JORNAL DO POVÃO

 

Rating: 3.6/5 (2652 votos)




ONLINE
15





   

 


A CIDADE

Dia 18 de abril – Nasce Monteiro Lobato. É o dia do Livro Infantil

Monteiro Lobato

Foi, sem duvida, um dos mais importantes escritores brasileiros do século XX, especialmente pelas obras infantis e personagens que marcaram a infância de várias gerações. Quem não conhece a Emilia, a Narizinho, o Visconde de Sabugosa e tantos outros personagens antológicos que viviam no "Sítio de Pica-pau Amarelo" e invadiram a imaginação das crianças.

Seu desejo de "fazer livros onde as crianças possam morar" foi realizado, e, seus personagens ficaram íntimos de quase todos os brasileiros que sabem ler. Seus livros foram lidos na infância, mas suas histórias moram na memória de todos nós.

O Instituto Pró-Livro não poderia deixar de homenagear esse educador e escritor, entre tantas outras atuações marcantes, que sintetizava em uma frase celebre tudo o que pensamos: "Um país se faz com homens e livros"

Biblioteca Municipal

A responsável pela Biblioteca Municipal José Otávio Cáfaro da Estância Turística de Salesópolis, Silvana Aparecida de Oliveira, preparou um dia especial para as comemorações do dia do Livro Infantil e do nascimento de Monteiro Lobato.

Durante todo o dia uma exposição estará aberta ao público e as EMEIs da Estância Turística de Salesópolis irão participar de uma “contação” de histórias com as professoras Cleide e Angélica.


Estância Turística de Salesópolis

Tradição de décadas: Malhação do Judas no domingo de Páscoa

Após mais de meia década a tradição de malhar o Judas no domingo de Páscoa na Estância Turística de Salesópolis ainda é mantida.

Ao meio dia de domingo de Páscoa alguns voluntários saem pelas Ruas da Estância acompanhados de dezenas de crianças e adultos que param em frente aos estabelecimentos comerciais para pedirem doces e balas.

Uma tradição que não se pode acabar, visto que na Estância Turística de Salesópolis se tem o costume de acabar com as tradições da cidade.

 

Estância Turística de Salesópolis

Intransitável

Os moradores do Bairro do Totózinho Cardoso, da Rua Pedro Eugênio Bueno acordaram na manhã de sexta-feira, 7 de abril e simplesmente não conseguiram sair de suas casas devido ao barro e péssimas condições de transitar devido as chuvas que caíram durante a madrugada.

Segundos relatos dos moradores após verificarem que a rua não oferecia nenhuma condição para o tráfego de veículos funcionários da prefeitura colocaram apenas no início da via um pouco de pedra para amenizar os problemas, mas sequer chegaram a olhar o restante da rua.

O que todos solicitam é que após a melhora do tempo que seja feito um trabalho com mais dedicação ao local visto que ali residem muitas famílias que tem crianças que necessitam com ou sem chuva irem para a escola.


Estância Turística de Salesópolis

População reclama de ruas e estradas rurais

Esta semana a reportagem do JP recebeu várias reclamações da população da Estância Turística de Salesópolis indignada com a falta de manutenção de algumas estradas Rurais e de várias Ruas da cidade que ainda não receberam asfalto.

No Bairro do Totózinho Cardoso a reclamação veio logo após a chuva de quinta-feira, 6 de abril quando duas vias Pedro Eugênio Bueno ficou intransitável impossibilitando as mães de levarem seus filhos a escola e a Rua Marcílio Leme do Padro abriu muitas crateras prejudicando até mesmo a saída e chegada de veículos e além de não contar com iluminação pública durante a noite, conforme mostra fotos enviadas pelos internautas.

No Distrito Nossa Senhora dos Remédios recebemos reclamações da Estrada dos Moraes que não está sendo conservada pela municipalidade e vem causando grandes transtornos aos moradores e principalmente no escoamento de verduras, visto que a via é muito utilizada por caminhões.

Os internautas relataram que já fizeram vários pedidos na prefeitura para que as melhorias sejam realizadas, mas até agora nada foi feito para melhorar ou ao menos amenizar o sofrimento de todos em dias de chuva, restando apenas duas opções, ou seja, procurar a imprensa e os vereadores para que tomem providências junto à administração municipal.


Estância Turística de Salesópolis

Escola Rosa Maria de Souza completa 18 anos

A Escola Professora Rosa Maria de Souza, completou sexta-feira, 7 de abril, 18 anos de história na Estância Turística de Salesópolis e durante todo o dia houve uma confraternização entre a Direção, Professores, Funcionários e Alunos da Unidade Escolar.


Rua do esquecimento

Promessas já duram 17 anos

ABANDONO: Moradores fizeram uma trilha para poderem chegar em suas casas 

DESCASO: Idosa precisa ser carregada no colo e situação continua ainda pior

A reportagem do JP já esteve pelo menos por três oportunidades no final da Rua João Batista de Melo Franco Júnior, no Bairro do Fartura, nas proximidades da Sabesp, para relatar o descaso das autoridades da Estância, mas também para mostrar a dificuldade que os familiares de uma senhora idosa e com problemas de saúde enfrentam todos os meses para poder leva-la ao médico.

Segundo relato dos moradores há exatos 17 anos atrás já foram prometidos que aquele pequeno trecho seria contemplado com obras de canalização de águas pluviais e asfalto.

Mas tudo ficou apenas nas promessas dos políticos que a cada quatro anos passam pelo Bairro pedindo votos e quando deparam com a situação dramática dos moradores prometem que irão resolver os problemas apenas em busca de votos, foi o que nos relatou um dos moradores.

Mas para indignação maior de todos na eleição de 2016 nenhum candidato a prefeito se fez presente ao local e para piorar a situação o que era uma rua se transformou em uma viela com trilhas, visto que o mato tomou conta da “Rua” se é que podemos chamar.

Mais uma vez os moradores entraram em contato com a reportagem do JP pedindo ajuda para mostrar a todos nossos leitores a situação da via e o descaso em que as autoridades tratam todos aqueles que pagam seus impostos, mas a referia "Rua" não tem nem o mínimo necessário pelo menos para a locomoção da senhora idosa que precisa ser carregada nos braços de parentes para poder sair de casa e ir ao médico.

Os moradores colheram mais de trinta assinaturas e entregaram ao vereador Claudinei José de Oliveira, DEMOCRATAS, para que o mesmo encaminhe ao prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, PR, a fim de que o mesmo que é conhecedor dos problemas naquela via tome alguma providência o mais rápido possível e venha sanar de vez os problemas por todos enfrentados e não apenas com serviços paliativos que tem pouca duração.


Obras de restauração da Matriz São José

A reportagem do JP esteve com o Pároco da Igreja Matriz de São José, Luciano Batata, que falou sobre as obras de restauração e recuperação das pinturas originais do templo religioso que vai resgatar as tradições culturais religiosas de nosso povo.

“Tudo o que esta se fazendo hoje na paroquia São José, foi o povo, a colaboração de todos, então essa parte da restauração da Paróquia, nós estamos procurando voltar a forma original, do jeito que ela já era antes, isso claro com a colaboração de todos, pois o processo não tão é rápido, mas o povo tem demonstrando muita alegria e entusiasmo para poder ajudar”.

“O projeto do presbitério como já finalizamos, com a cadeira e a mesa da comunhão e logo e já estamos iniciando as obras da parte lateral, do barrado da igreja, compondo  a mesma arte do presbitério acima e depois já com o contra piso com o mesmo revestimento que foi feito na parte do presbítero, dando continuidade também ao Centro Pastoral que também já estamos finalizando”.

“E se Deus Quiser, nos dando forças para continuar esta obra e no antigo cinema, para podermos fazer um trabalho com a nossa juventude, teatro, a parte cultural”. “E acredito que com a colaboração de todos, nós iremos conseguir”.

“A Paróquia esta bonita, porque o coração do povo de Salesópolis também é um coração belo repleto de fé e amor, e as coisas que estamos fazendo é fruto desse amor, dessa beleza que há no coração de cada Salesopolense”, concluiu o Padre Luciano Batata.


Cleidir se despede da Estância

Matéria divulgada no JP em julho de 2016

Para aqueles que não se lembram, Cleidir trabalhava no ARES (Associação dos Recicladores de Salesópolis) e após  ter a casa onde morava com seu marido e cinco filhos menores interditada pela Defesa Civil a funcionária da ARES (Associação dos Recicladores de Salesópolis) não teve outra alternativa a não ser sair do local onde mora há mais de dez anos, que foi construída com muito sacrifício e ir morar em uma escola na Zona Rural da Estância Turística de Salesópolis.

Cleidir da Silva Pereira Ramos, 31 anos de idade é casada tem cinco filhos sendo dois com problemas de saúde que requer total atenção 24 horas por dia.

Agora Cleidir irá tomar um novo rumo em sua vida e irá se mudar para a cidade de Paulinia no interior de São Paulo, mas antes passou na Câmara Municipal onde recebeu uma doação no valor de R$ 335,00 que na época em que estava desabrigada foi feita uma campanha para a construção do muro de arrimo em sua casa.

Emocionada Cleidir agradeceu a todos aqueles que direta ou indiretamente colaboraram com ela e sua família na reconstrução de sua casa, bem como o muro de arrimo que foi construído para dar sustentação à mesma.

Esteve presentes na entrega da doação a Cleidir o Presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis, Rodolfo Marcondes; o funcionário da Câmara Jaime Costa; o representante do Centro Espírita Humildade, Roberto Cursino dos Santos e a Diretora da Câmara Elisabete Marli de Souza Santos.


Entrevista com Wal Triponi - Relações Públicas do GAPC

Wal Triponi é Relações Pública do GAPC (Grupo de Apoio as Pessoas com Cancer) localizada na cidade de Mogi das Cruzes e esteve na Estância Turística de Salesópolis para orientar e encaminhar as pessoas para se tratarem e terem auxílio psicológico.

“O GAPC é uma instituição que esta localizada em Mogi das Cruzes, que atende pacientes com diagnostico de qualquer tipo de câncer”.

"”Estamos no Município de Salesópolis para fazer a prevenção do câncer de pele, conscientizando as pessoas a usarem o  protetor solar, chapéu ao saírem no sol, mas principalmente divulgar esse trabalho e oferecer ajuda as pessoas que já tiveram o diagnostico e não conhecem o GAPC” .

“As pessoas devem se olhar, se tocar no caso de câncer de mama, por exemplo, principalmente os homens que tem uma grande resistência em falar de câncer de próstata, de testículo”.

“Sentiu algo, algum sintoma diferente, deve-se procurar um medico, pois o diagnostico precoce aumentam em 90% as chances de cura”.

“E se infelizmente for constatado um câncer maligno, procure o GAPC, que é uma clinica de apoio, onde a pessoa já pode estar fazendo o tratamento no SUS, ou um tratamento particular, mas o GAPC é uma clinica de apoio que fornece medicamentos, fraldas, consultas com nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos que atendes os pacientes e familiares”.

A clínica GAPC fica na Rua Capitão Manuel Caetano, N° 50, atrás da clinica São Nicolau em Mogi das Cruzes, telefone para contato (11) 4726-6575.  


22 de Março

Dia Mundial da Água

Sabemos que a água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos.

Ela atua mantendo nosso corpo hidratado, ajuda no transporte de substâncias, funciona como solvente regula a nossa temperatura, participa de reações químicas, entre várias outras funções.

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos.

Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso.

Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões ocorrem verdadeiros conflitos por água.

Além da escassez de água em algumas regiões, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade.

A poluição causada pelas atividades humanas faz com que a água esteja disponível, porém não esteja própria para o consumo.

Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água.
Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante.

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2-A água é a seiva do nosso planeta;

3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que

pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

8- A utilização da água implica respeito à lei;

9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Como toda a população necessita da água para a sua sobrevivência, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, através da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos.

Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei.

O uso racional e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras. Faça uso consciente da água!


DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Mensagem da vereadora Débora

“Quero que as mulheres se orgulhem de terem eu como representante na Câmara Municipal e estou da melhor maneira possível trabalhando arduamente por todas e que nas próximas eleições mais mulheres se façam presentes e concorram as eleições”.

“Que o dia da Mulher seja todos os dias do ano, pois ELAS lavam, passam, cozinham, trabalham fora, cuidam dos filhos e ainda conseguem ser uma frentista, policial, executiva e hoje as mulheres conquistaram grandes espaços e só falta agora terem maior representatividade no meio político, pois precisamos de mais mulheres no Legislativo”.


O SUPLETIVO NACIONAL  tem  mais de 9 anos de experiência no segmento de educação de Jovens e Adultos,  e ao longo deste tempo já auxiliou na formação de mais de 5 mil alunos.

Os professores do SUPLETIVO NACIONAL são extremamente qualificados e formam  uma equipe pedagógica experiente, o que facilita a absorção do conteúdo e torna o aprendizado mais tranquilo e de fácil assimilação.

Os alunos recebem toda atenção necessária, e é respeitado o ritmo de estudo de cada um.

 Supletivo Nacional é a melhor opção para quem não teve oportunidade de concluir os estudos de ensino fundamental ou ensino médio regularmente.

Com o curso preparatório há possibilidade do aluno se preparar para conclusão do,  Ensino Fundamental (1°grau ) e/ou  Ensino Médio (2° grau), em 6 MESES.

Através do nosso material didático, o aluno pode estudar a hora que quiser. O aluno recebe uma apostila com conteúdo de todas as disciplinas elaboradas especialmente para o estudo à distância. Recebe também uma apostila com mais de 1000 questões e o gabarito de respostas dos últimos exames do ENEM, e ainda disponibilizamos um site para estudar em casa.

Após a conclusão do curso o aluno deve realizar provas de conclusão de grau em instituições autorizadas pelo governo no ESTADO DE SÃO PAULO.

O certificado de conclusão é oficial  e com validade nacional, válido para faculdades, concursos públicos, cursos técnicos e empresas. O certificado escolar de conclusão de grau é emitido por instituições de ensino autorizadas pelo governo do estado de SÃO PAULO COM PUBLICAÇÃO DO NOME DO ALUNO NO  GDAE (GESTÃO DINAMICA ESCOLAR) , que também são responsáveis pela avaliação.

Os mantenedores do Supletivo NACIONAL tem mais  30 anos de experiência  em Educação de Jovens e Adultos e, ao longo desse tempo, já  foram auxiliadas mais de 20 mil pessoas na conclusão de seus estudos. 

O SUPLETIVO NACIONAL oferece curso preparatório para exames supletivo amparado  pela Deliberação do CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO 114-2012 DOE 07/08/2012.

O método de supletivo à distância, assegurado pela Lei Federal 9394/96, garante à população o direito à educação. Desta forma os certificados emitidos por colégios autorizados pelo governo são publicados GDAE (GESTÃO DINAMICA ESCOLAR), validando-os para qualquer finalidade, como ingressar em uma faculdade, prestar concursos públicos, realizar cursos técnicos, participar de processos seletivos em empresas que solicitem tal escolaridade, entre outros.


Estância Turística de Salesópolis

Cidade contará com E.J.A. a partir deste ano

A Escola Estadual Professora Olga Chakur Farah inicia este ano para os alunos maiores de 18 anos o E.J.A. (Educação de Jovens e Adultos) para 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

É mais um grande avanço para a Educação Estadual da Estância Turística de Salesópolis que vai proporcionar a todos um ensino de qualidade.

Os interessados em estarem estudando devem procurar a direção da E.E. Professora Olga Chakur Farah para realizar sua inscrição o mais rápido possível.


Estância Turística de Salesópolis

Prevenção do câncer de pele 

Viva o Sol! Proteja-se e aproveite a vida ao sol.

O Câncer de Pele, ou melanoma cutâneo é um tipo de câncer que tem origem nas células produtoras de melanina (substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos.

Embora o câncer de pele seja o tipo mais frequente no Brasil correspondendo a 30% de todos os tipos de câncer registrados no País. O prognóstico dele pode ser considerado bom, se detectado nos estágios iniciais. Nos últimos anos, houve uma grande melhora na sobrevida dos pacientes com melanoma, principalmente devido à detecção precoce do tumor.

Segundo o INCA, a estimativa esperada para o ano de 2016 foi de 5670 novos casos,  sendo 3000 para homens e 2700 para mulheres.

O melanoma pode ser prevenido e, algumas dicas básicas são o cuidado com a exposição ao sol, devemos sempre usar protetor solar, evitar a exposição nos horários de pico, usar chapéus e ficar atentos a pintas recentes e que sofrem alterações. Saiba mais seguindo nossas redes sociais.

O GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer, uma entidade de fins lucrativos que sobrevive unicamente da doação de particulares e empresas, auxiliando os pacientes com câncer maiores de 18 anos fornecendo medicamentos, suplementos, fraldas, atendimentos com assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, além de disponibilizar terapias alternativas, oficinas de arte, aulas de dança, entre outras atividades.

O GAPC não poderia deixar de levar informação sobre essa importante campanha de verão, siga nossas redes sociais e fique por dentro da programação.

Acesse  https://www.facebook.com/grupogapc

GAPC Unidade Mogi das Cruzes: Rua Capitão Manoel Caetano, 50 - Centro – Mogi das Cruzes – SP. Tel. (11) 4726-6575.


Estância Turística de Salesópolis 

Mensagem do Sargento Martins

“Venho a público agradecer a organização do Bloco do Povão, ao senhor Paulo, senhor Adilson Cipó e em especial ao senhor Marcinho, que honraram com os horários e que de forma ímpar respeitaram outras religiões, sendo que ao passarem em frente a uma Igreja Evangélica, solicitou da bateria que diminuíssem o "volume da batida", e após a passagem o "pau quebrou".

“Agradeço ao prefeito Vanderlon que não mediu esforços para a realização "Carnaval", agradeço ao senhor Antônio Rodrigues dos Ouros pela total colaboração, inclusive na reunião com os comerciantes, para que os mesmos não vendessem bebidas em garrafas ou congêneres e que não posso de deixar parabeniza-los, pois tais comerciantes seguiram a risca o combinado e não menos importante foi a participação de Jurídico e do Setor de Cadastro da prefeitura municipal da Estância Turística de Salesópolis”.

“Agradeço o senhor Dunga, pelo excelente jantar que forneceu aos Policiais Militares que trabalharam nos dias do carnaval”.

“Por último quero agradecer a População Salesopolense que de forma ímpar cumpriram seu papel, indo às ruas com seus familiares, pois se sentiram seguras e notou que mesmo sendo simples o carnaval, puderam se divertir em segurança”.

“Tivemos algumas ocorrências corriqueiras, mais não estavam ligadas ao evento carnavalesco”.

“A todos que me ajudaram a manter a tranquilidade no evento de forma direta ou indiretamente eu “bato palmas” a todos  e tiro meu “chapéu”, obrigado a todos”.

“Colocando-me sempre a disposição, um forte abraço”, Sargento Martins.


Estância Turística de Salesópolis

Trânsito normalizado em frente a EMEI Professora

Maria Aparecida Freire de Faria

Com a presença da PM trânsito em frente a EMEI está normalizado

Após o transtorno no trânsito ocorrido na última segunda-feira, 6 de fevereiro na rua Roque Torraga, onde está localizada a EMEI Professora Maria Aparecida Freire de Faria e com as inúmeras publicações em várias redes sociais de imagens mostrando o caos enfrentado por todos, o Comandante do Destacamento da Polícia Militar da Estância Turística de Salesópolis, Sargento Martins determinou o envio de uma Viatura até o local nos horários de entrada e saída dos alunos para evitar que venha ocorrer novamente o caos no tráfego de veículos como aconteceu naquela data.

A reportagem do JP foi até a EMEI Professora Maria Aparecida Freire de Faria durante o período da manhã quando os pais levam seus filhos para a unidade escolar e constatou que não havia mais nenhum veículo estacionado em local proibido e que o trânsito estava fluindo muito bem.

A Polícia Militar esteve no local para evitar novos transtornos no trânsito, manter a ordem e ao mesmo tempo a integridade dos alunos e seus pais seja no momento de chegada ou saída do estabelecimento de ensino. 


Estância Turística de Salesópolis

Operação tapa buracos nas ruas da cidade

A Secretaria Municipal de Obras da Estância Turística de Salesópolis, através da Diretoria de Obras realizou a operação tapa buracos nas ruas cidade, amenizando assim os problemas que os motoristas vinham enfrentando desde o início de 2016.


Salesopolenses em Goiás

Aconteceu entre os dias 25 e 29 de janeiro na cidade de Iporá, Goiás o 10º. Encontro de Muladeiros e a Estância Turística de Salesópolis foi muito bem representada por Elpídio e seu filho  Alemão,  Ponteado, João Sabino, Diego do Miguel Mariano, Thiago Boiadeiro, Pamonha e Fernando Índio.


Santa Branca - SP

Encontro de Folia de Reis

Aconteceu domingo dia 29 de janeiro na cidade de Santa Branca o encontro de Folia de Reis que contou com a participação dos Grupos Mensageiros da Paz da Estância Turística de Salesópolis e dos anfitriões da festa  Estrela do Oriente.

A festa de Santos Reis prosseguiu durante todo o dia no Centro de Eventos do Jardim Prado em Santa Branca.



Estância Turística de Salesópolis

Almoço beneficente a Isa

Nossos agradecimentos

Gustavo Japonês, Alonso Pimentel, Sargento Martins e Márcio Rosa

Através dessa mensagem, queremos agradecer a todos.

Queremos que saibam que a ajuda de todos foi de grande valia.

E queremos que saibam que pessoas tão especiais como vocês estão sempre prontas para fortalecer a união fraterna.

Procuramos olhar dentro dos corações das pessoas, porque sabemos que é de lá que extraímos o que temos de melhor.

Obrigado pela atenção e pelo carinho dedicado de todos aqueles que estiveram presentes no Mercado Municipal da Estância Turística de Salesópolis.

Tudo o que fazemos pensando em ajudar ao próximo, pela própria lei da natureza, nos é devolvido em dobro.

Só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça.

Que o universo cubram a todos de bênçãos e sejam sempre muitos felizes.

Nosso muito obrigado!

Sargento Martins, Gustavo Japonês, Márcio Rosa e Valéria Costa do Jornal do Povão

Confira todas as fotos no Facebook Hiago Salesópolis


Estância Turística de Salesópolis

Festa de São Sebastião no Bairro do Fartura

Encerrou na noite de domingo 22 de janeiro a tradicional festa de São Sebastião no Bairro do Fartura que teve como festeiros neste ano de 2017 o vereador Mário Barbosa Pinto e sua esposa Mércia da Silva Barbosa Pinto e Capitães do Mastro Manoel Cardoso de Almeida e sua esposa Marli dos Santos de Almeida.

Na missa de encerramento dos festejos que foi celebrada pelo Padre Luciano Batata estiveram presentes o Grupo de Moçambique Firmes na Fé, com o Mestre João Moraes Filho e tendo como coordenadora Luiza Moraes.

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes e a Presidenta do Fundo Social de Solidariedade Luciana Aparecida Ferreira de Miranda e seu filho estiveram presentes aos festejos e receberam as bênçãos do Padre Luciano Batata no encerramento da missa.

Colaborou com nossa reportagem o fotógrafo DUDU SANTOS – Santa Branca - SP  


Estância Turística de Salesópolis

Diretoria de Esportes informa: Sábado, 28 último dia para exames

Sábado dia 28 de janeiro será o último exame médico para piscina, sendo que no dia 21 foram feitos 170 exames,  portanto quem tiver interesse comparecer no Centro Esportivo para  agendamento.  


Almoço Beneficente dia 29 de janeiro

Isa, a campanha continua...

A reportagem do JP esteva na noite de quinta-feira, 19 de janeiro na residência de Isabela Ponte Ramos Diringer, que precisa fazer uma cirurgia na Inglaterra, visto que desde que nasceu tem um grave problema de saúde.

Trata-se da SIC (Síndrome do Intestino Curto) e para que Isa possa a ter uma vida normal é necessário essa delicada cirurgia que custa em torno de R$ 500 mil reais.

