro Celebrou missa na Estância Turística de Salesópolis


Padre Luciano Batata, Dom Pedro e o prefeito de Salesópolis Rafael

O Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Pedro Luiz Stringhini esteve celebrando a missa das 10:00 na Igreja Matriz de São José nesta primeira quinta-feira do mês na Estância Turística de Salesópolis juntamente com o Padre Luciano Batata (Pároco em Salesópolis) e o Vigário Muller Prado.

Dom Pedro também participou da Procissão do Santíssimo que percorreu as ruas do centro da cidade e após o encerramento da missa foi cumprimentado pelos Católicos e pelo prefeito Rafael que esteve presente na celebração.

Em sua mensagem ao povo Salesopolense pela passagem dos 178 anos de Fundação da Estância Dom Pedro disse: “Deus abençoe a cidade, o município, o povo e as famílias da Estância Turística de Salesópolis pela passagem do aniversário de Fundação, Emancipação e pelo dia do Padroeiro São José que será no próximo dia 19 que com muita alegria estarei novamente na cidade para celebrar essa belíssima festa”.

“A Igreja do mundo inteiro celebra com louvor e alegria a Festa de São José e quanto mais em Salesópolis que é o Padroeiro da Paróquia nesta cidade e que Deus abençoe seu povo, a cidade, as autoridades do município, o prefeito Rafael que está sempre presente e apoiando os eventos religiosos e todos os moradores, aqueles que estão doentes, trabalhando, desempregados as crianças e que Deus abençoe a todos e um grande abraço e uma grande benção por intercessão de São José esposo de Maria, assim sejam”, concluiu Dom Pedro.


Festa de Santa Luzia no Bairro dos Nunes

Também encerrou domingo, 13 de dezembro a festa em louvor a Santa Luzia no Bairro dos Nunes (Estrada da Petrobrás).

Durante três dias os devotos comemoraram a Padroeira do Bairro com oração, missas, quermesse e shows.

Domingo, 13 de dezembro, uma caminhada partiu da Praça da Matriz com dezenas de devotos de Santa Luzia até o Bairro dos Nunes onde foi celebrada missa pelo Padre Luciano Batata.

A festeira Sandra Assis falou a nossa reportagem e agradeceu imensamente a todos aqueles que ajudaram direta ou indiretamente para que a festa pudesse acontecer da melhor maneira possível.

E com certeza foi uma excelente festa com a participação da comunidade local e de centenas de visitantes que foram prestar suas homenagens a Santa Luzia.


Devoção

Capela de Santa Rita vai acomodar 250 fiéis

Foto: Alexandre Barreira / Divulgação

Igreja está sendo reconstruída com fundos provenientes de doações de fiéis e eventos promovidos pela Catedral de Sant´Anna, a qual ela é ligada; Festa de Nossa Senhora Aparecida terá arrecadação revertida para a capela

Com capacidade para abrigar 250 pessoas, a Capela de Santa Rita de Cássia, no Alto do Ipiranga, ligada à Catedral de Sant'Anna de Mogi das Cruzes, entra na fase final de suas obras de reconstrução. Iniciados em janeiro de 2014, os trabalhos estão com 60% de conclusão e devem ficar "com possibilidades de uso" em até três meses, conforme prevê o padre Cláudio Taciano da Silva Querino, pároco da Catedral. Até o momento, já foram gastos R$ 370 mil. O custo da obra total é de R$ 700 mil. Os recursos são oriundos de doações dos fiéis e de eventos promovidos pela Catedral, como a Festa de Nossa Senhora Aparecida, que terá início nesta quinta-feira (1º de outubro) e se estenderá até 12 de outubro. A expectativa é arrecadar R$ 50 mil e atrair dez mil devotos em todos os dias de festividade.   

Na manhã de terça-feira, (29/9), o padre Cláudio fez uma visita ao local, acompanhado do engenheiro Marcelo Cardoso, responsável pelos serviços. Dentre as novidades, estará a imagem de Santa Rita de Cássia, com dois metros de altura, que deverá ser colocada no topo da torre do sino; uma caixa d'água de reuso com capacidade de 1.250 mil litros, para ser utilizada em bacias sanitárias e nas torneiras, e até um pequeno sobrado nos fundos da igreja que pode servir de moradia para um padre.

O religioso ressaltou, ainda, que não vê a hora de a Capela ficar pronta, uma vez que existe a cobrança por parte dos devotos de Santa Rita, conhecida como intercessora das causas impossíveis, advogada dos casos desesperados e auxiliadora da última hora. "Estamos com a estrutura e alvenaria praticamente concluídas e entramos na fase de acabamento final e dos ajustes nas partes elétricas e hidráulicas. Vamos ter até um mezanino com vista para o presbitério. Estamos programando uma missa para novembro, para que os devotos possam conferir que falta pouco para que a Capela seja entregue. Não dá para saber quem está mais ansioso, se é o padre ou os fiéis".  

Antes das obras, as missas na capela ficavam repletas de fiéis que confiam os seus pedidos à Santa Rita, comemorada em 22 de maio. Eles chegavam a ficar do lado de fora, movimentando a igreja, localizada no número 469, em uma esquina da Rua Ipiranga, no Centro da Cidade não somente nesse dia, como em todos os dias 22 de cada mês, quando, segundo o padre, costumavam ser celebradas até seis missas em um só dia para dar conta da demanda de devotos. "Antes de eu assumir a Capela, era celebrada apenas uma missa por mês. Depois, ela passou a contar com 22 missas (mês). "A capacidade dela era para 60 pessoas, hoje esse número passou para 250, confortavelmente. Também vamos retomar as atividades da Associação de Santa Rita, fundada por Dom Paulo Rolim Loureiro, o primeiro bispo de Mogi. Isso mostra que essa capela tem a sua história e nós devemos preservá-la".

Padroeira do Brasil

A Festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida em Mogi das Cruzes, que vai levantar fundos para as obras da Capela de Santa Rita, tem início quinta-feira (1º de outubro), com a presença da imagem peregrina, na Catedral de San'Anna. A festividade está sendo conduzida pelo padre Cláudio Taciano da Silva Querino, pároco da igreja, que promove o evento pelo terceiro ano consecutivo. Neste ano, contudo, ele conta com a ajuda de uma comissão organizadora, composta por pessoas ligadas às festas religiosas da Cidade e membros da comunidade, sob a coordenação de José Pedro Silvage, que atua na administração da igreja.

As missas serão celebradas de segunda à sexta-feira, sempre a partir das 19 horas, por padres das paróquias da Diocese de Mogi das Cruzes. Aos sábados e domingos, as missas ocorrerão a partir das 18 horas. Todas elas terão uma benção diferente a cada noite. As celebrações terão transmissão online por meio do sitehttp://www.radiofenavida.com.br/.


Missa de Ação de Graças pelo Dia do Idoso

Nesta quinta-feira, 1 de outubro, Dia do Idoso, às 15:00, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, preside missa de Ação de Graças pelos idosos, na Catedral Sant'Ana, localizada à Praça Coronel Benedito Almeida, s/nº, Centro, Mogi das Cruzes/SP.

"A velhice é um tempo de graça na qual o Senhor nos renova a sua chamada: chama-nos a cuidar e a transmitir a fé, a rezar e sobretudo a interceder. Chama-nos a estar próximos dos que precisam. Mas os idosos, os avós, têm uma capacidade para compreender as situações mais difíceis e quando rezam por estas situações, a sua oração é forte, é potente”, destacou o Papa Francisco durante o Encontro com os Idosos em setembro de 2014.

O Santo Padre ainda recordou que os cristãos juntamente com todos os homens e mulheres de boa vontade são chamados a construir com paciência uma sociedade diversa, mais acolhedora, mais humana, mais inclusiva. E lembrou que um povo que não cuida dos seus idosos, dos seus avós e sobretudo os maltrata, é um povo sem futuro, pois que está privado de memória, vive separado das próprias raízes.

A celebração é uma atividade para comemorar o Dia do Idoso em parceria com a Coordenadoria Municipal do Idoso da Prefeitura de Mogi das Cruzes/SP.


São Cosme e Damião

 

Os Santos Cosme e Damião, irmãos gêmeos, morreram por volta de 300 d.C. Crê-se que foram médicos, e sua santidade é atribuída pelo motivo de haverem exercido a medicina sem cobrar por isso, devotados à fé.

Na Igreja Católica sua festa é celebrada no dia 26 de setembro, de acordo com o atual Calendário Litúrgico Romano do Rito Ordinário, e no dia 27 de setembro, pelo Calendário Litúrgico Romano do Rito Extraordinário.

Na Igreja Ortodoxa são celebrados no dia 1 de novembro e também em 1 de julho pelos ortodoxos gregos.

Nas religiões afro-brasileiras, onde são sincretizados como entidades infantis, também são festejados em 27 de setembro.


Estância Turística de Salesópolis

Festa de São Roque no Bairro do Aterrado

Encerrou neste domingo, 16 de agosto no Bairro do Aterrado na Estância Turística de Salesópolis a tradicional Festa de São Roque.

Logo de manhã uma carreata partiu da Praça da Matriz com as bênçãos de Padre Luciano Batata até a Comunidade no Bairro do Aterrado.

Às 11:30 foi realizada uma Procissão pelo Bairro acompanhada pela Corporação Musical São José que abrilhantou a festa e em seguida Padre Luciano Batata Celebrou a Missa Festiva e nomeou os festeiros para o ano de 2016.

Durante a tarde houve show com Bilu e Zeca Roy, foi também servido o tradicional Afogado preparado por Santino e sua equipe.


Estância Turística de Salesópolis

Festa de São Roque no Bairro do Aterrado

Começou na noite de sexta-feira, 14 de agosto e prossegue até amanhã Festa em Louvor a São Roque no Bairro do Aterrado.

Hoje as festividades tem início às 19:00 com a Celebração da Palavra com o Seminarista Roberto.

Em seguida a Celebração estarão funcionando barracas de doces e salgados e ainda haverá show com Didi e Banda.

No domingo dia 16 de agosto às 9:00 partirá da Praça da Matriz uma carreata com a imagem de São Roque até a Comunidade no Bairro do Aterrado e logo em seguida missa com o Padre Luciano Batata.

Na tarde de domingo haverá leilão, brincadeira para as crianças, show com Bilu e Banda encerrando as festividades.


4 DE AGOSTO DIA DO PADRE

 Ser Padre é ser abençoado e verdadeiramente escolhido por Deus.


Estância Turística de Salesópolis 

Padre Muller Celebra sua primeira missa

Após sua Ordenação Presbiteral, ocorrida na manhã de sábado, 1 de agosto na Catebral de Mogi das Cruzes, Padre Muller Prado Celebrou sua primeira missa na Igreja Matriz de São José.

A noite de domingo, 2 de agosto foi de muita alegria para todos os Católicos da Estância Turística de Salesópolis quando Padre Muller Celebrou sua primeira missa.

Centenas de Católicos já aguardavam desde o início da noite na Igreja Matriz de São José para assistirem a Celebração que teve início às 19:30 com ritual de posse do Padre Muller que será a partir de agora o Vigário que irá atuar junto com o Pároco Padre Luciano Batata.

Em sua homilia Muller falou de sua trajetória quando ainda morava na cidade de Santa Isabel, até chegar ao Seminário e vir para a Estância Turística de Salesópolis ainda como Seminarista para estar ajudando Padre Luciano Batata.

Ao final da missa Padre Muller recebeu homenagens dos Paroquianos e do Pároco Luciano Batata.


Movidos pela Fé

Carreata de São Cristóvão pelas ruas da Estância

Aconteceu na manhã de domingo 26 de julho na Estância Turística de Salesópolis a Carreata em homenagem a São Cristóvão “Protetor dos Motoristas”.

O cortejo saiu de frente à Igreja Matriz de São José, momento que todos foram aebençoados e percorreu as principais ruas da cidade e seguiram até o Bairro dos Nunes onde será realizada uma grande Festa para todos os motoristas.


Estância Turística de Salesópolis

Missa de encerramento do encontro de jovens

Realizou-se na noite de domingo, 5 de julho na Igreja Matriz de São José a missa de encerramento do encontro de jovens na Estância Turística de Salesópolis.

Mais de cem jovens participam do evento realizado pela Paróquia São José de Salesópolis que começou na sexta-feira, 3 de julho.

Padre Luciano Batata presidiu a Celebração que foi emocionante e ao mesmo tempo um momento único para todos poderem estar ainda mais perto de Deus.

Ao final da Celebração todos se confraternizaram cantando e louvando ao Senhor juntamente com Padre Luciano Batata; Diácono Muller Prado e o Seminarista Roberto Ribeiro dos Santos.


Estância Turística de Salesópolis

Quatro anos de Ordenação Sarcedotal de

Padre Luciano Batata

"Não fostes vós que Me escolheste, mas fui Eu que vos escolhi, para que vá e produza fruto, e que o vosso fruto permaneça" (João 15,16)

Há acontecimentos e datas que não se podem esquecer. No que diz respeito a uma vocação, se torna muito mais importante fazer memória, principalmente como atitude de ação de graças pelo dom recebido. É neste contexto que comemoramos no dia 2 de junho o aniversário de ordenação sacerdotal do nosso pároco, Padre Luciano Batata. 

Podemos afirmar que comemorar o aniversário de ordenação é comemorar a vida, pois o sacerdote não é apenas o homem da liturgia, mas faz da sua vida um culto litúrgico, uma entrega, uma doação, identificando-se com a realidade da cruz, que é doação e entrega, se entregando aos irmãos e à Igreja, fazendo de sua vida um sacramento intenso e fecundo.

