ANIVERSÁRIO DE BIRITIBA MIRIM 2017

Biritiba Mirim 53 anos

Sessão Solene homenageia a cidade e cidadãos

 

Aconteceu na noite de sexta-feira, 19 de maio no Centro de Convenções de Biritiba Mirim, a Sessão Solene em comemoração aos 53 anos de Emancipação Político Administrativo da cidade de Biritiba Mirim.

A Sessão teve a participação especial da OSJBM (Orquestra Sinfônia Jovem de Biritiba Mirim) que abrilhantou o evento.

Estiveram presentes ao evento o presidente da Câmara Municipal de Biritiba Mirim, Marcelo Batista de Miranda Melo, juntamente com demais vereadores, Leonardo Venâncio Molina, Juniel da Costa Camilo, Lourival Bispo de Matos, Luis Carlos dos Passos Paulo Rogério dos Santos, Reinaldo Pereira Junior, Robério de Almeida Silva, Sergio de Paula Franco e Walter Machado de Almeida, o prefeito Jarbas Ezequiel de Aguiar; vice-prefeito Walter Tajiri; Tenente-Coronel PM Felício Kamiyama; Capitão PM Alex Cesário Amaral; prefeito da Estância Turística de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes; que prestigiaram o evento.

Além das homenagens a cidade de Biritiba Mirim também foi concedido o Título de Honra ao Mérito a José Gois, Maria Helena de Macedo, Osvaldo de Oliveira Silva, Massao Hirakawa, Enoque Bispo Ferreira, Tiago Aparecido de Oliveira, João Valdir Barbosa de Melo, Geovani José de Aguiar, José Leite da Silva e Ezequias do Nascimento Barros.

Após as homenagens o prefeito Jarbas Ezequiel de Aguiar falou aos presentes e disse que há a necessidade de haver união entre os poderes Executivo e Legislativo para o bom andamento dos trabalhos na cidade.

O vereador e presidente da Câmara Municipal Marcelo Batista de Miranda Melo falou que “só é possível mudar o mundo através da educação e que temos que ser feliz com que temos”. “Devemos ser bom não pelo Temor de Deus e sim pela essência”.

A cerimônia encerrou com uma quebra de protocolo pelo presidente da câmara Marcelo que emocionado fez questão de abraçar sua mãe dona Gema.


Biritiba Mirim 53 anos

Concurso “A cidade onde moro”

Aconteceu no dia 11 de maio a premiação do concurso “A cidade onde moro” que foi organizado pela direção da EMEF Professora Sandra Regina de Freitas Cardoso, do Bairro Cruz das Almas, com a participação de 294 alunos.

Confira a classificação

Poesia: 1º lugar: Isabelly Costa Macedo, Professora Silmara 5° ano B; 2º lugar: Mikaelly Costa  de Castilho, Professora Georgia 4° ano B e 3º lugar: Nicoly Mayara de Oliveira, Professora Maria Luiza 4°ano C                       

Desenho: 1° lugar: Gabriely de Lourdes Cordeiro Jacinto, Professora Georgia 4° B; 2° lugar: Rian Carlos Souza da Costa, Professora Deborah e 3° lugar: Kethelyn  Ramos dos  Santos, Professora Valdirene 2° ano C.


Biritiba Mirim 53 anos

Shows encerram festividades

Encerrou na noite de domingo na Praça São Benedito no centro de Biritiba Mirim as comemorações dos 53 anos da cidade que completou no último dia 5 de maio.

Com as apresentações do MC Nego Jô, Banda X Músico e Barbas de Netuno com o melhor do Rock Internacional finalizou as festividades na cidade que tem como principal objetivo a partir de agora se tornar de interesse turístico a fim de atrair mais turistas principalmente nos finais de semana.

O prefeito Jarbas Ezequiel de Aguiar, PV, marcou presença nesta última noite e fez questão de posar para fotos junto com os integrantes do X Músico e Barbas de Netuno e assim agradecer a todos por essa brilhante festa que foi nesses três dias.


Biritiba Mirim 53 anos

Shows e Desfile Cívico Militar marcam aniversário da cidade

A prefeitura de Biritiba Mirim preparou uma festa simples, mas com glamour a todos os Biritibanos e visitantes nos três dias de eventos que marcaram os 53 anos do aniversário da cidade.