Os valores que estão sendo arrecadados com inúmeras campanhas que estão mobilizando toda população e inclusive a Polícia Militar do Estado de São Paulo visam não somente arrecadar fundos para a cirurgia e sim para seu tratamento que terá alto custo e inclusive a pequena Isabela ainda terá que retornar a Inglaterra para novos exames após sua operação.

Estiveram presentes juntos com a Reportagem do JP o Sargento Martins e Gustavo que estão organizando o almoço beneficente dia 29 de janeiro no Mercado Municipal da Estância Turística de Salesópolis.

Para que todos possam entender o rumo da campanha da Isa para que essa família possa dar continuidade no tratamento após retornar da Inglaterra se faz necessário a união em prol de uma causa justa, de uma vida, por isso a campanha continua.

Por longos 36 meses após a cirurgia a pequena Isabela ainda terá que se submeter a um tratamento de alto custo com medicamentos caríssimos, então  é necessário que neste momento delicado para sua família possamos estar nos mobilizando para que hoje essa criança seja uma grande mulher no futuro.


Vamos ajudar a Isa

A Campanha para ajudar a Isa que está sendo realizada na Estância Turística de Salesópolis irá promover um almoço beneficente no próximo dia 29 de janeiro, domingo, a partir das 13:00.

O cardápio Paella Caipira será preparado pelo Gustavo Japonês que já participou de vários programas na tv.

Estão participando da Campanha Vamos Ajudar a Isa o Sargento Martins, Comandante do Destacamento da Polícia Militar da Estância Turística de Salesópolis; Gustavo Japonês e conta como apoio do Jornal do Povão.


Estância Turística de Salesópolis

A Prefeitura da Estância Turística de Salesópolis programou um médico para atendimento específico ao exame médico para aos interessados em estar usufruindo da piscina do Centro Esportivo e Recreativo Expedicionário Benedito da Fonseca.

Quem desejar fazer sua carteirinha deverá comparecer no Centro Esportivo e agendar com Rose o horário de atendimento. 

A Primeira data será 21/01/2017 nos horários da 8:00h às 12:00 e 13:00 às 18:00 e deverá comparecer com duas fotos 3x4, RG e comprovante de residência, além de traje de banho para o exame.


Estância Turística de Salesópolis

Moradores realizam a limpeza no ponto de ônibus

Na segunda etapa para manter limpo o Bairro dos Buenos os moradores realizaram na manhã de quinta-feira a capinagem e limpeza do ponto de ônibus localizado na entrada do Bairro.

Em poucas horas o ponto de ônibus que há muito tempo estava repleto de mato e sujeira colocando em risco as pessoas que ali ficam aguardando para embarcar nos coletivos, agora está limpo graças a mais essa ação dos moradores que juntos fizeram a diferença.


Ajude a Isabela

Grandes atrações no almoço beneficente

O almoço beneficente para arrecadar fundos para a pequena Isabela Ponte Ramos Diringer, de 12 anos que sofre da síndrome do intestino curto, possa fazer uma cirurgia na Inglaterra será realizado no dia 29 de janeiro a partir das 13:00 no Mercado Municipal da Estância Turística de Salesópolis.

Os convites já estão à venda no Jornal do Povão, com o Sargento Martins e com Gustavo Japonês ao preço de R$ 15,00 e terá como cardápio Paella Caipira.

Grandes nomes da música sertaneja como  Carreiro e Pardinho Filho, Alonso Pimentel, Seresteiros da Viola e Ruan Viola estarão presentes na Estância para prestigiar o evento além do Cover do cantor Elis Presley Lúcio Negrão.

Os convites poderão ser adquiridos no Jornal do Povão; com o Sargento Martins e com Gustavo Japonês ao preço de R$ 15,00.


Bicicleta modelo na Estância

A reportagem do JP encontrou na tarde de terça-feira, 3 de janeiro na Avenida Professor Adhemar Bolina com o senhor Irabeni da Silva que decora sua bicicleta com vários tipos de brinquedos.

Irabeni da Silva, popularmente conhecido na cidade por “Tiozinho” é Natural da cidade de Mauá- SP, está morando na Estância Turística de Salesópolis há um ano e diariamente passeia pelas ruas da cidade com sua bicicleta toda decorada com bonecas que ganha de seus parentes.

“Eu gosto de montar a bicicleta do meu jeito, coloco os brinquedos, meu rádio e uma buzina potente e sempre estou passeando pelas ruas da cidade e me sinto muito feliz “, disse seu Irabeni que já participou de algumas exposições.


AJUDE A ISA

Convites estarão à venda a partir de segunda-feira

SOLIDARIEDADE: Sargento Martins e Gustavo Japonês organizando o evento para a Isabela

Está sendo organizado na Estância Turística de Salesópolis pelo Primeiro Sargento PM Sérgio Santos Martins, Comandante do Destacamento de Salesópolis; Gustavo Gerônimo Lopes, com o apoio do Jornal do Povão a campanha com o intuito de levantar fundos para que  Isabela Ponte Ramos Diringer, de 12 anos que sofre da síndrome do intestino curto, possa fazer uma cirurgia na Inglaterra.

O evento será realizado no dia 29 de janeiro a partir das 13:00 no Mercado Municipal da Estância com um almoço beneficente que será preparado pelo Gustavo Japonês.

Esteve na manhã de quinta-feira na Redação do JP o Sargento Martins e Gustavo Japonês que falara sobre a realização do evento e a mobilização da cidade em solidariedade a Isa.

“Na realidade a ideia de realizar o evento partiu do Gustavo que após saber da gravidade dos problemas da pequena Isa entrou em contato comigo e se propôs a fazer uma campanha em prol a Isa”.

“De imediato eu “abracei” a ideia e publicamos no grupo que o Gustavo montou e tomou essa proporção gigantesca com mais de 200 pessoas no grupo que estão apoiando a Isa e tenho certeza que será um sucesso”, disse o Sargento Martins.

Gustavo disse que “teremos no cardápio uma Paella Caipira e uma moda de viola e toda a arrecadação serão revertidas para o tratamento da Isa e estamos esperando mais de 1500 pessoas”, disse.

O Sargento disse que está mobilizando a Estância em torno deste evento, “sendo que o povo é solidário e vamos engajar todos nessa campanha e iremos fechar um trecho da Rua XV de Novembro e o prefeito já nos cedeu o Mercado Municipal e tenho certeza que cada um que colaborar Deus irá retribuir em dobro e tenho certeza que será fantástico esse evento”.

“É uma causa nobre acho que devemos nos colocar nos lugar dos pais, pois se fosse uma filha nossa com certeza estaria agradecido por toda ajuda que está recebendo até o momento”.

“Estamos fechando vários artistas para estarem se apresentando no dia do evento Donizete, Carreiro Pardinho Filho, Ruan Seresteiro da Viola e o locutor de rodeios Alonso Pimentel”, disse Gustavo.

O Sargento Martins ressaltou ainda que logo após o evento, na segunda-feira dia 30 assim que tiver o resultado final da arrecadação os valores serão depositados na conta da Isa no Banco do Brasil para que tudo seja da melhor transparência possível.


Isabela precisa arrecadar R$ 500 mil para

realizar uma cirurgia na Inglaterra

LUTA PELA VIDA: A pequena Isabela precisa de sua ajuda

A Cabo da Polícia Militar Glaucia Marina Ramos Diringere e seu esposo também Policial Militar Sanvio Lima da Ponte estão lutando no dia-a-dia para salvar a vida de sua filha Isabela Ponte Ramos Diringer, de 12 anos que sofre da síndrome do intestino curto.

Para que possa levar sua filha até a Inglaterra para que possa passar por uma cirurgia para que Isabela tenha uma vida normal serão necessários R$ 500 mil.

Já foi lançada em Mogi das Cruzes pelos Policiais Militares uma campanha para arrecadar fundos para que a pequena Isabela possa ir o mais rápido possível para a Inglaterra realizar esse tratamento.

A reportagem do JP conversou com a mãe de Isabela a Cabo da PM Glaucia Marina Ramos Diringere que falou da gravidade do problema de sua filha.

“A Isabela ainda dentro do meu útero teve uma má formação congênita e o intestino ficou para fora da cavidade abdominal, e assim que ela nasceu fez a primeira cirurgia para tentar colocar essa parte do intestino para dentro, mas a cada semana que passava ela ia perdendo parte de seu intestino que foi necrosando ficando apenas com 17 cm”.

“Antes de completar um ano de idade foi feito um alongamento do intestino que não adiantou muito por isso até hoje ela utiliza um cateter central, e tem muito risco de infecções e tem grande perigo de poder vir a óbito e também por trombose”.

“Há três anos foi feito um novo alongamento e voltou a dilatar as alças intestinais e depois dessa operação a mãe de Isabela conseguiu um contato com um médico que deu 91% de chances de fazer um alongamento em uma técnica diferente na Inglaterra e para tanto é necessário R$ 500 mil para realizar a cirurgia e Isabela ter uma vida normal”.

“Isabela também desenvolveu anorexia e não consegue se alimentar pois não sente vontade e isso é comum na síndrome do intestino curto”, concluiu Glaucia.

Quem desejar colaborar para que Isabela possa estar indo até a Inglaterra realizar a cirurgia poderá entrar na página do facebook Ajude a ISA e terá todas as informações necessárias.


Estância Turística de Salesópolis

Entrevista com o ciclista Tonheca

A reportagem do JP entrevistou o ciclista Antônio Marcos da Silva Pinto, 46, conhecido na região pelo pseudônimo de “Tonheca” e desde 2010 praticante de ciclismo.

Nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013 participou de vários campeonatos e provas isoladas de Mountain Bike (MTB).

Entre os anos de 2014, 2015 e 2016, migrou para as provas na estrada, conhecida como ciclismo de longa distância (Audax), ou mundialmente como Randonneurs (caminhante). 

“As provas de Audax são disputadas de altíssima resistência e orientação em estradas, geralmente pavimentadas, destinadas também para praticante iniciante e ciclista de final de semana, não necessitando ser um atleta com bom desempenho”. “Este fato justifica a participação de muitos ciclistas”.

“As provas Audax exigem disciplina e superação dos limites, não se tratando é uma competição, embora possa acontecer uma disputa sadia entre os participantes, visto que o maior desafio é superar os próprios limites, pedalando cada vez mais longe”.

“Por não ser competição, possibilita ao participante pedalar longa distância, com um mínimo de segurança, em companhia de amigos e conhecendo novas pessoas”.

“Pedalar longa distância representa a necessidade de enfrentar calor, frio, sono, vento contra, longos declives, aclives e estradas sem curvas, escuridão da noite, solidão (algumas vezes) e outras dificuldades e perigos das estradas”.

“Também representa ter autonomia, preparo psicológico, conhecimentos e vontade de superar desafios”.

“As provas são organizadas da seguinte maneira: para o brevet de 200 km, não há requisito prévio, ele habilita à participação no brevet de 300 km, assim, conquista-se a participação na etapa de 400 km e chegando ao ponto final da série 600 km, conquistando o título de SR (Super Randonneurs), quando a série é realizada pelo mesmo participante no mesmo ano”.

“Os 1000kms não obrigatório, porém serve para treino para o 1200km”.

Observando o tempo máximo para conclusão dos percursos:

200km                                             13h30min

300km                                             20h

400km                                             27h

600km                                             40h

1000km                                           75h

1200km                                           90h

“Um pré-requisito para concluir a prova é a observância do tempo limite para chegada”.

“Para tanto, é importante manter um bom ritmo de pedalada, saber dosar, economizar energia, alimentar-se corretamente, além de treinar, para manter o preparo físico”.

“Quanto maior o percurso do Audax, maior a necessidade de planejamento e de bons equipamentos, como a bicicleta, os acessórios e o vestuário”.

“Praticamente todo ano há brevet 1200 km em alguma parte do mundo, sempre organizado pelo ACP (Audax Club Parisien). No entanto, a cada quatro anos na França, é realizada a competição Audax PBP (Paris-Brest-Paris), o mais famoso dos brevets”.

”Com 1225 km, considerada a “Copa do Mundo” dos ciclistas de longa distância e reúne milhares de ciclistas”.

“No último fim de semana do mês de agosto conclui a série 2016, então o clube francês me condecorou com o título de Super Randonneurs, sendo o único da Região do Alto Tietê”, concluiu Antônio Marcos da Silva Pinto “Tonheca”.


Estância Turística de Salesópolis

Prefeito Vanderlon esteve no setor de obras no primeiro dia útil de trabalho

Estância Turística de Salesópolis

Cem dias de Vanderlon terão como prioridade

limpeza da cidade e melhoria na qualidade da saúde

Realizar uma limpeza na cidade, melhorar a qualidade no atendimento a saúde são apenas alguns dos desafios do novo prefeito da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes, (PR) nos primeiros cem dias de sua gestão iniciada domingo 1 de janeiro.

O primeiro dia útil de trabalho do prefeito Vanderlon se reuniu com funcionários no Departamento de Obras e seu secretariado para traçar metas e urgências.

“Vamos ter que trabalhar fortemente a questão da saúde, planejando uma forma de desafogar os exames laboratoriais e iremos fazer um trabalho para que dentro de seis meses zerar a questão da demanda reprimida”.

“A partir de hoje (2/1) um  médico pediatra irá atender na Santa Casa sendo um compromisso que está sendo honrado com a população”.

“Estamos também realizando um trabalho rápido para que possamos contar com mais dois médicos do programa do Governo Federal na Estância Turística de Salesópolis e quanto a um médico ortopedista para a Santa Casa estamos buscando um médico que tenha vínculo com o Estado para estar atendendo na Santa Casa”, concluiu Vanderlon.


Estância Turística de Salesópolis

Associação Comercial realiza sorteio de Natal

Diretoria da Associação Comercial da Estância Turística de Salesópolis

Rafa Melo e Zety durante show na Praça da Matriz

Aconteceu na noite de terça-feira, 27 de dezembro na Praça Padre João Menendes na Estância Turística de Salesópolis o sorteio da Promoção de Natal da Associação Comercial.

Com a presença da Diretoria e de auditores foram sorteados 10 prêmios a todos aqueles que participaram comprando no comércio da Estância Turística de Salesópolis.

Após a premiação houve o show com a Dupla Rafa Melo e Zety que contagiou a noite do público que esteve presente na Praça da Matriz, principalmente as crianças que tem um carinho especial pela dupla.

Confira os ganhadores da Promoção de Natal da Associação Comercial da Estância Turística de Salesópolis.

1º Prêmio – TV LED 40”, Perla Cristina S Ribeiro; 2º Prêmio – Refrigerador, Cristiane de Paula Gomes; 3º Prêmio – Bicicleta, Valdomiro dos Santos; 4º Prêmio – Fogão, Ruan Carlos de Melo; 5º Prêmio – Tanquinho, Salvador Elias de Souza; 6º Prêmio – Fritadeira, Antônio Rodrigues Pereira Neto; 7º Prêmio – Grill, Ângela Regina Franco Siqueira; 8º Prêmio – Forno Elétrico, Sueli Luiz Reis; 9º Prêmio – Rádio Portátil, Hilda de Moraes Gonçalves; 10º Prêmio – Panela de Arroz, Silvio Luiz de Sá. 


Entrevista

Presidente da Associação Comercial da

Estância Turística de Salesópolis

A reportagem do JP recebeu o presidente da Associação Comercial da Estância Turística de Salesópolis Geraldo Adilson L. Barbosa que falou da importância que tem os associados e da união de todos para uma cidade ainda melhor.

“A Associação é uma entidade comprometida com o empreendedor da Estância Turística de Salesópolis e nós tivemos vários avanços no sentido de trazer benefícios aos associados”.

“É uma entidade comprometida com os empresários da Estância onde estamos buscando alternativa para o eucalipto com uma empresa do estado do Paraná”.

“Caso essa empresa venha se instalar na Estância deverá gerar em torno de 150 empregos diretos e eu como um empreendedor e presidente da Associação Comercial penso no bem comum de todos”.

“Os empresários interessados em instalar essa empresa na cidade me pediram para fazer um levantamento com a quantidade de floresta que tem qual tipo de eucalipto que é plantado, se a cidade vai atender a contratação de mão-de-obra e eu estou realizando essa pesquisa”.

“A Estância Turística de Salesópolis deverá contar com um condomínio de alto padrão e com isso deverá gerar muitos empregos para a população”.

“Eu tenho muita confiança no empresário da Estância que são pessoas de fibras que lutam até os dias de hoje e ainda falta a união da classe empresarial para ter força para lutar para o bem comum do município”.

“Hoje temos apenas 74 associados e existem cadastrados na prefeitura cerca de 1600 empresas e na ativa cerca de 1200”.

“Hoje o associado paga mensalmente o valor de R$ 29,00 e o empresário só irá pagar a mais por uma consulta de cheques e nós também temos uma parceria com o SEBRAE, convênios médicos, parceria com universidades na qual os associados têm descontos”.

“Eu acredito que os empresários da Estância precisa estar unidos junto com a Associação Comercial”.

“Neste ano a Associação Comercial junto com os comerciantes promovemos a programação de Natal e este ano reformamos a casa do Papai Noel e dentro das possibilidades trouxemos artistas da cidade para abrilhantar as festividades de Natal na Praça da Matriz”.

“Desejo a todos os empresários da Estância muita esperança para o ano de 2017 e eu acredito muito na classe empresarial e tenho certeza que iremos dar a volta por cima, juntos unidos para tudo especialmente para o turismo que é muito importante para todos e inclusive a Associação Comercial assumiu o Portal Artístico com um posto de informação está junto com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) iremos trabalhar para o progresso da nossa cidade”.

“Eu tenho esperança que mesmo com a crise política e econômica que o país está atravessando iremos conseguir administrar gerando recursos, trazendo empresas e junto como o Executivo seremos parceiros”, concluiu Geraldo Adilson L. Barbosa, Presidente da Associação Comercial da Estância Turística de Salesópolis.


Estância Turística de Salesópolis

Prefeito Rafael assina últimos contratos de sua gestão

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, assinou no início da tarde de quinta-feira, 22 de dezembro os dois últimos contratos de sua gestão que irão beneficiar os moradores da Vila Adhemar no Bairro do Bragança e uma extensão do asfalto na Estrada da Barra.

“Estou encerrando o governo assinando o contrato com a Caixa para a pavimentação e drenagem na Vila Ademar”.

“Fizemos o esgoto e legalizamos através da Lei Específica e através de uma emenda do deputado Marcio Alvino, o projeto já está pronto é só licitar no início do próximo ano e realizar a obra”.

“Batalhei e consegui mais esses recursos sendo R$ 700 mil para a pavimentação e drenagem da Vila Adhemar e mais R$ 250 mil para o prolongamento e pavimentação da Estrada da Barra, sendo o primeiro trecho sendo concluído agora e outro trecho depois”, concluiu o prefeito Rafael.


Estância  Turística de Salesópolis

Faleceu no final da tarde de quarta-feira, 21 de dezembro, o ex-prefeito da Estância Turística de Salesópolis Rubens Wuo, aos 86 anos de idade.

Rubens Wuo foi prefeito de Salesópolis entre 2 de fevereiro de 1969 e 31 de janeiro de 1973.

Considerado por muitos um prefeito polêmico, Rubens Wuo foi em sua época uma pessoa dinâmica e que chegou a operar uma máquina para abrir estradas no município.

Em 1978 Rubens Wuo voltou a se candidatar ao cargo de prefeito, mas perdeu as eleições para Thiago Geraldo Rodrigues de Camargo.

Em 1988 Rubens Wuo voltou a cena política da Estância Turística de Salesópolis saindo candidato a vice-prefeito de Thiago mas perderam a eleição para José Rodrigues Feital Filho.

Desde então Rubens Wuo não se candidatou a nenhum cargo político.

Rubens Wuo era casado com dona Maria José e deixa sete filhos.



Festa de confraternização da PM e familiares

Os Policiais Militares da Estância Turística de Salesópolis se reuniram para uma confraternização de final de ano com seus familiares e amigos.

Estiveram presentes ao evento o Primeiro Sargento Martins, Comandante do Destacamento da Estância, O Capitão Amaral do 17º Batalhão da PM de Mogi das Cruzes, 1º Tenente Bittencourt, o prefeito Benedito Rafael da Silva, Padre Antônio Carlos Alves de Menezes, Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, prefeito eleito da Estância Vanderlon Oliveira Gomes, vereador Paulo Roberto de Faria e o vereador eleito Paulo César Monteiro, Mineiro e convidados.

Este foi um momento em que todos puderam se confraternizar por mais um ano de trabalho realizado pela Polícia Militar na Estância junto com seus familiares e amigos.


Estância Turística de Salesópolis

Encontro de duas gerações

Vanderlon visita o ex-prefeito Rubens Wuo

Após retornar da cerimônia de diplomação na cidade de Santa Branca dos prefeitos e vereadores eleitos em 2 de outubro, Vanderlon Oliveira Gomes foi visitar o ex-prefeito da Estância Turística de Salesópolis, Rubens Wuo, hoje com 86 anos de idade, que governou a cidade entre 02/02/1969 a 31/01/1973.

Foi um encontro emocionante de duas gerações, momento em que “seu” Rubens Wuo, pode cantar algumas músicas aos presentes e ainda lembrou-se da época em que foi prefeito.

Sua esposa também falou com a futura Presidenta do Fundo Social Luciana Miranda e disse que é um trabalho muito bonito, pois o principal objetivo é a dedicação as pessoas mais carentes.


Deputado Estadual André do Prado fala das

perspectivas para a Estância Turística de Salesópolis

O deputado estadual André do Prado esteve presente na tarde de segunda-feira, 19 de dezembro na diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos das cidades de Guararema e Biritiba Mirim e logo após a cerimônia falou com nossa reportagem sobre a eleição de Vanderlon e as perspectivas para a Estância Turística de Salesópolis.

“Tenho um carinho muito grande pelo povo da Estância Turística de Salesópolis, uma cidade que pode melhorar muito e estivemos participando diretamente da campanha do prefeito eleito Vanderlon Oliveira Gomes que é do nosso partido PR e saiu vencedor nas eleições”.

“O Vanderlon já mostrou em todos os cargos que ocupou como vereador, presidente da câmara, secretário e vice-prefeito que ele tem capacidade e tem uma qualidade muito importante que é de trabalhar muito, que acorda cedo e vai a busca da solução dos problemas”.

“Esperamos que possa fazer um governo de esperança para a população da Estância Turística de Salesópolis e iremos estar na retaguarda eu e o deputado federal Marcio Alvino para buscar as melhorias que o prefeito e os vereadores acharem importantes para o desenvolvimento  e melhorar a qualidade de vida seja na área da saúde, educação e infraestrutura”.

“Nós estaremos encaminhando todas as demandas e nossa obrigação é essa e iremos caminhando juntos torcendo e trabalhando para que o Vanderlon faça um excelente trabalho para o povo da Estância Turística de Salesópolis e assim o povo ficará satisfeito e bem atendido”.

“Quero deixar uma mensagem a todos os Salesopolenses de muita esperança e fé e que em 2017 será um ano de muitas realizações e de um futuro promissor para a Estância Turística de Salesópolis, um grande abraço a todos um feliz natal e próspero ano novo”.


Estância Turística de Salesópolis

Prefeito Rafael assina contratos de

pagamentos por serviços Ambientais

Realizou-se na manhã de sexta-feira, 16 de dezembro no Centro de Sustentabilidade e de Apoio ao Produtor Rural da Estância Turística de Salesópolis, localizada no Bairro da Grama, a assinatura de Contratos de pagamentos por serviços Ambientais.

Estiveram presentes ao evento o prefeito da Estância Turística de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva; Samuel Barreto, Gerente Nacional de Água; a Desenvolvimento, Meio Ambiente, Agronegócios e Regularização Fundiária Liliam Mara de Oliveira Souza; Osmail de Cássia Siqueira Ribeiro; a Diretora de Meio Ambiente, Marcia Yumi Tomita; Presidente da Camat (Coperativa Agrícola Mista do Alto Tietê) Hélio Lorca; Presidente da Associação Comercial da Estância, Geraldo Adilson Barbosa e funcionários da prefeitura municipal.