Dia 2 de junho é um dia festivo para todos nós e principalmente para Deus, ao ver que um filho amado ao qual escolhestes para trilhar em seus caminhos, tornou-se um pastor de muitas ovelhas, pois um dia ouviu esse chamado e disse seu sim.

E nós somos muito gratos, Pe Luciano, pelo seu sim, onde Deus nos presenteou com você em nossa comunidade para que juntos, chegássemos mais próximos ao coração de Deus.

Obrigado pelo seu esforço, dedicação e pelo seu carinho por todos nós.

Obrigado por ser este fiel amigo, este pai espiritual que conduz os nossos passos sempre em direção a Deus.

Parabéns Padre Luciano Batata. 


Distrito Nossa Senhora dos Remédios

Quatro anos de Ordenação Sarcedotal de

Padre Antônio Carlos

Comemorar, celebrar o aniversário de ordenação sacerdotal é celebrar a vida. Compreendemos que o sacerdócio é vocação, é ouvir o chamado de Deus, é renúncia, é doação, pois é preciso abrir mão de muitas coisas essenciais na vida, como a família, o conforto e os amigos.

É um verdadeiro despojar-se de si mesmo para que no fim, se obtenha o tudo ofertado pelas mãos de Deus. É ser firme, ser grato, estar disposto, é ser forte e corajoso.

Este é um dia abençoado, pois há 4 anos Deus recebeu o seu SIM. Deus o conheceu, o escolheu e fez o vosso coração pertencer a Ele, e há seu tempo, chamou-o para tão sublime ministério.

Nós o parabenizamos neste dia tão especial e importante para o senhor e para todas as pessoas, que ao longo desses anos tem o privilégio de fazer parte da sua caminhada e serem agraciadas por sentirem o amor e a presença de Deus no senhor padre, através das suas homilias, da sua bênção, das suas palavras, do seu perdão e do seu acolhimento.

Padre Antônio Carlos, agradecemos pelo seu contínuo zelo, dedicação, firmeza, paciência, tolerância, humildade, carinho e amor com toda a comunidade. A Paroquia Nossa Senhora dos Remédios é abençoada pela sua presença e pelo seu trabalho.

Sua sabedoria pastoral e os seus conselhos conduzem os nossos passos em direção a Deus, pois o senhor anuncia o que conhece, o que crê e o que vive.

Louvamos a Deus, pelo dom de sua vida. Pedimos que Deus continue derramando muitas bênçãos e graças na vida do senhor.

Que Deus abençoe e ilumine cada dia mais sua Vocação Sacerdotal, que Nossa Senhora o proteja, lhe cubra com vosso manto sagrado e esteja à frente de todas as dificuldades e obstáculos que se puserem na sua caminhada.

Louvamos a Deus por fazermos parte de uma Paróquia que tem o senhor como Pastor!

Parabéns Padre Antônio Carlos Alves de Menezes



Estância Turística de Salesópolis

A tradição da primeira quinta-feira do mês

Há mais de um século a tradição da primeira quinta-feira do mês na Estância Turística de Salesópolis se mantém com missa dedicada ao Santíssimo Sacramento.

Após a Procissão que percorre as principais ruas da Estância Turística de Salesópolis o povo permanecesse na cidade e visitam a única feira livre do mês na cidade.

Isto é a Estância Turística de Salesópolis mantendo suas tradições Religiosas e Culturais.


Fé e Esperança

Não se esqueça de que Deus não dá uma cruz mais pesada do que aquela que podemos carregar. Ele dá a lição e as provas conforme o nível de entendimento e evolução do Espírito.

Nesta escola chamada Terra há alunos em diversos graus, alguns mais adiantados, outros mais atrasados, mas o mais importante é que todos estão aprendendo de um jeito ou de outro.

Busquemos compreender as nossas limitações e as dos outros, sem jamais perder a fé e a esperança. A fé e a esperança são as vitaminas essenciais para mantermos a nossa saúde física, emocional e espiritual.

Lembremo-nos de que Jesus está no leme deste barco da vida, nos guiando e nos amparando em todos os instantes.

Com estas palavras de Fé e Esperança que nós da equipe do Jornal do Povão da Estância Turística de Salesópolis parabenizamos o povo do Distrito Nossa Senhora dos Remédios e seu Pároco Antônio Carlos de Menezes pelas festividades do Divino Espírito Santo.


Biritiba Mirim

Festividades de Nossa Senhora de Fátima

Os Arautos do Evangelho estiveram na noite de sábado, 9 de maio na quase Paróquia de Santa Luzia na cidade de Biritiba Mirim, onde participaram da Celebração da Missa e em seguida a Coroação de Nossa Senhora de Fátima, em comemoração do mês de Maria.


Estância Turística de Salesópolis

A tradição da primeira quinta-feira do mês

Os Católicos dedicam a primeira quinta-feira do mês a adoração do Santíssimo Sacramento, e na Estância Turística de Salesópolis é realizada a Santa Missa às 10:00 e em seguida uma Procissão pelas ruas da cidade.

Padre Luciano Batata, Pároco na Estância Turística de Salesópolis celebrou a Missa na manhã de quinta-feira, 7 de maio momento este de muita fé e esperança de dias melhores onde centenas de Católicos participaram da Missa, Procissão e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Na primeira quinta-feira do mês de junho, dia 4 será realizada a Procissão de Corpus Christi pelas ruas do centro da cidade com a confecção dos tradicionais tapetes.


Festa em louvor a Santo Expedito

Realizou-se na tarde de domingo, 19 de abril na Estância Turística de Salesópolis festa em homenagem a Santo Expedito.

Dezenas de devotos estiveram presentes as festividades que contou com a celebração Eucarística e em seguida foi servido bolo e refrigerante.


Estância Turística de Salesópolis

Festa de São Benedito no Bairro do Jardim Nídia

Encerrou neste domingo, 19 de abril, a festa de São Benedito no Bairro do Jardim Nídia na Estância Turística de Salesópolis com missa e procissão pela manhã.

Os festeiros Cido e Célia trabalharam durante mais de um mês para o êxito das festividades em louvor ao Santo Padroeiro da Comunidade do Jardim Nídia.

Padre Luciano Batata participou da Procissão e em seguida celebrou a missa festiva e nomeou os novos festeiros para o próximo ano.


Festa de Santo Expedito em Biritiba Ussu

Realizou-se na tarde de sábado, 18 de abril no Bairro de Biritiba Ussu, município de Mogi das Cruzes a Festa em Louvor a Santo Expedito, padroeiro das causas urgentes e a missa foi celebrada pelo Padre Lauro Donizeti Conceição.


53ª Assembleia Geral da CNBB

O bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, participa da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que acontece entre os dias 15 a 24 de abril na cidade de Aparecida/SP. O encontro anual do episcopado brasileiro reúne mais de 450 bispos, entre cardeais, arcebispos, bispos auxiliares e eméritos, além dos que fazem parte das igrejas de Rito Oriental. 

Neste ano, os bispos farão a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). As orientações pastorais aprovadas em 2011 serão apenas revisadas a partir da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e do pronunciamento do Papa Francisco aos bispos em julho de 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro.

Em 2015, além da atualização das DGAE, os bispos terão a missão de eleger a nova Presidência da entidade, composta pelo presidente, vice e secretário geral; os presidentes das doze comissões episcopais pastorais; além de delegados da CNBB para o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) e para a XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no Vaticano.

O bispo emérito da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, também, irá participar da Assembleia.

Dom Pedro Luiz Stringhini solicita as orações de todos os diocesanos para o êxito da 53ª Assembleia Geral da CNBB, e que os direcionamentos sejam sempre para o crescimento do trabalho pastoral da Igreja Católica no Brasil. 


Festa de Nossa Senhora das Graças no Bairro dos Pintos

Noite do Yakissoba no Restaurando do Boy

Realizou-se na noite de segunda-feira, 13 de abril no Restaurante do Boy a Noite do Yakissoba em prol da Festa de Nossa Senhora das Graças no Bairro dos Pintos.

Os festeiros agradecem a todos aqueles que colaboraram direta e indiretamente para o sucesso do evento.


Distrito Nossa Senhora dos Remédios

Padre Antônio Carlos celebra a noite da Divina Misericórdia

O Distrito Nossa Senhora dos Remédios viveu mais uma noite de grandes emoções e bênçãos com a Celebração de Padre Antônio Carlos e a chegada da Cruz que foi colocada no Altar da Igreja.

Padre Antônio Carlos com seu carisma e acolhedor têm atraído centenas de fieis durante as missas de domingo e principalmente às quintas-feiras quando realiza a missa de Cura e Libertação.


Mogi das Cruzes

Tradicional festa de São Benedito vai até dia 19 de abril

Inicia nesta quinta-feira, 9 de abril a Festa em Louvor a São Benedito do Santuário Diocesano Senhor Bom Jesus (Igreja São Benedito), que em 2015 chega a 75ª edição. A abertura será às 18:00 com a Benção e Levantamento do Mastro no Largo Bom Jesus, localizado à Rua Dr. Ricardo Vilela, s/nº, na região central de Mogi das Cruzes.

Entre os dias 10 a 18 de abril, será rezada a novena preparatória, às 19h, na Igreja São Benedito. O bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, celebra no primeiro dia, sexta-feira, 10 de abril. Dom Emílio Pignoli, bispo emérito de Campo Limpo e que foi o segundo bispo de Mogi das Cruzes, preside no sábado, dia 11. O bispo emérito, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, celebra no domingo, dia 12, às 19:00.

O encerramento é no dia 19 de abril, com a procissão saindo às 17:00, pelas ruas centrais de Mogi das Cruzes e em seguida, Santa Missa presidida pelo Pe. Cláudio Antonio Delfino, reitor do Santuário Diocesano Senhor Bom Jesus (Igreja São Benedito).

Neste ano, os festeiros são Antônio José Mercado Martins e a esposa Maria Auxiliadora Andrade Mercado Martins e os capitães de mastro, o casal José Carlos Zeppone e Kelly Cristina Simões Zeppone.

Além da programação religiosa, durante a Festa de São Benedito é realizada a tradicional quermesse, com barracas de comidas típicas e apresentações culturais. Os recursos angariados no evento serão destinados a obra de restauração da Igreja centenária.


Missa Crismal - Paróquia Santos Apóstolos, em 

Itaquaquecetuba O Sacerdócio na Igreja

A Missa do Crisma exalta o sacerdócio de Jesus e a participação do povo cristão ao seu sacerdócio, no Espírito Santo, pela força do batismo. O sacerdócio é o coração do dom da páscoa e da vida nova de todo o povo de Deus. Na missa dos Santos óleos, renova-se a unção sacerdotal nas diferentes dimensões do sacerdócio: o de Cristo, o dos fiéis e o dos ministros sagrados. Os bispos e os sacerdotes, constituídos na última ceia “servos do mistério”, realizam a unidade do seu sacerdócio no único grande Sacerdote Jesus Cristo.

O que no Antigo Testamento se constitui como promessa, revela-se e encontra, no Novo Testamento, o cumprimento e a plenitude. Cristo retira o véu e entra no santuário feito não por mãos humanas (cf. Carta aos Hebreus). Pelo sangue de seu Filho amado, Deus sela a nova aliança com seu povo.

Através do Profeta Isaías (1ª. leitura), o Senhor diz: Farei com eles uma aliança perpétua. Sua descendência será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus (Is 61,8b-9).No Apocalipse (2ª. leitura) temos que, em Jesus Cristo, constitui-se o povo da nova aliança: por seu sangue nos libertou dos nossos pecados e fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai (Ap 1,5b-6a). Povo sacerdotal, nação santa! Cumpre-se plenamente a palavra do profeta Isaías: vós sois os sacerdotes do Senhor (Is 61,6a).

I. O Mistério da Igreja

A Igreja de Jesus Cristo realiza e visibiliza o povo de Deus da nova Aliança. Comunidade dos discípulos de Jesus Cristo, conduzida pelo Espírito Santo, a Igreja congrega aqueles que fazem a experiência de um profundo encontro com o Cristo vivo, percorrem o caminho da conversão e do discipulado e vivem segundo os critérios do Evangelho do Senhor ressuscitado.

Os cristãos participam da consagração de Cristo e de sua tríplice missão: profética, sacerdotal e pastoral. O Concílio Vaticano II, na constituição dogmática Lumem Gentium, confirma a Igreja na sua vocação de ser luz do mundo e sacramento de salvação.

Evangelizar é a missão da Igreja. Tal missão decorre da missão de Cristo: o Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a boa-nova aos pobres (Is 61,1; Lc 4,18). Evangelizar os pobres implica, conforme esse texto citado, libertar os cativos e prisioneiros, curar as feridas da alma, dar vista aos cegos, proclamar um tempo novo de graça e salvação. Testemunhando a presença de Deus e de sua salvação em Cristo, torna-se sinal e instrumento do Reino de Deus no mundo.

II. Os presbíteros na Igreja: ‘ministros do nosso Deus’ (Is 61,6)

Os sacerdotes são “ministros de Jesus Cristo, pela força do Espírito Santo”. O prefácio da missa de ordenação – sacerdócio de Cristo e o ministério dos sacerdotes – proclama que “pela unção do Espírito Santo”, o Pai constituiu seu “Filho unigênito Pontífice da nova e eterna aliança”, estabelecendo que “seu único sacerdócio se perpetuasse na Igreja”. Por isso, “enriqueceu a Igreja com um sacerdócio real. E, com bondade fraterna, escolhe homens que, pela imposição das mãos, participem do seu ministério sagrado”.

Pelo Sacramento da Ordem, os sacerdotes são configurados ao Cristo mestre, pastor e sacerdote. Homens escolhidos por Deus, chamados do meio do povo, são ungidos com “o óleo da alegria”, investidos de autoridade e revestidos com os dons do Espírito Santo como “ministros do nosso Deus” (cf. Is 61).

