EDUCAÇÃO

Volta às aulas

Professor Padilha fala a reportagem do JP

A reportagem do Jornal do Povão esteve como Professor e Secretário Municipal de Educação da Estância Turística de Salesópolis José Luiz Padilha Aguilar que falou sobre as melhorias que ocorrem nos últimos três anos nas Escolas Municipais.

Padilha disse que “as coisas positivas que fizemos foi primeiramente “apagar incêndios” diariamente e implantamos projetos que melhoraram a qualidade de Educação dos alunos e estimulamos os professores durante esses três anos”.

“Foi implantado o Projeto Esporte na Escola, Amostra Educacional, Educador Nota 10 entre outras ações”.

“O que foi mais marcante nesse período foi trazer os alunos do campo para as unidades escolares da sede do município”.

“Proporcionamos aos alunos uma qualidade de ensino que não haveria condições de aplicar nas escolas da Zona Rural”.

“Hoje as crianças estão felizes e se perguntar as mesmas se desejam voltar para as escolas da Zona Rural a resposta é unânime, pois elas estão sendo bem assistidas na cidade, pois participam de esportes, jogam futebol e naquele primeiro momento nossa preocupação era com o “bullying”, mas graças a Deus isso não ocorreu e todas foram bem recebidas pelos professores e demais alunos”.

“Outro fator foi o transporte escolar que após o realinhamento das linhas houve uma economia para os cofres públicos”.

“Hoje implantamos o respeito dentro da rede municipal de ensino com a inclusão social de todas as crianças e respeito acima de tudo por parte da Secretaria de Educação”.

“Em 2016 iremos trabalhar a formação dos professores, que já realizamos em anos anteriores mas teremos que dar mais ênfase para que todos trabalhem em conjunto com outros gestores”.

“A Educação tem todos os recursos materiais e a grande dificuldade é dar o suporte aos professores e irá acontecer através de capacitação”.

Desfile Cìvico

“Este ano será realizado o Desfile Cívico em comemoração ao aniversário da Estância Turística de Salesópolis e terá como tema Mais com Menos mostrando o que a prefeitura pode fazer em 2015 em todas as Secretarias com poucos recursos”, concluiu Padilha que está otimista quanto a melhoria do ensino nas escolas municipais.


Encerramento da  Formação Continuada - PNAIC

O PNAIC ( PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇAO NA IDADE CERTA) é um programa do Governo Federal que objetiva  alfabetizar todas as crianças até os 08 anos de idade. Dentre as ações do PNAIC, podemos citar a formação dos professores alfabetizadores que atuam com o ciclo de alfabetização, 1º , 2 º e 3º anos.

O Município da Estância Turística de  Salesópolis, através da Secretaria Municipal de Educação aderi ao programa e  ofereceu  formação aos  professores alfabetizadores da rede que aconteceu quinzenalmente, aos sábados, computando 8 horas de estudo e 20 horas de trabalho em sala de aula com aplicações em sala de aula  e atividades oferecidas pela plataforma moodle no total de 80 h . Foram capacitados  os professores  das Emefs : Sonia Maria da Fonseca, Ernesto Ardachnikoff, Mestra Henriqueta /Antonio Alves de Alvarenga e Maria de Lourdes Gonçalves de Toledo.

A equipe responsável pela formação Professoras Maria de Loudes, Lilian Cristiane e Dannyela Cristina, foram capacitadas no Pólo da UFSCAR em São Carlos e em Mogi das Cruzes , além de estudos  complementares através das atividades  oferecidas pela plataforma  moodle ( curso EAD).

No dia 16 de dezembro ( quarta-feira) às 18:00  na EMEF Profª. Maria de Lourdes Gonçalves de Toledo  aconteceu o encerramento  do curso iniciado em agosto ,onde  foram  estudados três  livros com  os temas : Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o Ciclo de Alfabetização,  A criança no Ciclo de Alfabetização e Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização .  

No seminário os professores alfabetizadores apresentaram sequencias didáticas  e projetos desenvolvidos nas escolas, relatando suas experiências desde o inicio do trabalho.

Estavam expostos no local um memorial dos professores que participaram do curso , no qual puderam relatar sua  trajetória profissional até os dias de hoje.

Segundo relato dos professores o PNAIC veio enriquecer a prática docente. Através da toca de experiências e teorias educacionais.

Para o Secretário da Educação Prof. Padilha Aguilar “o gestor tem a obrigação de buscar caminhos que possibilite a formação continuada dos professores”.

Para o Prefeito Rafael “Vamos sempre buscar apoio e parcerias para formar nossa equipe”.