O prefeito Jarbas Ezequiel de Aguiar, PV, vem desde a manhã de sexta-feira, 5 de maio participando das festividades da cidade com a exposição de carros antigos, à noite participou da missa em homenagem ao aniversário da cidade.

No sábado à noite o prefeito Jarbas esteve mais uma vez prestigiando os shows que acontecem na Praça São Benedito e na manhã de domingo,7 de maio abriu o desfile Cívico Militar na companhia dos deputados Marcos Damásio, PR; Dr. Gondim, SD e Estevam Galvão de Oliveira, DEMOCRATAS; Secretário Adjunto de Turismo Romildo Campelo e dos vereadores da base do prefeito que estiveram presentes prestigiando o evento.

O vice prefeito Walter Hideki Tajiri também marcou presença no desfile juntamente com sua esposa, enfim foi uma festa simples mas repleta de grandes emoções com a participação popular o que realçou ainda mais o espírito de união entre o povo Biritibano.


Biritiba Mirim 53 anos

Concurso a cidade onde moro

Está sendo realizado na cidade de Biritiba Mirim o concurso “A cidade onde moro” em comemoração ao aniversário da cidade.

Os alunos da EMEF Professora Sandra Regina de Freitas Cardoso, do Bairro Cruz das Almas puderam conhecer um pouco mais de Biritiba Mirim através de um vídeo que foi apresentado em sala de aula.

Participaram do concurso 294 alunos dos segundos e terceiros anos da professora Cristina e quarto e quinto anos da classe da professora Fran, além da categoria poesia que participaram os alunos do quarto e quinto ano.

A cerimônia de entrega das premiações irá acontecer na próxima quinta-feira dia 11 de maio e a sala ganhadora irá visitar um ponto turístico da cidade de Biritiba Mirim onde lá irão realizar um piquenique.

Estiveram coordenando o concurso a Diretora Fernanda Sobral, Professores de Arte Fran e Cristina
Concurso de poesias e desenho e a Coordenadora Pedagógica Elaine Miranda.
 

Missa marca os 53 anos de Biritiba Mirim

Padre Edinei Maia dos Santos, Pároco na Igreja Matriz de São Benedito na cidade de Biritiba Mirim celebrou na noite de sexta-feira, 5 de maio missa comemorativa aos 53 anos da cidade.

Estiveram presentes o prefeito Jarbas Ezequiel de Aguiar, vereadores, Paulo Rogério dos Santos, Luis Carlos dos Passos, Sergio de Paula Franco e Juniel da Costa Camilo, além de Secretários e funcionários da administração.

O Padre Edinei durante sua homilia ressaltou que a cidade de Biritiba Mirim teve seu início com a construção de uma Capela em homenagem a São Benedito, ou seja, iniciou-se uma cidade com louvores a Deus.

O prefeito Jarbas Ezequiel de Aguiar falou ao final da missa aos presentes e ressaltou mais uma vez que está apenas iniciando os trabalhos frente ao Executivo e vai trabalhar para o desenvolvimento da cidade.

Disse ainda que não é apenas prefeito daqueles que confiaram seu voto nele e sim de uma cidade toda, de seu povo e que irá trabalhar para o bem comum de toda a população.

Pediu a todos que confiem em seus projetos e trabalhos, pois quer o melhor para todos os moradores de Biritiba Mirim.


Biritiba Mirim 53 anos

Mensagem do Padre Edinei Maia dos Santos

“Povo Unido Horizonte Definido”, este é o lema da nossa querida cidade de Biritiba Mirim”.

“Eu penso que este é caminho que todos devemos tomar em nossos pensamentos, quando um povo pensa unido e não somente naquilo que é seu e sim no que é coletivo, todos saem ganhando”.

“É um lema que todo Biritibano é convidado a viver em plenitude no seu dia a dia”.

“A cidade de Biritiba Mirim nasceu sob dois pontos interessantes, sendo a religiosidade tendo como padroeiro São Benedito que era uma simples capela que hoje se tornou em duas Paróquias”.