O Decreto Presbyterorum Ordinis, sobre a vida e o ministério dos presbíteros, afirma que “os presbíteros, consagrados por Deus, ... introduzem as pessoas no povo de Deus pelo batismo; pelo sacramento da penitência, reconciliam os pecadores com Deus e com a Igreja; com o óleo dos enfermos, aliviam os doentes; com a celebração da eucaristia, oferecem sacramentalmente o sacrifício de Cristo ... Com efeito, na santíssima eucaristia está contido todo o bem espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá a vida mediante a sua carne vivificada e vivificadora pelo Espírito Santo ... Por isso, a eucaristia aparece como fonte e coroa de toda a evangelização... é o centro da assembléia dos fiéis a que o presbítero preside” (PO 5).

Apóstolos de Cristo, os sacerdotes agem in persona Christi capitis, especialmente na celebração eucarística: “fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19). No sacramento da Reconciliação representam o Cristo como mediadores do perdão de Deus, como “autênticos ministros da misericórdia” para que os fiéis “tenham uma experiência viva do rosto de Cristo bom Pastor”.

Na missa dos Santos Óleos, os presbíteros, diante do bispo e da comunidade reunida, renovam as promessas sacerdotais, feitas no dia da ordenação. Assim, reafirmam e reavivam a unidade da Igreja no vínculo mais profundo de comunhão eclesial. A fraternidade presbiteral e o vínculo sacramental e afetivo com o ministério episcopal, na pessoa do bispo, garantem o sentido mais profundo, ontológico, do sacerdócio e do ministério pastoral dos presbíteros na Igreja. A partir desse vínculo sagrado, encontram os ministros ordenados sua verdadeira alegria e felicidade, no serviço a todo o povo de Deus, especialmente aos pobres.

O mistério do sacerdócio de Cristo é participado pelos ministros constituídos em cada Igreja local. Pela renovação das promessas sacerdotais, os presbíteros agradecem o dom especial de Deus com que foram revestidos na ordenação, pedindo a graça da perseverança no santo serviço. É ocasião propícia em que toda a Igreja particular agradece a Deus a graça sacerdotal na vida de cada presbítero, colocado pelo Cristo bom pastor a serviço das comunidades.

III. Os sacramentos na Igreja: “óleo da alegria em vez de luto”

Os sacramentos, na vida da Igreja, são fonte inesgotável da graça de Deus. A unção com óleo é matéria nos sacramentos de iniciação (batismo, crisma), de missão (ordem), de restauração e cura (unção dos enfermos). O óleo dos catecúmenos, no batismo, é fonte inicial da vida nova, purificação da culpa original e inserção na comunidade e na missão da Igreja (discípulos missionários). O Crisma (óleo misturado com perfumes) confere os dons do Espírito Santo no batismo, na crisma, na ordem. O sacramento da Crisma – a unção com o óleo da alegria – é a expressão da nova existência em Cristo. O óleo para os enfermos é sinal da força que liberta do mal, sustenta e fortalece na provação da doença.

IV. Síntese

“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir” (Lc 4,21). O sacerdócio renova, atualiza e torna real a presença de Cristo no “hoje” da humanidade, criando harmonia e reconciliação entre Deus, o ser humano e a criação. É o divino que se humaniza para que no humano desponte o divino. O Reino de Deus se verifica nos sinais de reconciliação, justiça, paz, em todas as dimensões em que a vida desponta.

A unção do Espírito Santo, com o óleo da alegria, gera nova criatura, nova existência em Cristo, nova humanidade. A Eucaristia torna perene, atual e eficaz o sacerdócio ministerial e o real dos cristãos, realizando a unidade e universalidade da Igreja. Em Cristo, tudo se renova e n’Ele está a graça da perseverança.

Como afirmou Bento XVI (5.3.2012), dirigindo-se aos padres, “nesta Santa Missa, o nosso pensamento se volta àquela hora em que o Bispo, através da imposição das mãos e da oração consecratória, nos integrou no sacerdócio de Jesus Cristo, para sermos «consagrados na verdade» (Jo 17, 19), como Jesus pediu ao Pai na sua Oração Sacerdotal. Ele mesmo é a Verdade. Consagrou-nos, isto é, entregou-nos para sempre a Deus, a fim de que, a partir de Deus e em vista d’Ele, pudéssemos servir”.

Cristo, sumo e eterno sacerdote, dê a cada um a graça que necessita para corresponder a tão sublime chamado. Assim seja! Dom Pedro Luiz Stringhini. 


Estância Turística de Salesópolis

Primeira quinta- feira de mês

Na manhã de quinta-feira, 2 de abril, aconteceu a missa celebrada pelo Diácono António Paulino de Miranda Melo na Igreja Matriz São José de Salesópolis, momento de grande Fé e devoção reunindo grande número de Católicos.

Após a celebração, o povo saem em Procissão com o Santíssimo Sacramento percorrendo as principais ruas da Estância.

A tradição da primeira quinta-feira de mês já se estende a mais de cem anos na cidade de Salesópolis.


Padre Edinei comemora 11 anos de Sacerdócio

Padre Edinei Maia dos Santos, da Paróquia São Benedito em Biritiba Mirim comemorou sábado, 28 juntamente com os Padres Leandro de Mogi das Cruzes e Adalberto de Ferraz de Vasconcelos.

Após a missa das 19:00 todos se confraternizaram no Centro Pastoral momento em que os Padres foram homenageados.


Biritiba Mirim

Telhado da Igreja de São Benedito está concluída

 

Iniciada há menos de um ano a reforma da Igreja Matriz de São Benedito em Biritiba Mirim já está com o telhado praticante concluído.

Padre Edinei Maia dos Santos, (foto) Pároco em Biritiba Mirim está feliz com o bom andamento das obras e agradece em especial a todos àqueles que direta ou indiretamente tem colaboração na reforma do Templo Religiosos.

Se tudo ocorrer dentro do cronograma previsto, na sexta-feira, 3 de abril (sexta-feira Santa) a veneração da Imagem do Senhor Morto, será realizada no interior da Igreja, disse Padre Edinei. 


Diácono Muller em sua primeira Celebração

O Diácono Muller Prado realizou no domingo, 8 de março, sua primeira Celebração Batismal na Igreja Matriz de São José em Salesópolis.

Foi um momento único e marcante na vida do Diácono Muller, crianças, pais e padrinhos.

 


Padre Osvaldo Palópito

Capelão Militar de SP é investigado por desvios

de até R$ 2 milhões 

A Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo está investigando o suposto desvio de recursos da Capelania Militar da corporação. O alvo do Inquérito Policial-Militar (IPM) é a atuação do tenente-coronel Osvaldo Palópito, que é padre da Igreja Católica e dirigia o órgão até o dia 31 de janeiro, quando pediu a sua passagem para a reserva.

Com a crise em torno da Capelania, o comandante-geral da PM, coronel Ricardo Gambaroni, decidiu acabar com o cargo de capelão militar --o sacerdote que é ao mesmo tempo oficial da corporação. Com isso, a vaga de tenente-coronel de padre Palópito será transferida para o quadro de oficiais da PM.

A decisão de instaurar o inquérito foi tomada pelo coronel Levy Anastácio Félix, comandante da Corregedoria. Suspeita-se de enriquecimento ilícito e de desvios que envolveriam até R$ 2 milhões. As desconfianças contra o padre Palópito na corporação surgiram em 2009, mas só agora teriam sido achados indícios que justificariam a abertura da investigação.

Cantor --ele gravou seis discos--, bem falante e com vida social intensa, Palópito era o responsável pela Paróquia Santo Expedito --santo que foi militar--, na rua Jorge Miranda, na Luz, no centro de São Paulo. É ali que funciona a Capelania, cujo prédio foi erguido nos anos 1940 com doações feitas pelos integrantes da antiga Força Pública, corporação que deu origem à Polícia Militar.

Na primeira metade do século passado, a Força Pública era uma tropa que ficava em sua maioria aquartelada, com pouca participação no policiamento das ruas. Sua lógica organizacional era militar. Isso significava que cada batalhão devia ser autossuficiente, com oficinas mecânicas, serviço de alimentação, equipe médica e com sacerdotes que acompanhavam a tropa em missões, como no caso da combate à coluna Miguel Costa-Prestes, nos anos 1920.

Palópito entrou para a PM por meio de concurso - outros padres concorreram ao cargo. Aprovado, ganhou a patente de segundo-tenente e fez carreira na corporação como os demais oficiais.

O Estado procurou o sacerdote por meio de seu telefone para contatos e de seu perfil em uma rede social. Até as 20 horas de ontem, ele não havia sido localizado ou respondido às mensagens deixadas.

Quebra de sigilo

A investigação contra o capelão começou em setembro de 2014. De imediato, o comando da Corregedoria decretou sigilo no inquérito. Ao Tribunal de Justiça Militar (TJM) de São Paulo, o corregedor da corporação pediu a quebra dos sigilos bancário e telefônico do sacerdote. Chefiada pelo juiz Luiz Alberto Moro Cavalcante, a Corregedoria do TJM deferiu ambas as medidas.

O jornal "O Estado de S. Paulo"  apurou que as interceptações telefônicas forneceram pistas que justificaram a realização de uma busca e apreensão realizada em 11 de fevereiro em um imóvel que seria frequentado pelo sacerdote em uma praia do litoral norte.

Procurado pela reportagem, o comando da corporação informou apenas que "a Polícia Militar confirma a existência de um Inquérito Policial-Militar em andamento, para apurar denúncias de possíveis irregularidades na administração do capelão Osvaldo Palópito na Capelania Militar Santo Expedito". As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".


Pessoas não devem praticar o bem apenas no Natal

Dom Odilo Pedro Scherer

Entre os textos da liturgia católica no tempo do Advento, que antecede o Natal, destaca-se, pela poesia e pela esperança que carrega, o capítulo 11 do livro do profeta Isaías, sobre os tempos messiânicos:

"Um broto sairá do tronco de Jessé, e um rebento nascerá de suas raízes. Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor... Então o lobo será hóspede do cordeiro, a pantera se deitará ao pé do cabrito, o touro e o leão comerão juntos, e um menino pequeno os conduzirá; a vaca e o urso se fraternizarão, suas crias repousarão juntas, e o leão comerá palha com o boi. A criança de peito brincará junto à toca da víbora e o menino desmamado meterá a mão na toca da serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra estará cheia da ciência do Senhor, assim como as águas enchem o mar".

No tempo do Natal, cristãos e não cristãos são tocados pela alegria, por sentimentos de solidariedade e fraternidade, sorriem e se abraçam e multiplicam gestos de fraternidade. Os pobres são lembrados; a cidade grande se faz bonita, enche-se de luzes, ergue árvores enfeitadas. O povo troca presentes, há um ir e vir de cartões recheados de palavras gentis e bons votos.

Devemos tomar consciência do mundo de dor e solidão, de miséria absoluta e abandono em que ainda vivem filhos amados de DeusCardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, sobre a importância de gestos de fraternidade não ficarem restritos ao Natal

Parece um pouco o mundo novo descrito por Isaías. Acabado, porém, o período de festas, tudo volta a ser como antes. Adiamos o mundo novo que vivemos no Natal: fazemos o estágio, treinamos e ficamos por aí. Não estaria na hora de por mãos à obra e continuar a construção desse mundo bonito anunciado pelo profeta e experimentado no Natal?

É preciso reconhecer que muitos vivem um tempo de Natal permanente, tocados pela fé ou simplesmente pelos sentimentos de fraternidade e solidariedade. Penso em hospitais, como a Maternidade Amparo Maternal; no trabalho dos grupos que se dedicam à população de rua ou da cracolândia; penso nas obras assistenciais e de promoção humana de várias denominações cristãs e não cristãs. Cristo criança, Cristo pobre, Cristo descartado pela economia baseada no lucro, é acolhido, curado, valorizado, amado de mil modos e jeitos. Louvado seja Deus por isso!

Devemos, porém, tomar consciência do mundo de dor e solidão, de miséria absoluta e abandono em que ainda vivem filhos amados de Deus. Precisamos ir além do estágio, ir do ensaio à prática. Deus concretizou o seu desígnio de salvação, fazendo com que seu filho, que era Deus no céu, viesse a ser Deus na terra; que era Deus com o Pai e o Espírito Santo desde sempre viesse a nós, para ser Emanuel-Deus conosco.

Que a presença do filho de Deus encarnado em nossa realidade humana nos ajude a construir o mundo sonhado por Isaías, para que a paz cubra a nossa terra como um manto.  Que o bem praticado se multiplique. Que os corações abertos ao Cristo que vem ao nosso encontro permaneçam abertos ao Cristo ferido, humilhado descartado, desempregado, deitado sob as nossas marquises e pontes, emigrante, refugiado. Cristo criança, adolescente, jovem, adulto, idoso, homem, mulher.

Feliz vivência do Natal para todos!


Salesópolis - 20-12-2014

Mensagem de Natal do Padre Luciano Batata

O Mistério que celebramos da noite de Natal é a vida do Filho de Deus que se tornou um de nós para nos tornar filhos e filhas de Deus. A noite Santa e o dia de Natal nos oferece a oportunidade de podermos olhar para aquilo que há de mais digno em cada ser humano sermos filhos e filhas de Deus. Por isso, o Natal é especial, é maravilhoso.