Estância Turística de Salesópolis

Posse do novo Conselho Municipal de Educação

Aconteceu no dia 18 de dezembro au posse dos novos membros eleitos do Conselho Municipal de Educação da Estância Turística de Salesópolis e nomeados pela Portaria n° 4.898 de 10 de dezembro de 2015 e que terão mandato de dois anos. 

Para presidente do Conselho foi eleita a professora Ada Aparecida Costa dos Santos, ficando a professora Cristiane Milena Nepomuceno Pinto como vice-presidente e a diretora do CMCI “Dona Teresa Feital”, professora Cintia Milena Gonçalves Oliveira como secretária.

O Conselho Municipal de Educação foi criado pela Lei 1.245/97, com nova redação dada pela Lei 1.260/97.

É um órgão de caráter normativo, consultivo e deliberativo do sistema municipal de ensino vinculado a Secretaria Municipal de Educação e tem como atribuições auxiliar o Poder Público na elaboração das políticas públicas voltados para área da educação além de deliberar sobre qualquer assunto relacionado à matéria educacional no território municipal e a grande responsabilidade do conselho para os próximos dez anos será a de acompanhar a execução do Plano Municipal de Educação - PME, instituído pela Lei n° 1.716 de 13 de outubro de 2015, entre outros assuntos relacionados à matéria.

O Secretário Municipal de Educação, professor José Luiz Padilha Aguilar falou a reportagem do Jornal do Povão e disse que “esse é um momento muito especial, pois está se vivendo na prática a Meta 19 do PME, que trata da gestão democrática da educação, onde a Prefeitura Municipal por intermédio da Secretaria de Educação será a responsável pela execução do plano, enquanto que o Conselho Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Educação (a ser regulamentado) serão os órgãos de acompanhamento e fiscalização no cumprimento das metas”. “O Prefeito Benedito Rafael da Silva acerta, quando possibilita e prioriza estabelecer ferramentas para o controle e fiscalização dos gastos público”, concluiu Padilha.

A íntegra do Plano Municipal de Educação de Salesópolis, Lei 1.716/2015, pode ser acessada no endereço abaixo: 

http://salesopolis.sp.gov.br/publicacoes/Legislacao/?dir=Leis/Ordinarias/2015

A primeira reunião ordinária do novo conselho será no dia 11 de fevereiro de 2016 já que seu Regulamento Interno prevê recesso no período de 20 de dezembro a 30 de janeiro.

Confira a lista completa dos novos conselheiros, e suas respectivas representações, nomeados pela Portaria n° 4.898/2015.

Representantes da Secretaria Municipal de Educação

Titular         Maria de Lourdes Faria

Suplente     Bernadete da Penha de Sousa

Representantes do Ensino de Educação Infantil

Titular         Ada Aparecida Costa dos Santos

Suplente     Shirley Cristiane da Silva Cunha

Representantes do Ensino Fundamental Municipal

Titular         Cristiane Milena Nepomuceno Pinto

Suplente     Paula Carolina de Moraes Fonseca Siqueira

Representantes do Ensino Especial Municipal

Titular         Adriana Goor Silva Candelária

Suplente     Marli Castilho de Campos Fonseca

Representantes dos Trabalhadores em Educação

Titular         Daniele de Jesus Cardoso

Suplente     Evelyn Jaciara de Souza

Titular         Larissy Jeane Dias de Souza

Suplente     Analu Ágatha Nepomuceno de Oliveira

Titular         Maria Sebastiana Lopes

Suplente     Elcimara Cristina Martins de Siqueira

Representantes da Comunidade Escolar Envolvida

Titular         Fernanda Aparecida Costa dos Passos

Suplente     Cristiane Aparecida Velozo Miranda

Titular         Cintia Milena Gonçalves Oliveira

Suplente     Juliana Domithila Aparecida Nepomuceno Felis


 

II Mostra Educacional da Estância Turística de Salesópolis

Confira todas as fotos do evento no Facebook JP Hiago Salesópolis

Aconteceu sábado, 24 de outubro a II Mostra Educacional realizada pela Secretaria Municipal de Educação da Estância Turística de Salesópolis.

A abertura do evento contou com a presença dos Gestores das Unidades Escolares; vereadora Deise Aparecida Correa Duque; Advogado Osmail de Cássia Siqueira Ribeiro; Secretária Municipal de Meio Ambiente,  Dra. Lilian Mara Oliveira Souza e do Secretário Municipal de Educação Professor José Luiz Padilha Aguilar.

Houve também a apresentação das crianças das escolas municipais que realizam várias apresentações na Praça da Matriz.

O prefeito Benedito Rafael da Silva, PSD, também marcou presença no evento visitando todas as salas e fez questão de ouvir atentamente as explanações dos professores que apresentaram os trabalhos realizados pelos alunos.