O Programa Produtor de Água de Salesópolis é realizado pela Prefeitura em parceria com a TNC (The Nature Consernancy) e tem por objetivo, ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, através do reflorestamento e da proteção das Áreas de Preservação Permanente (APPs), de forma a conservar os recursos hídricos, proteger e recuperar matas ciliares, nascentes e corpos d’água, proteger áreas de recarga de aquíferos, ampliar a cobertura de vegetação nativa em mananciais e estimular o plantio de árvores nativas.

O Projeto é realizado em propriedades rurais inscritas no PAM (Portal Ambiental Municipal), e no CAR (Cadastro Ambiental Rural), sem custos ao proprietário.

Além do financiamento das atividades que são executadas dentro das propriedades, o Programa Municipal Produtor de Água prevê o Pagamento por Serviços Ambientais – PSA, aos proprietários rurais, como forma de incentivo à adoção de práticas conservacionistas em suas propriedades, ou seja, os proprietários rurais que aderem ao Programa restauram suas APPs de forma gratuita, ajudam a conservar o meio ambiente e, ainda, recebem pelos serviços ambientais que estão prestando.

No evento foram formalizados os contratos entre a Prefeitura e os Produtores Rurais, o que proporcionará o pagamento do PSA a 20 produtores rurais que já aderiram ao programa e já receberam o plantio das espécies nativas em suas propriedades de forma totalmente gratuita. Ressaltamos que, as ações supracitadas são de extrema importância para o Município da Estância Turística de Salesópolis, cidade que possui 98,5% de seu território em área de preservação e recuperação de mananciais – APRM-ATC-Cabeceiras.


Estância Turística de Salesópolis

Prefeito eleito Vanderlon fala a reportagem do JP

O prefeito eleito da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes, PR conversou com a reportagem do JP e disse que sabe das dificuldades que vai enfrentar no início de seu mandato a partir de 2 de janeiro de 2017.

Vanderlon pede neste momento de crise financeira pela qual passa todo o Brasil e em especial a Estância Turística de Salesópolis que a população colabore com a administração municipal para que os trabalhos sejam realizados da melhor maneira possível a fim de que todos sejam atendidos em seus pedidos.

Iniciando a nossa entrevista Vanderlon falou sobre o Distrito Nossa Senhora dos Remédios que em sua administração terá uma atenção especial e que  já ao primeiro dia útil de seu governo irá levar os equipamentos já firmados com a população para efetuar os trabalhos e dar eficiência nos serviços.

“Sei que não será nada fácil devido à questão dos problemas financeiros do município especialmente com as dívidas que existem no posto de combustível, pois não sei se teremos facilidade no abastecimento dos caminhões e máquinas”.

“Serão enviados máquinas e caminhão basculante além do caminhão de lixo que ficará a disposição no Distrito, até mesmo para melhorar os trabalhos e atender melhor a população”.

“Irei dar atenção maior na Vila Adhemar para acelerar e priorizar os trabalhos e com os recursos do Deputado Marcio Alvino que está parado no Ministério e na Caixa irei levantar esses procedimentos e acelerar para saber como está o andamento do projeto e finalizar  a canalização e asfalto das ruas”.

Divisa de Salesópolis com Biritiba Mirim

“Já fizemos um levantamento desde a fundação do município quando ocorreu o erro da divisa o que que pode ser feito o que teremos que fazer e vamos pedir apoio e junto com os vereadores iremos tentar diplomaticamente junto com a Emplasa que se equivocou com a divisa deles assumirem o erro e se isso ocorrer volta a divisa no local correto e não tendo outro caminho irei procurar outras esferas para resolver o problema e ai tomaremos medidas mais enérgicas para sanar o problema que já vem há quarenta anos”.

Estância em 2017

“Primeiramente quero agradecer a todos os vereadores que aprovaram a nova alíquota do INSS que não irá resolver os problemas do município, mas esse dinheiro irá em muito contribuir para podermos sanar alguns problemas que a cidade enfrenta atualmente”.

“Temos que realizar um trabalho sério e muito forte na cidade e peço apoio das lideranças religiosas, vereadores, associações de Bairro para que possamos primeiramente resolver o problema do lixo que é muito caro para o município e quem paga é aquele que recolhe o IPTU e não temos receita que cubra despesa”.

“Não irei aumentar a taxa do IPTU, mas sim conscientizar a população para que todas as esferas possam ajudar em diminuir o lixo principalmente na Zona Rural e melhorar a reciclagem e assim diminuir o custo”.
“Precisamos fazer outro trabalho junto a população para que transfiram seus veículos para a Estância Turística de Salesópolis visto que 50% do IPVA  dos veículos ficam na cidade e isso irei fazer um trabalho junto aqueles que moram em outras cidades e tem chácaras, ou seja é uma maneira da população nos ajudar em aumentar ou inventar taxas ou outros tributos”.

“Estou feliz, pois a população de alguns Bairros está me procurando com a proposta de nos ajudar em todos os sentidos seja de conscientização ou mutirão”.

“O grupo de escoteiros também se propôs a nos ajudar, Comtur e Associação comercial também estão dispostos a colaborar com nossa administração”.

“Eu entendo que a Associação Comercial, Camat, Clube Alvor e outras entidades são de suma importância para o desenvolvimento da Estância Turística de Salesópolis e que devemos nos aproximar e abrir um diálogo que muito irão contribuir na questão administrativa, são parceiros que irão somar junto conosco”.

“Poderemos colocar as ideias em prática e procurar resolver os problemas do município e eu já tive duas reuniões com a Associação Comercial que se propôs a nos ajudar e eu espero essa parceria para colocar o município no rumo certo”, disse Vanderlon.

Mensagem de  Natal e Ano Novo o prefeito eleito Vanderlon Oliveira Gomes

“Quero desejar um Feliz Natal para que Deus possa iluminar cada um de nós dando saúde, sabedoria e discernimento que seja uma virada de ano com muita paz e saúde e que em 2017 seja de grande esperança e realizações, pois estou preparado para encarar os desafios e sei da responsabilidade”.

“Quero agradecer tudo o que ocorreu neste ano e agradecer em especial a população Salesopolense e irei trabalhar muito para honrar a confiança em mim depositada”, concluiu Vanderlon.


Estância Turística de Salesópolis

Mensagem do Primeiro Sargento PM Martins

Quero agradecer a todos que acreditaram e acreditam no trabalho da Polícia Militar.

A interação de Polícia e Comunidade é de suma importância para continuarmos no caminho certo em prol do cidadão de bem.

Estamos, as vésperas do final de ano, o momento é de crise, muitos se aproveitam dessas datas festivas para cometerem delitos, porém todo cuidado é pouco.

Não demonstre que está com dinheiro, seja cauteloso ao pagar suas contas, não deixe bolsa e outros objetos expostos no banco do carro.

Se for viajar, avise seu vizinho, se ele notar qualquer coisa de estranho avise a Polícia através do número 190, não poste nada nas redes sociais, não facilite para que saibam que sua casa não tem ninguém.

Estamos à disposição, qualquer coisa ligue 190 ou 4696-1714 Base da Estância Turística de Salesópolis..

Por fim desejo a todos Feliz Natal e Ano Novo repleto de realizações.


Desafio 12 horas treino indoor

5º Natal Solidário da Estância Turística de Salesópolis

UNIDOS PELA SOLIDARIEDADE: Tonheca, Bruno e o prefeito eleito Vanderlon

Aqueles que puderam estar na  Praça da Matriz domingo, 27 de novembro, presenciaram momentos de emoção, garra e determinação.

O ciclista Antônio Marcos da Silva Pinto, “Tonheca”, se propôs a um desafio de 12 horas pedalando, denominado de treino indoor, com o objetivo de chamar a atenção da população para a arrecadação de brinquedos para a realização do 5º Natal Solidário para as crianças da Estância Turística de Salesópolis.

Desde as 6:00 a equipe do JP acompanhou Tonheca em seu desafio, que também contou com o apoio dos ciclistas Denilson Melo, Alex Teixeira de Lima e Bruno Cruz.

Também estiveram marcando presença e prestigiando o evento organizado pelo empresário Marcos Dunga Nepomuceno, o prefeito eleito da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes, vereadores eleitos Claudio do Prado Moraes “Claudinho do Som e Paulo César Monteiro e o Vigário da Paróquia São José Roberto Ribeiro dos Santos.

Desde o meio dia quando iniciaram os shows passaram pelo paldo da Praça da Matriz o grupo Grupo Regional da Saudade, Gisele Liz, Bilu Santos e Zeca Roy, Pedro Fabrone e a Dança da Terceira Idade.

Também houve as apresentações de Jiu Jitso, que participaram do mundial realizado na Argentina, sendo que Wagner Barbosa foi o campeão na categoria e José Marcos Silva vice campeão na categoria, além do grupo Strongman, com o professor Glauco Benigno de Souza que foi o 7º colocado entre os mais fortes da América do Sul.  

Aqueles que não puderam comparecer na Praça da Matriz para deixar sua contribuição para o 5º Natal Solidário, poderá ainda levar sua contribuição no Dunga’s Restaurante, o evento acontece no dia 10 de dezembro, no Centro Esportivo da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis.


Romeiros retornam de Aparecida e são recebidos

pelo Padre Luciano Batata

Vigário Roberto Ribeiro dos Santos e Padre Luciano Batata

À tarde de quinta-feira, 24 de novembro foi marcada pela chegada dos Romeiros que foram visitar a Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida no Vale do Paraíba, SP.

Desde a noite de sexta-feira, 18 de novembro os Romeiros começaram a partir a pé, no sábado, 19 a Romaria Passos da Fé saiu no início da tarde e a noite mais de uma dezena seguiu após a missa das 19:30.

Todos chegaram a Aparecida, SP na manhã de quarta-feira, 23 onde permaneceram até o final da manhã de quinta-feira, 24.

Por volta das 18:00 a 40ª Romaria de Cavaleiros chegaram e fizeram um cortejo pelas principais ruas da cidade até a Praça Padre João Menendes e logo em seguida chegaram os Romeiros que foram a pé.

O Padre Luciano Batata e o Vigário Roberto Ribeiro dos Santos abençoaram a todos os Romeiros e seus familiares que estiveram presentes na Praça da Matriz.


Equipe Pé no Chão rumo a Aparecida

Pelo vigésimo ano a Equipe Pé no Chão está seguindo rumo à cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba em mais uma Romaria com vinte integrantes.

O organizador da Romaria  Wanderley Donizete de Sousa (Wando) falou com nossa reportagem via whatsapp e disse que já estão na cidade de Taubaté e tem chegada prevista para à cidade de Aparecida na próxima quarta-feira por volta das 11:00.


Estância Turística de Salesópolis

20ª Romaria Passos da Fé

Iniciou-se na tarde de sábado, 19 de novembro a 20ª Romaria Passos da Fé até a cidade de Aparecida no Vale do Paraíba.

Mais de duzentos devotos de Nossa Senhora Aparecida partiram da Praça Padre João Menendes por volta das 13:00 e deverão chegar na Basílica Nacional de Aparecida na próxima quarta-feira, 23 de novembro por volta das 9:00.


Estância Turística de Salesópolis

40ª Romaria de Cavaleiros à Aparecida – SP

A mais antiga e tradicional Romaria à cidade de Aparecida, SP, no Vale do Paraíba partiu na manhã de domingo, 20 de dezembro após receberem as bênçãos do Padre Luciano Batata.

A Romaria dos Cavaleiros da Estância Turística de Salesópolis completa neste ano 40 anos de fé e devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Mais de oitenta cavaleiros estão participando da Romaria que tem chegada prevista na Basílica Nacional de Aparecida na próxima quarta-feira por volta das 9:00, o retorno a Estância Turística de Salesópolis acontece na tarde de quinta-feira onde deverão ser recepcionados pelo Padre Luciano Batata e seus familiares.


Estância Turística de Salesópolis

Grupo de Teatro OMSTRAB se apresentou na Estância

O grupo Teatral OMSTRAB de São Paulo esteve na tarde de terça-feira na Associação Caminhando Juntos, localizada no Bairro do Fartura na Estância Turística de Salesópolis com o espetáculo Fluxo Invisível.

Os alunos da EMEF Professora Maria de Lourdes Gonçalves de Toledo estiveram prestigiando o espetáculo que trata sobre a importância da água na vida do ser humano.

A reportagem do JP entrevistou Fernando Lee fundador do Núcleo Omstrab: “Conseguimos explorar outros elementos sobre a questão hídrica e a coreográfica como funciona a dança dentro dos corpos com os bailarinos, exploramos as músicas e tivemos um crescimento grande deste projeto que é custeado pela lei que fomenta a dança dentro do município de São Paulo”.

“Estamos comemorando 20 anos do grupo OMSTRAB e tivemos uma mudança de enfoque com quatro bailarinos e mais três músicos”.

Em sua mensagem Fernando disse que “tentamos contribuir e a arte tem a função e pode ter até o poder de transformar algumas pessoas para que pensem na questão da água com pensamento ecológico e é de pensar que fazemos parte do planeta”, concluiu Fernando Lee.


Estância Turística de Salesópolis

Dom Rosalvo celebrou missa de Finados

A tradicional missa de Finados no Cemitério Municipal de São José na Estância Turística de Salesópolis foi celebrada na manha de quarta-feira, 2 de novembro por Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, Bispo Auxiliar de Fortaleza.

Dom Rosalvo foi ordenado padre no dia 1 de novembro de 1992 em Arujá, por Dom Paulo Mascarenhas Roxo, foi pároco da Paróquia de São José, na Estância Turística de Salesópolis, quando foi nomeado bispo auxiliar de Fortaleza pelo Papa Bento XVI em 25 de março de 2011.


Dia de Finados na Estância Turística de Salesópolis

Fátima exemplo de trabalho e dedicação

Fátima e sua ajudante Regine plantando flores em uma das sepulturas

Para quem achava que trabalhar no cemitério seria trabalho apenas para os homens se enganou e esse tabu já está quebrado há 18 anos na Estância Turística de Salesópolis.

Maria de Fátima Santos de Jesus, ou simplesmente Fátima todos os anos no mês que antecede o dia de Finados tem seu trabalho dobrado na limpeza, conservação e pintura de túmulos.

Este ano mais de 450 túmulos estão sendo cuidados por Fátima que teve que contratar uma companheira para poder concluir seus trabalhos até o dia de todos os Santos (1/11) e assim os familiares dos falecidos poderem prestar suas homenagens neste dia 2 de novembro.

Fátima disse a reportagem do JP que “todos aqueles que desejarem limpar as sepulturas e deixa-las conservadas durante o ano podem me procurar pois faço um bom trabalho com qualidade e também para podermos manter o cemitério bem limpo e as pessoas carentes eu faço os trabalhos que forem necessários sem cobrar nada pois precisamos estender as mãos as pessoas que não tem condições de estarem pagando para limpar as sepulturas”.

Fátima disse que “este ano estou trabalhando com Regiane de Camilo que é uma amiga de trabalho”, ressaltou.

Estância Turística de Salesópolis

Obras do DADE serão iniciadas

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva, falou com a reportagem do JP e disse que três obras importantíssimas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias  - DADE serão iniciadas nos próximos dias na cidade.

“Padronização das calçadas entre as Ruas XV de Novembro e Nossa Senhora de Fátima até a Vila Henrique, Rua Expedicionário Abílio dos Passos até a Rua Brás Torraga, Rua Expedicionário Abílio dos Passos até a Rua Antônio Pereira e da Avenida Professor Adhemar Bolina até o Bairro do Totózinho Cardoso”,

“O Bairro do Totózinho Cardoso também será contemplado com a cobertura da quadra de esportes e uma Academia ao ar livre, além de uma pista de skate”.

“Tudo começando agora, pois é um processo do governo que somente após as eleições começam a realizar as obras, mas daqui a quatro ou cinco meses a cidade já estará toda modificada com belas obras em andamento com centro de exposição na Avenida Nova, Praça do Peão, Praça do Expedicionário e Praça em frente à creche, todas reformadas”.

“É o legado que deixo é uma satisfação poder ver o início dessas obras na Estância Turística de Salesópolis”, concluiu o prefeito Rafael.


Estância Turística de Salesópolis

Mostra Educacional na EMEF Prof. Maria de Lourdes

Diretor Daniel e Professores da EMEF Professora Maria de Lourdes G. de Toledo

Aconteceu sábado, 22 de outubro na EMEF Professora Maria de Lourdes Gonçalves de Toledo a Mostra Educacional com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos com a participação da direção e professores da unidade escolar.

A reportagem do JP foi convidada pelo Professor e Diretor da EMEF, Daniel Nepomuceno dos Santos, e registramos os trabalhos que os alunos prepararam e aproveitamos para conhecer um pouco mais da escola.

Em sua entrevista a reportagem do JP Daniel disse que “o evento surgiu através da Secretaria Municipal de Educação e neste ano foi organizado pelos diretores das  escolas, sendo que anteriormente era realizado na Praça da Matriz”.

“Estamos realizando um trabalho de interação entre a comunidade e escola e a Mostra Cultural tem como objetivo trazer as pessoas para conhecerem os trabalhos que são realizados pelos alunos durante todo o ano”.

“Temos que dar valor aos trabalhos que são realizados pelos alunos, pois temos que valorizar positivamente o que as crianças realizam na unidade escolar”.

“Os pais são exemplos a seus filhos e as crianças são o que os pais ensinam elas a fazerem, pois não adianta falar o que é certo ou errado e sim fazer certo para que essas crianças tenham um futuro brilhante”, concluiu Daniel.



Restauração concluída

Imagem de São Sebastião é restaurada e recebe nova pintura

A Reportagem do JP esteve presente na entrada do Bairro do Fartura para registrar a conclusão da restauração da Imagem e a limpeza do monumento pelos voluntários Antônio Rodrigues dos Ouros (Toninho dos Ouros) e por Luiz Jungers.

Além de restaurar a Imagem de São Sebastião que é Padroeiro do Bairro do Fartura Toninho e Luiz realizaram a limpeza da praça aparando a grama e tirando as sujeiras deixadas naquele local.

O Jornal do Povão parabeniza a iniciativa e assim esperamos que a população colabore mantendo o local limpo e sempre bem cuidado.


Estância Turística de Salesópolis

Terceiro ano do prêmio professor nota 10

Realizou-se na noite de sexta-feira, 14 de outubro nas dependências da Escola Estadual Professora Olga Chakur Farah na Estância Turística de Salesópolis a Sessão Solene da Câmara Municipal em homenagens ao dia do professor e também da terceira edição do Professor Nota 10.

Com a presença do prefeito eleito da Estância Vanderlon de Oliveira Gomes; presidente da Câmara Sérgio dos Santos; Cidadã Honorária de Salesópolis Araci Nunes de Camargo; Secretária Municipal de Educação Célia Regina Lorca e dos atuais vereadores e vereadores eleitos este ano a premiação do Professor Nota 10 contou ainda com um coquetel aos professores com música ao vivo com Paulo Boca.

Durante a Sessão Solene a aluna Anthoniele Aiala Rosa Frois de Oliveira que já havia recebido na cidade de São Paulo a Medalha da Olimpíada Brasileira de Matemática e recebeu na noite de sexta-feira das mãos da Diretora interina da Escola Estadual Rosa Maria de Souza, Antônia Venâncio Cardoso e a professora Rita de Cássia Camargo do Prado a Medalha de Prata da Olimpíada de Astronomia.

A Olimpíada de Astronomia é realizada em nível nacional e Antoniele foi medalha de prata no Estado de São Paulo.

A pequena Antoniele falou a todos os presentes e durante sua fala disse: “agradeço a Deus, pois tudo é obra Dele, pois sou um instrumento em suas mãos, agradeço a meus pais pelo apoio incentivo e suporte”.

“Nesta homenagem quero parabenizar os professores pela dedicação e atenção aos alunos, pois sei que é uma tarefa difícil e todos me ensinaram coisas novas e diferentes que me levam a querer mais e mais conhecimentos e ser cada vez uma pessoa melhor”.

“Os professores devem ser lembrados todos os dias e não apenas em sua data, e para isso deveremos respeitar e valorizar seus trabalhos de cada um”.

“Quero agradecer e dizer que gosto muito de todos os professores que são importantes para a nossa sociedade”, concluiu Anthoniele.

O prefeito eleito da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon de Oliveira Gomes em suas palavras ressaltou a importância da Educação para o desenvolvimento da cidade e reiterou que “farei um governo de união e que estará sempre de portas abertas para ouvir sugestões de todos os conselhos municipais, câmara municipal pois tenho certeza que juntos iremos avançar

“O professor tem uma visão além do que muitos acreditam e irei trabalhar com dedicação sendo que a Educação será prioridade em minha administração, pois iremos com educação regrar todas as demais pastas do município”.

“Contem comigo, sou uma pessoa aberta ao diálogo e estarei sempre presente nas unidades escolares junto com os vereadores que querem fazer a diferença”.

Minha obrigação é dar continuidade a tudo aquilo que é para o bem da população, irei precisar muito do apoio de todos e quero parabenizar os professores pela dedicação e que Deus ilumine a cada um dos professores que continuem com carinho e determinação as nossas crianças”, concluiu Vanderlon.


Visita do Delegado Seccional de Mogi das Cruzes

Delegado Seccional de Mogi das Cruzes, Dr. Marcos Batalha

A reportagem do JP esteve na tarde de quinta-feira, 13 na Delegacia de Polícia da Estância Turística de Salesópolis registrando a presença do Dr. Marcos Batalha, Delegado Seccional de Mogi das Cruzes que esteve visitando nossa cidade e conhecendo o prefeito e o vice-prefeito eleitos em 2 de outubro.

Em sua entrevista a nossa reportagem Dr. Marcos Batalha ressaltou a importância de termos um Conselho Municipal de Segurança.

“A Estância Turística de Salesópolis e sua população estão de parabéns, a cidade é um município no que diz em questão de segurança é muito tranquilo e há de nossa parte uma grande preocupação em manter essa tranquilidade”.

“Eu sempre peço a Polícia Civil de Salesópolis que intensifique os trabalhos e que preste uma segurança de qualidade a todos e é muito importante deixar bem claro a participação da população no que se diz respeito à segurança”.

“Precisamos que a população também participe denunciando as ilegalidades e eventuais crimes que venham ocorrer na cidade através do telefone 181, que é sigiloso, e que a cidade passa a ter um Conselho Comunitário de Segurança, Conseg”.

“Precisamos que o Conselho seja efetivado o quanto antes e quem tiver o interesse em integrar o Conseg pode procurar o Dr. Ricardo Glória que é o Delegado da Estância Turística de Salesópolis, visto que é de suma importância que o Conselho de Segurança venha a funcionar logo no inicio de 2017”, concluiu o Dr. Marcos Batalha.


Estância Turística de Salesópolis

Prefeito eleito Vanderlon encontrou com Delegado Seccional de Polícia

Prefeito eleito da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes

O prefeito eleito da Estância Turística de Salesópolis, Vanderlon de Oliveira Gomes falou com a reportagem do JP sobre a visita do Delegado Secional de Mogi das Cruzes, Dr. Marcos Batalha e da importância de se fazer um convênio com as Polícias Civil e Militar para juntos atuarem no combate as drogas e a criminalidade na cidade.

“Conversei com o Delegado Seccional sobre Dr. Marcos Batalha e que iremos fazer uma parceria com a Polícia Civil e Polícia Militar para combater o tráfico de Drogas e também irei buscar meios para evitar problemas no centro da cidade, bairros e no Distrito Nossa Senhora dos Remédios onde a população carece e necessita de uma atenção especial”.

Administração 2017

Vanderlon disse que “não há interferência de nenhum vereador e muito pelo contrário do que se fala na cidade os vereadores estão a fim de fazer uma gestão diferente pelo bem do município”,

“Irei procurar pessoal técnico para se fazer cumprir o compromisso que firmamos com a população da Estância  Turística de Salesópolis e do Distrito Nossa Senhora dos Remédios”.

Em sua mensagem a população Vanderlon disse que “temos uma perspectiva boa, pois iremos trabalhar muito e iremos tirar o município da atual situação que se encontra”.

“Já tive reunião com empresários do Turismo, com o Delegado da Polícia Civil e irei me reunir com a Polícia Militar, Camat e Colônia Japonesa, e  os projetos em andamento que estiverem dentro da legalidade irei dar continuidade, pois fui eleito para ser prefeito não para fazer política pessoal e sim política pública de verdade”, concluiu.


