PROJETO TIETÊ ESPERANÇA APARECIDA

Estância Turística de Salesópolis

Chegada da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Chegou no início da tarde de sexta-feira, 1 de setembro na Estância Turística de Salesópolis a Imagem Peregrina de Nossa Senhora que pelo 13º ano é conduzida pelo Padre Palmiro Carlos Paes até as Nascentes do Rio Tietê.

Estiveram presentes nas Nascentes do Rio Tietê o Padre Luciano Batata e os Vigários Roberto Ribeiro dos Santos e Sérgio de Miranda de Campos, da Paróquia São José de Salesópolis; Padre Antônio Carlos Alves de Menezes, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios; Padre Edinei Maia dos Santos e Vigário Rogério Aparecido e do Padre Silvio Andrei Rodrigues da cidade de Pirapora do Bom Jesus; prefeito da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes e do prefeito de Salto José Geraldo Garcia e os vereadores da Estância presidente da câmara, Rodolfo Rodrigues Marcondes; Débora Aparecida Rodrigues e Sérgio dos Santos.

Padre Palmiro orou por todos os moradores da Estância e pediu aos governantes uma atenção especial ao Rio Tietê que começa límpido e cristalino em Salesópolis e 50 km depois já começa a ser poluído.

Na chegada a Igreja Matriz os Padres e autoridades foram recebidos pela Fanfarra da Escola Professora Olga Chakur Farah e devotos que com pétalas de rosas saudaram a Padroeira do Brasil.

Padre Luciano Batata recebeu na entrada da Igreja das mãos do Padre Palmiro a Imagem de Nossa Senhora que foi conduzida para o altar especialmente preparada para receber a Santa.


Prefeito de Salto na Estância

O prefeito da cidade de Salto José Geraldo Garcia, interior de SP, esteve na Estância Turística de Salesópolis durante a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida em companhia do Padre Silvio Andrei Rodrigues da cidade de Pirapora do Bom Jesus.

Na oportunidade José Geraldo aproveitou para colher amostra da água pura das Nascentes do Rio Tietê para levar até sua cidade onde o Rio é totalmente poluído e assim solicitar que o Governo do Estado faça uma recuperação do mesmo com um projeto específico voltado para o meio ambiente.

O prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, também solidário ao prefeito Garcia disse a nossa reportagem que irá acompanhar esse pedido ao governo do estado apoiando a iniciativa do prefeito de Salto.

Já no gabinete os prefeitos Vanderlon e Garcia e o Padre Silvio Andrei Rodrigues, puderam experimentar o tradicional suco de Cambuci e foram presenteados com um licor da iguaria.


Parque das Nascente do Rio Tietê

recebe Imagem de Nossa Senhora Aparecida

O Parque Nascentes do Tietê, em Salesópolis, recebe neste sexta-feira, 1 de setembro, às 12:00, a imagem de Nossa Senhora Aparecida. O evento marca o início do Projeto Tietê Esperança Aparecida 2017, realizado pela Arquidiocese de São Paulo com apoio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

O projeto foi concebido em 2004 pelo Padre Palmiro Carlos Paes, então pároco da igreja São Luís Gonzaga, de Pirituba, com o desejo de conscientizar a população sobre a importância do trabalho de despoluição e revitalização do rio Tietê.

A imagem sairá da cidade de Aparecida em direção ao Parque Nascentes do Tietê às 10:00, após uma “missa de envio da imagem peregrina”. Às 12:00, no parque, o Padre Palmiro realizará a solenidade de “benção da nascente”. Após a solenidade, a imagem será levada para a Igreja Matriz de São José, em Salesópolis.

A imagem será enviada dia 4 de setembro para Biritiba Mirim; dia 6 para Mogi das Cruzes; dia 7, para o Parque da Vila Jacuí, em São Paulo, onde ficará exposta para visitação.

PROCISSÃO FLUVIAL - No dia 9 de outubro, às 12:00, será conduzida em Procissão Fluvial no rio Tietê, da Barragem da Penha até Santana de Parnaíba.

PEREGRINAÇÃO ATÉ BARRA BONITA - O Projeto Tietê Esperança Aparecida se estenderá este ano até o município de Barra Bonita, na bacia do Baixo Tietê, cumprindo o seguinte roteiro:

  • Dia 16 de setembro - Pirapora do Bom Jesus;
  • Dia 23 de setembro – Tietê
  • Dia 30 de setembro – Anhembi
  • Dia 7 de outubro - Barra Bonita

A imagem volta para São Paulo no dia 12 de outubro, para uma segunda procissão fluvial pelo rio Tietê, às 8 horas, do Cebolão à ponte do Piqueri; de onde segue em carreata até o Largo Santa Efigênia, onde será realizada uma missa solene presidida por Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, encerrado a peregrinação.

Os parques Nascentes do Tietê e Vila Jacui e Barragem da Penha são administrados pelo DAEE.