Em sua mensagem aos professores o prefeito Rafael falou que “é o reflexo de um trabalho dedicado e competente realizado pela Secretaria Municipal de Educação, professores e funcionários que estão empenhados na melhoria de qualidade de ensino da Estância Turística de Salesópolis”.

“Sempre fomos uma referência e tivemos orgulho da educação e estamos dando um salto de qualidade muito grande e é um esforço de todos, que estão de parabéns e realizaram esta amostra que é um trabalho de um ano todo”.

“É um orgulho para todos nós ver esse resultado pelo empenho, força e criatividade que com poucos recursos fizeram uma exposição muito bonita e isso é motivo de muita alegria”, encerrou o prefeito Rafael.

O Secretário Municipal de Educação Padilha falou ao JP ressaltando que “mesmo com problemas de recursos houve a criatividade dos diretores, professores e também da secretaria que estabeleceu mudanças e todo o enfeite foram feitos pelos funcionários e foi um ponto positivo que é mais uma ferramenta que colocamos para o gestor utilizar na escola, estabelecemos ferramentas para que o gestor possa trabalhar professores e alunos”.

Padilha fez uma avaliação dos três primeiros anos frente a Secretaria de Educação: “Evoluímos muito e estamos “apagando incêndio” e fazendo projetos, introduzindo o professor nota 10, amostra educacional e olimpíadas de matemática, são eventos que estamos deixando nossa marca e o próprio desfile cívico foi uma transformação de conceito e o prefeito Rafael assumiu conosco de fazer novamente durante as comemorações de aniversário da Estância Turística de Salesópolis”.

“O principal que vimos foi a reorganização das escolas e do transporte dos alunos da Zona Rural e o salto qualitativo foi grande e que transformou a Secretaria de Educação”, concluiu o professor e Secretário de Educação José Luiz Padilha Aguilar.


 

Estância Turística de Salesópolis

Educador Nota 10 será na próxima terça-feira

Acontece na próxima terça-feira, 13 de outubro a segunda edição do Educador Nota 10 que é realizado pela Secretaria Municipal de Educação da Estância Turística de Salesópolis.

Tem-se como finalidade o "Educador Nota 10" estabelecer uma ferramenta que possa ser utilizada no incentivo de evoluir a atuação do professor perante a sua unidade escolar, proporcionando ao educador uma pré-disposição na busca de melhorias nas suas ações, refletindo, ao final, em qualidade de ensino ao aluno.

Prêmio Educador Nota 10

Profa.Michele Mayara De Souza Do Espírito Santo

Profa.Elisangela Rodrigues Shinjo

Profa.Fernanda Aparecida Costa Dos Passos

Profa.Rafaely Caterine Santos De Souza

Profa.Analy Cristina Lorca De Souza

Profa.Leila Regina Diniz Pinto

Profa.Juliana Domithila Apª Nepomuceno Felis

Profa.Evelin Eloiza Lima Moreira

Profa.Lilian Hernandes Januário Maia

Profa.Susete Ramos De Miranda

Profa.Eulênia Moreira Azevedo De Almeida

Profa.Margarida Maria Lourenço Jacintho

Profa.Maria Claudete De Magalhães Ribeiro

Profa.Shirley Cristiane Da Silva Cunha

Profa.Neide Maria Dos Santos Bratti

RProfa.ita De Cássia Cáfaro Arouca Sobreira

Profa.Cássia Galvão

Profa.Denise De Melo Silva

Profa.Carla Rita Do Prado

Profº. Vilson Gaspar De Oliveira Junior

Profa.Magali Dos Santos Faria

Marli Castilho De Campos Fonseca

Profa.Raquel Cardoso Alves Cardoso

Profa.Edna Ferreira Padilha Aguilar

Homenagens

Profa. Jane Cardoso

Profa. Erli Aparecida Pinto

Profa. Célia Regina Dos Santos

Profa. Cíntia Milena Gonçalves Oliveira

Profa. Kalisa Teixeira e Silva

Profº Daniel Nepomuceno Dos Santos

Profa.Neusa Do Espírito Santo Da Silva

Profa.Nair Carolina De Miranda Fonseca

Profa.Edilene Ferreira Leme Da Cunha

Profa.Beatriz De Campos


Educação na Estância Turística de Salesópolis

Funcionários participam de formação em São Paulo

Na última segunda-feira, 28 de setembro os funcionários Diego Maradora e Leonardo Jesus, estiveram presentes na capacitação em São Paulo na Unidade da UNDIME, para atualizar conhecimento sobre os mecanismo online do PDDE.

Para Salesópolis, estaremos multiplicando as informações para as Unidades de Ensino, possibilitando mais agilidade e informação aos gestores.

 Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa 

Estamos sistematizando a formação de professores alfabetizadores e as atividades ocorrem na EMEF Maria de Lourdes no Bairro do Fartura.

Outubro - 17/10 das 8:00 às 17:00

Novembro -14/11 das 8:00 às 17:00

Novembro - 28/11 das 8:00 às 17:00

Dezembro - 05/12 das 8:00 às 17:00

Dezembro - 16/12 Encerramento às 19:00

Ao mês serão 16 horas de estudos teóricos, pesquisas com tarefas para complementar a carga horária, desde planejamento das atividades, aplicação na sala de aula e apresentação na formação com uma carga horária total de 80 horas.

PME (Plano Municipal da Educação) foi aprovado na Câmara Municipal

Através do Presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis Paulo Arouca Sobreira, SD recebemos a informação da aprovação do PME.

A Estância Turística de Salesópolis tem um projeto de 10 anos para a educação, sendo que a partir de agora é estabelecer uma data para a Sanção do Prefeito Municipal Benedito Rafael da Silva, PSD.

É importante destacar que na construção do Plano houve participação de vários segmentos, além dos Profissionais da Educação.

Ação em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento/Meio Ambiente

leva ao aluno proposta de combate a Dengue

Aconteceu terça-feira, 29 de setembro no Centro de Convivência Infantil Teresa Feital e na EMEI Vereador Antonio Rodrigues, uma ação em conjunto com as Secretarias de Educação e Secretaria do Meio Ambiente, para uma proposta de plantio da planta Crotalária - esta planta é uma ferramente na ajuda contra o mosquito da dengue, pois atraí o predador do mosquito.

A ideia foi apresentar aos alunos e estabelecer uma vivencia do plantio da semente.

Alunos da Rede Municipal participam do

Projeto esporte na Escola/Recreando

Neste segundo semestre está acontecendo no ginásio do CEREBEF a partir das 8:30 uma  programação de encontros do Projeto Esporte Na Escola – Modalidade Recreando.

Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis, através da Secretaria da Educação e Secretaria de Esportes.

Nesta edição o projeto está atingindo todas as séries com a modalidade Recreando, que envolve um conjunto de exercícios de coordenação desenvolvidos através de circuito em uma quadra esportiva.

Os “confrontos” ocorrem com suas respectivas séries sendo que o evento teve início com os 1º anos das escolas municipais de Salesópolis.

Escolas Participantes no Projeto

EMEF Mestra Henriqueta, EMEF Antônio Alves de Alvarenga, EMEF Profª Sônia Maria da Fonseca, EMEF Profª Maria de Lourdes Gonçalves de Toledo, EMEF Ernesto Ardachnikoff.


Estância Turística de Salesópolis

Formação continuada dos professores da Rede Municipal

Professores de Salesópolis participam em São Carlos de um curso voltado para capacitação do Coordenador e orientadores de estudos do  PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).

Oferecido pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura) em parceria com a Universidade UfsCar, os professores têm na Prefeitura Municipal e na Secretaria da Educação do Município os grandes aliados que articulam o transporte, a hospedagem e subvencionam todos os gastos com o processo em São Carlos.

No evento tomam parte cidades que assinaram o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, um compromisso assumido pelo Governo Federal, Estados e Municípios em assegurar que, todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, ao final do 3º ano do ensino fundamental. 

Na formação que acontece estarão presentes educadores de várias regiões do Brasil o que possibilita uma vivencia singular entre todos e, permite uma reflexão/ação das atividades que os orientadores de estudos estarão desenvolvendo com os professores no município de Salesópolis.

A formação na Universidade Federal de São Carlos ocorre no período de 03/08 a 06/08, e a composição do grupo de Salesópolis é feita pelas profissionais Profa. Dannyela Cristina, Maria de Lourdes e Profa. Lilian Cristiane que com sua experiência e conhecimento contribuem para ampliação da prática alfabetizadora das professoras salesopolenses.

A sequência da ação formadora prevê encontros dos professores alfabetizadores da rede municipal de ensino, (1º, 2º e 3º anos) com as mediadoras Dannyela, Maria de Lourdes e Lilian em reuniões a serem marcadas, seguindo uma metodologia que propõe estudos e atividades práticas e trabalha a formação continuada dos docentes.


Plano Municipal de Educação

Professores e Diretores se reuniram para debater o assunto

Aconteceu na tarde de quarta-feira, 3 de junho no Salão Paroquial da Estância Turística de Salesópolis o debate sobre o Plano Municipal de Educação que contou com a participação dos Professores e Diretores da Rede Municipal de Ensino; Secretário de Educação José Luiz Padilha Aguilar e dos vereadores, Mário Barbosa Pinto, SD; Benedito Lélis Renó, PT; Cristian Luiz Candelária, PV; João da Silva, PR e do Presidente da Câmara Paulo Arouca Sobreira, SD.

