Grupo de Mocambique de Salesópolis - Mestre JB
Grupo de Moçambique de Santa Branca - Mestre Zezinho
União de todos
Padre Antônio Carlos pede mais união
aos políticos de Salesópolis
Durante entrevista ao JP no encerramento da Festa do Padroeiro São José, Padre Antônio Carlos Menezes pediu mais uma vez para que “os políticos da Estância Turística de Salesópolis busquem resgatar a essência de nossa cidade e o que vivemos desde o princípio que é a fé, esperança e a caridade, são os pilares que sustentam a vida de qualquer grupo ou cidade e as "coisas” se perdem pelo caminho se não tivermos fé e esperança”.
“Desejamos que seja ouvido o apelo pelo próprio testemunho da vida de São José e todo fundamento da vida de Salesópolis e a partilha e busca pela unidade deve ser constante em nossas vidas”.
“Temos que “quebrar” o preconceito, as más tendências que às vezes nos separam e nos dividem, precisamos nos unir no amor fraterno para buscar sempre a esperança de uma cidade melhor onde Reina a Justiça e o Amor de Deus”, concluiu Padre Antônio Carlos.
Diácono Muller Prado fala ao JP
O Diácono Muller Prado, que foi ordenado em 31 de janeiro, falou a nossa reportagem durante o encerramento da Festa do Padroeiro São José.
“É com grande alegria que estou participando de minha primeira festa como Diácono de Salesópolis e pude perceber a religiosidade popular tão inserida na vida do povo”.
“O fato que ocorreu no dia 19 durante a procissão foi bonito ver que mesmo com a chuva os devotos mostraram sua fé em São José e não deixaram de participar”.
“Isso demonstra claramente como o povo é Devoto de São José e como tem arreigado em sua vida essa devoção popular e a fé que move a todos que traz a vivenciar essa fé em nossa Paróquia”.
“É uma grande alegria, visto que venho de uma cidade do interior e perceber em Salesópolis a intensidade da fé de seu povo”.
“Tenho que agradecer a Deus e a acolhida de todos e ainda mais a alegria de estar junto com o Padre Luciano Batata trabalhando e auxiliando a vida de todos e acompanhando em suas necessidades”.
“Deus abençoe a todos”, concluiu o Diácono Muller Prado.
Padroeiro da Estância Turística de Salesópolis
Dom Paulo celebra missa de encerramento
dos festejos de São José

O Bispo Emérito de Mogi das Cruzes, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, celebrou na noite de domingo, 22 a missa de encerramento das festividades do Padroeiro São José na Estância Turística de Salesópolis.
Acompanhado pelo Pároco de Salesópolis Luciano Batata e pelo Diácono Muller Prado, Dom Paulo desejou que o povo de Salesópolis estejam bem perto de São José, seguindo sua humildade, alegria, honestidade a paz e que todas esses dons estejam nas famílias de Salesópolis.
A Tradição dos grupos de Moçambiques

No último dia da festa do Padroeiro São José na Estância Turística de Salesópolis os grupos folclóricos se apresentaram na Praça da Matriz.
Os grupos de Moçambiques de Salesópolis sob o comando do Mestre JB e da cidade de Santa Branca sob o comando do Mestre Zézinho estiveram dançando e cantando músicas religiosas durante toda tarde.
Estância Turística de Salesópolis
Padre Antônio Carlos na Festa do Padroeiro

O último dia dos festejos em comemoração ao Padroeiro da Estância Turística de Salesópolis começou com a Missa Celebrada às 10:00 pelo Pároco do Distrito Nossa Senhora dos Remédios Antônio Carlos Menezes.
Admirado por todos pelo seu carisma com que recebe aos fiéis em suas celebrações Padre Antônio abençoou os Professores e demais devotos de São José.
Mensagem do Padre Helder a população da
Estância Turística de Salesópolis
Padre Helder celebra missa e abençoa
os políticos de Salesópolis


Padre Helder José da Silva, que atualmente está no Santuário Nacional de Aparecida, esteve presente na Estância Turística de Salesópolis, celebrando missa na noite de sábado, 21, durante os festejos do Padroeiro São José.
O tema deste sábado foi “São José, modelo dos que lutam pela Justiça” e a benção aos Poderes Legislativos, Executivo, Judiciário e aos Funcionários Públicos.
Estiveram presentes a Celebração o prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva e a presidenta do Fundo Social Paula Tenório, vice-prefeito Vanderlon Oliveira Gomes e o vereador Francisco Marcelo de Morais Correa.
Padre Helder assim como vários outros celebrantes que estiveram em Salesópolis durante esta semana de festividades do Padroeiro São José falou sobre a união para uma cidade melhor e mais justa para todos.
Padre Thiago Cosmo participa da Festa de São José