A magia vem do Natal, porque o lado de Deus presente em nós fica mais latente, o lado espiritual, o pedaço de Deus derramado em cada ser humano pulsa mais forte e no mesmo ritmo em nossos corações. Mesmo os corações mais cristalizados, endurecidos, mesmo aqueles que ficaram amargos, aqueles que ficaram profundamente marcados pela mundaneidade, explodem diante do eterno, diante da manifestação, diante de Deus que vem dos altos céus e se faz um de nós. A noite de Natal aflora a eternidade que existe dentro de nós. Deixe esta espiritualidade do Natal, essa alegria, amor, esperança e paz do eterno em nós fazer aflorar o sorriso mais largo, o olhar mais profundo as palavras mais doces. Deixe aflorar o belo que há em você. 

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de Saúde e Paz para você, para sua família e comunidade.


Missa do Santíssimo Sacramento - 4-12-2014

A primeira quinta-feira do mês em Salesópolis é marcada especialmente pela celebração da Missa do Santíssimo Sacramento que já é uma tradição de mais de um século em Salesópolis.

Especialmente na manhã de quinta-feira, 4, de dezembro, os Padres Lauro, Odair e Sérgio,  de Salesópolis, Padre Antônio Carlos, Pároco do Distrito Nossa Senhora dos Remédios; o Diácono Antônio Paulino, de Salesópolis e o Seminarista José de Paula que está no Distrito Federal, participaram da Missa de fechamento do Ano.

Em uma missa emocionante o Padre Odair ressaltou o pioneiro na construção da Igreja Matriz de São José, Padre João Menendes e seu sucessor Padre Vicente, orando por esses dois Padres.

Antes do encerramento da Missa a Procissão do Santíssimo percorreu as ruas da cidade e em seguida após oração do Padre Antônio Carlos todos pôde no altar da Igreja fazerem suas preces.


38ª Romaria - 23-11-2014

Cavaleiros partem com destino a Aparecida

A mais tradicional Romaria de Salesópolis com destino à cidade de Aparecida partiu domingo, 23, com as Bênçãos do Padre Luciano Batata.

A chegada dos Cavaleiros em Aparecida está prevista para quarta-feira, 26, às 9:00, onde receberão as bênçãos e depois irão assistir a missa que contará ainda com a participação dos Romeiros que iniciaram a caminhada a pé na tarde e noite de sábado, 22.


Família Alves rumo a Aparecida - 22-11-2-14

Pelo quarto ano consecutivo a Família Alves de Salesópolis se reuniram para mais uma caminhada até à cidade de Aparecida.

Na noite de sábado após missa em Ação de Graças celebrada pelo Padre Luciano Batata, cerca de trinta Romeiros partiram para mais uma caminhada de Fé e Devoção a Nossa Senhora Aparecida.


Fé e Devoção a Nossa Senhora - 22-11-2014

Centenas de Católicos devotos de Nossa Senhora Aparecida iniciaram na tarde de sábado, 22, a 17ª Caminha Passos da Fé até à cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba.

Com as bênçãos do Padre Luciano Batata passava das 12:30 quando saíram da Praça Padre João Menendes e deverão chegar à Basílica Nacional de Aparecida na manhã de quarta-feira, 26.

O Deputado Estadual Dr. Gondim esteve presente com sua família na Igreja Matriz de São José e irá acompanhar a chegada de todos na cidade de Aparecida.


Melhorias - 28-10-2014

Igreja de São Benedito em Biritiba Mirim está em plena reforma

Mezaninos irão acolher maior número de fiéis durante as celebrações em Biritiba Mirim

Missas estão sendo celebradas no Centro de  Pastoral de Biritiba Mirim

Padre Edinei Maia dos Santos, Pároco de Biritiba Mirim está realizando uma reforma e modificação para melhor acolher os fieis na Igreja Matriz de São Benedito.

As missas passaram a serem celebradas no Centro de Pastoral para que os trabalhos na Igreja Matriz não fossem paralisados.

Assim a construção dos mezaninos e a reforma do telhado continuarão sem interrupção, já que não há prazo para a conclusão das obras, visto que tudo depende das doações dos católicos para a conclusão de mais essa etapa de melhoria da Igreja, disse Padre Edinei Maia a reportagem do Jornal do Povão.


Dia de Finados - 2-11-2014

Dom Rosalvo celebra missa no Cemitério Municipal

O Bispo auxiliar de Fortaleza Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, celebrou na manhã de domingo, 2, no Cemitério Municipal de Salesópolis, a tradicional Missa de Finados.

Centenas de Católicos participaram da Celebração que se realizou em frente a Capela localizada no interior do cemitério.

Os vendedores de flores já movimentava o lado de fora do cemitério com as mais variadas qualidades e com preços acessíveis e como já é tradição em nossa cidade dezenas de crianças e jovens já vendiam suas velas.


Mensagem do Padre Luciano Batata no dia de Finados - 01-11-2014

Hoje é um dia de Saudades

Eu espero com minha fala de hoje pode lhe fazer uma visita de um jeito certo, pode ter a oportunidade de ser padre para você de falar naquilo que acredito de partilhar minha vida, minha verdade.

Hoje é o dia em que recordamos as pessoas que ja morreram " Dia de Finados" é o dia que a Igreja nos convida a pensar a vida a partir da morte, não é pensar a morte por ela mesmo e nem tem sentido isso. Olhar para aqueles que ja se foram, recordá-los, celebrá-los a memória de todos eles é de alguma maneira de mexer  no nosso jeito de viver.

Falar da morte temos que falar sempre a partir do sigmificado que ela trás para a vida. De nunca pensar numa finalização, mas é uma passagem e refletir sobre essa passagem e pensar na nossa vida e do nosso jeito como nós estamos vivendo.

O medo que sentimos da morte esta diretamente ligada a nossa falta de qualidade da vida. Que a partir do momento que vivo com qualidade, nós vamos encarar a morte de um modo diferente.

É claro que é natural que tenhamos apegos e aliás, fico pesando sobre os nossos apegos que são fontes de muitos sofrimentos. Quando eu tenho um amor a alguma pessoa, quando eu tenho um vínculo com alguém é natural que eu tenha medo que essa pessoa morra ou que ela vai embora da minha vida e, é natural que eu sofra muito no momento que isso acontece.

É uma esperiência positiva de amar que acaba se desdobrando no sofrimento. Então hoje é um dia de saudades, um dia de recordar as pessoas que um dia foram importantes na nossa vida que de alguma forma continua viva dentro de nós. Por que, a saudade é um sentimento que Deus nos permite de ver e experimentar, pra gente fazer ficar presente dentro de nós aqueles que já partiram.

Então hoje ao recordar e ao orar pelas pessoas que nós amamos que ja foram embora da nossa vida nós poderiamos olhar quem sabe ter a oportunidade de olhar para o jeito como nós estamos vivendo. A celebração da morte ganha sentido de Ressurreição, porque, se pensar a morte do outro me faz pensar na vida que eu ainda não estou morto, então de alguma maneira eu vou descobrir nessa minha VIDA as ressurreições possíveis.

Aquilo que eu já posso experimentar de maneira antecipada da eternidade que tanto espero. O dia de hoje é muito sofrido pra muita gente, para todos nós que de alguma maneira a dor recente de ter que sepultar quem nos amamos é sem dúvida para nós uma experiência de aprendizado. Olhando para aquele que agente não tem mais, quem sabe possamos perceber os que estam ao nosso lado hoje.

Muitas Mães se curam da dor de terem perdidos os filhos quando são capazes de olhar para os filhos que ficaram. Descubrir naquele momento da dor um elemento que nos faça sobreviver. Se ficarmos parado naquele que morreu, naquele que foi embora que não esta entre nós. corremos o risco de esquecer os que estão ao nosso redor.

O amor é a esperiência humana mais profunda que podemos fazer, mesmo porque o amor abre muitas portas dentro de nós. Através do amor podemos acessar muitas realidades que são nossas que as vezes podemos correr o risco de morrer sem acessá-las.

Por isso, que é preciso que agente ame e se eu amo é natural que irei sofrer. O amor gera preocupação, gera dor no momento que o outro esta sofrendo, tudo isso é o impacto do amor que causa em nós, mais também gera levesa dentro de nós, de estarmos acompanhados e não sermos sós, por exemplo: O amor que experimentamos como família. Tudo isso, podemos refletir a partir dos significados do dia de hoje.

Que é olhar para a vida a partir da morte. Desejo a todos vocês meus irmãos que estão vivendo esse dia com dificuldade possam descobrir o sentido mais profundo da saudade sempre positivo. A saudade tem que fazer ressuscitar dentro de nós o bom daquilo que o outro deixou.

Deixar partir não é facil, nossa tendência é sempre reter, mais não. A melhor forma de lhe da com a morte é deixar que ela aconteça sem que agente também corra o risco de morrer junto, não no corpo mas nas alegrias, esperanças porque não soube administrar aquela perda, aquela ausência.

Que Deus abençoe muito você e que te dê muita sabedoria pra lhe da com suas perdas, mas que, quer aprender  com aquilo que se perde. Um novo sentido, um novo significado para um momento tão doloroso que é a experiência da morte. Um forte abraço meu irmão e irmã que Deus te abençoe.


Distrito Nossa Senhora dos Remédios - 19-10-2014

Padre Antônio Carlos comemora aniversário na Praça com comunidade

Padre Antônio Carlos Menezes, Pároco do Distrito Nossa Senhora dos Remédios, comemorou domingo, 19, junto à comunidade e com a presença de sua mãe, irmãs e sobrinha, seus 43 anos de idade.

Durante a missa Padre Antônio disse da felicidade de estar junto a todos da Comunidade do Distrito Nossa Senhora dos Remédios e que se sente feliz com sua segunda família, e em seguida citou a presença de sua mãe e irmãs.

Logo no início da Celebração faltou energia elétrica que durou até o término da missa e Padre Antônio aproveitando da oportunidade citou que durante um casamento também faltou energia elétrica e seria bem recebida pela paróquia a doação de um gerador.

No final da Missa Padre Antônio foi homenageado por um grupo de crianças que fizeram uma linda encenação que emocionou a todos os presentes, além das homenagens do Grupo de Jovens, do Administrador do Distrito Paulo Cézar Monteiro e de seu amigo Homero, um dos líderes do Distrito Nossa Senhora dos Remédios.

O prefeito Benedito Rafael da Silva, PR, esteve presente na Celebração da Missa e parabenizou Padre Antônio não somente pelo seu aniversário, mas também pelo trabalho junto à comunidade.

Na saída Padre Antônio foi cumprimentado por centenas de católicos que se reuniram na Praça Antônio Souza Prado para comemorarem seu aniversário.


Semana Teológica na Faculdade Paulo VI - 16-10-2014

O tema deste ano é “Uma nova Eclesiologia”

Segunda-feira, dia 20, inicia a Semana Teológica realizada pela Faculdade Paulo VI. As palestras acontecem entre os dias 20 a 24 de outubro, a partir das 19h, com o tema “Uma nova Eclesiologia”, no auditório da instituição, localizada à Avenida Francisco Rodrigues Filho, 248, no bairro Vila Mogilar, em Mogi das Cruzes/SP.

As palestras serão ministradas por bispos e professores convidados especializados em Teologia que irão relacionar alguns temas a Doutrina da Igreja, como o Concílio Vaticano II, a última encíclica do Papa Francisco, “Evangelii Gaudium”, entre outros."A partir do Concilio Vaticano II (1962-65), a Igreja passou a ter uma nova compreensão sobre a sua identidade e missão. Queremos nestes dias recordar o significado desta temática e os avanços feitos nesta direção", destaca o diretor da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, Pe. Claudio Antônio Delfino.

A Semana Teológica é aberta ao público em geral e gratuita, e quem participar de 75% do evento, recebe um certificado. Também, haverá exposição de livros de editoras católicas.

Programação

20/10 (segunda-feira): O Concilio Vaticano II e suas consequências no Brasil

Dom Fernando Legal, bispo emérito de São Miguel Paulista

21/10 (terça-feira): A Eclesiologia do documento Evangelii Gaudium

Dom Paulo Mascarenhas Roxo, bispo emérito de Mogi das Cruzes

22/10 (quarta-feira): A teologia Latino-americana, encarnada na história do povo

Prof. Ms. Maria Angélica Moreira

23/10 (quinta-feira): Eclesiologia e Missão

Dom Edmar Peron, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo

24/10 (sexta-feira): A Eclesiologia na Atualidade

Dom Benedito Beni dos Santos, bispo emérito de Lorena


15-10-2014 

Pe. Alessandro Campos irá celebrar toda quarta-feira em Mogi das Cruzes

As missas no bairro do Socorro, em Mogi das Cruzes, estão reunindo

centenas de pessoas da região

O Pe. Alessandro Campos, apresentador do programa “Aparecida Sertaneja” da TV Aparecida, está celebrando a Santa Missa toda quarta-feira, às 19:00, na Igreja Santa Rita de Cássia, localizada à Rua Carneiro Leão, 108, no bairro do Socorro, Mogi das Cruzes/SP. As celebrações têm reunido mais de 1500 pessoas.

Desde o último dia 1º de outubro, o presbítero incardinado no Ordinariado Militar do Brasil é o responsável pela Comunidade no bairro do Socorro, com Uso de Ordem na Diocese de Mogi das Cruzes e será o responsável pela reforma e término da construção da Igreja.

Pe. Alessandro Campos, 32, é apresentador do programa “Aparecida Sertaneja” da TV Aparecida, e nasceu na cidade de Guaratinguetá/SP, mas mudou-se ainda criança com a família para Mogi das Cruzes, onde cresceu. E será uma das atrações do EVANGELIZAI – 2ª FESTA DIOCESANA, que acontece no dia 23 de novembro, no Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Najar (Antigo CIP), em Mogi das Cruzes.