O evento teve início às 13:00 com o Secretário de Educação José Luiz Padilha Aguilar e em seguida com as palavras de Kalisa Teixeira, Diretora da EMEI Professora “Maria Aparecida Biasoli”.

As professoras foram dividias em várias salas com respectivos temas para serem abordados dentro das Metas estipuladas pelo Plano Municipal de Educação e assim que estiverem concluídas todas as propostas apresentadas por todos será encaminhada a Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis para ser votada e aprovada pelos vereadores.


Estância Turística de Salesópolis

"Não somos contra o PROERD, precisamos sistematizar de

forma efetiva o Programa em nosso município" 

A reportagem do Jornal do Povão procurou o Secretário Municipal de Educação José Luiz Padilha Aguilar para que o mesmo se manifestasse sobre a reportagem com o vereador Cristian Luiz Candelária, PV, "Kiki" sobre a não realização do PROERD na Estância Turística de Salesópolis neste ano. 
“A Secretaria Municipal da Educação desenvolve na rede educacional ações que contribuem para a construção da melhoria na qualidade de ensino de Salesópolis. Temos na rede uma série de projetos, tais como”: “Programa Ler e Escrever, Projeto Esporte na Escola, EMAI, Programa Nacional para Alfabetização na Idade Certa, Jornada da Matemática, Projeto Xadrez na Escola (Implantação 2015), Capacitação especifica para Educadores, e o PROERD que faz parte deste processo, portanto já consta na programação anual”.
“Entendemos que em 2014, por ter havido a Copa do Mundo aqui no Brasil, tivemos um ano atípico, com uma série de mudanças em diferentes setores da vida pública”. “Nas escolas trabalhamos com um Calendário diferenciado o que evitou ausência do professor e permitiu atendimento aos  projetos que a Secretaria manteve”.
“Esse cuidado visa dar ao aluno a rotina e a segurança que a criança necessita para aprender”. “Por isso, os gestores e a equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação sentiu a necessidade de cobrar uma efetiva atuação do profissional envolvido diretamente no desenvolvimento das ações do programa tais como”:
Assiduidade nas Aulas; 

Cumprimento total da programação de aula; 

 Alinhamento do planejamento junto a Unidade Escolar.

“Em tese, o Programa é muito bom”. “Em análise feita com os gestores das escolas foi entendido Secretaria de Segurança Pública leva os profissionais que estão no trabalho com o Proerd atuem em outras atividades fora das escolas, seja no policiamento ostensivo, no trânsito, etc”. “Isso sobrecarrega o policial pelo acúmulo de jornada de trabalho fora e surgem muitas ausências”. “As aulas deixam de ter profundidade, os assuntos são passados sem a necessária profundidade, embora os policiais que atuam nesse município realmente se desdobrem”. “Mas é quase impossível oferecer um conteúdo, (sobre drogas) com profundidade (o que é extremamente necessário) porque são dadas poucas aulas e o assunto é abordado de modo superficial”.

“Hoje o município de Salesópolis se depara com aumento de usuários de substâncias perigosas para a saúde e nossos alunos estão expostos a isso, dentro de seus lares”. “(É bem alto o índice de crianças que têm pais e mães presos por tráfico de drogas)”. “Então falar por alto, dar só uma pincelada é pior do que não falar, pois deixa os alunos curiosos e não aplaca essa curiosidade”.

“Outro fator importante, e que deve ser evitado, diz respeito ao não cumprimento por parte do professor de sala de aula, da sistemática de sua rotina e a programação das ações ao qual estabelece durante ano com o aluno”. “O não cumprimento desta programação prejudica o processo de aprendizagem”.

“Pelo bem dos nossos alunos, precisamos efetivar um curso bem explanado, com profundidade, é o que esperamos, pois neste sentido que enxergamos o beneficio do programa em favor das nossas crianças”.

“Portanto, não somos contra o Proerd, ressaltamos que somos parceiros, apoiamos, abrimos nossas escolas, oferecemos nossas salas de aula, oferecemos o que temos, muitas vezes deixamos de lado nossas necessidades para atender aos reclamos do programa”. “Gostaríamos que o Programa PROERD se instalasse aqui, com toda a sistemática apresentada em anos anteriores, para que nossa rede municipal possa desfrutar efetivamente da finalidade do programa”.

Prof. José Luiz Padilha Aguilar Secretário Municipal de Educação e Cultura


Salesópolis amplia as discussões sobre o Plano Municipal de Educação

O Secretário Municipal de Educação José Luiz Padilha Aguilar falou a nossa reportagem sobre o Plano Municipal de Educação que deverá ser implantado na Estância Turística de Salesópolis.