Padre Tiago Cosmo da Silva, esteve presente na Estância Turística de Salesópolis sexta-feira, 20, participando das Festividades do Padroeiro São José e durante entrevista a reportagem do Jornal do Povão disse que “para nós é uma alegria muito grande participar da festa de São José, seja pelo padroeiro que é um santo muito querido, muito especial, seja também por toda comunidade de Salesópolis, que é uma comunidade de fé, que sempre tem muito amor pelo Seminário e quero agradecer ao padre Luciano Batata pelo convite e a toda comunidade que veio participar da Santa Missa”. “Deus abençoe a todos”.
Festa do Padroeiro São José em Salesópolis
Show Sertanejo com Bilú e Banda


Já é tradição nas festas de São José a apresentação de Bilú e Banda na Praça da Matriz que revivem as melhores músicas sertanejas e contagia o público presente.
Neste ano não foi diferente e mais uma vez Bilú e Banda fizeram os amantes da boa música sertaneja cantar e dançar
Festa do Padroeiro
Banda Safra faz show emocionante na Praça da Matriz

Foto: (João Pedro Morente)
Em uma noite abençoada na Estância Turística de Salesópolis a Banda Safra se apresentou durante as festividades do Padroeiro São José.
A Equipe do JP esteve presente e registrou esse momento de Fé e Amor ao próximo que Santiago, Sergio e os demais componentes da Banda trouxeram para Salesópolis
Durante entrevista a nossa reportagem Santiago e Sérgio agradeceram a todos àqueles que acreditaram em seus trabalhos e concederam essa oportunidade de se apresentarem em Salesópolis.
Entrevistas:

Santiago "Agradeço especialmente a Prefeitura da Estância Turística de Salesópolis e ao prefeito Benedito Rafael da Silva, a todos aqueles que tiveram a oportunidade de assistir a nosso show. Também não poderia de deixar de registrar nossos agradecimentos ao Diretor de Cultura Jair Pedrosa e a Diretora de Turismo Rosângela Falotico, festeiros e ao Jornal do Povão de Salesópolis que cobriu e divulgou nosso show”.
Sergio: "Queremos agradecer ao povo de Deus, especialmente ao povo de Salesópolis, que todos sejam abençoados e fortalecidos pelo Espirito Santo. Deus abençoe a todos e muito obrigado de coração".
Mensagem do Padre João Paulo ao povo de Salesópolis

Padre João Paulo da Silva, Reitor do Seminário Diocesano que esteve presente na Estância Turística de Salesópolis no dia do Padroeiro São José deixou sua mensagem: "Queria dizer a todo povo de Salesópolis essa cidade maravilhosa a qual tem como padroeiro São José, que possa ter ele como exemplo no sentido da acolhida, assim podendo acolher Jesus Cristo e receber muitas bênçãos necessárias e certamente rezando pelas famílias do mundo inteiro”. “Deus abençoe a todos”.
Dia de São José
Procissão pelas ruas da cidade de Salesópolis



Fotos (João Pedro Morente)
A tarde de 19 de março foi especial para os moradores e turistas da Estância Turística de Salesópolis que homenageou seu Padroeiro São José.
Mesmo com a fina chuva que persistiu em cair na tarde de quinta-feira centenas de devotos de São José acompanharam a Procissão que percorreu as principais ruas da Estância.
Após houve a celebração da Missa pelo Reitor do Seminário Diocesano Padre João Paulo da Silva e que contou com a participação do Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus.
19 DE MARÇO - DIA DE SÃO JOSÉ
PADROEIRO DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SALESÓPOLIS