Festa da Padroeira do Brasil - 13-10-2014

Centenas de devotos acompanham procissão

Católicos participaram no início da noite de domingo, 12, da Procissão de encerramento da Festa de Nossa Senhora Aparecida em Salesópolis.

Padre Luciano Batata, Pároco de Salesópolis  e o Seminarista Muller Prado, juntamente com  Ministros da Eucaristia, Leitores e Coroinhas e acompanhados pela Corporação Musical São José e pelo Grupo de Moçambique Firme na Fé, ambos de Salesópolis, a Procissão percorreu as principais ruas da cidade, momento em que os devotos de Nossa Senhora Aparecida puderam renovar seus votos com a Santa.

O prefeito de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, PR, e sua esposa e presidenta do Fundo Social de Solidariedade estiveram presentes na missa de encerramento das festividades de Nossa Senhora Aparecida.

Uma campanha para ajudar a Santa Casa de Salesópolis foi liderada pelo Diretor da entidade Marcos Cáfaro e pelo interventor Rodrigo Silva e com o apoio da Paróquia São José de Salesópolis e da Prefeitura Municipal, estiveram nos três dias da Festa com barracas de doces, salgados, bingo e churrasco.

No encerramento da Missa o prefeito Rafael agradeceu a todos pela colaboração com a Santa Casa durante esses três dias de festa e ressaltou que a prefeitura continua destinando verbas  para a Saúde e que a ajuda de todos é primordial para a continuidade do atendimento a população.


Policia Militar presente na Festa da Padroeira

A Polícia Militar de Salesópolis esteve presente nos três dias da Festa de Nossa Senhora Aparecida e assim garantiu a segurança de todos na Praça da Matriz e durante a Procissão de domingo, 12.

O Sargento Adalberto da Polícia Militar (foto) esteve à frente da Procissão orientando os motoristas para aguardar a passagem dos devotos de Nossa Senhora Aparecida.


Biritiba Mirim 03-10-2014

Campanha de Reforma da Igreja de São Benedito

Padre Edinei Maia dos Santos, Pároco de Biritiba Mirim em entrevista concedida ao JP disse que após vinte anos está sendo realizada uma reforma na Igreja Matriz de São Benedito.

“Estamos promovendo um carnê junto aos paroquianos que desejarem fazer doações para podermos realizar as obras necessárias”.

“Serão realizadas primeiramente as obras dos dois mezaninos e em seguida a reforma de todo o telhado da Igreja”, concluiu Padre Edinei.


Festa de Nossa Senhora Aparecida - 11-10-2014

Igreja e Santa Casa unidos para o bem do povo de Salesópolis

Mais uma vez o povo de Salesópolis está unido para mais uma vez ajudar a Santa Casa de Misericórdia Frederico Ozanan, que há anos vem passando por uma grave crise financeira.

O diretor Marco Cáfaro e o interventor Rodrigo Silva, estão empenhados em arrecadar fundos para ajudar nas despesas da Santa Casa de Salesópolis.

Neste ano as barracas utilizadas pela Igreja Católica em eventos religiosos para a venda de doces, salgados, pizza, crepes, bingo e o delicioso churrasco foram cedidas a Santa Casa que até domingo dia 12 de outubro estará participando da Festa de Nossa Senhora Aparecida.

Uma grande equipe foi formada para juntos trabalhar pelo bem da Santa Casa de Salesópolis e desde já contam com a presença e apoio de todos os Salesopolenses e turistas que estarão nos visitando nestes dias festivos em nossa cidade.

Durante a reinauguração da Capela existente nas dependências da Santa Casa de Salesópolis estiveram presentes juntamente com o Padre Antônio Carlos Menezes, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, o prefeito Benedito Rafael da Silva, PR e sua esposa Presidenta do Fundo Social Paula Tenório, o Diretor da Santa Casa Marco Cáfaro; o interventor da Santa Casa Rodrigo Silva; o ex-provedor Horácio do Prado; funcionário da Prefeitura Antônio Rodrigues dos Ouros e centenas de Católicos que foram rezar e pedir a proteção de Nossa Senhora Aparecida para a Santa Casa e ao povo de Salesópolis.


Diocese de Mogi das Cruzes institui mais uma paróquia em

Itaquaquecetuba nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 10, às 19:30, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, celebra missa que institui a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no bairro Parque Marengo, na cidade de Itaquaquecetuba/SP.

O Pe. Diogo Shishito dos Santos será o primeiro pároco da nova paróquia formada pelas comunidades: Nossa Senhora do Carmo, Santa Cruz, Santo Expedito, Nossa Senhora da Visitação, Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Santa Madre Paulina.

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo foi desmembrada da Paróquia Jesus Divino Mestre em janeiro deste ano quando se tornou quase paróquia, e será a 55º paróquia da Diocese de Mogi das Cruzes.


FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA - 10 - 11 e 12 DE OUTUBRO

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA - DIA 10 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA

18:30 h – Saída da Carreata da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, com destino a Igreja Matriz

19:30 h –Santa Missa celebrada pelo Padre Antônio Carlos A. Menezes, da Paróquia N. S. Remédios, após a missa, caminhada até o Império (Igrejinha da Santa Casa), onde acontecerá a Consagração da Santa Casa a Nossa Senhora Aparecida.

DIA 11 DE OUTUBRO – SÁBADO

19:30 h – Santa Missa em louvor e honra a Nossa Senhora Aparecida.

DIA 12 DE OUTUBRO – DOMINGO

12:00  h – Repique dos sinos, queima de fogos

18:00 h – Procissão luminosa pelas ruas da cidade  e em seguida Missa celebrada pelo Padre Luciano Batata,

com consagração de todos os devotos a Nossa Senhora Aparecida.

PROGRAMAÇÃO FESTIVA

DIA 10 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA

20:30 h  - Apresentação Academia de Dança Prof. Egle

21:00 h  - Show com ROMULO  & REVERTON

DIA 11 DE OUTUBRO – SÁBADO

14:00 h  - Ação entre Amigos na Praça da Matriz

20:30 h  - Show com RAFA MELO & ZETY e Banda

DIA 12 DE OUTUBRO – DOMINGO - DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

12:00 h – Tradicional queimas de fogos

12:00 h – Afogado no Centro Pastoral (preço popular)

13:00 h – Apresentação de grupo de Moçambique

14:30 h – Brincadeiras para as crianças

20:30 h – Show de encerramento com Grupo Boleragem

Durante os dias da festa estarão funcionando barracas de doces, salgados, churrasco e bebidas.

A renda da Festa será revertida para a Santa Casa de Misericórdia Frederico Ozanan de Salesópolis.

Realização - Comissão de Festa da Santa Casa

Apoio - Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis 


Mensagem do Padre Luciano Batata na Semana da Padroeira do Brasil

Meus queridos irmãos e irmãs de fé! Paz e bem!
Peçamos à Mãe Maria que interceda a Deus Pai por todas as crianças, especialmente as mais sofridas de nossa sociedade.
Estamos chegando no dia 12 de Outubro, dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida padroeira do Brasil. Eu gostaria de  recordar que a nossa devoção a Maria, ela tem uma importância muito grande dentro da Igreja. Apreciar o coração de Maria, porque, nele o mistério humano esta encontrando com o Mistério Divino. Maria foi aquela que foi eleita e escolhida para abrigar, para ser primeiro lugar onde Jesus é concebido, onde Ele é recebido. Isso é maravilhoso. Neste mês queremos recordar que nós também como humanos, como povo eleito e como descedência, nós devemos receber Jesus em nosso coração e levá-lo a todos os lugares para onde agente vai. Que Deus abençoe a todos e que neste dia da padroeira nós possamos viver a alegria de sermos também portadores dessa Presença de Jesus. 
"Que nada retire a nossa alegria. Ela custa caro. O coração que Deus habita só tem tempo para coisas boas e edificantes!"
Que pela intercessão Nossa Senhora da Conceição Aparecida Mãe da Igreja nos ajude a fortalecer nossa fé e fazer sempre a vontade do Pai em Jesus Cristo.
E Viva!!! Nosssa Senhora da Conceição Aparecida. 

Programação do dia 12 de outubro, Solenidade de Nossa Senhora Aparecida

Neste domingo, dia 12 de outubro, Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini preside duas celebrações eucarísticas na região do Alto Tietê. Às 10:00, no Ginásio Municipal de Esportes de Itaquaquecetuba, localizado à Rua Santa Rita de Cássia, nº 151, no bairro Vila Japão, com a participação de todas as Paróquias e "Quase" Paróquias da cidade.

No período da tarde, Dom Pedro Luiz Stringhini celebra a Santa Missa na cidade de Arujá. A procissão sai às 17:30 da Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Aparecida, localizada à Avenida Railda Alves de Oliveira, 111, no bairro Parque Rodrigo Barreto em direção ao Ginásio de Esportes Mário Covas na Avenida Armando Colângelo, s/nº, no mesmo bairro.


Diocese de Mogi das Cruzes realiza a Assembleia Anual neste sábado, dia 04

Sábado, dia 4 de outubro, das 8:30 às 12:30, a Diocese de Mogi das Cruzes reúne as lideranças da Igreja Católica do Alto Tietê para a Assembleia Anual no auditório da Faculdade Paulo VI, localizada à Avenida Francisco Rodrigues Filho, 248, no bairro Vila Mogilar, em Mogi das Cruzes.

Em 2014, Assembleia Anual da Diocese de Mogi das Cruzes tem como objetivo analisar o primeiro ano do 7º Plano Diocesano de Pastoral e ainda, apresentar as orientações emanadas do Documento nº 100 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia” (2014) e a Encíclica do Papa Francisco “Evangelii Gaudium” (A alegria do Evangelho).

O 7º Plano Diocesano de Pastoral foi lançado em novembro de 2013 durante a Evangelizai Festa Diocesana, e discutido na última assembleia que aconteceu em outubro do ano passado, com a análise e modificações que seriam necessárias para o bom andamento da estrutura pastoral na Diocese de Mogi das Cruzes, trabalho orientado pelo Pe. Ademir Andrade de Sá, coordenador diocesano de pastoral.

Além do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, irão participar da reunião, o bispo emérito, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, os padres, diáconos, coordenadores das regiões pastorais, das comissões pastorais, das pastorais diocesanas, dos movimentos e associações, da Faculdade Paulo VI, os reitores dos Seminários Diocesanos e mais dois leigos de cada uma das 54 Paróquias e das três Quase-Paróquias, das quatro Áreas Pastorais e dos dois Santuários Diocesanos.


Encontro para a Evangelização da Juventude

nas dioceses do Regional Sul 1  02-10-2014

Nos últimos dias 29 e 30 de setembro, no Instituto Pio XI dos padres salesianos, Lapa-SP, aconteceu um encontro para padres assessores das dioceses do Regional Sul 1 da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), para o trabalho da Evangelização da Juventude. Quinze dioceses estavam representadas. O encontro foi assessorado pelo Pe. Antonio Ramos do Prado, SDB, assessor nacional da CNBB para a Juventude e a Ir. Zenilde Fontes, assessora do Regional Sul 3. A coordenação do encontro foi feita pelo Pe. André Torres, assessor da Juventude para o Regional Sul 1. O bispo referencial do Sul 1, Dom Pedro Luiz Stringhini, presidiu as celebrações eucarísticas.

O encontro propiciou aos padres receberem informações e trocarem experiências, fortalecendo o processo de consolidação do Setor da Juventude nas dioceses. Esse processo vem tomando visibilidade e consistência desde 2007, com a elaboração e promulgação do Documento 85 da CNBB e com a visita do Papa Bento XVI a São Paulo, quando teve seu encontro com a juventude, no Pacaembu.

Em 2011, a CNBB aprovou a criação da Comissão Episcopal de Pastoral para a Juventude, cujo presidente é Dom Eduardo Pinheiro. Em 2013, realizou-se a Campanha da Fraternidade sobre a Juventude e a Jornada Mundial, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco e três milhões de jovens. No final de 2013, em Brasília, aconteceu o encontro de revitalização do trabalho com a juventude, em que participaram jovens, padres assessores e bispos referenciais para os regionais, confirmando a opção pelos três eixos: missão, capacitação e estruturas de acompanhamento para a evangelização da juventude.

Dom Pedro Luiz Stringhini -


Mensagem do Padre Palmiro Carlos Paes

“Ao povo de Salesópolis sempre digo: Guarde com carinho o presente que Deus deu que é a Nascente do Rio Tietê”.

Povo acolhedor, carinhoso, e faz com que eu anime a cada ano a fazer meu projeto. O povo de Salesópolis é um povo abençoado que Deus olhou com carinho.

Que Deus abençoe a cada um dos moradores.


Despedida em Salesópolis

Católicos se despedem da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Os Católicos se despediram na tarde de quinta-feira, 25, da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida que há onze anos faz o caminho do Rio Tietê partindo de Salesópolis até sua foz em Itapura, caminhada essa que já dura onze anos.

Em uma Missa emocionante celebrada pelo Padre Palmiro Carlos Paes e concelebrada por Padre Luciano Batata, Pároco de Salesópolis, todos cantaram, rezaram e fizeram suas orações a Mãe e Padroeira do Brasil.

Na saída para Biritiba Mirim uma grande carreata seguiu a imagem que foi em um carro preparado pelos devotos e acompanhado pela viatura do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes.


Festa de São Vicente de Paulo em Salesópolis

Padre Cìcero irá participar da abertura da Festa com a Missa Sertaneja

Acontece de 26 a 28 de setembro no Bairro do Totózinho Cardoso em Salesópolis a 24ª Festa de São Vicente de Paulo.