“O Plano Municipal de Educação é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE)”.

“Um Plano Municipal de Educação não é um plano somente da Rede de Ensino do Município, mas da Educação do Município. Assim, o Plano deve estabelecer diretrizes e metas para o ensino Infantil, fundamental, médio e técnico no Município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização”.

“Deve ser elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do Município”.

“Para tanto, em Salesópolis, o Prefeito Benedito Rafael da Silva, PR, através da Portaria 4733 de 15 de Abril de 2015, nomeia os membros da comissão para preparação do Plano Municipal da Educação”.

“Em reunião com a equipe técnica da SME, ficou definido a programação geral para sistematização dos trabalhos e tendo o limite da data para o dia 24 de junho com a aprovação e apresentação para encaminhamento ao Ministério da Educação”.

Esporte na Escola

A Prefeitura Municipal de Salesópolis, Através da Secretaria da Educação e Secretaria de Esportes, vem realizando nas Escolas Municipais o Projeto Esporte Na Escola.

Em 2014 as escolas foram contempladas com a modalidade de Atletismo, atingido as 4ª e 5ª séries, tendo como finalidade as vivencias esportivas.

Neste ano o Projeto visa atingir todas as séries de 1ª a 5ª com a modalidade "Recreando" - que envolve uma série de cinco conjuntos de movimentos ao qual será repassado para o aluno nas aulas de Educação Física e ao final de cada período uma competição entre as escolas

O Projeto conta com a supervisão Pedagógica da Secretaria da Educação, juntamente com os gestores e professores de cada unidade escolar.

Os Professores de Educação Física da Secretaria de Esportes estarão a frente, capacitando e orientado os educadores.


Estância Turística de Salesópolis

Escola Mestra Henriqueta comemora 83 anos

Vice-prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, Diretora Professora Leonor de Moraes Fonseca e o

Secretário de Educação, Professor José Luiz Padilha Aguilar

A Escola Mestra Henriqueta a mais tradicional Unidade Escolar da Estância Turística de Salesópolis completou dia 15 de abril, 83 anos, que foi lembrado com muita alegria por todos aqueles que até os dias de hoje estão dando continuidade no início da vida escolar de centenas de alunos.

Lembramos os nomes de alguns profissionais da educação que atuaram e marcaram época como o Professor Adhemar Bolina, que foi diretor quando ainda a escola se chamava Grupo Escolar “Mestra Henriqueta” e podemos citar ainda alguns dos grandes nomes da Educação como: Maria de Lourdes Bernardes, Maria Aparecida Nepomuceno, Isabel Daibs, Anielo Fonanelli Neto, Araci Nunes de Camargo, Maria Aparecida Freire de Faria, João Osmar Citrângulo, Hélio Wuo, Rosa Maria de Souza, Margaria Maria de Souza Fontanelli, Professora Toninha Leite, entre tantos outros que merecem o reconhecimento do povo de Salesópolis.

Também não poderíamos deixar de destacar os trabalhos dos senhores João Bueno e José Citrângulo e a Dona Maria (Merendeira), que muito contribuíram em suas épocas com a Escola Mestra Henriqueta.

A Escola não parou no tempo se modernizou e hoje conta com um grupo de professores, diretor, vice-diretor e funcionários competentes que no dia a dia se dedicam aos alunos para que todos possam no futuro ter suas histórias para contar assim como o JP faz hoje.

A Secretaria de Educação através de seu secretário José Luiz Padilha Aguilar, vice-prefeito Vanderlon Oliveira Gomes e a Diretora Leonor de Moraes Fonseca, estiveram juntamente com professores e alunos comemorando mais essa data com a apresentação dos trabalhos realizados nas salas de aula.


Combate às Drogas

Salesópolis poderá ficar sem o PROERD em 2015

Vereador Kiki, Cabo PM André e o Diretor de Esportes Paulo Monteiro

A Estância Turística de Salesópolis poderá ficar sem o PROERD neste ano segundo relatou a nossa reportagem o vereador Cristian Luiz Candelária, PV (Kiki) que participou de uma reunião realizada no Gabinete do Prefeito Benedito Rafael da Silva, PR, no dia 3 de março,  para apresentação do Planejamento do PROERD, onde estiveram presentes o Prefeito Rafael; Secretário da Educação José Luiz Padrilha Aguilar; Diretor de Esportes Paulo César Monteiro; Diretor da EMEF Professora Maria de Lourdes Gonçalves de Toledo, Professor Daniel; Coordenadora Pedagógica da EE Professora Rosa Maria de Souza, Professora  Andréa;  Coordenadora da EMEF Ernesto Ardachinikof, Professora Erli Aparecida Pinto e a Diretora da EMEF Mestra Henriqueta Professora Leonor de Moraes Fonseca.