Localizada na área central de Salesópolis, é a arquitetura mais vultosa que a qualquer ponto da cidade é avistada. Ocupando uma área de 2.125.60m2. (dois mil, cento e vinte e cinco metros e sessenta centímetros quadrados), a Igreja Matriz SÃO JOSÉ DE SALESÓPOLIS, é o marco principal da religiosidade de nosso povo.
Narrada sua história através dos “Livros de Tombo”, em 13 de Setembro de 1834, foi criada a primeira “Provisão de Erecção da Capela Curada de SÃO JOSÉ DO PARAYTINGA”, momento em que procederam as delimitações territoriais diocesanas no “Termo de Mogy das Cruzes”
Conforme o Livro de Eleitores e Livro de Sessões da Câmara o Padre Bento Claro que muito trabalhou para a construção da Igreja Matriz foi pároco em Salesópolis de 1869 a 30/09/1896 (data de seu falecimento).
Na sessão da Câmara de 07/10/1887 foi apresentada pelo vereador Manoel dos Anjos uma Indicação para que fosse nomeada uma pessoa para tomar conta das obras da Igreja Matriz e um engenheiro da província para formar a planta da Igreja.
Na Sessão de 15/11/1887 foi encarregado o vereador José Alves dos Anjos para procurar um mestre de obras para dar a planta do serviço ou tomar conta da obra da Igreja Matriz.
Conforme a ata da Câmara de 23 de dezembro de 1887 foi aberta concorrência para aquisição de material necessário para a construção da Igreja Matriz da Vila.
Em 1909 veio para nossa cidade como vigário da paróquia o padre João Menendez Gonzáles que, continuou e terminou as obras da Igreja Matriz de São José, na antiga praça Dr.Jorge Tibiriçá.
Narra o “Livro de Tombo” que muitas dificuldades surgiram, pois foram os próprios fiéis que a construíram. Relata o mesmo livro que, quando chegou um carregamento de tijolos para a construção, o mesmo foi depositado muito distante do local, dificultando o andamento da obra. Diante de tal fato, após verificar o problema, realizou-se uma procissão em louvor ao Santíssimo Sacramento colocando no itinerário o local onde havia sido depositado o tijolo. Essa procissão foi realizada atraindo inúmeros fiéis vindos de várias partes da região, e, ao passar pela pilhas de tijolos, cada qual empunhava um tijolo, levando-o até à obra, contribuindo, assim, para a construção da “Casa de Deus”.
Como meio de obter recursos financeiros para a aquisição de materiais a serem utilizados na respectiva construção, foi estabelecido um leilão nas adjacências da obra, local em que os fiéis doavam produtos comercializáveis como bovinos, suínos, muares, ovinos,cereais, sendo o produto dessas vendas revertido para o andamento da obra.
Criou-se uma tradição, pois esse leilão que era sempre realizado todas as primeiras quintas-feiras de cada mês até hoje perdura.
O padre João Menendez não poupou esforços para arrecadar os recursos financeiros necessários para o término das obras da Igreja.
Na data de 30 de Outubro de 1911, foi entregue ao povo a Igreja Matriz de Salesópolis.
Transferido o padre João Menendez para outra paróquia, depois de outros substitutos, veio para nossa terra o estimado padre Manoel de Azevedo Lima que sempre trabalhou para embelezar o prédio da Igreja, dotando-o de belíssimo altar-mor, bancos, relógio, piso, órgão e revestimento interno.
Exerceu sua missão em nossa terra, durante mais ou menos 30 anos, aposentando-se em 1944.Para substituí-lo veio o padre Cantinho de Moura.
Em março de 1945 veio para esta cidade o Padre Vicente Aguiar.
Durante sua permanência na cidade na paróquia contratou o famoso artista plástico Antônio Limones e seu filho, o qual, com divina destreza, retratou nas paredes internas da Matriz, a Vida e a Morte de São José, padroeiro do município. Predomina em sua obra o estilo neoclássico.
Destaca-se também a reprodução fiel da obra de Rafael, intitulada “O Casamento de José e Maria”. Compondo todo o fundo das paredes internas, os arabescos e figuras que simbolizam a divindade, tais como, o touro e a águia, complementaram a belíssima decoração.
Também nessa mesma época foi contratado o exímio escultor italiano Artur Pedrozoli,que destacou em estilo “Barroco” as esculturas do Altar-Mor, portas, janelas, e pilastras.
Em 1.948, o artista entregou a obra, dando à fachada um “toque artístico”.
Com a presença do Senhor Bispo Diocesano e demais autoridades eclesiásticas que compunham a sua comitiva foram inauguradas em 28 de Fevereiro de 1949 as obras de pintura executadas na Igreja Matriz, pelos exímios artistas Srs. Antônio e Miguel Limones (O Salesópolis nº 1 – 1949), em comemoração ao Aniversário de Salesópolis.
Com o passar dos anos, e em virtude das intempéries, foi necessário, recentemente, recuperar toda obra artística.
Sob o comando do Padre Rômolo Avagliano Rodrigues, foram contratados dois artistas Senhor Sebastião e seu filho Paulo Henrique que recuperaram os arabescos e alguns quadros localizados no teto interior da igreja e, logo em seguida, com a desistência dos mesmos, foi contratado o artista plástico salesopolense, Victor Manoel Wuo que deu continuidade aos trabalhos. Esses trabalhos foram reconstituídos tal qual sua forma original.
Considerada a Igreja Matriz mais bela da região, figura no cenário religioso como “Santuário”, que poderia ser, atraindo não só os fiéis desta terra, mas muitos de toda região metropolitana, Vale do Paraíba e outras cidades próximas.
Salesópolis orgulha-se de seu povo e da religiosidade expressada na fascinante arquitetura da Igreja Matriz São José e na fé cristã.
Festa do Padroeiro São José na Estância Turística de Salesópolis
Caminhando Juntos um Show na Praça da Matriz