Agradecimentos

Os organizadores da Feira dos Fabricantes do Brás vem a público AGRADECER a população da Estância Turística de Salesópolis pela recepção que tiveram nos três dias que permaneceram na cidade.

“Agradecemos a Ong Contagie pela confiança nos organizadores e por ceder o espaço, aos comerciantes da cidade que compraram produtos no atacado”.

“Ao apoio da prefeitura da Estância Turística de Salesópolis e a Polícia Militar que prestou total apoio”.


Feira dos Fabricantes do Brás

Encerra neste domingo a Feira dos Fabricantes do Brás que está sendo realizada na Ong Contagie na Estância Turística de Salesópolis.

Várias barracas estão montadas com muitas variedades de roupas masculina e feminina além de acessórios e utilidades domésticas.


Feira do Brás é liberada após liminar da Justiça

A Feira dos Fabricantes que estava cancelada pela prefeitura municipal irá acontecer normalmente neste final de semana na ONG CONTAGIE, conforme já anunciado anteriormente.

A organizadora do evento Feira dos Fabricantes entrou com pedido de liminar que foi concedido no início da noite de quinta-feira, 29 de setembro pelo Juiz de Direito da Comarca da Estância Turística de Salesópolis.


Estância Turística de Salesópolis

Feira dos fabricantes do Brás irá movimentar a cidade 

Acontece de sexta-feira, 30 de setembro até domingo dia 2 de outubro na Ong Contagie na Estância Turística de Salesópolis a Grande Feira dos Fabricantes do Brás, (Região Central da Capital Paulista).

A Grande Feira dos Fabricantes do Brás traz grandes benefícios a Estância Turística de Salesópolis, nos setores de emprego temporário e turismo, favorecendo a população e os lojistas locais, pois, as vendas serão efetuadas no atacado e no varejo, movimentando outros setores do comércio como, padarias, restaurantes, hotelaria, postos de gasolinas e etc.

Assim como beneficiando também a ONG CONTAGIE que estará capitalizando recursos para que a instituição continue fazendo este trabalho tão importante na Estância Turística de Salesópolis.

A organizadora da Feira dos Fabricantes do Brás protocolou todos os documentos necessários na prefeitura municipal para a realização da mesma, bem como informou através de ofícios todos os órgãos competentes como Vigilância Sanitária, Polícia Militar além de informar a prefeitura todas as lojas que estarão participando do evento.


Estância Turística de Salesópolis

Vereador Nei irá apresentar Moção de Repúdio contra MP

que prevê modificações na disciplina de Educação Física

O Conselho Federal de Educação Física se posiciona radicalmente contra a Medida Provisória apresentada quinta-feira, 22/09, pelo Governo Michel Temer, que altera os parágrafos 1º, 2º, 3º e 7º do Art.26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Com a modificação, a disciplina de Educação Física que antes era prevista em todas as etapas da educação básica (infantil, fundamental e médio) passa a ser obrigatória apenas nos ensinos infantil e fundamental.

O CONFEF considera um contrassenso que no momento em que inúmeras pesquisas apontam o crescimento da obesidade e do sedentarismo infanto-juvenil, e sabendo que a atividade física é a medida mais eficaz para evitar esse mal, o Governo Federal proponha a retirada da Educação Física do Ensino Médio. Sobretudo por se tratar do país que acabou de atravessar a década de megaeventos esportivos, sediando recentemente os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, onde ficou clara a importância da atividade física na manutenção da saúde e da formação cidadã.

Desta forma, o Conselho Federal de Educação Física se compromete a fazer todo o esforço possível junto ao Congresso Nacional a fim de rejeitar a medida. Contamos ainda com o apoio dos Profissionais de Educação Física e da sociedade em geral para trabalhar junto aos Deputados e Senadores dos seus respectivos estados a reprovação da proposta.                        

O vereador Claudinei José de Oliveira, DEM, (Nei Zé do Anísio) bacharelado e cursando pós-graduação em gestão esportiva vai preparar uma Moção de Repudio e pedir apoio de todas as Câmaras Municipais do Alto Tiete para reverter essa decisão contra as matérias de Arte e Educação Física nas escolas.                        

“Quanto mais tentamos educar pela arte e pela Educação Física, vem o governo e mostra que é incompetente”, concluiu o vereador Nei. 


Sessão da Câmara de Salesópolis

Escolas atingem a maior nota e media no IDEB

O vereador Claudinei José de Oliveira, DEM, Nei Zé do Anísio, parabenizou as Escolas Municipais, a Secretaria de Educação (professores, e diretores)  desde os funcionários da limpeza ao inspetor de alunos e toda a equipe do prefeito Benedito Rafael da Silva, pela maior nota já recebida pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino).

“Em momento de crise no país nossa educação mostra competência através de seus profissionais”, concluiu o vereador.

Continuando com sua fala na Tribuna Nei parabenizou os Policiais Militares da Estância turística de Salesópolis.                        

“Parabenizo a atuação da Policia Militar que mesmo ocorrendo pequenos furtos e roubos vêm dando apoio a população e levando para prisão os infratores”.                        

Caixas Eletrônicos

O vereador Nei Solicitou da mesa da Câmara que cobre das agências bancaria mais atenção com a manutenção dos caixas eletrônicos, pois vários turistas e moradores local necessitaram desse serviço e quando chega o final de semana encontra-se com problemas técnicos. 


Estância Turística de Salesópolis

Secretaria de Agronegócios promovendo cursos

Estão acontecendo todas as semanas na Estância Turística de Salesópolis cursos que visam incentivar os moradores a se capacitarem ainda mais seus conhecimentos.

Na semana entre os dias 5 a 9 de setembro foram realizados vários cursos na Estância entre os que podemos destacar estão de Olericultura Orgânica que foi realizado na chácara do Guthie, curso de biomassa de banana verde no Bairro dos Pintos e o curso de casqueamento  e ferrageamento no Rancho Nossa Senhora Aparecida.

Todos os cursos tem a pareceria entre o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis.


Estância Turística de Salesópolis

Segundo dia da Família na Escola

Aconteceu sábado, 17 de setembro na EMEF Professora Maria de Lourdes Gonçalves de Toledo, localizada no Bairro do Fartura na Estância Turística de Salesópolis o segundo dia da Família na Escola.

O evento teve início às 9:00 e às 10:00 a escola recepcionou mais de 50 motociclistas que vieram em comboio da cidade de Mogi das Cruzes para interagir com as crianças e comunidade.

Durante todo o dia foram servidos 1150 pratos de canja;  foram doados 120 kg de verduras e legumes; houve o atendimento de 125 pessoas que cortaram seus cabelos; 95 atendimentos oftalmológicos; distribuíram 350 kits de escovação dental além da doação de mais de dez mil peças de roupas.

Como se tratava do dia da família na Escola foram plantadas flores para deixar o ambiente ainda mais lindo visto que estamos se aproximando da primavera.

Teve Início uma horta comunitária que será cuidada pelos alunos e seus pais.

Outras 240 pessoas passaram em atendimento com enfermeiras onde puderam aferir a pressão arterial e no total foram atendidas 850 pessoas que passaram pela feira da saúde.

O Diretor da Escola o professor Daniel Nepomuceno dos Santos disse a nossa reportagem que ficou muito feliz com a união entre todos da comunidade que puderam passar um dia maravilhoso na escola e fazendo uma boa ação social.


Estância Turística de Salesópolis

Segundo dia da Família na Escola

Irá acontecer no próximo dia 17 de setembro a partir das 8:30 o segundo dia da Família na Escola Professora Maria de Lourdes Gonçalves de Toledo.

Será um dia especial dedicado a família Salesopolense que irão contar com vários profissionais  que estarão auxiliando a população.

Segundo o Diretor da Unidade Escolar, Professor Daniel Nepomuceno a população irá contar com Dentistas, enfermeiros, curso de auto maquiagem doação de roupas e animais, além da realização da feira da saúde, contando com Psicólogo e Oculista.

Será iniciada uma horta comunitária, em que os alunos se comprometem a cultivar e os produtos serão entregues a comunidade.                        

Haverá um atendimento especial para as pessoas que ainda não atualizaram o cadastro único e bolsa família.

Para finalizar será realizado ainda um encontro com mais de 40 motociclistas, que irão sair em comboio de Mogi das cruzes, e que estarão presentes na escola para se interagirem com a comunidade.


Estância Turística de Salesópolis

Alunos da EMEF Mestra Henriqueta

se destacam em Mogi das Cruzes

Os alunos da EMEF Mestra Henriqueta da Estância Turística de Salesópolis participaram no dia 6 de setembro na cidade de Mogi das Cruzes da II Feira de Ciência e apresentaram um trabalho voltado para os resíduos sólidos e conquistou o terceiro lugar entre os 18 projetos que foram apresentados.

A Reportagem do JP foi até a EMEF Mestra Henriqueta na manhã de quarta-feira, 14 de setembro para conferir a apresentação que os alunos fizeram desta vez para seus amigos, professores, convidados e principalmente a seus pais.

Foi um momento único na vida de cada uma dessas crianças que tiveram a oportunidade de mostrar aos professores, alunos, pais e autoridades que estiveram presentes que todos devem acreditar no futuro melhor com qualidade de vida acima de tudo.

A professora Silvana Bigaski e o professor Anderson Souza falaram conosco sobre o evento e de sua importância não somente para as crianças e sim para o futuro do meio ambiente.

Silvana disse que “a Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes ofereceu a oportunidade da EMEF Mestra Henriqueta estar participando da II Feira de Ciências, que é um projeto de iniciação científica”.

“Como poderia ser alunos de várias turmas, convidei o professor Anderson para formar um grupo e montar um projeto de iniciação científica”.

“Como um dos problemas do planeta é a produção de resíduos sólidos eu incentivei as crianças no estudo e na pesquisa sobre a produção de resíduos sólidos na Estância Turística de Salesópolis”.

“Também pudemos mostrar como é feito o encaminhamento dos resíduos na Estância e as propostas para melhorar a fim de mostrar a nível mundial, visto que os municípios enfrentam esse grande problema que é o lixo”.

O professor Anderson Souza falou que “os alunos ao chegarem a Mogi das Cruzes para a disputa viram que as demais escolas que estavam participando tinham um nível bem superior”.

“Os demais participantes eram alunos do sexto ao nono ano com ótimos trabalhos e nossas crianças fizeram uma apresentação brilhante, pois tiveram pouco tempo para montar o trabalho realizar entrevistas com o prefeito Rafael e com a presidenta da ARES (Associação dos Recicladores de Salesópolis)”.

A professora Silvana Bigaski disse que “todos foram elogiadas pelo excelente trabalho que realizaram e outros diretores, professores e alunos das escolas de Mogi das Cruzes parabenizaram nossos alunos”.

O professor Anderson em sua mensagem aos alunos disse que “eu me impressionei com a dedicação dos alunos e espero que continuem com essa determinação e claro com o incentivo dos pais primeiramente que todos continuem com seus projetos”.

A professora Silvana falou que “fiquei feliz com o empenho das crianças e apoio dos pais, e essa parceria entre escola, família, professor e comunidade é essencial para o planeta e o que podemos melhorar para uma vida melhor e com qualidade”.

“Eu não penso apenas em mim e sim no futuro do planeta e envolvemos temas de sustentabilidade com apoio dos pais, comunidade e Secretaria de Educação que precisam sempre de incentivos para participar de projetos o que traz mudanças de hábito individual”, concluiu.


Greve dos Bancários continua na Estância 

Greve dos Bancários deve continuar na Estância Turística de Salesópolis, prejudicando não somente os correntistas mas o comércio local que passa por uma crise sem movimentação de clientes.

Em reunião na tarde de terça-feira, 13, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não apresentou proposta, e o Comando Nacional dos Bancários decidiu manter a greve da categoria. Segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, na quinta-feira (15), haverá nova reunião a partir das 16h.

Em nota, a Fenaban confirmou não ter apresentado nova proposta aos bancários. Segundo a federação, a rodada de negociação de hoje discutiu possibilidades a serem avaliadas para um acordo.

Na última sexta-feira (9), a Fenaban ofereceu aos bancários reajuste de 7% nos salários e benefícios e abono de R$ 3,3 mil, a ser pago 10 dias após a assinatura do acordo. "A nova proposta resulta numa remuneração superior à inflação prevista para os próximos 12 meses, com ganho expressivo para a maioria dos bancários."

Os bancários, no entanto, pedem reajuste de 14,78% (5% de aumento real, mais a correção da inflação), 14º salário e participação nos lucros e resultados de R$ 8.297,61, entre outras demandas.

A greve dos bancários começou terça-feira passada (6). Segundo o sindicato, 1.048 locais de trabalho mantiveram-se fechados nesta terça-feira em São Paulo e Osasco, e houve adesão de 39 mil trabalhadores ao movimento.


AO JORNAL DO POVÃO

Resposta ao cidadão Cristian Luiz Candelária, kiki,

que gravou um áudio e postou no Grupo do Jornal do Povão

Não sou de dar resposta e inflamar comentários, ajo dentro da Lei, mais como nome foi citado, venho por meio desta fazer minha colocação:

Como um cidadão começa seu discurso dizendo: “que não esta aqui para defender a Polícia Militar, que a polícia fica “multando” trabalhador, correndo atrás de caminhoneiro, ele é contra as “multas”, que eu Sargento Martins “multo”, mas ao mesmo tempo, se perde nas palavras, dizendo que “não posso prevaricar”, mas tenho que usar o bom senso.

Quanto aos roubos é isso que acontece, (palavras do cidadão), o que acontece? Fiquei sem saber.

Que eles tem que apoiar a Policia Militar para prender os bandidos da cidade, que tem dois bandidos de moto, que com certeza é do nosso município (palavras do cidadão), o que ele quis dizer? Então, hoje, não adianta bater ou falar mal a Policia, pois eles estarem parando motos e fazendo bloqueio. É contra as “multas”, mas não podemos prevaricar, mas temos que parar as motos (palavra do cidadão).

VEJAM BEM

Um cidadão que não esta para defender a Policia Militar, cujo discurso “fala”. “A Polícia fica multando”.

Primeiro a Policia não “Multa”, apenas NOTIFICA.

A Polícia fica correndo atrás de trabalhador, não corremos, ficamos num determinado Ponto de Fiscalização e os veículos passam por nós, mas entendo como acabaram as Olímpiadas, o cidadão se equivocou ao dizer que corremos atrás. Somos Policiais Militares e não Maratonistas (grifo meu).

Que eu “multo” (erro novamente do cidadão), que não devo prevaricar, tenho que usar o “bom senso”, me diga onde está escrito isso no CTB, opa, deixa escrever por extenso, senão o cidadão não vai entender, CTB quer dizer Código de Trânsito Brasileiro, como falar em Bom Senso, se posso Prevaricar (se perdeu nas palavras novamente/cidadão), então, Notificar ou Prevaricar (erro grotesco).

Quanto aos roubos é isso que acontece (palavras do cidadão). Acontece o que? Não entendi, fiquei sem saber. (frase não conclusiva).

Eles têm que apoiar a Polícia Militar. Como pode se no início do discurso ele fala “não estou para defender a Polícia Militar”. Ou apoia ou não apoia (grifo meu), que deve haver Bloqueio para as motocicletas.

Raciocínio lógico. Então quer dizer que os Motociclistas não são trabalhadores, estes devemos parar e os outros não. Não entendi (grifo meu). É contra as “multas”, mas não devemos prevaricar. Vai entender (grifo meu).

Nesse caso.

Há tempos, a cada 10 caminhões fiscalizados, 7 estavam errados, hoje com o mesmo número de caminhões fiscalizados apenas 01 esta errado, será que estamos/estou errando.

Quando fazemos fiscalização tem todo um seguimento, não é aleatório ou simplesmente por querer. Certa vez, um taxista da nossa cidade, teve seu veículo atingido por uma madeira de eucalipto que caiu do caminhão, ato contínuo, houve um acidente gravíssimo próximo à entrada do Pomar do Carmo, onde, novamente um caminhão carregado com madeiras atingiu dois veículos, por sorte não houve vítima fatal.

E por último o que dizer quando o Policial Militar foi atropelado por um caminhão, que se evadiu do local, sendo que o condutor nem era habilitado. Isso o cidadão não mencionou, quer dizer, que quando fiscalizamos estamos errados e quando o Policial foi atropelado, e o condutor fugiu está tudo certo, então temos de rever os conceitos (grifo meu).

Vamos adiante.

Quanto a Prevaricação, vejamos, se for constatado tal ato, o Policial Militar este será demitido das fileiras da Corporação, enquanto ao notificarmos um infrator de trânsito, nada acontece com ele, somente vai pagar a multa, isso mesmo (agora é multa), mesmo assim tem o direito de decorrer e tentar anular tal infração. Então vejam a complexidade e analisem o peso que tem, um (PM) é demitido do seu trabalho e com o outro segue sua vida normal.

Portanto agradeço o espaço, e me coloco a disposição para esclarecer a população, atos no que tange a ação deste Sargento e sanar as dúvidas, pois se um cidadão que é contra a Polícia Militar, não deve saber, e nunca leu sobre o que abrange o serviço Policial Militar, não pode e nem sabe informar a população de uma simples, digo mais, a simples diferença entre NOTIFICAÇÃO e MULTA.

Desta forma não devemos levar em conta tamanha falta de informação do Nobre, já quanto aos cidadãos, peço desculpas, os senhores, não precisam saber destas informações ou diferenças, mas aquele que vai dar as informações deve se pautar em dar informações corretas ou verificar no Aurélio tais diferenças, para que os senhores não recaiam no mesmo erro, e ser considerados ignorantes, com perdão da palavra. 

Desta forma só tenho a desejar-lhe parabéns, pois quando uma pessoa incomoda é que ela está trabalhando, este é meu caso. 

REFLEXÃO

“Somos oque queremos ser e estamos exatamente onde queremos estar, podemos escolher ser Ignorantes ou não”.

“O conhecimento pune a ignorância e jamais a ignorância sobressai sobre o conhecimento”.                      

Forte abraço a todos.

Sargento Martins

Comandante do Destacamento da Polícia Militar da Estância Turística de Salesópolis


Dia D contra a Capina Química

Foto: Divulgação

O dia "D" que realiza nesta terça-feira dia 20 de outubro contra a Capina Química tem a participação de  todos os municípios do Estado de São Paulo que estarão realizando algum trabalho para divulgar essa importante campanha.

O município de Salesópolis estará realizando a entrega de panfletos na Secretaria de Obras, Planejamento, Educação e de Saúde, além da Casa da Agricultura, Unidades Básicas de Saúde, Ambulatórios, Fisioterapia, Setor de Obras, Serviços Terceirizados de Limpeza Pública e CAMAT.

O que é Capina Química?

É um procedimento que consiste na utilização de produtos químicos para combate de plantas consideradas danosas aos interesses do homem, sem amparo legal, caracterizado como uso indiscriminado de substancias tóxicas diversas em inúmeros locais urbanos e zona rural, ocasionando efeitos nocivos sobre a saúde  e o meio ambiente. 

Porque a Capina Química é ilegal?

Essa pratica não é autorizada e está em desacordo com a legislação vigente no Brasil, É indevida, e vem se realizando com base em ilegalidades.

Este uso tem sido realizado envolvendo desinformação, pois os produtos agrotóxicos herbicidas não são autorizados pela ANVISA para o meio urbano e zona rural das cidades.

As lojas agropecuárias não tem amparo legal para autorizar a venda para a finalidade de uso no meio ambiente urbano.

O trabalhador e a população que se expõe a quantidades pequenas ou moderadas e repetidamente, não percebendo que está sendo intoxicado aos poucos e poderá adoecer.

As crianças são mais vulneráveis e mais sujeitas a intoxicações por possuir menor massa corporal e pela maior exposição quando se utilizam dos espaços públicos para brincar, sentando no chão, utilizando poças e águas paradas para diversão, levando a boca objetos e alimentos que caem no chão, onde se encontra o veneno.

Nos locais públicos, onde circula a população em geral, além das crianças os mais vulneráveis são os idosos, mulheres grávidas e os doentes de vários tipos de enfermidades, como problemas respiratórios, asmáticos, alérgicos e outros.

Observamos que o Glifosato, um agrotóxico herbicida, é muito usado nesta prática e pode provocar efeitos nocivos agudos no organismo humano, e em exposições repetidas, mesmo que em quantidades pequenas, vai envenenando as pessoas e o meio ambiente.

A Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer da Organização Mundial da Saúde classificou o Glifosato como provável agente cancerígeno.

Contaminação do solo e das águas, sendo que as cidades que possuem corpos d'água como lagos, mangues, represas e outros mananciais aquíferos no seu entorno, podem ter seus ecossistemas afetados pelos herbicidas arrastados com as águas das chuvas.   

"DIGA NÃO A CAPINA QUÍMICA" Disque intoxicação - 0800 722 6001

"Notifique e ajude  na prevenção e no tratamento dos casos de intoxicação"


Estância Turística de Salesópolis

Vereador Nei solicita abertura de agência do BB

Vereador Nei e o deputado estadual Davi Zaia

O vereador Claudinei José de Oliveira, (Nei do Zé do Anísio) esteve na Assembleia Legislativa do Estado para participar de uma reunião com o deputado estadual Davi Zaia, oportunidade em que foi solicitada a abertura da agência do Banco do Brasil na Estância Turística de Salesópolis.

Nei levou ao conhecimento de todos os deputados a precária situação do Posto do BB na Estância e solicitou apoio dos deputados para a abertura de uma Agência que possa atender melhor todos os correntistas.


Homenagem

O Grupo de Escoteiros Tangará da Estância Turística de Salesópolis presta uma homenagem a sua integrante Michele Aparecida de Oliveira da Silva que durante anos participou ativamente de todas atividades desenvolvidas.

O Chefe Paulo Sérgio de Vasconcelos descreveu Michele como sendo uma pessoa que se dedicava aos trabalhos que realizava no Grupo de Escoteiros e era muito querida por todos pela sua simplicidade e sempre com um sorriso estampado em seu rosto.


Tragédia em Paraty

Passeata pede maior segurança no transporte público

Centenas de pessoas participaram na manhã de quarta-feira, 9 de setembro na cidade de Paraty, RJ de uma passeata para pedir maior segurança no transporte coletivo e evitar que outras tragédias como ocorrida no domingo, 6 voltem a ocorrer.

A internauta Salesopolense Camila Mendonça, que atualmente reside em Paraty enviou a nossa Redação fotos do protesto que teve início na Rodoviária, após seguiram em direção à Empresa de ônibus Colitur onde os manifestantes colocaram todos os pertences das vítimas nos portões de entrada, depois passaram pela prefeitura municipal e encerraram o ato em frente ao Fórum local.

Segue abaixo o desabafo da Internauta Camila:

“Em um momento como esse, não há palavras para amenizar a dor da perda de um ente querido. Só nos resta pedir a Deus, em sua infinita misericórdia, que console o coração das famílias”.
“Eu participei hoje da Passeata aqui em Paraty, em nome de todas as vítimas desse trágico acidente”. 
“Em especial por dois que são de minha cidade, Salesópolis: Ricardo Henrique e Michely. 
"Esperamos q com tudo q a população está fazendo, haja justiça”!!! 
“Ricardo e Michely q Nesse momento estão ao lado de Deus, Descansem em Paz”!!! 


Estância Turística de Salesópolis

Final de semana terá Cinema na Praça da Matriz

Thiago Calil estará apresentando ótimos filmes neste final de semana

O final de semana promete ser bem descontraído na Estância Turística de Salesópolis com a passagem do Cineasta Thiago Calil que irá iniciar sua trajetória por cidades divulgando seus filmes.

Durante entrevista a nossa reportagem Thiago disse que “há três anos e meio tem o Projeto de estar divulgando seus trabalhos e fazer uma viagem pelo Brasil para divulgar seus filmes e fazer documentários”.

“Infelizmente não consegui patrocínio junto a empresas e resolvi fazer por conta própria e demorei cerca de seis meses para adaptar meu carro para poder mostrar os trabalhos que realizo”.

“Estou iniciando pela Estância Turística de Salesópolis meus Projetos e irei percorrer quatorze cidades no Estado de São Paulo por onde passa o Rio Tietê, concluindo na cidade de Itapura”.