Na apresentação do Planejamento do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência), foi ressaltado a importância de se atingir os três módulos, PROERD KIDS (primeiros anos), PROERD 5º ANO e Caindo na Real com os alunos do 7º ano, nesse ano a meta será atender cerca de 889 alunos.

O Instrutor do PROERD CB PM André Candelária disse que o Planejamento com as Escolas Estaduais foram acertados e que a reunião seria para acertar os inícios do Programa na Rede Municipal de Ensino, com o aval do Prefeito Rafael e do Secretario da Educação que estavam presentes.

“Infelizmente a administração não deu uma resposta favorável e até a presente data, não hove interesse por parte da secretaria”.

“Dessa forma, corremos o risco de ficarmos sem o Programa do  PROERD, na Rede Municipal de Ensino neste ano”.

“Não podemos deixar que os alunos fiquem sem poderem participar desse importantíssimo Programa da Polícia Militar que é o PROERD que combate às drogas e ajuda as crianças desde pequenos a saberem o que é o correto e o errado”, concluiu o vereador Kiki aguardando uma decisão favorável para que continue a ser ministrada aulas pelo Cabo PM André Candelária.

O que é o PROERD

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso.

Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas.

O PROERD é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças na 4ª série do Ensino Fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.

O programa também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos corno amigos e pessoas em quem eles podem confiar.

Permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis.

O PROERD começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education). Este esforço cooperativo foi guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.

Da Califórnia o programa D.A.R.E. se expandiu para todos os Estados Norte-americanos e para mais de quarenta países. No Brasil, contando com o apoio do D.A.R.E. - International, o programa recebeu o nome de PROERD e hoje é uma realidade em São Paulo e vários outros Estados brasileiros.


A convite do Dep. Gondim, presidente da EMTU, estará em Mogi

para falar sobre a Lei do Passe Livre Estudantil

O evento será dia 12 no auditório da Universidade de Mogi das Cruzes 

O deputado Luiz Carlos Gondim  (Solidariedade) promoverá no próximo dia 12 de março, às 19:00, um seminário sobre o Passe Livre Estudantil, no auditório da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), evento que conta com o apoio da União de Jovens Socialistas (UJS) e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

O projeto do Governo do Estado, que se tornou lei estadual nº 15.692, foi aprovado em fevereiro pelos deputados estaduais, e sancionado no último dia 19 pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). A medida vai beneficiar todos os estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior que utilizam as linhas da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), EMTU e Metrô.

“O Passe Livre é uma grande conquista para os estudantes e um estímulo para a educação. Trata-se de projeto muito importante, que representa uma reivindicação antiga dos alunos, principalmente daqueles com menor poder aquisitivo, que enfrentam dificuldades para arcar com os custos do transporte para frequentar as aulas”, comenta o deputado. Ele lembra ainda que vem lutando para conseguir o benefício desde quando iniciou a sua carreira política como vereador há mais de 20 anos.

A palestra será ministrada pelo diretor presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Júnior. O objetivo do evento, segundo Gondim, é o de divulgar a nova lei e repassar informações detalhadas sobre o assunto aos alunos, dirigentes de escolas e profissionais envolvidos com a área de educação em Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê.

A nova legislação deverá atender 615 mil estudantes. A medida do Governo do Estado incentiva o acesso ao transporte público na Capital e nas quatro regiões metropolitanas de São Paulo (São Paulo, Baixada Santista, Campinas e Vale do Paraíba/Litoral Norte). No caso das linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP, estima-se que 118 mil estudantes serão beneficiados, sendo 101 mil na Grande São Paulo, 7 mil na Baixada Santista, 5 mil na Região Metropolitana de Campinas e 5 mil no Vale do Paraíba / Litoral Norte.

O benefício será concedido aos estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública; de curso de ensino superior da rede pública e privada e dos cursos públicos e privados técnicos, tecnológicos e profissionalizantes que comprovem renda familiar per capita até 1,5 salário mínimo nacional; bolsistas do Prouni (Programa Universidade para Todos); financiados pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil); integrantes do Programa Bolsa Universidade (Programa Escola da Família); e atendidos por programas governamentais de cotas sociais.

Para conseguir o passe livre estudantil também será necessária uma autorização, mediante cadastro, enviada pela instituição de ensino, além da declaração de comprovação de renda do aluno. Por mês, os estudantes beneficiados terão direito a 48 viagens gratuitas, não cumulativas, ou seja, deve ser usado dentro do próprio mês de concessão. No Metrô e na CPTM, os estudantes têm acesso a transferência entre as linhas gratuitamente.