As festividades serão iniciadas na sexta-feira, a partir das 19:00 com a concentração dos devotos na Praça da Matriz onde em caminhada seguirão até a Capela de São Vicente no Bairro do Totózinho Cardoso.

Após a cerimônia com o hasteamento da Bandeira de São Vicente de Paulo a missa será celebrada pelo Padre Cícero Esmerindo com a tradicional Missa Sertaneja animada pelo grupo Seresteiros de Deus.

No sábado, 27, dia de São Vicente de Paulo às 19:00 acontece a procissão pelas ruas do Bairro com a Imagem do Santo e em seguida missa presidida pelo Padre Francisco Deragil.

Domingo, 28, encerramento das festividades às 11:30 Padre Luciano Batata, Pároco de Salesópolis celebra a missa de encerramento das festividades religiosas.

Durante os três dias da Festa estará funcionando barracas de doces e salgados e haverá shows após a missa.


15ª Festa do Seminário reuniu cerca de oito mil na Fazenda Tabor

A 15ª edição da Festa do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus que aconteceu neste último domingo, dia 21, na Fazenda Tabor, em Mogi das Cruzes, reuniu milhares de paroquianos em prol das vocações. Cerca de oito mil pessoas passaram pelo local ao longo do dia.

Logo pela manhã, mesmo com a chuva, às 8h, os fiéis participaram da missa campal presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini. Durante a homilia, o pastor da Diocese de Mogi das Cruzes falou sobre o papel da Igreja e junto com ela, dos sacerdotes, de aproximar as pessoas de Deus, encurtar a distância até Jesus, que é o Caminho, a Verdade e a Vida: “A Igreja é um sinal que deve nos aproximar do amor, da bondade, da piedade, da justiça e da compaixão do Pai, para sermos de Deus”, destacou. A Santa Missa foi concelebrada por alguns padres da Diocese, entre eles, o Pe. Leandro Machado Silvestre e o Pe. Wilson Sales Pereira, reitor e vice-reitor do Seminário Maior, respectivamente; o formador do Propedêutico Nossa Senhora do Socorro, Pe. Sidnei Quenji Ito, e o Pe. Thiago Cosmo da Silva, reitor do Seminário Menor São João XXIII.

Ao final da celebração eucarística, foram distribuídas aos presentes mudas de plantas doadas pela EDP Bandeirante e pelo Instituto Embu de Sustentabilidade. Também, o bispo diocesano e o reitor do Seminário Maior agradeceram a EDP Bandeirante pelo trabalho iniciado no ano passado, o reflorestamento de 3,6 hectares do terreno onde está o Seminário, em que foram plantadas mais de 6800 mudas de cerca de 60 espécies de plantas.

Ainda, quem passou pela tradicional festa pode conferir uma programação extensa, com apresentações musicais e teatrais, trilha ecológica, passeios a cavalo, partidas de futebol e vôlei, e brincadeiras para as crianças, além de uma exposição sobre os 15 anos do evento. Já na Tenda Vocacional, a Pastoral Vocacional e as Congregações Religiosas distribuíram material para divulgar os trabalhos.

Barracas para alimentação, com pratos típicos e bebidas, eram as opções para quem participou do evento, além da venda de produtos de artesanato.

O encerramento aconteceu às 18h com o sorteio do carro. Confira o resultado da rifa da 15ª Festa do Seminário:

1º Prêmio - CARRO O KM

N.º 002265 Laura Paulina Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Centro) - Mogi das Cruzes

2º Prêmio - NOTEBOOK N.º 017180 Paróquia Nossa Senhora dos Remédios - Salesópolis

3º Prêmio - TV  N.º 028020 Emanuel Messias Quase-Paróquia Santa Rita de Cássia – Itaquaquecetuba

4º Prêmio - FOGÃO  N.º 23371 Silvania Silva Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Calmon Viana

5º Prêmio - MICROONDAS  N.º 032317 Darcy Matilde S. Souza Paróquia Santa Isabel - Santa Isabel 


Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora a Salesópolis

Centenas de Católicos participaram na tarde de segunda-feira, 22, da recepção a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que está percorrendo as cidades da grande São Paulo, que são cortadas pelo Rio Tietê.

A recepção começou no Portal de Salesópolis com o prefeito Benedito Rafael da Silva, PR e o vice-prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, acompanhados do Pároco de Salesópolis Luciano Batata; Pároco do Distrito Nossa Senhora dos Remédios Antônio Carlos de Menezes e do Pároco de Biritiba Mirim Edinei Maia dos Santos.

Nas mãos do Padre Palmiro Carlos Paes a Imagem de Nossa Senhora Aparecida percorreu as ruas de Salesópolis depois se dirigiram até a Nascente do Rio Tietê, ocasião em que Padre Palmiro falou da importância da água para nossa sobrevivência e acima de tudo da escassez do líquido que está fazendo com que muitas cidades do Estado de São Paulo e a Capital Paulista passem por racionamento.

O Pároco de Salesópolis Luciano Batata colocou a Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas límpidas da Nascente do Rio Tietê e pedindo as bênçãos para Salesópolis todos fizeram uma prece e em seguida se dirigiram a Matriz de São José onde foram recepcionados por centenas de devotos que aguardavam a chegada da imagem.


Altar da Igreja Matriz de São José passará por restauração

Pároco da Igreja Matriz de São José de Salesópolis Luciano Batata

Batistério foi todo restaurado

Padre Luciano Batata está realizando grandes obras na Igreja Matriz de São José, como já mostrou o Jornal do Povão em matérias anteriores.

Foram restaurados os Batistério e a Capela de Nossa Senhora Aparecida, e mais obras de melhorias e recuperação das pinturas originais serão realizadas na Igreja.

Padre Luciano Batata recebeu nossa reportagem e falou de todos os trabalhos que serão realizados na Matriz a fim de deixar o templo mais bonito.

O Altar Mór será recuado e voltará as origens antes de 1992, quando a Igreja passou por reformas e o Altar foi colocado mais a frente.

Também será modificado as paredes do altar que hoje está com uma lâmina de madeira e após recuperado terá suas formas e pinturas originais.

A equipe do Jornal do Povão estará sempre presente para divulgar todos os trabalhos realizados pelo Padre Luciano Batata e como estará ocorrendo as restaurações no Altar da Igreja Matriz de São José.


Festa do Seminário Maior da Diocese de Mogi das Cruzes: momento de

oração, cultura e lazer 

A 15ª edição da Festa do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus é neste domingo, dia 21, das 8:00 às 18:00, na Fazenda Tabor, localizada à Rodovia Pedro Eroles, km 42, bairro Itapeti, em Mogi das Cruzes, com uma programação extensa para a confraternização que inclui oração, cultura, lazer.

A abertura da festa é às 8:00, com a missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini. No final da celebração eucarística, a Pastoral da Ecologia da Diocese de Mogi das Cruzes irá apresentar um relatório sobre o trabalho de arborização em parceria com a empresa EDP Bandeirante, que iniciou no evento do ano passado. Em 2014, a pastoral irá distribuir aos participantes mudas de plantas doadas pelo Instituto Embu de Sustentabilidade.   

A cada ano, a festa cresce e reúne milhares de pessoas das paróquias da Diocese, com uma variada programação que inclui atrações culturais de música e teatro, competições esportivas, exposição do trabalho das pastorais, como a Pastoral Vocacional, das Congregações Religiosas presentes na Região do Alto Tietê, e também, da Faculdade Paulo VI. Em 2014, além das apresentações de bandas católicas da região do Alto Tietê, os destaques são os grupos católicos “Comunidade Recado” e “Lírios do Vale”.

Para facilitar a participação de todos, no local há um amplo estacionamento para ônibus e veículos de passeio, e ainda, um espaço médico com ambulância para emergências. E para a alimentação, são mais de 30 barracas com opções de salgados, doces e bebidas.


Dia da Padroeira

São Paulo comemora o dia da Padroeira Nossa Senhora da Penha

Milhares de Católicos acompanharam a Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Penha em São Paulo

HOMENAGENS: Monsenhor Carlos de Souza Calazans, Pároco da Basílica da Penha

Dom  Manuel Parrado Carral, Bispo da Diocese de São Miguel Paulista

O Bairro da Penha na Zona Leste de São Paulo festejou segunda-feira, 8, dia da Padroeira de São Paulo Nossa Senhora da Penha e também do Bairro que leva o nome da Santa.

Milhares de fiéis católicos passaram durante o dia na Basílica para prestar homenagens, agradecer a graças ou pedir bênçãos para familiares e amigos.

Às 19:30 foi celebrada a Missa de encerramento das festividades religiosas pelo Bispo da Diocese de São Miguel Paulista Dom  Manuel Parrado Carral e em seguida os devotos de Nossa Senhora da Penha saíram em procissão pelas ruas do Bairro.

Estiveram presentes as solenidades do dia da Padroeira de São Paulo o vereador Antônio de Paiva Monteiro Filho, Toninho Paiva e o subprefeito da Penha Pedro Guastaferro Junior.

Foram homenageados durante a Celebração o monsenhor Carlos de Souza Calazans, Pároco da Basílica da Penha; o Bispo da Diocese de São Miguel Paulista Dom  Manuel Parrado Carral e o subprefeito da Penha Pedro Guastaferro Junior.


Mensagem do monsenhor Carlos de Souza Calazans

Queridos irmãos e irmãs no aniversário de Nossa Senhora e também do Bairro da Penha, que Deus abençoe a todos e que Nossa Senhora da Penha nos dê forças para que possamos caminhar e cada vez mais levando todos pertos de Jesus”.

“Que Deus abençoe a todos”


Festa da Padroeira em Itaquaquecetuba e reabertura da Igreja Matriz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A novena da padroeira da cidade de Itaquaquecetuba, Nossa Senhora D’Ajuda, com o tema “Maria a filha predileta do Pai” (Lc 1, 46-55), será celebrada entre os dias 30 de agosto a 08 de setembro.

Durante a novena da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, diariamente, as missas serão às 12:00 e 19:30 (e aos domingos, também, às 8:00) com a reflexão sobre o “Magnificat”.

No dia da padroeira, 8 de setembro, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, preside a missa às 8:00, na Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, que reabre a Igreja do século XVII, após sete anos fechada. “Nos últimos três anos foi realizado um trabalho emergencial de restauro do telhado para que pudéssemos voltar a celebrar na antiga Igreja, mas ainda contamos com a ajuda dos fiéis para dar andamento no trabalho de restauração da parte interna, uma vez que temos a Igreja reaberta para o povo de Itaquaquecetuba”, afirma o Pe. Luiz Renato de Paula, pároco da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda (A referida Igreja foi tombada pelo CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, pela resolução SC nº 16, de 31 de março de 2014).

A programação festiva irá acontecer aos finais de semana, nos dias 30 e 31 de agosto e 06, 07 e 08 de setembro, com barracas de comidas típicas e atrações culturais.


São Paulo

Festa da Padroeira Nossa Senhora da Penha


A comemoração dos 347 anos de Devoção a Nossa Senhora da Penha encerra hoje (8 de setembro) na Basílica que leva o nome da Santa com a missa às 19:00.

A equipe do Jornal do Povão esteve presente domingo, 7, durante missa celebrada pelo Padre Edmilson e concelebrada pelo Padre Rivelino.

Esteve presente a celebração monsenhor Carlos de Souza Calazans, Pároco da Basílica de Nossa Senhora da Penha, que é uma pessoa muito querida por toda a Comunidade Católica do Bairro.

Após a Missa como já é tradição acontece a quermesse com barracas para todos os gostos que oferecem desde o delicioso churrasco, pastel, cachorro quente, quentão e claro não podendo falta aquele show para animar ainda mais as noites festivas.

No domingo, 7 de setembro, a dupla Alex e Bruno se apresentaram para um público muito animado que dançou e cantou vários sucessos da música sertaneja.

Os apresentadores Ricardo Sucesso e Carmem Lúcia fizeram a animação de palco nos intervalos da apresentação da dupla Alex e Bruno.


Sábado acontece o Grito dos Excluídos em Mogi das Cruzes

Neste sábado, dia 06 de setembro, a partir das 9h, será realizado o 20º Grito dos Excluídos, que neste ano traz o tema “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos”, relacionado à Campanha da Fraternidade de 2014 (Fraternidade e Tráfico Humano). Celebração e ato público promovido com pela Comissão Diocesana para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, em parceria com os Comitês Regionais organizadores do Plebiscito Popular no Alto Tietê.

O 20º Grito dos Excluídos acontece na Faculdade Paulo VI, localizado à Avenida Francisco Rodrigues Filho, 248, no bairro Vila Mogilar, em Mogi das Cruzes, e a programação tem início com a celebração ecumênica, em seguida, é aberta a palavra aos organizadores do evento e, também, ao público (feita a inscrição antecipadamente junto aos organizadores). Depois, ocorre uma passeata em direção ao Largo do Rosário (Praça da Marisa), no centro de Mogi das Cruzes, e apresentações culturais.

O Ato Público é aberto a qualquer interessado, seja agente de pastoral, líder comunitário, participante de movimento popular, entidades, sindicatos, partidos políticos, entre outros. No dia, será permitido o uso de bandeiras e faixas institucionais, que identifiquem entidades e movimentos populares, inclusive denúncias e reivindicações. Estão proibidas manifestações e propagandas de cunho político-eleitoral e ataques pessoais.


Artigo de Dom Pedro Luiz Stringhini

A diocese de Mogi das Cruzes prioriza o aprofundamento bíblico, a catequese, a juventude, a família e o serviço aos pobres.  Fomenta as doze comissões de pastoral, conforme as diretrizes dos Bispos do Brasil.