“Irei apresentar três sessões sendo uma da História do Brasil, Meio Ambiente e uma aberta para filmes comerciais, sempre colocando filmes Brasileiros, a História do Brasil é um filme que se chama Amor e Fúria e sobre o Meio Ambiente o filme A Lei da Água”.

“Estou feliz por estar na Estância Turística de Salesópolis, a população está me acolhendo muito bem e estou gostando da cidade e de suas belezas naturais e convido a todos para estarem assistindo as exibições que começa nesta quinta-feira, 20 de agosto no Distrito Nossa Senhora dos Remédios a partir das 21:00 e sábado, 22 e domingo 23 na Praça da Matriz em Salesópolis às 20:30”, concluiu Thiago.


Estância Turística de Salesópolis

Conferência Municipal de Assistência Social

Aconteceu na tarde de quarta-feira, 5 de agosto na Sede São Vicente de Paulo na Estância Turística de Salesópolis a 10ª Edição da Conferência Municipal de Saúde, que contou com a participação de Glauciane Mont Serrate, Assistente Social e Professora Universitária na Faculdade Anhanguera na cidade de São Bernardo do Campo.

A Associação Caminhando Juntos também esteve representada no evento e as crianças que participam do Projeto desenvolvido pela Entidade fizeram uma apresentação.

Em entrevista concedida a nossa reportagem a Secretária Municipal de Assistência Social  Monike Cáfaro Arouca Sobreira falou sobre a importância da realização da Conferência Municipal de Assistência Social.

“O tema escolhido para este ano foi “Pessoas que temos pessoas que queremos” e neste sentido procuramos trazer os usuários para participarem da Conferência e de fato colocarem as questões pontuais”.

“Queremos debater o que precisa ser feito para atender melhor o público que é assistido, e pedimos o comparecimento de todas as pessoas envolvidas, além do poder público, para que sejam colocados e formulados metas e planejamento para o futuro”.

“Essa conferência vai gerar um plano para os próximos dez anos”.

Estando há cinco meses frente à Secretaria Municipal de Assistência Social, Monike ressaltou que “é um trabalho árduo e que estamos trabalhando muito, visto que o município mesmo sendo pequeno tem dificuldades em chegar até as pessoas que necessitam de ajuda, pois muitas  vezes elas não vêm a nossa procura e por falta de informação procuramos sensibilizar a todos e colocamos sempre a Secretaria a disposição de todos”.

“O que pudermos auxiliar estamos sempre de portas abertas e dentro de nossas possibilidades, pois em alguns casos não podemos auxiliar as pessoas em tudo que ela necessita”.

“O município vem trabalhando para abranger todo o público que nos procura e atender as pessoas com dignidade e respeito”.

“A Assistência Social prioriza o atendimento ao Idoso e as pessoas portadoras de deficiência e estamos nos mobilizando para atender a todos no que eles necessitam”.

“Estamos formulando e programando ações voltadas para os idosos e pessoas com deficiência e inclusive estamos nos mobilizando para a criação o Conselho do Direito do Deficiente, que ainda não existe no município, mas para dar voz ativa para que as ações propostas para o público portador de necessidade especial e assim ouvirem essas pessoas através do Conselho”, concluiu Monike.


Obras de infraestrutura na Avenida

As obras de infraestrutura e recapeamento da Avenida Professor Adhemar Bolina (Trecho II) irão proporcionar maior durabilidade do asfalto que será aplicado naquela via.

As máquinas estão retirando todo o barro do solo e colocando rachão (grandes pedras) que darão maior durabilidade ao asfalto que irá suportar o tráfego de caminhões pesados naquela via

O prefeito Benedito Rafael da Silva ressaltou ainda que foram feitas várias saídas para águas pluviais a fim que não venham se acumular na via como acontecia anteriormente.

Dessa maneira os trabalhos que estão sendo realizados deverão ter uma durabilidade acima da média.


Aparecida - SP

O vereador Cristian Luiz Candelária, PV (Kiki) esteve na manhã de domingo, 26 de julho no Programa Terra da Padroeira com o apresentador Kleber Oliveira; com Marciana, filha do Marciano que faz dupla com João Mineiro; Marcos Paulo e Marcelo filhos de Milionário e José Rico e com Mauri que faz dupla com Maurício, irmãos de Chitãozinho e Xororó.


Estância Turística de Salesópolis

Prefeito Rafael fala sobre a situação do PROLOP

O prefeito Benedito Rafael da Silva, falou a nossa reportagem sobre a situação dos moradores do PROLOP (Programa de Loteamento Popular) e disse que “estivemos no Tribunal de Justiça para apresentar o melhor caminho para superar essa situação”.

“O Tribunal de Justiça deu sentença para a demolição das casas sem liquidar a mesma, e temos a obrigação de pagar aqueles moradores para retirá-los de lá (PROLOP), só que para efetuar o pagamento a Justiça precisa dizer o valor, avaliar cada imóvel e determinar que a prefeitura pague para retirá-los”.

“Não foi feito isso, e estamos entrando com impugnação da Sentença para que a Justiça apresente a liquidação da mesma e também estamos entrando com uma ação rescisória, ou seja, duas medidas jurídicas importantes que irá demorar no mínimo dois anos para encaminhar”.

“Nesse período com a Lei Específica já aprovada iremos ver a possibilidade da construção de casas através do CDHU ou até mesmo legalizar aquela área, ou se tiver que demolir que aquela área seja decretada de interesse social”, concluiu.


Estância Turística de Salesópolis em festa 

Carreata Salé Timão

A maior carreata da Estância

Aconteceu na tarde de domingo, 26 de julho a Carreata Salé Timão que contou com a participação de centenas de felizes Corinthianos que desfilaram pelas ruas da cidade.

Em tom de harmonia todos se reuniram no “Franciscão” de onde percorreram as principais ruas e Bairros da Estância Turística de Salesópolis.

Parabéns a todos os participantes que mostraram seu “amor” ao Time do Parque São Jorge e com muita organização puderam proporcionar um domingo de muita alegria a todos os Salesopolenses.


O assunto é ATERRADO

DAEE divulga empresa que fará a travessia do Aterrado

na Estância Turística de Salesópolis

Prefeito Rafael e o deputado estadual André do Prado

Moradores já sofreram com várias interdições no Aterrado

A empresa Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda venceu o processo licitatório e realizará as obras na travessia do Aterrado, em Salesópolis. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado, do dia 17 de julho, pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). A vencedora apresentou o valor de R$ 1.254.827,92, sendo a menor proposta para executar o serviço sobre a Represa Ponte Nova. O prazo para a execução das obras deverá durar no prazo de quatro meses, após a assinatura do contrato.

O deputado André do Prado, líder do Partido da República na Assembleia Legislativa, comemorou a finalização do processo de licitação. “Agora estamos muito próximos das obras iniciarem e, finalmente, colocar fim ao problema de acesso dos moradores dos bairros de Aparecida, Arrepiado, Pinheirinho,  Aterrado e Pedra Branca. Foi uma verdadeira batalha, mas valeu a pena todo o esforço e empenho para que este serviço se concretizasse. Considero esta batalha vencida, agora, vamos acompanhar todo o serviço até sua conclusão”, afirmou o parlamentar.

A licitação foi publicada no dia 14 de maio no Diário Oficial do Estado (DOE). O valor para reconstrução do acesso estava orçado em R$ 1,7 milhão e será totalmente custeada por recursos do Governo do Estado, uma conquista do parlamentar junto ao Departamento, uma vez que a Prefeitura de Salesópolis manifestou dificuldades financeiras em fazer este investimento.

No total, dez empresas apresentaram propostas para executar o serviço, sendo que foram classificadas as três menores propostas para abertura dos envelopes contendo a documentação exigida pelo edital.

Desde janeiro de 2013 as duas mil pessoas aguardam a reconstrução da travessia que caiu após as fortes chuvas daquele verão, deixando a população praticamente ilhada. Esta obra é de vital importância para a mobilidade dos moradores que, sem este acesso, precisam percorrer um trajeto de 14 quilômetros para chegar até a área urbana da cidade, sendo que com a travessia, a distância é de apenas quatro quilômetros.

O deputado André do Prado trabalhou desde 2013 buscando junto ao Governo do Estado os recursos necessários para a reconstrução da ponte. Ao lado da população local, o parlamentar realizou diversas reuniões na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Departamento de Águas e Energia Elétrica e Secretaria da Casa Civil para apresentar a necessidade desta obra para a comunidade local. “Estou muito satisfeito em saber que, agora, o drama das pessoas que vivem nestas comunidades está chegando ao fim. Não posso deixar de destacar todo o empenho dos moradores através da Clélia Pinto, a Rosana, o Antonio da Silva, o Sérgio dos Santos e o Carlos dos Santos, lideranças locais, que foram fundamentais e preponderantes  nesta conquista”, finalizou o parlamentar.


Prefeito Rafael busca recursos para a saúde

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, esteve a convite do prefeito de Mogi das Cruzes Marco Bertaioli, juntamente com o Dr. Gilberto Lozano e do deputado estadual Dr. Gondim, despachando com o Secretário Estadual da Saúde Dr. David Uip.

Na oportunidade o prefeito Rafael pleiteou recursos para a Santa Casa da Estância Turística de Salesópolis e também para a realização de exames clínicos.

O prefeito Rafael espera que até o final do ano todas as suas reivindicações para Salesópolis sejam atendidas e assim melhorar cada vez mais a qualidade no atendimento a população no quesito saúde que é prioridade no momento.


Obras

Avenida já está sendo recuperada

O trecho da Avenida Professor Adhemar Bolina II, entre a Rua Pedro Rodrigues de Camargo e Sebastião Nepomuceno da Silva, já está com as obras de recuperação bem adiantadas.

Máquinas já retiraram todo o asfalto antigo da via que está sendo preparada para receber nova camada asfáltica, além da drenagem que está sendo implantada no local.


Carreata Salé Timão

Thiago e Dunga prontos para a Carreata Salé Timão

Um dos organizadores da carreata Salé Timão que irá acontecer domingo dia 26 de julho, Marcos “Dunga” Nepomuceno, disse a nossa reportagem que são esperados mais de duzentos veículos para participarem da maior carreata da história da Estância Turística de Salesópolis.

A carreata sairá do Franciscão a partir das 11:00 e contará com caminhão de som que virá na frente do cortejo além de outros cinco que estarão entre os veículos.

“Haverá uma grande queima de fogos na saída da carreata e em sua chegada à Praça da Matriz aonde todos irão se reunir e passar a tarde ao som das músicas que marcaram o Time do Parque São Jorge, principalmente os Samba Enredos da Gaviões da Fiel.

Dunga disse que foi mobilizado um grupo no whats com cem participantes, número máximo e já está sendo providenciado outro grupo que irá movimentar o final de semana na Estância, e salientou que desde o Carnaval de 2008 já vem incrementando a folia de Momo com a camiseta Salé Timão.

A festa promete ser muito bonita e Dunga pede a todos muita paz pois somos todos irmãos e a brincadeira da torcida é para fortalecer o ele amigável entre todos.

Em sua mensagem aos Corinthianos Dunga disse que “Vamos fazer essa carreata com muita paz e tranquilidade, fazendo uma festa para todos e também estamos arrecadando alimentos e agasalhos que serão doadas ao Fundo Social de Solidariedade e ao Centro Espírita Humildade”, concluiu entusiasmado e otimista para a primeira carreata do Timão em Salesópolis.


Estância Turística de Salesópolis

Moradores pedem melhorias de ponte

Os moradores do Bairro da Capela Nova estão desde o ano de 2013 solicitando que seja reconstruída a ponte localizada na Rua Nossa Senhora D’Ajuda.

Em péssima condição de uso e com buracos, coloca em risco os pedestres e principalmente as crianças que por alí passam.

A reportagem do Jornal do Povão esteve no local e pode registrar as precárias condições da ponte.

O que os moradores solicitam é que a prefeitura da Estância Turística de Salesópolis faça uma nova ponte naquele local para maior segurança de todos e para que os motoristas possam passar pelo local sem medo de que a ponta venha a desabar.

A nossa reportagem ficou de procurar o prefeito Rafael para que o mesmo se pronuncie e possa estipular um prazo para a reconstrução da ponte.


Curso de Biomassas no Fundo Social

Realizou-se na Sede do Fundo Social de Solidariedade da Estância Turística de Salesópolis entre quarta-feira, 15 e sexta-feira, 17 o Curso de Biomassas que é uma parceria entre a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis e o SENAR, com a supervisão de Sônia Maria Fabri.

O curso contou com 16 pessoas que tiveram um ótimo aproveitamento segundo nos disse Sônia.

“Fizemos a matéria prima que é cozinhar a Biomassar e passar em processador a banana verde e a seguir a aplicação prática em pães, sorvetes, sucos, bolos e patês”.

“Também foi feito nhoque, mouse, arroz doce e mais vinte pratos diferentes que todos os participantes tiveram a oportunidade de aprender”, concluiu Sônia.


Grupo de Dança e Música OMSTRAB se apresentou

no Bairro do Fartura

Os músicos Gabriel Levy, Fernando Lee e Carlinhos Antunes

O Grupo de Dança e Música OMSTRAB se apresentou na manhã de terça-feira, 7 de julho no Bairro do Fartura em parceria com o Projeto Caminhando Juntos que é desenvolvido naquele Bairro.

Durante uma hora e meia o Trio formado por Fernando Lee, Gabriel Levy e Carlinhos Antunes chamou a atenção das crianças que são atendidas pelo Projeto Caminhando Juntos e alunos da Escola Professora Maria de Lourdes Gonçalves de Toledo e que puderam vivenciar momentos de conhecimentos e aprender mais sobre o Rio Tietê que nasce na Estância Turística de Salesópolis.

As crianças participaram do evento cantando, dançando e tendo um conhecimento sobre os nomes dos instrumentos utilizados pelos músicos.

Em entrevista a nossa reportagem o músico Fernando Lee disse que “nosso trabalho tem a ver com o fluxo invisível dos rios que passam pela cidade de São Paulo, exceto os rios Tietê, Pinheiros e Tamanduateí, mais conhecidos da população, os demais são subterrâneos sendo que muitas nascentes já foram soterradas”.

“Fazemos um paralelo artístico poético com relação aos fluxos dos rios, pois também somos constituídos por grande maioria de água, e por tudo isso o maior rio e mais importante de São Paulo é o Rio Tietê que nasce na Estância Turística de Salesópolis, passando por dentro da Capital Paulista, rumo ao interior”.

“Estivemos na cidade de Pereira Barreto mostrando nosso trabalho e o importante para nós é estar aqui neste dia”.

“Quero deixar a mensagem a todos que assistiram nosso trabalho com nossos instrumentos, uma sintonia com a água para que todos tenham uma relação com a água e assim preservem o meio ambiente”, concluiu Fernando Lee.

“É muito importante que o povo de Salesópolis também esteja consciente para a preservação da água e todos economizando e não desperdiçando não irá faltar no futuro”.

“O importante também é que os poderes públicos estejam sempre gerando política pública de preservação ambiental”, disse o músico Gabriel Levy.


Estância Turística de Salesópolis

Denúncias prejudicam andamento de obras na cidade

Prefeito Rafael vistoriando inicio do asfalto no Bairro do Torózinho Cardoso

Denúncias podem paralisar obras na Estância Turística de Salesópolis

As constantes denúncias contra as obras que estão sendo executadas na Estância Turística de Salesópolis que não feitas diretamente no MP (Ministério Público ou na  Secretaria do Meio Ambiente através da Polícia Ambiental), seja pessoalmente o por anonimato vem prejudicando constantemente o bom andamento dos trabalhos da administração do prefeito Rafael.

A última denúncia ocorreu na quinta-feira, 2 de julho, quando através de e-mail enviado a Polícia Ambiental foi denunciado que o asfalto que está sendo realizado no Bairro do Totózinho Cardoso estava sendo executado em local não permitido por Lei.

A reportagem do Jornal do Povão falou com o prefeito Rafael que indignado com tantas denúncias durante estes dois anos e meio de seu governo, vem prejudicando o bom andamento dos trabalhos e quem sai mais prejudicado é a população.

“Essa denúncia não procede a obra do Bairro do Totózinho Cardoso é legal tem licença ambiental, com recursos do Estado e o trecho que foi asfaltada é uma rua pré-existente, ou seja, uma via que já existia antes da Lei dos Mananciais, passível de Licenciamento e a própria CETESB autorizou a obra”.

“Se as pessoas que fazem essas denúncias pensam em me prejudicar, estão totalmente enganadas, pois quem sair perdendo é a população que fica sem as benfeitorias necessárias”.

O prefeito Rafael espera que a partir de agora todos se conscientizem e não prejudiquem a cidade, são grupos que querem prejudicar a administração, mas acabam por paralisar obras que são de grande importância para a população.


Estância Turística de Salesópolis

Vereador Lélis rebate críticas sobre campanha do agasalho

O vereador Benedito Lélis Renó, PT, durante entrevista a reportagem do Jornal do Povão falou sobre as críticas que recebeu da Presidenta do Fundo Social de Solidariedade da Estância Turística de Salesópolis, Paula Tenório.

“A minha manifestação durante a Sessão da Câmara ocorrida segunda-feira, 29 de junho foi justamente devido nosso município não contar com uma campanha do agasalho”.

“Estive no município de Biritiba Mirim para saber como está sendo realizada a campanha do agasalho naquela cidade”.

“Estou com um projeto de Biritiba Mirim e a campanha do agasalho precisa envolver toda a sociedade, comerciantes, bancos e escolas, pois é um trabalho de solidariedade”.

“Comprar cobertores e distribuir as pessoas é política, agora solidariedade é arrecadar roupas e envolver a população e logo em seguida doar para as famílias em situação de vulnerabilidade”.

“E oque eu tenho observado é que o Fundo Social da Estância Turística de Salesópolis arrecada roupas e vende, e não temos que vender e sim doar as pessoas necessitadas”.

“Em Biritiba Mirim todas as escolas foram envolvidas na campanha do agasalho e estou com uma prestação de contas, pois é necessário transparência e mostrar as pessoas como foi realizada”.

“Somente em uma escola em Biritiba Mirim “Professor Adhemar Bolina” foram arrecadados mais de 16 mil peças de roupas em parceria com o Fundo Social de Solidariedade”.

“Para incentivar todas as unidades escolares a participarem do evento é oferecido a classe que arrecadar mais agasalhos um passeio no Vale Encantado de Biritiba Mirim”.

“Em Biritiba Mirim existe uma parceria da sociedade junto com o Fundo Social e enquanto em Salesópolis as pessoas que recebem cobertores e agasalhos são selecionadas”.

“Quando se chega uma pessoa que necessita de roupas o Fundo Social tem a obrigação de atender independente de cadastro ou não”.

“A nossa presidenta do Fundo Social fica apenas um dia da semana na Sede do Fundo Social e isso após as 14:00, mas deveria estar todos os dias para atender ao público e se ela recebe ou não foi a opção que escolheu”.

“Estão usando de pessoas humildes e pobres para alto se promover e precisa então visitar o município de Biritiba Mirim para saber como é realizada a campanha do agasalho naquela cidade”.

“Eu me lembro de caixas que ficavam nos bancos e escolas onde as pessoas depositavam as roupas que depois eram rapidamente doadas a carente da cidade”.

“A minha manifestação na Câmara foi contestando a maneira que está sendo feita a campanha do agasalho na Estância Turística de Salesópolis, pois poderia ser melhor”.

“A minha ideia é dar sugestões para que melhores e aprimorem e que no próximo ano tenhamos uma ótima campanha do agasalho onde se doem as roupas ao invés de vender para fazer fundos e comprar cobertor para fazer encontro político”.

“Tenho respeito à presidenta do Fundo Social, mas queremos que façam os trabalhos para a população e temos que seguir os grandes exemplos de nosso município”.

“Temos sempre que fazer o melhor para a população e hoje vimos que na cidade o que prevalece é o ego das pessoas que fazem tudo para se promover e levar vantagens”, concluiu o vereador Lélis.


Campanha do agasalho na Estância Turística de Salesópolis

Foto: Entrega de cobertores ocorrido no Distrito Nossa Senhora dos Remédios em 24 de junho

A Presidenta do Fundo Social de Solidariedade da Estância Turística de Salesópolis, Paula Tenório procurou nossa reportagem para esclarecer a população sobre a fala do vereador Benedito Lélis Renó, PT, que durante a Sessão da Câmara, segunda-feira, 29, disse não existir nenhuma Campanha do Agasalho.

“Não me causou surpresa o pronunciamento maldoso e mentiroso como é de costume, feito em Sessão de Câmara pelo vereador Lélis, o qual sem saber ao certo o que acontece no Fundo Social, disse que não demos início a Campanha do Agasalho”.

“Essa mentira do Vereador Lélis, me dá a oportunidade de esclarecer que a Campanha do Agasalho/2015, iniciou-se no Distrito Nossa Senhora dos Remédios com distribuição de roupas e cobertores no dia 24 de junho, na sede da Subprefeitura”.

“E como esse dia encontrava-se frio e chuvoso, nós nos preocupamos em servir chá com sequilhos àqueles que se encontravam no local, o que foi um sucesso”.

“As fotos do evento encontram-se publicadas no Jornal do Povão e no facebook Hiago Salesópolis”.

“Agora, se o Vereador Lélis tão bem desinformado tiver alguém próximo que esteja necessitando de roupas e cobertor, é só encaminhar ao Fundo Social para fazer um cadastro e será muito bem atendido”.

“Saliento que não é somente na Campanha do Agasalho que oferecemos roupas aos mais necessitados e, sim durante o ano todo, pois sempre contamos com corações generosos que nos fazem doações”.

"Caso o vereador Lélis se interesse em fazer doações é só procurar o Fundo Social”.

“Já tínhamos agendado para sexta-feira, 3 de julho, realizar a entrega de cobertores e roupas às pessoas cadastradas na Sede do Município”.

“Informo ainda, a quem possa interessar que com a venda de doces e salgados, com a barraca da quinta de mês, rifas e com o brechó de roupas é que arrecadamos fundos para aquisição dos cobertores, entre outros gêneros que são doados as pessoas carentes de Salesópolis”.

“Fazemos doações aos mais necessitados com ajuda do Prefeito que nos dá essa condição durante o ano todo, não somente em campanhas ou em época de eleições, ou seja, o povo está aí para provar”.

“Para finalizar, sou voluntária do Fundo Social, não recebo salário para ali estar e, sim bênçãos para eu e para minha família”, concluiu Paula Tenório, Presidenta do Fundo Social de Solidariedade da Estância Turística de Salesópolis.

CLIQUE E LEIA MAIS FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE


Arraiá na Rua do Zé do Anízio

Integrantes do CCI estiveram abrilhantando o evento

Ana Gleide e Roneu

Prefeito Rafael, Myrian Barroso, Paula Tenório e o Chefe Paulo 

Aconteceu na noite de sábado, 4 de julho o mais tradicional Arraiá de Rua da Estância Turística de Salesópolis, o Arraiá do Zé do Anízio.

Neste ano os organizadores do evento irão reverter toda a renda da festa para o Grupo de Escoteiros Tangará da Estância Turística de Salesópolis, que muito vem contribuindo para a educação e bem estar das crianças e jovens.

Os participantes do CCI (Centro de Convivência do Idoso) estiveram presentes a festa e animaram a noite fria e chuvosa de sábado.


Alunos da ETEC Salesópolis concluem curso de Logística

Alunos do Curso de Logística

Professora Edna, Coordenador do Curso Luiz Alexandre e o

Professor e Diretor da ETEC Ferraz de Vasconcelos Jonas Pereira de Souza

Prefeito Rafael e vereadores presentes ao evento

Os Alunos da ETEC (Escola Técnica Estadual) concluíram na noite de quinta-feira, 2 de julho o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Logística.

Estiveram presentes ao evento o Prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva e os vereadores Claudinei José de Oliveira, Cristian Luiz Candelária, Benedito Lélis Renó, João da Silva, Sandra Regina de Assis, Francisco Marcelo de Morais Fonseca e Sérgio dos Santos.