A apresentação da Associação caminhando juntos na noite de terça-feira, 17 foi um exemplo da dedicação de todos aqueles que estão à frente do Projeto.
Crianças, jovens e adultos fizeram uma apresentação maravilhosa mostrando que estão todos unidos para uma Salesópolis melhor.
E para que todos possam ter a oportunidade de estarem participando não somente dos eventos realizados na praça, mas de várias oficinas oferecidas pela Caminhando Juntos a colaboração da população com a Nota Fiscal Paulista é de grande importância.
Basta você deixar a nota fiscal em uma caixa de coleta que está em todos os pontos comerciais da cidade e assim estará colaborando para mais uma obra social em Salesópolis.
Padre Sidnei Kenji celebra Missa na Igreja Matriz de São José


(Fotos: João Pedro Morente)
O Padre SidneiKenji esteve presente nas comemorações da Festa de São José, Padroeiro da Estância Turística de Salesópolis, na noite de quarta-feira, 18.
Entrevista com o Padre Sidnei Kenji

Padre Sidnei Kenji durante entrevista concedida a Reportagem do Jornal do Povão deixou uma mensagem ao povo de Salesópolis.
“A mensagem que deixo para o Povo de Salesópolis é que São José abençoe a cada um do povo de Salesópolis, principalmente as crianças. Salesópolis é um lugar abençoado, tendo como marco a Nascente do Rio Tietê”. “É muito bom poder estar celebrando e vendo a fé de cada um."
“Que São José esposo da Virgem Maria possa estar abençoado cada vez mais o povo de Salesópolis e dar mais força e coragem para seguirem sua caminhada".
Entrevista
Mensagem do Padre Luciano Vieira
Após a missa Padre Luciano Vieira falou a nossa reportagem e deixou uma mensagem de amor, fé e união ao povo de Salesópolis.
“É com grande alegria estar na cidade de Salesópolis Celebrando esse dia festivo do Padroeiro São José, e que o povo permaneça rezando Fiel a Deus e com a intercessão de São José, buscando suas virtudes, possa alcançar forças para poder viver mais unido como família, vivendo cada vez mais em oração e neste tempo de Quaresma vivendo também a penitência e que possam alcançar as Graças, que Deus abençoe a todos”, concluiu Padre Luciano da Silva Vieira.
Emoção
Missa emocionante celebrada por Padre Luciano Vieira