“A religiosidade com certeza é o que sustenta e orienta o povo quando todos os caminhos parecem escuros e o nome da cidade que vem de Biri uma planta usada que é utilizada aos gados, podemos dizer em aspectos bonitos que a cidade nasceu em torno da natureza que foi criada por Deus”.

“Portanto desejo ao povo Biritibano que possamos realmente ter em mente primeiramente Deus sobre as nossas cabeças e segundo o lema “Povo Unido Horizonte Definido”.

“Obrigado a todos que fazem parte desta linda cidade”

Mensagem do Padre Rogério Aparecido

"Desejo a todos de Biritiba todas as bençãos e Graças de Deus, para que sejam prósperos os seus sonhos, agradeço a todos pela acolhida que tive e pela atenção, que o futuro seja sempre uma esperança de boas realizações tenso no presente o esforço e dedicação em fazer sempre o melhor para todos".

"Muitas felicidades e que Deus abençoe a todos".


5 de maio

Biritiba Mirim 53 anos

Fundado em 1873 a partir da construção da Capela de São Benedito, o território de Biritiba Mirim pertenceu a Mogi das Cruzes até o ano de 1963.

Explorado durante muito tempo por sertanistas e bandeirantes, o local só veio a se constituir em povoado por volta de 1820.

Desde o período colonial, moradores e representantes da administração de Mogi das Cruzes já andavam pela região, servidos pelas águas do Rio Tietê - fonte segura de sobrevivência e de locomoção geográfica àqueles que se predispunham a desbravar matas tão fechadas.

Não se pode negar que o local tenha sido ponto de passagem dos Bandeirantes e viajantes que expandiram os limites territoriais do Brasil Colonial e, consequentemente, dos domínios do rei de Portudal.

Até 1820, o povoado que havia se formado em torno da Capela de São Benedito contava com um número muitas vezes maior de habitantes do que o do bairro de Santa Catarina, tanto é que em 1882 a administração de Mogi das Cruzes criou na localidade um distrito policial. Tornou-se município em 1964, quando se emancipou de Mogi das Cruzes.


Aniversário de Biririba Mirim

Shows e desfile cívico para comemorar 53 anos

A cidade de Biritiba Mirim completa hoje sexta-feira, 5 de maio, 144 anos de fundação, e 53 anos de emancipação político-administrativa.

Para comemorar a data, a Prefeitura preparou dois eventos que serão promovidos ao longo deste fim de semana.

No domingo, 7 de maio, a partir das 9:00 na Praça São Benedito, ocorre o tradicional desfile cívico com a participação de cerca de mil pessoas que vão desfilar representando diversos setores e entidades da cidade.

Sob o tema “E há que se cuidar do broto, para que a vida nos dê flor e fruto”, o desfile contará com alunos e colaboradores das 16 escolas municipais, membros de associações, militares do Tiro de Guerra de Mogi das Cruzes, entre outras corporações, além de participantes dos mais variados projetos desenvolvidos pela Prefeitura.

Vários equipamentos municipais também deverão desfilar na manhã de domingo, bem como motoclubes da região.

A programação de aniversário contará também com vários shows musicais de artistas locais, ao longo do fim de semana.

Na sexta-feira, 5 de maio estão programadas duas atrações que realizarão suas apresentações no palco da Praça São Benedito: banda Nova Mistura (pagode), e Total Groove (ritmos variados).

No sábado, 6 de maio, sobe ao palco a dupla Simão Pinheiro 
e Felipe (sertanejo) e a Banda Band it (pop rock).

E para fechar os festejos, no domingo, 7 de maio, se apresenta o grupo X Músico (ritmos variados), o cantor Nego Jo, e a banda Barbas de Netuno (rock).

Os shows têm previsão de início às 20:00, nos três dias de eventos.

O prefeito Jarbas Ezequiel de Aguiar, PV, disse que apesar da dificuldade enfrentada pelo município neste início de mandato, espera que os festejo agradem a população.

“Acredito que a população irá gostar do evento que preparamos para comemorar os 144 anos de Biritiba Mirim”.

“Embora enfrentemos muitas dificuldades financeiras e administrativas nesse começo de mandato, toda a equipe dedicou-se bastante para que tenhamos um bom desfile e shows que animem os expectadores”, concluiu o prefeito Jarbas.