O Diretor da ETEC Ferraz de Vasconcelos professor Jonas Pereira de Souza abriu os trabalhos ressaltando a importância do Curso para a Estância Turística de Salesópolis.

Também marcaram presenças no evento o Coordenador do Curso, Luiz Alexandre; professora Edna; Coordenador do Curso de Logística, Ricardo Domingues e David Lima, Professor de Gestão da Qualidade.

Entrevistas

O Coordenador do Curso de Logístico Ricardo Domingues (foto) disse a nossa reportagem que “Procuramos o máximo motivar os alunos a procurarem novos horizontes e assim novos empregos em outras cidades como Mogi das Cruzes e Suzano”.

“Hoje (2/07) é a conclusão do curso com a apresentação dos Trabalhos e a maioria está apta para fazer provas e entrevistas que com certeza serão aprovados e acima de tudo preparados para o mercado de trabalho”.

“O conteúdo que é passado aos alunos do Centro Paula Souza é o mesmo que a UBC (Universidade Braz Cubas) ministra em sua faculdade”.

“Espero que os alunos continuem buscando crescimento profissional e que todos procurem estudar e se aperfeiçoar cada vez mais, pois preparamos todos para o mercado de trabalho”.

O professor David Lima (foto), Professor de Gestão da Qualidade disse que “as tecnologias do Centro Paula Souza venha ressaltar as competência técnicas que são visadas no mercado, e acredito que os professores que aqui trabalham são docentes de alto nível, alto padrão de ensino acadêmico eles venham somar este desenvolvimento”.

“E com as apresentações finais dos trabalhos, deixamos jovens preparados com condições técnica de poder atuar e desenvolver boas ideias no mercado atual”.

“O curso tem tudo haver com a gestão de pessoas e transportes que é o específico da Logística, várias matérias e componentes para desenvolver habilidades técnicas e no último semestre realizam o trabalho de conclusão de curso que é chamado de TCC”.

“Que todos realmente busquem desenvolver a parte prática do que foi passado na sala de aula”, concluiu o professor David

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS ENTREVISTAS


Estância Turística de Salesópolis

Jardim Bela Vista recebe asfalto em diversas ruas

Rua Theseo Bueno de Toledo

Rua José Candelária

Rua Francisco de Paula M. de Melo

Uma das ruas do Jardim Bela Vista (Rua Francisco de Paula M. de Melo) que se encontrava em estado crítico há anos foi asfaltada na tarde de quarta-feira, 1 de julho.

As Ruas Theseo Bueno de Toledo e José Candelária também receberam a camada asfáltica completando assim o ciclo de melhorias no Bairro neste primeiro momento.

Muitas outras benfeitorias ainda serão realizadas para melhorar a qualidade de vida dos moradores do Jardim Bela Vista.


Estância Turística de Salesópolis

Iniciou o asfalto no Bairro do Totózinho Cardoso

Prefeito Rafael visitou a obra e foi fotografado junto com um operário

Começou segunda-feira, 29 de junho o asfalto no Bairro do Totózinho Cardoso, o que já era uma reivindicação há anos daqueles moradores.

O prefeito Benedito Rafael da Silva esteve presente ao local e pode constatar a qualidade do material que está sendo utilizado.

Durante entrevista a nossa reportagem Rafael disse que “é um asfalto com qualidade, onde também foi efetuada a canalização das águas pluviais e será um trabalho que terá uma duração maior, visto que o projeto inicial era apenas um asfalto simples em nenhuma obra de infraestrutura para a captação das águas de chuvas”.


Estância Turística de Salesópolis

Subimpério do Divino do Grupo de Escoteiros Tangará

Aconteceu na manhã de sábado, 27 de junho na Sede do Grupo de Escoteiros Tangará, localizado no Bairro do Fartura na Estância Turística de Salesópolis mais uma bênção do Subimpério do Divino Espírito Santo.

Com a presença dos Festeiros e Capitães do Mastro, Cantadores do Divino e dos Chefes e Escoteiros a solenidade foi realizada pelo Ministro Horácio do Prado que abençoou a todos os presentes.


Estância Turística de Salesópolis

Assinado convênio para reforma de Escola

Foi assinado quinta-feira, 25 de junho em São Paulo o Convênio no valor de R$ 400 mil de autoria do Deputado Dr. Gondim para a reforma da EMEF Professora Sônia Maria da Fonseca.

Estiveram presentes ao evento de assinatura do Convênio o prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva; a diretora da Unidade Escolar Jane Cardoso; vice Diretora Osmarina Viana Santos de Souza; o presidente da Câmara Municipal Paulo Arouca Sobreira e o vereador Mário Barbosa Pinto.


Estância Turística de Salesópolis

Operação tapa buraco nas ruas da cidade

A Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis iniciou na manhã de segunda-feira, 22 de junho a operação tapa buraco em todas as ruas da cidade.


Prefeito Rafael solicitou unidades de casas populares

para a Estância Turística de Salesópolis

O prefeito Benedito Rafael da Silva, PR, esteve reunido com o Secretário de Habitação do Estado de São Paulo Rodrigo Garcia para formalizar o pedido da inclusão da Estância Turística de Salesópolis no Programa de Habitação de Interesse Social.

“Também será solicitado o apoio da Secretaria no Programa Cidade Legal que é um Convênio para a regularização das propriedades o que irá ajudar a população e a prefeitura”.

“Iremos nos preparar para quando da assinatura da Lei Específica encaminharmos esses pedidos”.

“Com a aprovação da Lei Específica irá permitir a construção de Habitação de Interesse Social e iremos pedir a construção de aproximadamente 100 unidades na Estância Turística de Salesópolis para as famílias de baixa renda”, disse a nossa Reportagem o Prefeito Rafael.


Estância Turística de Salesópolis

Erika Ardachnikoff completa dois meses frente à

Secretaria de Saúde

A Secretária de Saúde Erika Ardachnikoff completou dois meses de trabalhos e foi elogiada pelo prefeito Rafael que destacou a sua sensibilidade e facilidade de contato com as pessoas.

"Ela está reajustando alguns setores da Secretaria de Saúde, está administrando muito bem e mesmo por passarmos por um período difícil está conduzindo muito bem a Secretaria de Saúde".

"É uma profissional competente que tem bom relacionamento com os funcionários e esperamos que continue a frente da Secretaria de Saúde", disse o prefeito Rafael a nossa reportagem.


Estância Turística de Salesópolis

Casa Abrigo ganha salas de multimídia e brinquedoteca

Foram inauguradas na manhã de sexta-feira, 12 de junho na Casa Abrigo duas salas destinadas ao melhor atendimentos as crianças e jovens que são atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com a presença do Prefeito Benedito Rafael da Silva, PR; Paula Tenório, Presidenta do Fundo Social de Solidariedade; Monike Cáfaro Arouca Sobreira, Secretária Municipal de Assistência Social; Paulo Sérgio de Vasconcelos, Responsável pela Casa Abrigo; vereador Cristian Luiz Candelária, PV, Kiki e de representantes da Vara Distrital da Estância Turística de Salesópolis e da Prefeitura Municipal.

O prefeito Rafael ressaltou a importância do Abrigo que dá assistências as crianças e adolescentes da Estância Turística de Salesópolis e para atender as necessidades se fez necessário a adaptação de duas salas para dar melhor acolher a todos.

A prefeitura da Estância Turística de Salesópolis, buscou junto ao Governo do Estado e conseguiu através de Emenda Parlamentar através do convênio SEDES 173/2013 o valor de R$ 100 mil destinados a aquisição de diversos itens e materiais para a adequação do Abrigo Provisório, sendo que a prefeitura também destinou recursos para complementar os valores para a aquisição dos equipamentos.

Foram adquiridos dois veículos Celta, uma Spin, computadores, televisor, rádio, telefone, cama elástica, aparelho de som, fogão, geladeira, máquina de lavar, beliches, armários, mesas, cadeiras, jogos de vídeo game, sofá, guarda-roupas, micro-ondas, impressora, ventiladores, brinquedos educativos, berço, depurador de ar e balança.

Com o intuito de melhorar as condições de vida dos menores que ali se encontram que foi inaugurada sexta-feira, 12 de junho, as salas de multimídia e brinquedoteca proporcionando as crianças atividades de lazer, entretenimento, estudo e recreação.

O local também servirá para que as crianças possam ter atividades dirigidas e supervisionadas de reforço escolar, aulas de cidadania e socialização, informática e outros projetos que serão desenvolvidos no decorrer dos próximos meses.


 

Estância Turística de Salesópolis

Obras de infraestrutura

Já é visível na Estância Turística de Salesópolis obras de infraestrutura que estão sendo realizadas na entrada da cidade, Bairro do Totózinho Cardoso e na Estrada da Usina.

A Reportagem do JP percorreu a Estância e registraram operários realizando trabalhos de infraestrutura que futuramente irão deixar a cidade de “cara nova” e assim melhorar a qualidade de vida de nossa população.

O Bairro do Totózinho Cardoso está recebendo melhorias na Rua Sebastião Nepomuceno da Silva, na entrada da cidade além do Portal Artístico que está passando por uma reforma depois de 23 anos de sua construção o canteiro central também receberá iluminação.

Na Estrada da Usina no km 1, operários já estão colocando guias e sarjetas para que a via seja preparada para receber asfalto.


Estância Turística de Salesópolis

Aulas do PROERD voltam a partir de julho

Após vários pedidos do vereador Cristian Luiz Candelária, PV, Kiki, as aulas do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) estará sendo ministrada a partir da segunda quinzena do mês de julho.

A confirmação foi feita através do 1º Tenente Dirceu Godoy Oliveira que esteve reunido com o prefeito Benedito Rafael da Silva na manhã de quinta-feira, 11 de junho juntamente com o 1º Sargento Martins e os vereadores Cristian Luiz Candelária, Sérgio dos Santos e o presidente da Câmara Paulo Arouca Sobreira.

Com a volta das aulas do PROERD mais de 800 crianças serão atendidas pelo programa, cujo as aulas é ministrada pelo Cabo PM André Luiz Candelária, Instrutor do Proerd.

O vereador Kiki disse que é “um ganho importante para as crianças e adolescentes da Estância Turística de Salesópolis, tendo em vista o aumento do uso de substâncias entorpecentes entre jovens e adolescentes”.

“As aulas do PROERD vem com a finalidade de mostrar a todos os malefícios e a realidade que o uso de Drogas pode causar na vida dos jovens e de seus familiares”.

“A droga não atinge apenas quem faz o uso mas sim chega a destruir a família do usuário”.

“Foi uma luta de todos os pais dos alunos que sensibilizaram ao saberem que a Estância Turística de Salesópolis não iria mais contar com as aulas do PROERD, e realizaram um abaixo assinado que foi encaminhado ao prefeito Rafael e com o apoio do vereador Kiki, finalmente conseguiram o retorno das aulas”.


Estância Turística de Salesópolis

8º Festival do Cambuci

Show com Paranaense a Ruan Viola na Praça da Matriz

Paranaense a Ruan Viola

O show com Paranaense e Ruan Viola durante do 8º Festival do Cambuci na Estância Turística de Salesópolis animou os amantes da Música Sertaneja.

Desde o início da tarde o público já estava presente em todas as tendas degustando das delícias do Cambuci preparadas especialmente para o Festival que reúne várias cidades da Região Metropolitana e Vale do Paraíba.


Estância Turística de Salesópolis

Convênio com a Sabesp

Prefeito e vereadores se reúnem com 

Superintendente da Sabesp

O prefeito Benedito Rafael da Silva, PR e dez vereadores (Marcelo do Quico esteve ausente) se reuniram na tarde de terça-feira na Prefeitura da Estância Turística de Salesópolis juntamente com o Superintendente da Sabesp Márcio Gonçalves Oliveira, que expos a todos como será o Contrato com a empresa para os próximos 30 anos.

O Contrato com a Sabesp está vencido há sete anos e para que a empresa possa continuar a investir em saneamento na Estância Turística de Salesópolis é necessário que os vereadores aprovem na próxima Sessão da Câmara autorização para que o Executivo possa Celebrar o Convênio com a Cia.

Na reunião todos os vereadores puderam tirar suas dúvidas e fazer questionamentos sobre o Contrato com a Cia. e assim saberem como serão os investimentos na Estância Turística de Salesópolis.

O Superintendente da Sabesp Márcio Gonçalves Oliveira falou a nossa reportagem e disse que: “A reunião foi esclarecedora a todos, foi possível sanar as dúvidas dos vereadores e os próximos passos após aprovado o Contrato a Sabesp vai apresentar um plano de investimentos e metas onde em Audiência Pública iremos apresentar o que será investido na Estância Turística de Salesópolis”.

“Foi um momento importante para tirar dúvidas, alinhar pensamentos e a Sabesp quer e vai continuar atuando em Salesópolis por mais trinta anos”.

“Quanto a obras de canalização (Córrego do Fartura) não é de responsabilidade da Sabesp, a prefeitura está fazendo uma avaliação das ações em que a Cia pode contribuir e vamos avaliar e o que poderemos estar ajudando, pois a ação da Sabesp no município é distribuição de água potável e tratamento da rede de esgoto”.

Crise Hídrica: “A Sabesp está em um patamar de reservas razoável, com o programa de bônus, dez bilhões de litros foram economizados nos municípios do Alto Tietê em um ano, e isso mostra que a população aderiu a campanha da Cia”.

“Agora com as obras que a Sabesp está implementando ligando Billings a Taiaçupeba, Rio Guaió, obras do Guaratuba que visam garantir o abastecimento da população neste período sem chuvas”.

“A Sabesp não trabalha com hipótese de rodízio e nunca descarta que no futuro possa acontecer”.

O Superintendente Márcio Gonçalves Oliveira disse ainda que há a necessidade da população estar continuando colaborando e economizando água  e que a Sabesp agradece a colaboração de todos.

O Prefeito Benedito Rafael da Silva PR também falou a nossa reportagem sobre a reunião com o Superintendente da Sabesp: “A Sabesp tem um plano e metas de investimentos para a Estância Turística de Salesópolis, iremos discutir em Audiência Pública e o que será votado na Câmara na próxima Sessão é um termo de intenção”.

“É um caminho longo a percorrer e a Sabesp terá um comprometimento com a população, esperamos a aprovação da Lei Específica para que abra “as portas” para que a Sabesp possa executar todos os trabalhos nos Bairros onde hoje não é permitido”.

“É um momento oportuno onde os vereadores tiraram as dúvidas que tinham e obtiveram as informações que precisavam e estão mais bem preparados para avaliar a proposta da Sabesp”, concluiu o prefeito Rafael.


Estância Turística de Salesópolis

Miss e Mister Melhor Idade

Aconteceu na noite de sábado, 16 de maio no Restaurante Luso Brasileiro a escolha da Miss e Mister Melhor Idade.

A festa contou com a presença de centenas de convidados que foram prestigiar mais esse evento promovido pelo Conselho Municipal do Idoso, (Presidente Ademir Antônio da Silva) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, (Secretária  Monike Cáfaro Arouca Sobreira) que assumiu a pasta no final de 2014 e está realizando grandes trabalhos junto aos idosos.

Também estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis Paulo Arouca Sobreira; vereador João da Silva (Furacão); Diretor de Esporte Paulo César Monteiro; Prefeito Benedito Rafael da Silva e a Presidenta do Fundo Social Paula Tenório.

O desfile do Concurso Miss e Mister Melhor Idade empolgou a todos os presentes com o carisma e simplicidade dos participantes.

Ao final os jurados escolheram como Miss Melhor Idade Rose Loquete, 72 anos e Mister Tomaz Baltone, 84 anos.

Myriam Barroso, 78 anos foi eleita a Miss Elegância; Ademir Antônio da Silva, 64 anos eleito Mister Elegância e Nilza Veloso, 67 anos Miss Simpatia e Antônio Carlos Leite, 84 anos eleito Mister Simpatia.

Confira as fotos do Miss e Mister Melhor Idade no Facebook JP Hiago Salesópolis


Estância Turística de Salesópolis 

Agentes da SUCEN iniciam trabalhos contra a Dengue

Todos contra a Dengue

Funcionários da SUCEN visitando as residências e eliminando focos da Dengue 

Desde a manhã de terça-feira, 12 de maio estão atuando na Estância Turística de Salesópolis no combate a Dengue, 12 agentes de vetor e mais três coordenadores da SUCEN de Sâo Paulo, que também são acompanhados por funcionários da Vigilância Sanitária.

A prioridade dos agentes é vistoriar e eliminar focos de criação do Mosquito transmissor da Dengue em todos os imóveis com casos suspeitos ou confirmados da doença.

Segundo nos relatou a funcionária da Vigilância Sanitária Jacira Campos Neta hoje a  Estância Turística de Salesópolis tem oito casos de Dengue confirmados sendo três adquiridos na cidade e cinco casos contraídos fora da cidade.

Os funcionários da SUCEN irão realizar vistorias nos imóveis e irão eliminar qualquer criadouro e nos casos em que não conseguirem eliminar como piscinas e caixas d’água serão aplicados larvicidas.

Para  que haja um controle sobre a doença é necessário que a população também colabore eliminando qualquer criadouro dos mosquitos da Dengue não deixando água parada, tampando caixas d’água realizando limpeza periódica nos quintais principalmente após as chuvas.


Deputado André do Prado e prefeito de Salesópolis solicitam

ajuda para atender as parturientes e um posto de coleta de

exames na cidade

O deputado estadual André do Prado, líder do PR na Assembleia Legislativa, e o prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva, estiveram numa reunião com o secretário-adjunto da Saúde, Wilson Pollara, hoje (12 de maio), para tratar do atendimento das parturientes, pedir a instalação de um posto de coleta de exames laboratoriais para atender aos pacientes e recursos para a Santa Casa local. O encontro durou pouco mais de meia hora e foi marcado, exclusivamente, para tratar de assuntos referentes ao município.

Durante a reunião, o deputado falou sobre a necessidade de fixar uma unidade de saúde do Alto Tietê para que possa atender as gestantes da cidade. “Hoje, como a Santa Casa deixou de realizar o procedimento, as pacientes ficam a mercê de vagas em outras Santas Casas ou hospitais da região. Fixando uma unidade, as parturientes poderão ser encaminhadas diretamente a este hospital, dando mais segurança as gestantes e as suas famílias”, argumentou o parlamentar.

O prefeito de Salesópolis explicou que devido à baixa demanda de partos, a Santa Casa da cidade deixou de fazer o procedimento. “A unidade realizava uma média de 80 partos por ano, o que inviabilizava manter este atendimento, devido ao alto custo de manutenção com o pagamento dos profissionais e outros”, ressaltou Rafael.

Outro pedido feito pelo deputado e o prefeito refere-se aos exames laboratoriais da cidade. Salesópolis tem uma alta demanda por este tipo de procedimento e tem encontrado dificuldade para atender de forma célere aos pacientes. O deputado solicitou a possibilidade da Secretaria de Estado da Saúde ajudar na instalação de um posto de coleta no município para diminuir a quantidade de pedidos para a realização destes exames.  “Hoje temos uma fila de seis meses para atender este tipo de procedimento”, enfatizou o prefeito.

O secretário Pollara entendeu a necessidade destes dois pedidos e vai verificar com sua equipe técnica um hospital do Alto Tietê para referenciar e atender as parturientes de Salesópolis. “Vamos verificar uma unidade exata para que as pacientes sejam encaminhadas diretamente a este local, sem precisar esperar por vagas através do sistema Cross [Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde] em hospitais da região”, disse.  Além disso, o secretário também se comprometeu em verificar a instalação de um posto de coleta na cidade para que possa atender de forma rápida a população, possibilitando que as pessoas realizem os procedimentos no município.


Estância Turística de Salesópolis

DAEE publica edital para reconstrução da Travessia do

Aterrado, comemora deputado André do Prado

Parlamentar se reunia semanalmente no Departamento para

conseguir concretizar os recursos necessários para a obra

O deputado André do Prado, o prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva, e as lideranças Clélia Pinto, Rosana, Antonio da Silva, Sérgio dos Santos e Carlos dos Santos apresentam a reivindicação ao superintendente do DAEE, Ricardo Borsari.


Edital foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado de São Paulo

Diário Oficial Poder Executivo - Seção I quinta-feira, 14 de maio de 2015

SANEAMENTO E RECURSOS HÍDRICOS

DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA DESPACHO

CONCORRÊNCIA Nº 001/DAEE/2.015/DLC DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA PUBLICAÇÃO RESUMIDA Acha-se aberta a CONCORRÊNCIA Nº 001/DAEE/2.015/ DLC, Autos nº 53.346 - DAEE, para a execução de obras para reconstrução da travessia no local denominado “Aterrado”, no município de Salesópolis, Estado de São Paulo. Prazo de execução: O prazo de execução da obra será de 04 (quatro) meses, a partir da data da ordem de serviço. Valor estimado: O valor total da referida obra foi estimada em R$ 1.793.907,17 (Hum milhão, setecentos e noventa e três mil, novecentos e sete reais e dezessete centavos), para o exercício de 2015. Encerramento: Os envelopes 1 (Proposta), e 2 (Habilitação), deverão ser entregues à Comissão Julgadora, devidamente designada, às 11:00 horas do dia 18 de junho de 2.015, na rua Boa Vista, 175, Bloco B, Edifício Cidade II, Centro, Capital. Consulta do Edital e Esclarecimentos: O Edital poderá ser retirado pelos interessados pessoalmente na rua Boa Vista, nº 170 – 7º andar – Bloco 5 – Centro - São Paulo - Capital, que deverão trazer um CD em substituição ao CD fornecido contendo o edital. O Edital completo encontrar-se-á, também, afixado no Quadro de Avisos do Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE, na Rua Boa Vista nº 175 – 1º andar, Centro, São Paulo, Capital.


Foi publicado nesta quinta-feira, 14 de maio, no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital para que empresas interessadas possam apresentar as propostas para executar a reconstrução da travessia do Aterrado, em Salesópolis. As empresas terão o prazo de até 18 de junho para apresentar suas respectivas propostas. O prazo para execução do serviço é de quatro meses, a partir da data da ordem de serviço. O processo encontrava-se no setor jurídico do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e, semanalmente, o deputado André do Prado, líder do PR na Assembleia Legislativa, cobrava do órgão a publicação deste edital. 

O valor da reconstrução do acesso está orçado em R$ 1,7 milhão e será totalmente custeada por recursos do Governo do Estado, uma conquista do deputado estadual André do Prado, líder do Partido da República na Assembleia Legislativa, em parceria com o prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva, e moradores da região em que está localizado o Aterrado, junto ao Departamento, uma vez que a prefeitura do município manifestou dificuldades financeiras em fazer este investimento.

A obra é de fundamental importância para as duas mil pessoas que residem nos bairros de Aparecida, Arrepiado, Pinheirinho, Aterrado e Pedra Branca que aguardam há mais de dois anos esta obra no acesso sobre a represa Ponte Nova, que caiu em janeiro de 2013 devido as fortes chuvas daquele verão.

“Acompanhamos todo o processo desde o início quando as chuvas romperam o acesso deixando a população praticamente ilhada. Foram várias reuniões que realizamos junto aos órgãos estaduais (Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Departamento de Águas e Energia Elétrica e Casa Civil) e, finalmente, conseguimos a liberação dos recursos para que o obra fosse realizada. Aguardávamos apenas os trâmites burocráticos e, depois de muito trabalho, conseguimos a publicação deste edital, que marca a garantia da execução dos serviços”, argumentou o parlamentar.

A ponte do Aterrado é o principal acesso dos moradores, pois sem esta travessia os moradores que, antes percorriam 4 quilômetros para chegar à região central, precisam utilizar outro caminho de cerca de 14 quilômetros. 

Segundo o prefeito de Salesópolis, a parceria com o parlamentar paulista foi de grande importância para que o Superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, Ricardo Borsari, pudesse ouvir as reivindicações dos moradores da região. “O deputado André do Prado lutou junto conosco em mais essa batalha em favor da população salesopolense. Esteve em todas as reuniões, apresentou sugestões e possibilidades para que a nossa questão fosse resolvida no menor tempo possível”, comenta Benedito Rafael da Silva.