A Missa que marcou o quarto dia da Festa de São José, Padroeiro da Estância Turística de Salesópolis, foi celebrada pelo Padre Luciano da Silva Vieira, de Mogi das Cruzes.
Em uma noite dedicada a família Padre Luciano abençoou a todos na Igreja Matriz que leva o nome do Padroeiro São José.
Antes do encerramento Padre Luciano fez questão de rezar junto à imagem de Nossa Senhora Aparecida e em suas palavras de fé e amor emocionou a todos os presentes.
Com um chapéu emprestado dos músicos Seresteiros de Deus que participaram da Missa Padre Luciano deixou sua “marca” com toda simplicidade de uma pessoa que foi criada na roça.
Em suas orações pediu as bênçãos e a intercessão da Padroeira do Brasil a todos os Salesopolenses.
Festa do Padroeiro São José em Salesópolis
Padre Antônio Robson Gonçalves (foto) falou a nossa reportagem e deixou uma mensagem ao povo de Salesópolis.
“Quero dizer a todo povo de Salesópolis que a expressão de Fé desta comunidade é algo muito bonito e que deve ser preservado e mantido, muitas coisas que não vimos mais nas grandes cidades, tradições que foram se perdendo ao longo dos anos e é muito bonito e vale a pena guardar muito dessas tradições que falam do povo, da história, a fé e a devoção que todos tem em São José que é o Patrono da Igreja”.
“Parabenizo a todos pelo fervor e entusiasmo e a devoção com que realizam a festa e desejo que Deus possa recompensar a todos com sua graça e sua benção”, concluiu Padre Antônio.
Padre Antônio Robosn celebrou na noite de segunda-feira
na Festa do Padroeiro São José
Nem mesmo a chuva que caiu momentos antes do início do terceiro dia dos festejos do Padroeiro da Estância Turística de Salesópolis atrapalhou o brilhantismo da missa celebrada pelo Padre Antônio Robson Gonçalves.
Antes do término da Celebração Padre Antônio abençoou todos na Igreja Matriz de São José e especialmente os enfermos, visto que o tema escolhido foi “José, esperança dos enfermos”.
Confira todas as fotos da Festa do Padroeiro São José no Facebook JP Hiago Salesópolis ou Hiago Salesópolis.
Entrevista com Padre Wilson
Em visita a Estância Turística de Salesópolis e participando das festividades do Padroeiro São José, Padre Wilson de Sales Pereira falou com nossa reportagem e deixou sua mensagem ao povo de Salesópolis.
“Diante do mundo que parece não acreditar, Salesópolis é um exemplo fiel de seu povo que acredita em Deus, peço com muito carinho para seguir os passos de São José que sempre foi cheio de esperança e que o povo continue com fé e as tradições na Paróquia São José”, concluiu Padre Wilson.
Festa do Padroeiro em Salesópolis
Padre Wilson de Sales Pereira celebrou missa na Igreja Matriz de São José
A festa prossegue até o próximo domingo, 22 com missas diariamente às 19:00, sendo que na quinta-feira, 19 dia do Padroeiro da Estância Turística é feriado e às 17:00 haverá procissão com a Imagem de São José pelas ruas da cidade.
Entrevista
Mensagem do Padre Edinei as crianças de Salesópolis

Padre Edinei Maia dos Santos, Pároco em Biritiba Mirim, falou a reportagem do Jornal do Povão agradeceu ao Padre Luciano Batata e ao Diácono Muller e a todos aqueles que estão a frente das festividades de São José.
“A mensagem que deixo para o Povo de Salesópolis é que São José acolha nossas crianças e nos unirmos todas às vezes mais e a exemplo de São José que sempre protegeu o Menino Jesus e realizarmos ações comum colocando no coração de todos mais amor e bondade e que os pais incentivem as crianças a virem às missas e com certeza termos no futuro mais amor e paz”.
Padre Edinei Celebra missas das crianças
O Padre Edinei Maia dos Santos, da Paróquia São Benedito da cidade de Biritiba Mirim esteve na manhã de domingo, 15 para celebrar a missas das 10:00 participando assim dos festejos do Padroeiro São José da Estância Turística de Salesópolis.
Centenas de católicos acompanham abertura da festa
A noite de sábado, 14 marcou a abertura oficial da festa de São José, Padroeiro da Estância Turística de Salesópolis .
Centenas de fiéis católicos assistiram a missa com Padre Luciano Batata que abriu os festejos com a bênção do Mastro, Bandeiras, Portal e do Império de São José localizado no Centro Pastoral.
Todas as fotos da Festa de São José você encontra no Facebook Hiago Salesópolis ou JP Hiago Salesópolis
Desfile de Cavaleiros e Carros de Bois em Salesópolis


Todas as fotos do desfile no Facebook Hiago Salesópolis ou JP Hiago Salesópolis
Aconteceu na manhã de sábado, 14 a abertura da festa de São José na Estância Turística de Salesópolis com o tradicional desfile de carros de bois e cavaleiros pelas ruas da cidade.
A frente do cortejo os Capitães do Mastro Horácio do Prado e sua esposa Maria Aparecida acompanhados pelos festeiros André e Margaria e Eduardo e Rosana.
Também se fizeram presente ao evento o Grupo de Moçambique da Estância Turística de Salesópolis que todos os anos anima os festejos de São José.