Em janeiro, houve a ordenação de cinco diáconos, os mesmos que, em junho, foram ordenados padres. Nesses dois anos, foram ordenados quinze novos sacerdotes para a diocese de Mogi. A próxima ordenação de diáconos transitórios, que depois se tornam padres, será em 31 de janeiro de 2015, na Paróquia Santos Apóstolos. A diocese conta com quatorze diáconos permanentes; outros vinte homens casados se preparam, cursando teologia e freqüentando a escola diaconal.

A Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI se esforça para crescer na qualidade de ensino e no número de alunos, oferecendo, de manhã e à noite, bacharelado em filosofia e teologia e licenciatura em filosofia. Recebeu, no início de agosto, a visita de avaliadores do Ministério de Educação e Cultura (MEC), os quais constataram o bom nível dos professores, reconheceram o esforço da diocese e vislumbraram boas perspectivas de futuro. Entenderam que a Faculdade presta um serviço à sociedade, oferecendo o que lhe é específico. Concluídos os relatórios, conferiram nota máxima (cinco) à Faculdade Paulo VI.

Nesse ano, foram criadas três novas quase paróquias em Itaquaquecetuba, e três novas áreas pastorais, duas em Poá e uma em Ferraz de Vasconcelos. Hoje, a diocese conta com cinqüenta e três paróquias, três quase paróquias e cinco áreas pastorais, num total de sessenta e uma unidades. Cada uma delas com um padre à frente.

Encontra-se em fase de acabamento a construção do seminário menor, com capacidade para 20 seminaristas. O museu do Divino já foi concluído. A fachada externa da Catedral está recebendo restauro e a capela N. Sra. dos Remédios de Mogi será também restaurada. Quatro imóveis foram adquiridos para serem casas paroquiais na periferia.

O povo do Alto Tietê celebra com entusiasmo e devoção a tradicional Festa do Divino. Só na de Mogi das Cruzes passaram cerca de trezentas mil pessoas. Valorizam-se as peregrinações, sobretudo ao santuário de Aparecida; houve a dos padres, dos seminaristas, de diversas paróquias. E uma em Atibaia, a do Movimento da Mãe Rainha, onde participaram três mil pessoas. Em Suzano, acontece a Festa Nordestina, anualmente prevista no calendário do Município.

Nesse segundo semestre estão em curso outras celebrações: dia da Família, em Suzano; 15ª. festa do seminário diocesano, no sítio Tabor; a celebração de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, em todos os municípios; e a Festa Diocesana, o 2º Evangelizai, no dia de Cristo Rei, 23 de novembro. O Grito dos excluídos, 7 de setembro, pauta a importância da reforma política e eleições limpas; e para isso estão empenhados a escola diocesana de cidadania e a pastoral de fé e compromisso social.


Diocese de Mogi realiza Dia da Família

No domingo, dia 31, a Região Pastoral Suzano da Diocese de Mogi das Cruzes realiza o Dia da Família com a Santa Missa, às 10:00, presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, no Parque Max Feffer. Celebração que irá reunir todas as paróquias da cidade para encerrar o mês vocacional (com uma semana dedicada à família, a Semana Nacional da Família (SNF) que teve como tema em 2014: “A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo”).

A programação do evento tem início às 8h, com a concentração dos fiéis na Igreja Matriz São Sebastião, na Praça João Pessoa, centro de Suzano, em seguida, às 8h30, eles saem em direção ao Parque Max Feffer para a celebração eucarística.

Após a Santa Missa, o Dia da Família prossegue até 14h, com a apresentação de bandas católicas da região. No local, haverá barracas para a venda de alimentos.

A organização ainda solicita aos participantes a doação de fraldas geriátricas que serão entregues ao Lar São Vicente de Paula de Suzano.


Padre Cícero toma posse como Vigário em Braz Cubas

Padre Cícero Sobral durante sua fala lembrando dos momentos que esteve presente junto a

Comunidade Cátolica da Paróquia São José em Salesópolis

Dom Pedro Luiz Stringhini cumprimenta Padre Cícero Sobral após sua Posse como Vigário na

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e São Roque no Bairro de Braz Cubas em Mogi das Cruzes

Centenas de Fiéis Católicos estiveram presentes na Cerimônia Religiosa

Diretora do Jornal do Povão, Valéria Mariano cumprimentando Padre Cícero durante missa em Braz Cubas

 Vice-prefeito de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes abraçando Padre Cícero

Padre Cícero Sobral tomou posse na noite de sábado, 16, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque no Bairro de Braz Cubas em Mogi das Cruzes.

Com a presença do Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes Dom Pedro Luiz Stringhini e do Padre Francisco Deragil de Souza, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque foi dada Posse ao novo Vigário Padre Cícero Sobral.

Dom Pedro Luiz Stringhini passou as mãos de Padre Cícero a Bíblia que foi abençoada e que fará parte a partir deste momento para que seus trabalhos sejam profícuos na nova Paróquia.

Quando Dom Pedro passou a palavra a Padre Cícero ele disse a todos os presentes dos trabalhos que desenvolveu em Salesópolis no período em que esteve atuando na Paróquia São José de Salesópolis, das visitas que fez nas comunidades distantes que nunca haviam sequer recebido um Padre em sua casa e o que mais emocionou foi quando ele disse ter acompanhado um funeral e já dentro do cemitério ter abençoado o túmulo antes do sepultamento.

Padre Cícero que é natural de Maraial, Pernambuco disse que vai continuar seu trabalho em Braz Cubas da mesma maneira que estava realizando em Salesópolis, visitando o povo de Deus, os enfermos, os pobres, enfim não mudará seu jeito carismático que fez com que o povo Católico de Salesópolis se aproximasse mais da Igreja.


ANIVERSARIANTE DO DIA 17 DE AGOSTO

Dom Pedro Luiz Stringhini, no centro, natural de Laranjal Paulista, nasceu em 17 de agosto de 1953.

Após a Celebração da Missa de Posse do Padre Cícero Sobral como Vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque no Bairro de Braz Cubas em Mogi das Cruzes, todos os presentes foram convidados a participarem de uma confraternização com os Padres presentes e o Bispo Dom Pedro que hoje comemora mais um aniversário.

A Equipe do Jornal do Povão deseja muita felicidade, prosperidade e saúde a Dom Pedro Luiz Stringhini, neste dia especialmente dedicado ao senhor. Parabéns e Feliz Aniversário.

JORNAL DO POVÃO – AQUI VOCÊ FAZ A DIFERENÇA


Mensagem do Bispo ao Povo de Salesópolis

O Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes Dom Pedro Luiz Stringhini, falou a reportagem do Jornal do Povão e enviou uma mensagem ao povo de Salesópolis.

“Quero pedir as bênçãos de Deus ao povo de Salesópolis, a Paróquia São José, com toda sua comunidade, um povo querido, religioso, devoto e trabalhador”.

“A saudade que estou por não poder estar no encerramento da Festa do Divino Espírito Santo, mas teremos a oportunidade de Celebrar juntos em Salesópolis, pedir as Bênçãos de Deus a esse povo querido”.

“Desejo juntamente ao Padre Luciano Batata, Pároco, prefeito Benedito Rafael da Silva, vice-prefeito Vanderlon Oliveria Gomes e demais autoridades que Deus abençoe as famílias, que cada uma possa receber as Bençãos de Deus”

“Um grande abraço e saudações ao povo de Salesópolis” 


Caravana de Salesópolis participa da apresentação

de Padre Cícero em Mogi das Cruzes

Cerca de sessenta Católicos de Salesópolis estiveram presentes na noite de sábado, 16, na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e São Roque no Bairro de Braz Cubas em Mogi das Cruzes para participarem da Celebração de apresentação do Padre Cícero Sobral naquela Comunidade.

O Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes Dom Pedro Luiz Stringhini, fez questão que Padre Cícero durante o Ato da Paz cumprimentasse a todos os Salesopolenses que estavam presentes na Igreja.

Foi um momento único para todos que se emocionaram mais uma vez com o carisma e apreço do Padre Cícero com todos os Católicos de Salesópolis.


Restauração

Capela é restaurada na Igreja Matriz de Salesópolis

A Capela de Nossa Senhora Aparecida, onde também é adorado o Santíssimo Sacramento está passando por uma restauração que está sendo executada com todo amor e carinho pelos Artístas Plásticos Zanivani, de Mogi das Cruzes e por Victor Wuo, de Salesópolis.

Zanivani e Victor Wuo resgataram as pinturas originais da Capela quando iniciaram a restauração e antes da festa de Nossa Senhora Aparecida a Capela estará novamente aberta para os Católicos, visitantes e turistas apreciarem a beleza de nossa Igreja e a restauração perfeita que ficou o local.

O Padre Luciano Batata está de parabéns por manter viva nossa história e assim juntamente com os artistas Plásticos Zanivani e Victor Wuo trazer novamente a pintura original de nossa Igreja Matriz de São José.


Manifestação pede a volta de Padre Cícero

Durante a feira realizada na primeira quinta-feira do mês em Salesópolis, manifestantes pediram a volta de Padre Cícero para a Paróquia São José.

Três faixas colocadas estrategicamente na frente da Igreja Matriz em Salesópolis durante a procissão pedia a volta do Vigário que é muito querido pela população da cidade, principalmente crianças e jovens que retornaram as atividades Cristã após a vinda de Padre Cícero.

Os organizadores do evento querem acima de tudo conscientizar todo o Clero, principalmente o Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes Dom  Pedro Luiz Stringhini para que ele reveja sua decisão e deixe Padre Cícero retornar para continuar seus trabalhos de evangelização em Salesópolis.

A reportagem do Jornal do Povão procurou saber se haverá outros protestos mas a comissão que está pedindo a volta do Padre Cícero disse que apenas na véspera dos eventos irá comunicar a imprensa e a população.


Mais popular que o prefeito

Padre Cícero Sobral, aproveitando a oportunidade da enquete realizada pelo Jornal do Povão, disse durante a missa de domingo dia 3, que é mais popular que o prefeito Rafael, pois obteve 87% de votos para que permanecesse na Paróquia São José de Salesópolis, superando assim a porcentagem de votação das eleições 2012 em que o prefeito eleito obteve 46,60%.


Despedida

Emoção marca missa de despedida de Padre Cícero

Centenas de fiéis Católicos estiveram presentes na Igreja Matriz de São José de Salesópolis, para prestarem suas homenagens ao Padre Cícero Sobral, que ainda nesta semana irá para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Pedro e São Paulo no Bairro de Braz Cubas em Mogi das Cruzes.

Emoção, esta é a palavra mais adequada que podemos definir a missa celebrada por Padre Cícero, e concelebrada pelos Padres Ednei Maia dos Santos, Pároco em Biritiba Mirirm e Luciano Batata, Pároco de Salesópolis.

Padre Cícero durante sua homilia emocionado lembrou-se das suas visitas as Comunidades, dos jovens que não participavam das ações da Igreja e hoje estão presentes em todos os movimentos.

Lembrou ainda do momento em que acompanhou um enterro e já no cemitério fez uma oração no túmulo, inédito para Salesópolis que jamais teve um Padre como Cícero que nunca negou auxílio ao povo de Deus.

Salesópolis entrará para a história com Padre Cícero, pelo seu “jeito de ser”, sua humildade e carisma.


Missa Sertaneja

Laércio “Bilu” esteve mais uma vez com seu grupo Seresteiros de Deus abrilhantando a Missa celebrada por Padre Cícero Sobral.


Padre Cícero se emociona durante missa

O Padre Cìcero Sobral se emociou na noite de quinta-feira, 31 de agosto, durante a celebração que fez na Igreja Matriz São José em Salesópolis.

No próximo domingo, 3, se não houver uma decisão favorável do Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes Dom Pedro Luiz Stringhini para que o Padre Cícero permaneça em Salesópolis, ele celebrará sua última missa como Vigário de Salesópolis.

Desde que foi anunciado pelo próprio Padre Cícero que deixaria nossa Paróquia, os Católicos de Salesópolis se mobilizaram nas redes sociais e até mesmo uma caravana foi a cidade de Mogi das Cruzes no sábado, 26, onde um grupo de pessoas foram recebidas pelo Bispo.

Nesta semana houve uma mobilização de políticos de Salesópolis para mais uma vez pedirem junto ao Bispo Dom Pedro Luiz Stringhini que permitisse que o Padre Cícero continuasse seus trabalhos religiosos em Salesópolis.

Durante a missa que celebrou na quinta-feira, 31, Padre Cícero muito emocionado disse aos presentes que seu trabalho religioso é voltado para os doentes e visitas as pessoas que estão distante da cidade e que em alguns casos nunca receberam um Padre em suas casas.

Ser feliz mesmo na tristeza e abraçar seus irmãos na Igreja durante as celebrações e principalmente na Paz do Senhor é um marco do Padre Cícero que nestes noves meses que está em Salesópolis transformou a vida de muitas crianças, jovens e idosos, trazendo mais alegria nos corações de todos.

Como cada um tem um Dom, como cada pessoa tem sua personalidade, Padre Cícero tem a sua "marca" que é aproximar as pessoas, de trazer alegria e deixar as mágoas de lado.

Padre Cícero pediu a todos que neste dia não façamos dos meios sociais um palco de brigas e revoltas mas sim de orações para que seja feita a vontade de Deus em sua vida.

O Jornal do Povão como um meio de comunicação tem o dever de levar ao conhecimento de todos nossos leitores os principais acontecimentos de Salesópolis e Região e neste momento especial para os Católicos de Salesópolis não iremos nos furtar de prestar a melhor informação.


Despedida do Padre Cícero Sobral

Domingo, 3, de agosto, o povo de Salesópolis terá a oportunidade de poder assistir a última missa que será celebrada pelo Padre Cícero Sobral em nossa Paróquia.