O deputado André do Prado lembrou, ainda, da dedicação dos moradores dos bairros afetados pela falta do acesso que, desde que aconteceu o incidente, batalharam para que a ponte fosse reconstruída. “Não poderia deixar de citar a Clélia Pinto, a Rosana, o Antonio da Silva, o Sérgio dos Santos e o Carlos dos Santos, lideranças locais e pessoas trabalhadoras que ajudaram a pressionar o Governo e foram fundamentais por esta conquista”, finalizou o deputado.


Obras de recuperação do Aterrado

Prefeito Rafael comemora mais essa conquista para a

Estância Turística de Salesópolis

Prefeito Rafael: "É uma grande vitória para o povo de Salesópolis"

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, PR falou a nossa reportagem sobre as obras do Aterrado que irão beneficiar especialmente a população que ali reside.

“Finalmente uma luta que iniciamos no primeiro dia de nosso governo e a população que residem no Aterrado, preocupados com a situação que se encontrava o local, com denúncias, Justiça e pessoas querendo nos atrapalhar, mas iniciamos nossos trabalhos e muitas pessoas nos ajudaram nesse período crítico”.

“Mobilizamos a população do Aterrado, parte dos vereadores da Estância Turística de Salesópolis, empenho importante e pessoal do Deputado Estadual André do Prado em todo esse processo, a Associação dos Moradores do Aterrado que também fizeram a sua parte e empenho especial que o engenheiro Silvio, engenheiro Nelson e Superintendência do DAEE todos empenhados em buscar a melhor solução para todos”.

“É uma grande vitória para todos, ao povo de Salesópolis, uma região importante que é o Aterrado e temos motivo para nos orgulhar de um trabalho sério que está sendo feito”.

“Quem não acreditava, os frutos estão chegando e a partir de agora é só trabalhar, lutar e ter paciência que a nossa hora chegou”.

“Atrás da obra do Aterrado estarão chegando muitos outros benefícios para a Estância Turística de Salesópolis; estivemos com o Secretário Estadual de Saúde que irá trazer investimentos para a saúde da Estância; infraestrutura para cidade e podemos esperar grandes modificações ao longo deste ano”.

“Apesar da crise iremos avançar e vamos usar a crise de forma positiva, pois no chinês a crise é escrita em dois ideogramas “crise e oportunidade”, nós iremos aproveitar a oportunidade da crise para crescer”, concluiu o prefeito Rafael.


Estância Turística de Salesópolis

Presidente do Comtur fala das expectativas para o

desenvolvimento do turismo

O presidente do Comtur da Estância Turística de Salesópolis Gilberto Fujisawa falou a reportagem do Jornal do Povão sobre as expectativas da realização da Festa do Cambuci que será realiza nos dias 5, 6 e 7 de junho na Praça da Matriz.

“Este ano estamos reunindo a Roda São Paulo com as festividades o que irá atrair mais turistas para Salesópolis e consequentemente a festa”.

“Também estarão participando dentro do Roteiro do Cambuci mais seis cidades que juntamente com Salesópolis irão expor seus produtos, comidas típicas e bebidas”.

“Na realidade Salesópolis é uma cidade que tem um potencial enorme para o turismo e todos precisam acreditar, não se pode projetar um turismo para daqui a dez ou quinze anos e sim em curto prazo entre dois e três anos que estará trazendo frutos, empregos para a população, para que venha o desenvolvimento e a cidade tenha outra fonte de renda”.

“Salesópolis tem todas as características para o turismo, mais que outras cidades que também são turísticas e tem um desenvolvimento maior, por isso temos que explorar o potencial da Estância”.

“Com a formatação do Plano Diretor de Turismo quem irá decidir o futuro do Turismo de Salesópolis será o povo, que  vai dizer o que é bom para a cidade”.

“É um Plano para os próximos dez anos e independe de prefeito ou partido político, e vai ser sacramentado para que seja dada continuidade nas próximas gestões”, concluiu o presidente do Comtur Gilberto Fujisawa.


Estância Turística de Salesópolis

Santa Casa prestando um bom atendimento a todos

A Reportagem do Jornal do Povão esteve na manhã de quarta-feira, 6 de maio na Santa Casa de Misericórdia Frederico Ozanan na Estância Turística de Salesópolis, a pedido de alguns familiares de pacientes que se encontram internados.

Procuramos o Diretor da Santa Casa Marco Cáfaro e nos disse que hoje já conta com um atendimento diferenciado a todos e que se encontram internados treze pacientes que estão sendo bem atendidos por todos os funcionários.

“Pelo número de leito habilitados estamos atendendo com carinho e atendendo muito bem a todos que nos procuram”.

“Iremos fazer uma reestruturação para melhorar ainda mais o atendimento devido à demanda, principalmente com medicamentos, visto que com a chegada do inverno idosos e crianças são os que mais procuram por atendimento médico”.

“Vamos estruturar e junto com a prefeitura possamos prestar um atendimento eficaz a população e nossa maior meta é qualidade e humanização”.

“A crise é geral e o diferencial nosso é humanização, carinho e ser eficaz na hora de atender as pessoas que nos procuram, mesmo com poucos recursos atendemos a necessidades da população”.

“Se continuar a demanda de internações iremos entrar com pedidos para a liberação de mais leitos junto a equipe técnica do Estado”.

“O número de funcionários há a necessidade de aumentar devido a exigência de se ter um Coordenador na equipe de Enfermagem, uma Nutricionista na cozinha e a quantidade de técnicos para atender a demanda vai de acordo com o número de leitos que são disponibilizados”.

“Embora não tenhamos condições de estar contratando no momento se faz necessário para termos qualidade no atendimento, limpeza e alimentação, enfim é nosso referencial”.

“E hoje as pessoas estão acreditando em nosso trabalho e estão nos procurando, e nosso principal papel é que a credibilidade da Santa Casa seja cada vez melhor”.

“Quanto a contratação de um Pediatra é uma de nossas principais preocupações para que em caráter emergencial tenhamos um especialista para atender a demanda, principalmente das pessoas da zona rural que nos procuram”.

“Se conseguirmos habilitar um Pediatra para atender na Santa Casa iria facilitar a vida de muitas crianças”.

“A Santa Casa estará realizando eventos no mês de junho com um Baile, pois foi com o dinheiro de eventos que estamos pagando principalmente a aquisição de medicamentos”.

“Para a Santa Casa com a realização dos eventos a dívida deixou de aumentar e assim iremos caminhar para a cada dia prestar o melhor atendimento a população”, concluiu o Diretor da Santa Casa Marco Cáfaro.


Estância Turística de Salesópolis

Vereador Kiki fala da importância do PROERD

O vereador Cristian Luiz Candelária, PV, Kiki, falou a nossa reportagem e ressaltou mais uma vez a necessidade da continuidade dos trabalhos realizados pelo Cabo PM André Candelária no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

“Nos tempos em que vivemos hoje com o aumento das drogas e outras substâncias entorpecentes em todo o Brasil e no mundo, acho inadmissível a prefeitura da Estância Turística de Salesópolis não dar continuidade ao PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que trata das crianças e adolescentes, pela importância de evitar que venham a se envolver com as drogas”.

“Fico triste em saber que a prefeitura não acertou com a Polícia Militar em especial com o Cabo André Candelária para iniciar os trabalhos do PROERD na Estância Turística de Salesópolis”.

“Trabalhei na Polícia Militar por mais de 16 anos e hoje como vereador sei da importância de transmitir aos jovens que a droga não compensa e admiro muito o Secretário de Educação, senhor Padilha não dar o aval para a continuidade do PROERD e dizer que em 2014 as aulas foram mau administradas em nosso município".

“Vale lembrar a todos que 2014 foi um ano atípico com a realização da Copa no Brasil e os Policiais Militares tiveram que trabalhar no evento, e não foi possível que todas as aulas do PROERD fossem ministradas, e seria muito bom que dessem continuidade ao trabalho da Polícia Militar que se iniciou em 2009", concluiu Kiki.

O que depender de Cristian Luiz Candelária, PV (Kiki) o PROERD não irá terminar, pois o vereador é uma pessoa que luta para acabar com o tráfico em Salesópolis e está sempre a disposição da população.


Estância Turística de Salesópolis

Vigilância Sanitária divulga dados do combate a Dengue

A Vigilância Sanitária da Estância Turística de Salesópolis através de Roselene Apª Santos de Macedo, responsável pela Vigilância Sanitária e Jacira Sivalli Campos Neta, responsável pelo Setor de Zoonozes divulgaram nesta segunda-feira, 27 de abril os resultados das visitas realizadas nas residências durante trabalhos de prevenção contra a o mosquito transmissor da Dengue.

Foram visitadas 3201 residências sendo que 873 encontravam-se fechadas, a maioria no centro da cidade (281) e também foi na área central que foram diagnosticados o maior número de residências positivas para o Aedes aegypti (41).

Leia abaixo o esclarecimento da Vigilância Sanitária da Estância Turística de Salesópolis sobre os trabalhos desenvolvidos em todo o município incluindo o Distrito Nossa Senhora dos Remédios.

“Acrescentamos que a atividade desenvolvida na campanha consiste em realizar ações casa a casa, desempenhando visitas técnicas em todos os imóveis localizados nos bairros urbanos (Centro, Bela Vista, Totozinho Cardoso, Fartura, Buenos, Jardim Nídia, Jardim São Vicente, Distrito dos Remédios e Bragança)”.

“Durante as ações foram vistoriados os quintais, dentro das residências, caixas d’agua, lajes, na busca de locais que possam acumular água e que pode se transformar em possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue, uma doença que está atingindo de forma muito preocupante vários municípios da região inclusive alguns que fazem limite com nosso município, como Guararema, Caraguatatuba, Paraibuna entre outros”.

“Durante as ações também repassamos informações e orientações consideradas importantes para evitar que a doença se transforme em epidemia no nosso município e atinja o estado de alerta como em outras cidades da região, trabalhamos sempre que foi possível eliminando possíveis criadouros em objetos que possam acumular água, como pneus, frascos, garrafas, pratinhos de vasos de plantas, entre outros e coletamos larvas dos mosquitos para encaminhar à SUCEN- Superintendência de Controle de Endemias, para posteriormente serem analisadas e informadas quais os locais do município existem focos do mosquito transmissor da doença”.

“Informamos que após encerramento da campanha, e em locais considerados críticos para a proliferação da Dengue, como residências que recusaram a entrada dos funcionários e onde há denúncias ou que se encontrava fechadas, na medida do possível estão sendo realizado o retorno com o objetivo de inspecionar novamente, estipulando prazos para a regularização, notificando e se necessário lavrando autos com penalidades, trabalho difícil de ser realizado, pois não tem no município agente de vetores para executar as ações ficando então sob a responsabilidade da Vigilância Sanitária e Setor de Zoonoses realizarem, sendo que cada um dos setores citados acima tem suas rotinas de trabalho para serem executadas”.

“A campanha foi realizada de forma satisfatória, considerando que poucos imóveis recusaram nossa visita técnica (Agente de Vetores), sendo que a maioria liberou para que fosse realizado o trabalho, muitas amostras de larvas foram coletadas, além do esperado, isso significa que muitos imóveis tiveram problemas com acumulo de água podendo contribuir para a proliferação do Mosquito Transmissor da Dengue, mas dentro das possibilidades e do treinamento que foi realizado a todos os participantes, nosso trabalho atendeu os objetivos propostos que é de eliminar possíveis criadouros, repassar informações importantes sobre a doença, bem como coletar larvas para detectar onde estão localizados os focos do mosquito transmissor”.

“A conclusão que tivemos sobre a campanha, é que a situação é preocupante e que deve se considerar a contratação de pessoal para essa finalidade, tendo em vista que houve aumento considerável de casos da doença, aumento de imóveis com amostras positivas para Aedes Aegypti em diferentes pontos do município, e que todos nós devemos agir o mais rápido possível para evitar transtornos ainda maiores relacionadas à questão crítica da Dengue que aflige vários municípios da nossa região”.

“Informamos também que este documento com mesmo conteúdo foi encaminhado para o vice-prefeito Vanderlon Oliveira Gomes;  presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis Paulo Arouca Sobreira; Secretário de Administração e Pessoal  André Ricardo da Silva e a Secretária de Saúde Erika Ardachinikoff”, concluiu.


Estância Turística de Salesópolis

Moradores do Bairro do Bragança reclamam da

infestação de caramujos

Os moradores do Bairro do Bragança estão convivendo desde o início do ano com uma infestação de caramujos que podem transmitir doenças graves a saúde da população.

Segundo nos relatou uma moradora a Vigilância Sanitária esteve no local e orientou os moradores como combater o foco.

O produto que a Vigilância Sanitária indicou para aplicar nos locais onde estão os caramujos não foi encontrado pelos moradores em nenhum estabelecimento, o que fez aumentar ainda mais a quantidade de caramujos principalmente na Vila Ademar.

A reportagem do Jornal do Povão procurou a Vigilância Sanitária da Estância Turística de Salesópolis que nos enviou uma nota.

Nota da Vigilância Sanitária

“Informamos que o setor de zoonoses recebeu a reclamação de infestação de caramujos no Bragança em 20 de fevereiro de 2015 e foi ao local no dia 26 do mesmo mês. Foi verificado que os caramujos estão em um terreno particular e por esse motivo o senhor José Marcos Braga que é sobrinho do proprietário foi orientado a limpar o terreno (serviço de roçada)”.

“O senhor foi orientado de que esse serviço tem que ser contratado por ele, e que a prefeitura não poderia fazer isso num terreno que tem proprietário”. “A reclamação foi atendida pelo Dr. Eduardo médico veterinário e pelo Chefe de serviços Joaquim”.

“Após esse atendimento o setor de zoonoses não recebeu mais nenhuma reclamação”.


Estância Turística de Salesópolis

Diretores de Cultura e Turismo participam de

reunião em São Paulo

Para solicitar apoio nas ações de cultura para a Estância Turística de Salesópolis, o Diretor de Cultura, Jair Pedrosa e a Diretora de Turismo, Rosangela Falotico estiveram dia 22 de abril reunidos na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com  Adriana Sampaio, responsável pelo atendimento aos municípios.

"Informamos da nossa necessidade em especial para as apresentações de shows culturais em específico para o Festival do Cambuci que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de Junho e para o Festival Sertanejo e primeiro Festival da Cachaça que acontecerá em Agosto".

"Adriana deixou claro que este ano houve uma considerável redução no orçamento da Secretaria o que poderá afetar o atendimento as cidades, porém irá iniciar e se empenhar nos procedimentos administrativos para possivelmente atender a uma das solicitações".

Neste mesmo dia, também ocorreu à visita ao escritório de Representação Regional de São Paulo do Ministério da Cultura, prédio da Funarte.

Jair e Rosangela foram prontamente recebidos pelo Chefe da Representação Valério da Costa Bemfica, o objetivo foi saber detalhes dos convênios que podem ser pleiteados através do SICONV e emendas parlamentares.

"Valério Bemfica explicou sobre a nova lei “Cultura Viva” e um de seus principais instrumentos de aplicação os Pontos de Cultura que fomentam instituições e grupos culturais".

"Disse ainda que, com a obrigatoriedade de atender as solicitações de emendas, pode ser um caminho viável para execução de alguns projetos culturais na cidade e colocou-se a disposição para ajudar no contato com o Ministério para possível implantação dos programas e projetos", concluiu Jair Pedrosa a nossa reportagem.


CAR - Cadastramento Ambiental Rural

Realizou-se na tarde de sábado, 18 de abril no Bairro dos Pintos na Estância Turística de Salesópolis uma reunião com os moradores para explicar o que é CAR – Cadastramento Ambiental Rural que deverá ser efetuado por todos aqueles que possuem propriedades na Zona Rural.

Estiveram presentes o vice-prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, vereador Edney Campos dos Santos; Diretor de Agronegócios da Prefeitura da Estância Turística de Salesópolis Rodolfo Marcondes e representando a TNC (The Nature Conservancy) Solange Wuo que explanou a todos a importância e a necessidade de se realizar o cadastramento das propriedades.

O prazo para o cadastramento foi estendido até o dia 6 de maio em um projeto piloto para o Bairro dos Pintos e Distrito Nossa Senhora dos Remédios, que estão incluídos no Programa Produtor de Água, e o cadastramento será realizado sem nenhum custo para o produtor.


Mutirão

Prefeitura e moradores unidos na limpeza das Estradas Rurais

O vice-prefeito da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes, esteve sábado, 18 de abril no Bairro da Pedra Rajada e juntamente com os moradores realizaram a limpeza e manutenção das saídas das águas pluviais.

Em um trabalho em conjunto com os moradores do Bairro a prefeitura levou máquina e caminhão para assim deixar a estrada em perfeitas condições de tráfego.

Vanderlon agradeceu a participação de todos os moradores em mais esse mutirão que sempre estão colaborando com os trabalhos executados pela administração municipal.


Distrito em ritmo de Rock

Aconteceu sábado, 18 de abril no Distrito Nossa Senhora dos Remédios a Edicação do Colinas Rock Festival com a participação de várias Bandas de Rock da nossa Região e também da Capital Paulista.

O evento organizado pela Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis em parceria com as Secretarias de Educação e Desenvolvimento, Diretorias de Cultura e Turismo e Fundo Social de Solidariedade.

Registramos a presença do prefeito Benedito Rafael da Silva, PR e dos Diretores de Cultura Jair Pedrosa e de Esportes Paulo César Monteiro.


Estância Turística de Salesópolis

Pescadores reclamam de valeta em Barragem

Se o objetivo de Salesópolis é atrair turistas precisamos dar condições para que possam

usufruir das belezas de nossa Estância 

Segundo os pescadores a cerca está na área pertecente ao DAEE

(Departamento de Água e Energia Elétrica)

A Barragem do Rio Paraitinga na Estância Turística de Salesópolis local de grande concentração de pescadores, principalmente no Bairro da Lagoinha está sendo alvo de críticas dos frequentadores.

Segundo relato dos pescadores que frequentam o local para passar algumas horas agradáveis com seus familiares foi aberto uma valeta impedindo que os mesmos cheguem até as proximidades do rio com seus veículos.

O que todos desejam saber é quem é o responsável pela abertura da valeta, se é algum proprietário da área ou foi à prefeitura de Salesópolis.

A reportagem do Jornal do Povão entrou em contato com o Departamento de Obras da Prefeitura da Estância Turística de Salesópolis e o vice-prefeito Vanderlon Oliveira Gomes disse que nenhuma máquina da municipalidade esteve no local para abrir a valeta.


Estância Turística de Salesópolis

Plano Diretor de Turismo é apresentado pela prefeitura

Vereador Sérgio dos Santos, prefeito Benedito Rafael da Silva, Juceline Durigam

(Gerente de Projetos da Geo Brasilis) vereadores Cristian Luiz Candelária e João da Silva

Vereador Benedito Lélis Renó observa a apresentação dos Projetos

No Mercado Municipal empresários ouvem atentamente todos os projetos apresentadados

Foi apresentada na tarde de terça-feira, 14 de abril na Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis o Plano Diretor de Turismo que foi elaborado pela empresa Geo Brailis, através de sua Gerente de Projetos Juceline Durigam.

Juceline Durigam apresentou uma palestra com slides onde mostrou os trabalhos que serão realizados em termos de infraestrutura para a Estância Turística de Salesópolis, mas para que tudo aconteça os Poderes Legislativo, Executivo e Empresário interessados no desenvolvimento turístico da cidade.

Mas para que tudo aconteça e se torne realizada é preciso que todos tenham a consciência de que a Estância Turística de Salesópolis não irá crescer da noite para o dia, mas será realizado um trabalho que a longo prazo trará grandes frutos para todos.

Os vereadores que estavam presentes: Francisco Marcelo de Morais Corrêa, Mário Barbosa Pinto, SD; Cristian Luiz Candelária, PV; João da Silva, PR; Claudinei José de Oliveira, PR; Benedito Lélis Renó, PT e Sérgio dos Santos, PMDB apresentaram suas propostas e querem acima de tudo participarem de todo o processo dos projetos e trabalhos de benfeitoria que serão realizados na Estância.

O prefeito Benedito Rafael da Silva, PR elogiou os trabalhos apresentados pela Geo Brasilis, através de sua Gerente de Projetos Juceline Durigam e que a partir de agora com os esforços de todos, principalmente de sua equipe de trabalho junto com a população iremos levar Salesópolis ao desenvolvimento turístico.

A noite o mesmo plano foi apresentado no “Mercado Municipal” aos Empresários ligados ao Turismo na Estância Turística de Salesópolis, que também contou com a presença do Prefeito Rafael, Diretora de Turismo Rosangela Falotico e Diretor de Cultura Jair Pedrosa, e todos puderam expressar suas ideias que foram levadas pela Gerente de Projetos da Geo Brasilis para que seja anexado e mais uma vez apresentados na próxima reunião.


Estância Turística de Salesópolis

Obras para a pavimentação das ruas do Jardim Bela Vista

“Os trabalhos de guias e sarjetas no Jardim Bela Vista e loteamento do "Carmona" na Estância Turística de Salesópolis já estão em andamento e assim que forem concluídas serão iniciadas as obras no Bairro do Totózinho Cardoso, na Rua Sebastião Nepomuceno da Silva”.

Estas foram as afirmações do prefeito Benedito Rafael da Silva, PR que está otimista quanto a realização não somente dessas obras de pavimentação, mas de outras grandes obras que virão para melhorar ainda mais a infraestrutura da Estância.

As Ruas Vinte e Oito de Fevereiro e Santa Rita de Cássia também serão recapeadas e o início da subida da Estrada da Barra irá receber benfeitorias, visto que o asfalto na Rua Sebastião Soares Leite não será mais executado (pelo menos neste momento) devido o Meio Ambiente vetar a obra porque aquela área sofre uma Ação Civil Púbica e não foi aprovada a pavimentação e somente após a aprovação da Lei Específica passar pela Assembleia e  o loteamento for regularizado poderá ser efetuado trabalhos de melhorias naquela via.

Operação tapa buracos

A operação tapa buracos será realizada em toda a cidade, visto que o material já foi adquirido e o rolo para compactar o asfalto deverá chegar na próxima semana para que os trabalhos sejam iniciados.


Estância Turística de Salesópolis

Deputado André do Prado entrega computadores

para o Projeto Caminhando Juntos

A noite de sexta-feira, 10 de abril foi especial para os alunos e mães do Projeto Caminhando Juntos na Estância Turística de Salesópolis.

O deputado estadual André do Prado, PR esteve no Bairro do Fartura, sede do Caminhando Juntos para a entrega oficial de computadores que serão utilizados pelos frequentadores do Projeto.

Foi uma noite especial para todos que puderam mostrar as autoridades e público presentes uma pequena parte do que é desenvolvido no Bairro do Fartura.

Um coral de crianças tocaram flautas, outras fizeram suas apresentações de dança e as mães dos alunos também participaram com uma coreografia.

Em seu discurso André do Prado ressaltou a importância de estar apoiando a Associação Caminhando Juntos pelo fato de se tratar de uma ação social onde todos trabalham voluntariamente em prol de um objetivo que é de proporcionar as crianças e adolescentes um local onde possam adquirir conhecimentos.

O prefeito Benedito Rafael da Silva, falou da parceria que a Prefeitura da Estância Turística de Salesópolis mantém com a Associação Caminhando Juntos  que é de suma importância para a formação cultural de todos àqueles que frequentam diariamente os projetos desenvolvidos no Bairro do Fartura.

Rafael ressaltou ainda a construção do Centro Comunitário no Bairro do Fartura que será entregue a população juntamente com uma academia ao ar livre, reconhecendo assim o valor que o Bairro tem para todos.

Estiveram presentes ao evento além do deputado estadual André do Prado, o prefeito Benedito Rafael da Silva, PR e a presidenta do Fundo Social de Solidariedade Paula Tenório, vice-prefeito de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes e sua esposa Luciana Miranda; subprefeito do Distrito Nossa Senhora dos Remédios, Paulo  Roberto de Faria;  Diretor de Esportes de Salesópolis, Paulo César Monteiro; prefeito de Biritiba Mirim Carlos Alberto Taino Junior; presidente da Associação Caminhando Juntos, José Gastão Cursino dos Santos; Amélia Torraga, Presidente do PMDB em Salesópolis; Ivani Andolfo, Diretora do Departamento Regional de Assistência e Desenvolvimento Social;  o ex-prefeito Francisco Rodrigues Corrêa (Quico) e os vereadores da Estância Turística de Salesópolis Paulo Arouca Sobreira, Cristian Luiz Candelária, Mario Barbosa Pinto, Francisco Marcelo de Morais Corrêa, Edney Campos dos Santos, João da Silva e Sérgio dos Santos.