A medida já está em vigor nos trens do Metrô e da CPTM e em 30 dias, contados a partir da resolução, para os ônibus da EMTU. O prazo maior para concessão do passe livre estudantil nos ônibus intermunicipais é necessário para que sejam criados os mecanismos tecnológicos para operar o sistema nas quatro regiões metropolitanas de São Paulo.

No sistema metroferroviário o benefício da gratuidade será operado pelo Sistema de Cartão Bilhete Único, expedido pela SPTrans. Para obter o benefício na EMTU, o estudante deve procurar sua instituição de ensino para fazer o cadastro e solicitar o cartão que dará direito ao passe livre.


19-02-2015

Estudantes do Alto Tietê serão beneficiados com o

passe livre estadual

Para o ano de 2015, estão sendo mantidos os mesmos critérios adotados na edição anterior, Prêmio "Educador Mota 10" e Homenagem, sendo que para o Educador nota 10, cada gestor (Diretor de Escola) realiza a escolha na sua unidade escolar, obedecendo a recomendação para os seguintes pontos: Autonomia, Ética, Relacionamento, Domínio de Sala, Prática Pedagógica, Frequência/Assiduidade, Planejamento, Superação e Revelação e para a Homenagem a Secretaria de Educação estabelece e determina os agraciados.

O deputado André do Prado, PR participou na manhã de quinta-feira, 19 da cerimônia de assinatura da lei que cria o passe livre estadual, ou seja, a partir de amanhã todos os alunos da rede pública que estejam matriculados nos ensinos fundamental, médio, superior, técnico e tecnológico poderão utilizar gratuitamente os meios de transportes administrados pelo Governo do Estado de São Paulo.

André do Prado, que foi professor de escola pública, destaca como muito importante essa iniciativa do governador Geraldo Alckmin em favor dos alunos, principalmente os mais carentes. “Não basta reclamar da qualidade do ensino. Através dessa lei, o governador está buscando mecanismos que facilitem o acesso de nossas crianças e adolescentes às escolas. Tenho certeza que essa nova medida irá ajudar os alunos de Guararema, Salesópolis, Biritiba Mirim, Suzano, Mogi das Cruzes e demais cidades do Alto Tietê”, comenta o deputado estadual.

Segundo o governador Geraldo Alckmin, em todo o estado de São Paulo serão beneficiados, no mínimo, 600 mil estudantes. Para ter direito a gratuidade a renda familiar do aluno não pode ultrapassar 1 (hum) salário mínimo e meio. Cada estudante poderá realizar no máximo 48 viagens cumulativas nos trens da CPTM, do Metrô ou nos ônibus da EMTU.

André do Prado contribuiu muito para que a iniciativa apresentada pelo governador Geraldo Alckmin pudesse tramitar rapidamente na Assembleia Legislativa.


19-02-2015

Deputado Gondim participa da sanção da Lei que concede

passe livre estudantil no Metrô, CPTM e ônibus da EMTU

O governador Geraldo Alckmin, PSDB sancionou na manhã de quinta-feira,19 a lei que concede passe livre estudantil no Metrô, na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e nos ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) para alunos da rede pública.

O deputado estadual Luiz Carlos Gondim, SD participou da cerimônia que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes. O parlamentar classificou a sanção da lei uma vitória dos jovens que há muitos anos reivindicava esta medida. “Desde que eu era vereador em Mogi na década de 1990 eu sempre apoiava os líderes estudantis da época neste pedido. Acho muito justo esta medida”, se recorda.

Pela lei, o benefício será estendido aos estudantes da rende privada que comprovem renda familiar per capita de R$ 1,5 salário mínimo nacional (R$ 1.182,00). A expectativa do governo é de que a medida deva beneficiar cerca de 615 mil estudantes na Capital e também nas quatro regiões metropolitanas (São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba).          

Terão direto ao benefício os estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública, de cursos de ensino superior da rede pública e privada e dos cursos públicos e privados técnicos, tecnológicos e profissionalizantes, bolsistas do Prouni; financiados pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil); integrantes do Programa Bolsa Escola e atendidos por programas governamentais de cotas sociais.

Para obter o benefício, o estudante deverá fazer um cadastro enviado pela instituição de ensino e declaração de comprovação de renda do aluno. Os estudantes terão direito de 48 viagens por mês gratuitas, não cumulativas, ou seja, devem ser utilizadas dentro do próprio mês. No caso do Metrô e da CPTM os estudantes terão acesso a transferência entre linhas gratuitamente.

A medida passa a vale de imediato nos três do Metrô e da CPTM, que será operado pelo Sistema de Cartão Bilhete Único, expedido da SPtrans, e em 30 dias contados a partir da resolução para os ônibus da EMTU.