Por determinação do Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, Padre Cícero deverá ser remanejado para o Distrito de Braz Cubas em Mogi das Cruzes.

Durante duas semanas o povo Católico de Salesópolis se mobilizou através das redes sociais, abaixo assinados, e dirigindo até a Diocese de Mogi das Cruzes em caravana, para que Padre Cícero Sobral, permanecesse em nossa comunidade.

Infelizmente os apelos dos Fiéis Católicos que viram em Padre Cícero uma pessoa humilde e acolhedora não foram considerados pela Cúria Diocesana de Mogi das Cruzes que não cedeu aos inúmeros apelos da população e até mesmo do prefeito Benedito Rafael da Silva, PR, que não mediu esforços para que Padre Cícero continuasse em nossa Paróquia.

Na tarde de sexta-feira, 1, foi oficialmente comunicado pela Diocese de Mogi das Cruzes que Padre Cícero Sobral não mais seria Vigário da Paróquia São José de Salesópolis.


Enquete Jornal do Povão 

Povo pede permanência do Padre Cícero em Salesópolis

A Fé do povo Salesopolense

Em poucas horas após a exibição da Enquete Jornal do Povão sobre a permanência ou não do Padre Cícero Sobral em Salesópolis, nossos Leitores/Internautas responderam rapidamente o que estão sentindo desde o momento em que souberam do próprio Padre que iria deixar a Paróquia São José de Salesópolis.

As páginas do Facebook do Jornal do Povão ou do Hiago Salesópolis que faz parte do Grupo Jornal do Povão receberam milhares de compartilhamentos, curtidas e outras centenas de comentários de jovens Católicos que são totalmente contra a saída prematura do Padre Cícero Sobral de nossa comunidade.

Padre Cícero como é chamado carinhosamente aqui em Salesópolis por todos os Católicos, vem há nove meses cativando crianças, jovens e idosos pela sua simpatia e humildade de pessoa.

Para quem ainda não conhece Padre Cícero ele é uma pessoa que nesse período em que está em nossa Comunidade jamais recusou a realizar algum pedido dos fiéis católicos.

Visitou muitos Bairros de nossa cidade, enfrentou poeira e barro, mas sempre chegando em seu destino que era visitar uma pessoa doente que não tem condição de estar vindo até a missa para poder receber a Eucaristia.

Alguns moradores de nossa cidade relataram a nossa reportagem que Padre Cícero por ser uma pessoa comunicativa quando chega a casa das pessoas mais humildes na roça traz paz e alegria a todos aqueles que moram naquela localidade.

Essas palavras comovem a população de Salesópolis, comovem ainda mais aquelas pessoas mais simples da roça que em alguns casos nunca receberam a presença de um Padre dentro de suas residências.

Padre Cícero tem sido um exemplo de ser humano que não olha cor nem situação social das pessoas, mas olha o coração de cada um, a necessidade de cada pessoa, a carência em que vivem, e assim os evangeliza e leva todos para dentro da Igreja, para perto de Deus.

Tem um ditato popular que seria até mesmo redundância por nossa parte estar escrevendo novamente nas páginas do Jornal do Povão, mas que hoje vale para nossa cidade, vale para nosso povo que realmente acredita em seu trabalho espiritual em Salesópolis.

Padre Cícero a voz do povo é a voz de Deus... #FicaPadreCícero, Salesópolis é um povo ordeiro e mais de 80% de sua população segundo o IBGE são Católicos e 87,88% votaram pela permanência do Padre Cícero em nossa Comunidade.

Agora o povo de Deus de Salesópolis estará em virgília nestes últimos dias para que seus pedidos sejam atendidos e Padre Cícero continue seu trabalho de evangelização nesta Comunidade.


Festa de São Cristóvão

A Comunidade de Santa Luzia no Bairro dos Nunes comemorou domingo, 27, a Festa de São Cristóvão, Padroeiro dos Motoristas.

Uma grande carreata com centenas de motos, carros de passeios, tratores e caminhões percorreram as principais ruas de Salesópolis e seguiram até o Bairro dos Nunes onde foi celebrada uma missa e em seguida servido o tradicioanal afogado a todos os participantes.

Prestigiando a Festa de São Cristóvão

O Deputado Estadual André do Prado, PR, esteve na manhã de domingo, 27, no Bairro dos Nunes, juntamente com Márcio Alvino e o vereador de Salesópolis Edney Campos dos Santos, PR, acompanhado de moradores prestigiando a Festa de São Cristóvão que já tornou uma Tradição naquela localidade.


Salesópolis

Padres Sérgio e Lauro celebram a primeira Missa

na Matriz São José

Padre Sérgio de Miranda Campos (esquerda) durante sua primeira Celebração 

Padre Lauro Donizete Conceição (centro) durante sua Celebração em Salesópolis

Os Salesopolenses Sérgio de Miranda Campos e Lauro Donizete Conceição, que foram ordenados Padres na manhã de sábado, 27, na Catedral de Mogi das Cruzes celebram suas primeiras missas no domingo, 28, na Igreja Matriz de São José em Salesópolis.

Padre Sérgio celebrou a missa das 10:00 acompanhado pelo padre Luciano Batata, Pároco de Salesópolis, e dos Padres Odair de Guararema e Luiz Renato de Itaquaquecetuba, além de Dom Rosalvo Cordeiro de Lima e Padre Lauro celebrou às 19:00 acompanhado pelo Padre Luciano Batata, nosso Pároco e por Dom Rosalvo.


Festa do Sagrado Coração de Jesus em Salesópolis

Imagem sendo levada pelos Católicos durante Procissão

Padre Luciano Batata presidiu a Celebração da Festa do Sagrado Coração de Jesus

A Igreja comemorou nesta sexta-feira, 27, a Festa do Sagrado Coração de Jesus e na Paróquia São José de Salesópolis o Padre Luciano Batata, celebrou a missa e em seguida realizou uma Procissão pelas ruas do centro da cidade.


São Paulo

Festa na Igreja do Rosário no Bairro da Penha

 

Acontecerá até o dia 28 de junho no Bairro da Penha  a Festa da Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, com 212 anos de história na cidade de São Paulo.

No domingo, 15, foi realizada a partir das 9:00 uma Missa Afro campal celebrada pelo Padre Ed Carlos da Comunidade Cidade Tiradentes de São Paulo.

Milhares de fiéis católicos participaram das festividades que contou com a participação de vários grupos de Congadas e Moçambiques de Mogi das Cruzes, São Paulo (Capital) e Minas Gerais, além da Velha Guarda da Escola de Samba Mocidade Alegre.

Padre Ed Carlos falou da importância da união de todos durante a celebração, destacando a Cultura Negra que trouxe todo o cincretismo para nosso povo e que a Memória da Igreja do Rosário construída para que os negros pudessem fazer suas orações não se perca com o passar dos anos.

"Temos que ser uma irmandade e não deixar morrer nossa cultura", disse Padre Ed Carlos.

Ao final da Celebração o casal Wagner e Neuza foram coroados o Rei e a Rainha da Festa de 2014.


Dia de Santo Antônio

O Padre Luciano Batata, celebrou na manhã de sexta-feira, 13, missa e benção dos pães na Igreja de São José em comemoração ao dia de Santo Antônio, popularmente conhecido como o Santo casamenteiro.


Deputado André do Prado prestigia festa em homenagem a

Nossa Senhora das Graças, em Salesópolis

O deputado estadual André do Prado, PR esteve na manhã deste domingo, 4, em Salesópolis, prestigiando a Festa em homenagem a Nossa Senhora das Graças, organizada pelos festeiros do bairro dos Pintos. Ao lado do prefeito Benedito Rafael da Silva (PR) de vereadores e demais autoridades, o parlamentar também acompanhou a missa celebrada pelo Padre Cícero, da Paróquia São José de Salesópolis.

André do Prado agradeceu o empenho e dedicação dos festeiros do bairro dos Pintos na realização da festa em homenagem a Nossa Senhora das Graças. “Gostaria de agradecer o honroso convite e parabenizar a todos pela celebração deste ato. Em nome do nosso companheiro e vereador Edney, e ao Boy da Padaria, meus parabéns a todos os festeiros”, disse.

O vereador Edney agradeceu a presença do parlamentar na tradicional festa de Nossa Senhora das Graças. “A vinda do deputado foi muito importante, pois a festa acontece há mais de 50 anos e possui uma representatividade muito grande junto à população local”, destacou Edney.

Na ocasião, o deputado estadual André do Prado também foi recepcionado por vereadores de Salesópolis, que acompanharam a missa e os festejos. O parlamentar destacou a importância da festa realizada no bairro, como forma de integrar e homenagear a população local. “Agradeço imensamente o convite para estar aqui e festejar ao lado do povo de Salesópolis”, disse o deputado.

O prefeito Rafael agradeceu o apoio e a presença do deputado nos festejos da cidade e agradeceu o empenho de seu mandato na luta em defesa dos interesses do município. “Os nossos agradecimentos ao deputado André do Prado, que sempre que possível, nos visita e acompanha as nossas festas e a nossa cultura. Agradecemos também as intermediações que ele vem fazendo junto ao governo do Estado para assegurar o empenho de recursos e investimentos na cidade”, acrescentou.

O deputado estadual André do Prado vem intermediando junto ao governo e nos órgãos de Estado as demandas apontadas pelo prefeito e pelos vereadores, nas áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura.

“É preciso trabalhar para desenvolver a atividade econômica de Salesópolis. Estamos nos reunindo frequentemente nas Secretarias de governo para apresentar as prioridades e necessidades do município, como por exemplo, na aprovação dos procedimentos para o licenciamento da produção do carvão artesanal, na luta pela aprovação da minuta do Projeto da Lei Específica do Alto Tietê Cabeceiras, na reconstrução da Estrada do Aterrado e recursos para a ampliação da Santa Casa, cuja aprovação já foi expedida pelo governador”, apontou André do Prado.


FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 

BAIRRO DO FARTURA EM SALESÓPOLIS

 

 

Realizou-se na tarde de segunda-feira, 20, no Bairro do Fartura a Tradicional Procissão em louvor a São Sebastião que é Padroeiro do Bairro.

Centenas de Fiéis Católicos participaram da Procissão que percorreu as principais ruas do Bairro encerrando na Igreja que leva o nome do Santo com a Santa Missa celebrada pelo Padre Raimundo Nonato de Santa Branca e que teve a participação do Coral Seresteiros de Deus.

Como era de costume no último dia da festa são nomeados os novos festeiros para o próximo ano, mas a partir de 2015 a Comunidade irá se reunir para a realização da Festa de São Sebastião.


LUCIANO E CÍCERO

Em missa festiva padres comemoram aniversário

Em uma missa festiva com a participação de centenas de Católicos na Igreja Matriz de São José em Salesópolis os Padres Luciano Batata que completou 33 anos e Cícero Esmerindo Sobral da Silva que completou 32 anos foram homenageados na noite de segunda-feira, 13.

Ambos foram homenageados por dezenas de crianças e representantes de várias comunidades, após a Santa Missa houve uma recepção calorosa no Salão Paroquial.


 IMAGENS DO DOMINGO - 3/11

 Devotos rezam em louvor a Nossa Senhora Aparecida

no Bairro do Tietê Acima em Salesópolis 


FINADOS

Centenas de Católicos participam de Missa

Na manhã de sábado, 2, centenas de Católicos participaram da Missa de Finados em frente a Capela no Cemitério Municipal, que foi Celebrada por Dom Rosalvo Cordeiro de Lima que é Bispo Auxiliar em Fortaleza, CE.


Reza em homenagem a Santa Edwiges e Nossa Senhora Aparecida

Realizou-se na residência do senhor João Morais, na Estrada da Barra na tarde deste domingo, 20, a reza em Louvor a Santa Edwiges e Nossa Senhora Aparecida.

Os devotos que compareceram puderam assistir a apresentação do Grupo de Moçambique de Salesópolis sob a coordenação do João Morais. 


 

VISITA DE NOSSA SENHORA APARECIDA


 

Procissão de Nossa Senhora Aparecida

Centenas de Católicos participaram na noite de sábado da tradicional Procissão em Louvor a Nossa Senhora Aparecida que percorreu as principais ruas de Salesópolis.


 Festa de Santa Terezinha no Bairro da Barra


Festa de Santa Cruz no Bairro da Nhá Luz

Centenas de Católicos participaram sexta-feira, 30, da abertura da Festa de Santa Cruz no Bairro da Nhá Luz em Salesópolis.

O Padre Osvaldo Palopito abriu as festividades abençoando todos os fiéis presentes e em seguida celebrou a missa que contou com a participação do Grupo Seresteiros de Deus que tocaram lindas músicas.


Festa de São Roque no Bairro do Aterrado

 

 

 

 

  

Centenas de pessoas compareceram no Bairro do Aterrado para prestigiarem a 19º Festa em Louvor a São Roque. Além das tradicionais barracas de  doces e salgados, um delicioso afogado foi servido aos presentes.

Durante toda a tarde aconteceu o leilão de prendas e animais animado pelo Claudinho do Som.


Festa de Bom Jesus no Bairro da Capelinha

 

 

 

 

 

 

Centenas de Católicos participaram no Domingo, 4, da tradicional Festa em Louvor a Bom Jesus no Bairro da Capelinha, município de Santa Branca, que contou com a participação de Bilú e Banda que animou o público presente.


Devotos de Santo Antonio participam de festa no Sítio do Romão e Cleusa

Realizou-se domingo, 23 de Junho no sítio do Romão e da Cleusa da 19ª Festa em Louvor a Santo Antonio, onde centenas de pessoas estiveram presentes a este tradicional evento religioso e cultural de nossa cidade.