Tradição

Malhação do Judas em Salesópolis

Todo domingo de Páscoa as crianças se reúnem na Praça da Matriz para saírem às ruas da Estância Turística de Salesópolis e malharem o Judas.

A tradição em Salesópolis mais uma vez foi mantida e neste ano e dezenas de crianças percorreram o comércio com o boneco e ganharam muitas balas.

Esperamos que essa tradição quase que centenária seja mantida para que nosso povo mantenha "viva" a Cultura da malhação do Judas na Estância Turística de Salesópolis.


Estância Turística de Salesópolis

Deputado André do Prado pede agilidade na reconstrução

da Ponte do Aterrado

O deputado estadual André do Prado, PR esteve com o Superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ricardo Borsari, e o assessor técnico, Nelson Nashiro, para acompanhar e obter informações a respeito da reconstrução da Ponte do Aterrado na Estância Turística de Salesópolis.

O processo para  a reconstrução da mesma se encontra no departamento jurídico do DAEE, mas o deputado André do Prado está acompanhando e solicitando ao Governo do Estado agilidade em sua tramitação para que as obras tenham início o mais rápido possível e, com isso, consigamos dar resolutividade ao problema, que afeta à população desde 2012 e tem prejudicado, sobremaneira, a locomoção dos moradores que residem nos bairros de Aparecida, Arrepiado, Pinheirinho, Aterrado e Pedra Branca.


Estância Turística de Salesópolis

Prefeito Rafael fala das obras de reurbanização da cidade

“Não haverá elevador no Portal, apenas uma adequação para melhor atender aos turistas”

O prefeito Benedito Rafael da Silva, PR falou a nossa reportagem das obras de infra-estrutura que serão realizadas a partir do Portal Artístico, passando pela Rua Prefeito Antônio Camargo Primo, "Avenida Nova" e se estendendo até o centro da cidade.

“As obras que se iniciaram nesta semana (30/03) não se trata de reforma do Portal, mas de adequações que são necessárias para podermos recepcionar melhor os turistas que nos visitam”.

“Não será feita nenhuma reforma no Portal, apenas corrigir algumas fissuras que aparecem durante todo esse período e modificar as saídas que atualmente são para a pista e para conhecimento de todos não haverá nenhum elevador no local”.

“As obras se iniciam no Portal e irão se estender até o centro da cidade com adequações das calçadas, e na primeira etapa dos trabalhos serão colocadas luminárias no canteiro central até a Praça dos Expedicionários, além do plantio de mais árvores e instalação de quatro espelhos d’água ao longo da via”.

“Toda essa modificação será para que o turista que nos visita saiba que Salesópolis é a cidade das águas, e precisamos mostrar isso a todos”.

"Quanto as placas indicativas para início, conclusão e valor da obra há um prazo para serem colocadas e nada impede que as obras sejam iniciadas", disse o prefeito Rafael.


Exclusivo

Prefeito Rafael é eleito Presidente do Comitê da

Bacia Hidrográfica do Alto Tietê

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, PR foi escolhido na manhã de terça-feira, 31 de março, Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. 
A eleição ocorreu na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a escolha foi feita de forma colegiada pelos 39 prefeitos que integram o Comitê.


Estância Turística de Salesópolis

Obras do DADE na entrada da cidade

Em 4 de outubro de 2014 o Prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, PR, concedeu entrevista a nossa reportagem onde falou entre outros assuntos do Projeto de Reurbanização da entrada da cidade e da “Avenida Nova”, leia trecho da entrevista abaixo.

“O projeto de reurbanização da entrada da cidade e da “Avenida Nova” foi enviado para ser aprovado pelo Departamento Técnico do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) e que irá liberar os recursos para a execução da obra”.

“Naquele local teremos um parque com centro de convenção, pista de skate, academia ao ar livre, com espaço para as crianças, ou seja, um local aprazível com lanchonete e banheiro, para que o turista tenha o prazer de visitar Salesópolis, mas antes de tudo queremos atender aos anseios da população de nossa cidade”, disse o prefeito Rafael.


Combate a Dengue na Estância Turística de Salesópolis

Grupo de Escoteiros visitam Bairro do Fartura

Vice-prefeito Vanderlon Oliveira Gomes com o Chefe do Grupo Paulo Sérgio Vasconcelos

O 328º Grupo de Escoteiros Tangará da Estância Turística de Salesópolis, esteve no sábado, 28 a pedido do vice-prefeito Vanderlon Oliveira Gomes no Bairro do Fartura e visitando as famílias para orientá-las sobre a prevenção da Dengue.

Foi realizada uma palestra de capacitação e esclarecimento da Secretária de Saúde com os escoteiros juntamente com o Chefe do Grupo Paulo Sérgio Vasconcelos.

Foram distribuídos folhetos e os Escoteiros conscientizaram os moradores e prestaram esclarecimentos a todos de como se prevenir para que não haja a proliferação do mosquito transmissor da Dengue.


Manifestação em Salesópolis reúne mais de 200 alunos

Edição: João Pedro Morente

Protestaram em apoio aos professores da Rede Estadual que estão em greve por melhores salários


Professores da rede estadual de SP mantêm paralisação

Os professores da rede estadual decidiram continuar em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na tarde de sexta-feira, 27 em assembleia no Masp (Museu de Arte de São Paulo). A paralisação começou no último dia 16. A próxima reunião deve acontecer no dia 2 de abril.

Segundo o sindicato, cerca de 60 mil pessoas participaram do ato. Maria Izabel Noronha, a presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), afirmou que está marcada para a próxima segunda às 11:00 uma reunião com a secretaria de Estado da Educação.

Os professores reivindicam aumento salarial de 75,33%, aplicação da jornada do piso, desmembramento das classes superlotadas, contratação dos docentes temporários, aumento do valor do vale-transporte e do vale-alimentação, fim da violência nas escolas; entre outras.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo afirmou que "avalia que a decisão do sindicato é extemporânea e ofensiva aos pais e alunos paulistas, uma vez que a categoria recebeu o último aumento salarial há sete meses, em agosto de 2014, o que consolidou um reajuste de 45%".

Segundo a pasta, a média de comparecimento dos professores nas escolas estaduais ficou em 92% ao longo da semana.

Manifestação dos alunos em Salesópolis

Foto: João Pedro Morente

Na manhã de sexta-feira, 27 alunos da Escola Professora Olga Chakur Farah saíram pelas ruas da cidade em apoio aos professores que estão em greve.

Cerca de 200 estudantes participaram da manifestação que foi pacífica e democrática onde todos apoiaram a paralisação dos professores que estão reivindicando aumento salarial.


Solidariedade

Alunos protestam em apoio aos professores

Fotos (Celinha Rodrigues)

Os alunos da Escola Professora Olga Chakur Farah da Estância Turística de Salesópolis saíram na manhã de sexta-feira, 27, pelas ruas do centro da cidade em uma manifestação pacífica em apoio aos professores da rede estadual que estão em greve.

A categoria está em greve há duas semanas e pede que o governo tome providências para melhorar o ensino no estado. 

São Paulo tem 5.300 escolas e a capital, 1.085. O sindicato dos professores diz que 59% da categoria aderiu em todo o estado. Já a Secretaria de Estado da Educação diz que o movimento só tem apoio de 2,5% dos docentes. Na quarta-feira (25), o governador Geraldo Alckmin declarou que "não está tendo greve".

Entre as reivindicações da Apeoesp, que representa a categoria, estão reajuste salarial, melhores condições de trabalho e o fim da superlotação nas salas de aula. Os professores pedem aumento para equiparar o salário deles aos ganhos de outras categorias profissionais que têm ensino universitário, de acordo com o que prevê o Plano Nacional de Educação.

Combate a Dengue

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, PR, durante entrevista a nossa reportagem pediu para que a população não deixe acumular água em vasos ou até mesmo em baldes.

A equipe da Vigilância Sanitária que está visitando as casas para a prevenção e proliferação do mosquito da Dengue está encontrando muitos recipientes com larvas o que pode aumentar o risco do aumento de mosquitos transmissor da doença.

Suspeita de Dengue

Há ainda uma suspeita de Dengue no Distrito Nossa Senhora dos Remédios ainda não confirmada, mas que serve de alerta para a população tomar mais cuidado e não deixar água acumular, já que a Dengue pode levar a pessoa ao óbito.


Estância Turística de Salesópolis

Vice-prefeito Vanderlon fala ao JP

Vice-prefeito Vanderlon durante entrevista concedida a nossa reportagem

O vice-prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, falou a reportagem do Jornal do Povão sobre as dificuldades que a cidade vem enfrentando e disse que “as obras de infraestrutura e melhoria serão realizadas e que já sendo providenciada a limpeza de todos os Bairros da Estância bem como a retirada do mato das vias públicas”.

"A operação tapa-buracos na cidade será realizada no início do mês de abril, visto que estamos aguardando a chegada de um rolo para compactar o asfalto que estará cobrindo os buracos nas vias".

Com referência a continuação da rua Frederico Ozanan que dá acesso ao Mirante da Torre Vanderlon ressaltou que “será necessário um projeto de adequação do local para o escoamento das águas pluviais para que seja efetuado o asfalto da vida, mas para isso será necessário buscar recursos junto aos Governos Estadual e Federal e aos deputados para que possamos assim resolver os problemas daqueles moradores”, disse o vice-prefeito.

Quanto a não realização do Desfile Cívico Escolar em comemoração ao Aniversário da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon falou que por motivos financeiros não pode ser realizado neste ano visto que os gastos ultrapassam R$ 30 mil e que ainda este ano está estudando uma maneira de manter a tradição dos desfiles e poderá realizar uma comemoração em 7 de setembro.


Um artista que Salesópolis conheceu

José Sebastião Pereira de Souza, é natural de Salesópolis, nasceu em 20 de fevereiro de 1945, ingressando na Polícia Militar no ano de 1969 e após 30 anos de serviços prestados encontra-se na reserva.

No posto de Tenente da Reserva da PMSP realizou dentro da Corporação diversos cursos profissionalizantes dentre os quais podemos destacar: Preservação Ambiental e Monitor das Escolas de Formação para Soldados Masculinos e femininos.

José Sebastião também cursou por quatro anos a Universidade de Mogi das Cruzes onde graduou como professor de História e ministrado aulas em diversas escolas de Salesópolis e Biritiba Mirim.

Se sentindo muito bem após duas operações do coração José Sebastião tem como seu único desejo participar de comemorações na cidade de Salesópolis e outras que por ventura venham realizar.

E foi nesse espírito de alegria e emoção que José Sebastião Pereira de Souza cantou na noite de 28 de fevereiro na Missa Solene na Igreja Matriz São José de Salesópolis em comemoração ao aniversário da cidade.

Com a música Minha Terra, José Sebastião Pereira de Souza cantou e encantou a todos os presentes em 28 de fevereiro e esperamos que novas oportunidades surjam seja dentro da Igreja Matriz durante as festividades de São José ou no Palco da Praça Padre João Menendes para que muitas outras pessoas possam compartilhar esse momento único que foi proporcionado àqueles que estavam presentes na missa de aniversário da Estância Turística de Salesópolis.


Sem solução

Rua continua sem condições de tráfego

SEM CONDIÇÕES: Motoristas se recusam a descer na via para realizar entregas

EROSÃO está destruindo parte dos trabalhos realizados no final de fevereiro

Os moradores da Rua João Batista de Melo Franco Júnior, localizada no Bairro do Fartura em Salesópolis já estão cansados de pedir providências para um pequeno trecho que está localizada o final da via.

Há anos as reclamações são as mesmas, solicitando alguma melhoria que possibilite veículos irem até o final da rua.

A reportagem do JP nos últimos três anos já fez várias matérias sobre a via mostrando uma senhora com mais de 80 anos ser carregada no colo devido os motoristas não terem condições de descer com os veículos.

No final do mês de fevereiro foi realizada uma obra emergencial para o escoamento das águas pluviais, mas o que seria para melhorar as condições para os motoristas de nada adiantou.

Com as chuvas dos últimos dias um princípio de erosão está se iniciando no local e se nenhuma providência for tomada de imediato a situação daqueles moradores poderá ficar ainda pior.

A reportagem do JP tentou entrar em contato com o vice-prefeito Vanderlon de Oliveira Gomes, para falar sobre quando realmente o trecho final daquela via será definitivamente recuperada, mas não conseguimos localizá-lo.


Salesópolis

Vice-prefeito Vanderlon participa de reunião com

Ministro das Cidades

Deputado Federal Marcio Alvino, Ministro das Cidades Gilberto Kassab e o

vice-prefeito de Salesópolis Vanderlon durante reunião em Mogi das Cruzes

O vice-prefeito da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes participou na tarde de sábado em Mogi das Cruzes de uma reunião com o Ministro das Cidades Gilberto Kassab e com os membros do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê).

Na oportunidade o vice-prefeito Vanderlon reivindicou recursos para o asfalto da Estrada da Petrobrás no valor de R$ 3 milhões; mais R$ 2 milhões para obras de infraestrutura nas ruas de Salesópolis; R$ 2,7 milhões para melhorias nas escolas municipais e R$ 500 mil para a adequação do Cemitério Municipal.


Salesópolis

Aulas de Taekwondo no Centro Esportivo

 

A reportagem do Jornal do Povão foi convidada pelo vereador Cristian Luiz Candelária, PV (Kiki) para assistir aos treinamentos que o professor de Taekwondo Marcelo Paiva ministra no Centro Esportivo Municipal todos os sábados.

 

Nossa reportagem falou com o Mestre Marcelo Paiva e disse que “desenvolvo o trabalho com Taekwondo há quatorze anos em Mogi das Cruzes com sete núcleos na Periferia da cidade e o intuito é retirar as crianças da rua, visto que hoje vídeo game e filmes de ação são apenas luta, e precisamos canalizar as energias das crianças pelo lado bom da vida com a prática de esportes como Taekwondo e com regras”.

“Hoje temos por volta de 30 alunos de Salesópolis e pretendo levar todos para participarem no próximo dia 25 de abril em um evento na cidade de Mogi das Cruzes em um núcleo nosso que se chama Bola de Neve”.

Todo projeto social é de responsabilidade de Marcelo que assume todas as despesas com equipamentos e não envolve a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis, utilizando apenas o espaço cedido no Centro Esportivo e Recreativo Expedicionário Benedito da Fonseca.

“Deixo de recado às crianças para aproveitarem o tempo ociosos com o esporte independente de ser taekwondo, vôlei, futebol ou karate e com pessoas que sejam filiados em federações e que tenham responsabilidades”.

Marcelo disse que já tem sua equipe pronta para representar Salesópolis nos Jogos Regionais e preparada para ganhar medalhas, aguardando apenas a inscrição da equipe.

A reportagem do Jornal do Povão procurou o Diretor de Esporte Paulo César Monteiro para falar sobre as inscrições de Salesópolis nos Jogos Regionais e nos disse por telefone que está dentro do prazo e  que todos os atletas serão inscritos para representar Salesópolis.


Após acidente

Prefeito Rafael passará por cirurgia em Mogi das Cruzes

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, PR que sofreu um acidente automobilístico no início da noite de sexta-feira, 6 de março passará por uma cirurgia no braço, que será realizada no Hospital Luzia de Pinho Melo (SUS) onde se encontra internado.

Segundo seus familiares o prefeito está bem e deverá receber alta médica ainda nesta semana.

Centenas de pessoas se mobilizaram nas redes sociais prestando solidariedade à família do prefeito nos últimos dias e logo que receber alta deverá retomar seus compromissos na Administração Municipal.

O vice-prefeito Vanderlon Oliveira Gomes estará nesse período representando o prefeito Rafael nos compromissos e atendendo a população na prefeitura de Salesópolis.

Danos materiais

A Reportagem do Jornal do Povão falou com a Assessoria do Prefeito Rafael e fomos informados que todos os danos materiais ocorridos no caminhão que foi atingido pelo veículo da prefeitura serão ressarcidos pela seguradora.


Jornal do Povão no Diário de Mogi

O Jornal do Povão figurou na Edição desta terça-feira, 3 de março no Jornal O Diário de Mogi das Cruzes na Coluna do Darwin Valente em que cita a entrega do Título de Cidadão Salesopolense a Padre Antônio Carlos Menezes no Distrito Nossa Senhora dos Remédios.

Um conceituado Jornal como o Diário de Mogi só faz lembrar a todos nós a importância do Jornal do Povão para Salesópolis e Região.

Nosso objetivo é continuar informando tudo o que o povo de nossa região precisa saber seja no âmbito cultural, religioso ou político.

Estamos nos aperfeiçoando a cada dia para divulgar o nome de Salesópolis em toda nossa Região, no Brasil e no Mundo.


Festa de São José em Salesópolis

A festa do Padroeiro São José será realizada de 14 a 22 de março, uma semana de festa com missas, quermesse e shows na Praça Padre João Menendes.

Na tarde de domingo, 1 de março os festeiros organizaram uma ação entre amigos na Sociedade São Vicente de Paulo para arrecadarem fundos para poderem iniciar os trabalhos das festividades.

Horácio do Prado, Capitão do Mastro já adiantou a nossa reportagem que mais uma vez o tradicional Leilão de Gados não irá acontecer em Salesópolis devido o alto custo para o transporte e retirada de GTA (Guia de Transporte Animal).


Prefeitura assina convênio com a Associação Caminhando Juntos

Presidente da Associação Caminhando Juntos José Gastão Cursino dos Santos, Secretária de Assistência Social Monike Cáfaro Arouca Sobreira e o Prefeito Benedito Rafael da Silva, PR

Realizou-se na manhã de terça-feira, 24 no Gabinete do Prefeito Benedito Rafael da Silva, PR a assinatura do convênio entre a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis e a Associação Caminhando Juntos.

O Presidente da Associação Caminhando Juntos, José Gastão Cursino dos Santos disse que “é muito importante a assinatura desse convênio para o desenvolvimento de projetos assistenciais em Salesópolis visando uma melhoria na qualidade de vida das pessoas atendidas”.

“Sem esse convênio dificilmente a entidade conseguiria desenvolver os projetos e por isso é importante uma parceria com a Prefeitura e Secretaria de Assistência Social”.

“Hoje temos nosso núcleo no Bairro do Fartura e futuramente teremos um polo em cada Bairro para estarmos desenvolvendo em todo o município nossos trabalhos, inclusive na área rural e também no Distrito Nossa Senhora dos Remédios”.

“Pedimos a colaboração da população ajudando a entidade com a Nota Fiscal Paulista e ao realizar suas compras colocarem as notas fiscais nas caixinhas que estão nos estabelecimentos comerciais da Estância Turística de Salesópolis”, concluiu José Gastão.

O prefeito Benedito Rafael da Silva, PR ressaltou a importância desse convênio dizendo que “é um dos projetos mais importantes para Salesópolis visto que a finalidade e a entidade Caminhando Juntos é formidável, um projeto sério e uma política que apresenta resultados”.

“É uma verba representativa que será repassada para manter a entidade, um trabalho realizado principalmente no Bairro do Fartura que era um Bairro que tinha problemas, e hoje evoluiu muito, a cidade está feliz, o povo está feliz e principalmente as crianças estão felizes, participando dos projetos ou seja uma integração das famílias

“Para o administrador que sabe usar o dinheiro púbico essa é uma verba que está sendo muito bem aproveitada, com mais de R$ 200 mil repassados para a entidade com muito prazer e sabemos que no futuro o ganho será para a sociedade, famílias e o ganho para a cidade serão muito importantes”.

“Parabenizo a todos que estão envolvidos nesse projeto que estava anteriormente no CEP que era órgão público e repassamos para a Associação Caminhando Juntos que foi um salto na qualidade no aproveitamento do dinheiro, com projetos de qualidade e para nós é motivo de muita satisfação estarmos no segundo ano e com certeza irá evoluir muito mais e quem ganha é a população principalmente os jovens de Salesópolis”, concluiu o prefeito Rafael.


Dinheiro do Carnaval

Prefeitura irá repassar R$ 20 mil para a Santa Casa

O prefeito Benedito Rafael da Silva, PR pediu mais uma vez para que “os vereadores parem de surfar e coloquem os pés no chão e aprendam ter respeito com as “coisas” públicas e com as pessoas de Salesópolis”.

“O carnaval na ótica da Polícia Militar foi o melhor da região e estão levando o modelo de nossa cidade “o modelo da pacata Salesópolis serve de exemplo para outras cidades” de como se faz um carnaval ordeiro e não curral e sim para as pessoas terem segurança para entrar, com polícia, seguranças, e contribuição e não taxa, para pagar despesas de um município pobre”.

“Se deu prejuízo foi porque os vereadores boicotaram o carnaval ao invés de incentivar, pois somos uma Estância Turística precisamos realizar eventos, são vereadores que envergonham a Câmara Municipal com postura ridícula de só querer atacar o prefeito”.

“Eles não estão atacando a minha pessoa e sim desrespeitando a sua cidade, e durante o período do carnaval não tivemos nenhuma ocorrência grave e eu não admito que falem mal de Salesópolis”.

“Iremos pagar o essencial da despesas do carnaval e repassaremos R$ 20 Mil para a Santa Casa de Misericórdia, para o setor de Urgência e Emergência que parem de atacar o prefeito pois é vergonhoso para nossa cidade”, disse o prefeito Rafael.


Moradores apreensivos com mato na rua

Os moradores da Rua São Cristóvão, no Bairro do Fartura na Estância Turística de Salesópolis estão apreensivos com a proliferação de bichos peçonhentos devido a grande quantidade de mato que está se acumulando na via.

Em uma propriedade particular o mato já cobriu toda a cerca de madeira e está avançando em direção a via obrigando os pedestres a dividirem espaços com os veículos.

O que todos pedem é que a Secretaria de Obras faça a limpeza do local para que não proliferem mais bichos devido ao calor que está fazendo e assim evitar colocar em risco as pessoas que circulam naquele local.


Obras

Prefeitura inicia obra em Rua no Bairro do Fartura

A Prefeitura da Estância Turística de Salesópolis iniciou na tarde de segunda-feira,9 a canalização de água pluvial no trecho final da Rua João Batista de Melo Franco Júnior no Bairro do Fartura.

Agora os moradores aguardam pela recuperação da via que é bem acidentada e precisa não somente que a máquina faça os serviços de patrolamento mas, que realizem um trabalho duradouro visto que os motoristas que fazem entregas no local ou mesmo os taxistas se recusam a descer para não terem seus veículos avariados.

Naquela mesma via mora uma senhora que necessita quase que todas as semanas ser levada ao médico e sempre precisa ser carregada no colo pelos filhos e netos.

Os moradores já satisfeitos com o início dos trabalhos pela prefeitura agora esperam que sejam concluídos realizando um trabalho em definitivo para o bem estar de todos.


Decreto do som

Prefeitura multará quem deixar som alto nos veículos

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis usando o poder através do Decreto 3063, de 27 de Janeiro de 2015, irá multar e apreender os veículos cujo motoristas estejam com som alto seja na Praça da Matriz ou em qualquer via da cidade.

Depois de anos de espera de alguma providência do Poder Público agora com certeza os moradores principalmente da área central de Salesópolis poderão dormir tranquilamente nos finais de semana.

Era um grande problema tanto para a Polícia Militar quanto para as autoridades que recebiam todos os finais de semana reclamações de moradores perturbados com o excesso do som nos veículos.

Alguns motoristas abusavam demasiadamente dos potentes auto falantes e ficavam a madrugada com o som no último volume o que tirava o sono de muitos moradores.

Com o Decreto do Prefeito Benedito Rafael da Silva, PR, quem for pego com som alto irá pagar uma multa no valor de R$ 1.267,80, referente a 20 UNIFISAS (Unidade Fiscal do Município de Salesópolis) e ainda poderão ter seus veículos apreendidos.