ONLINE
6




Partilhe este Site...

 

 


PRIMEIRA PÁGINA



  


CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO

DENGUE MATA

Não acumule água parada, tenha carinho por você e por todos.

Verifique se não há nenhum foco com larvas em sua residência.

Nós do Jornal do Povão da Estância Turística de Salesópolis

estamos juntos com você nessa batalha.


Biritiba Mirim

Homem é preso após roubar celular no centro da cidade

Rogério Geraldo de Melo foi preso na manhã de sábado, 25 no centro de Biritiba Mirim após roubar um aparelho de celular e ainda ameaçou a vítima com uma suposta arma.

A Polícia Militar foi acionada e o Cabo Perazo e o Soldado Alves efetuaram a prisão do marginal que foi conduzido até a Delegacia de Polícia e autuado em flagrante no artigo 157 por roubo, sendo esta a segunda vez que é preso pelo mesmo crime.

Rogério foi encaminhado a Cadeia Pública de Mogi das Cruzes onde ficará a disposição da Justiça e posteriormente será encaminhado ao CDP, já que o crime é inafiançável.


Estância Turística de Salesópolis

Polícia Militar prende autores de furto de cabo telefônico

Foram presos na manhã de sexta-feira, 24 na Estrada Mogi/Salesópolis no Bairro da Capela Nova, Geraldo Donizete Maximiano e Edson Bispo de Oliveira, ambos moradores em Mogi das Cruzes, que foram surpreendidos pelos Policiais Cabo Sérgio e Cabo Martins que faziam o Patrulhamento pelo local e que contaram com o auxílio do Sargento J. Martins e Cabo J. Oliveira de Guararema que faziam Ronda em Salesópolis.

Com os marginais foram apreendidos ainda um veículo Fiat Palio e um Gol, além de três aparelhos de Celular, uma faca, alicate e 100 metros de cabos.

Geraldo e Edson foram apresentados na Delegacia de Polícia de Salesópolis e autuados por furto qualificado Artigo 155 do Código Penal, Inciso 40 e após os procedimentos foram recolhidos a Cadeia Pública de Mogi das Cruzes.

CLIQUE E LEIA MAIS SEGURANÇA PÚBLICA


Entrevista

Promoção para Primeiro Sargento da Polícia Militar

Sargento Martins, que atualmente está respondendo pelo Destacamento da Polícia Militar na Estância Turística de Salesópolis foi promovido no dia 21 de abril, passando então a ser Primeiro Sargento.

A reportagem do Jornal do Povão esteve com o Primeiro Sargento Martins que falou de sua trajetória nestes vinte e cinco anos dedicados a Polícia Militar.

Em 4 de fevereiro de 1991, ingressou  na Polícia Militar, passando um ano na Escola de Soldados, e após sua formatura trabalhou na cidade de Franco da Rocha, em seguida foi para um Batalhão da Zona Sul de São Paulo.

Também foram mais cinco anos de Serviços prestados na Polícia Rodoviária Estadual em Mogi das Cruzes.

Após fazer o Curso para Sargento voltou atuar na cidade de São Paulo, Suzano, Mogi das Cruzes e Guararema onde ficou por quatro anos.

Desde 10 de abril de 2014 está no Comando do Destacamento da Estância Turística de Salesópolis e vem procurando realizar um trabalho diferenciado na cidade a fim de melhorar o atendimento a população atendendo a todas as solicitações.

“Sinto-me uma pessoa privilegiada”, resumiu em poucas palavras o Primeiro Sargento Martins o seu sentimento de estar na Polícia Militar do Estado de São Paulo.

CLIQUE E LEIA ENTREVISTAS


Estância Turística de Salesópolis

Moradores do Bairro do Bragança reclamam da

infestação de caramujos

Os moradores do Bairro do Bragança estão convivendo desde o início do ano com uma infestação de caramujos que podem transmitir doenças graves a saúde da população.

Segundo nos relatou uma moradora a Vigilância Sanitária esteve no local e orientou os moradores como combater o foco.

O produto que a Vigilância Sanitária indicou para aplicar nos locais onde estão os caramujos não foi encontrado pelos moradores em nenhum estabelecimento, o que fez aumentar ainda mais a quantidade de caramujos principalmente na Vila Ademar.

A reportagem do Jornal do Povão procurou a Vigilância Sanitária da Estância Turística de Salesópolis que nos enviou uma nota.

Nota da Vigilância Sanitária

“Informamos que o setor de zoonoses recebeu a reclamação de infestação de caramujos no Bragança em 20 de fevereiro de 2015 e foi ao local no dia 26 do mesmo mês. Foi verificado que os caramujos estão em um terreno particular e por esse motivo o senhor José Marcos Braga que é sobrinho do proprietário foi orientado a limpar o terreno (serviço de roçada)”.

“O senhor foi orientado de que esse serviço tem que ser contratado por ele, e que a prefeitura não poderia fazer isso num terreno que tem proprietário”. “A reclamação foi atendida pelo Dr. Eduardo médico veterinário e pelo Chefe de serviços Joaquim”.

“Após esse atendimento o setor de zoonoses não recebeu mais nenhuma reclamação”.


Empresas & Negócios

Auto Escola São Judas na Estância Turística de Salesópolis

Valquiria e Claudia as proprietárias da Auto Escola São Judas

Foi inaugurada em 22 de abril a Auto Escola São Judas na Estância Turística de Salesópolis, oferecendo serviços com qualidade e transparência a aqueles que desejam aprender a dirigir.

Administrada por Valquiria M. de Camargo Pinto e Claudia V. Pires, a Auto Escola São Judas está localizada na Rua Prefeito Antônio Camargo Primo, 469, aberta de segunda-feira à sexta-feira das 8:00 às 19:00 e aos sábados das 8:00 às 13:00, venha fazer um orçamento conosco.

Auto Escola São Judas: “A direção certa para quem quer aprender a dirigir”

Fone: 4696-0871 ou 4696-0872


Santa Branca

ZYU 649 - ASSOCIAÇÃO DE RADIODIFUSÃO CIDADE PRESÉPIO

SB 106 FM - 106,3 MHZ

Diariamente na Radio SB 106 FM Eduardo Santos está no ar com sua programação

com músicas variadas das 22:00 às 00:00


Aniversário de Biritiba Mirim

Aniversário de Biritiba Mirim é comemorado

com shows de 1 a 5 de maio

 

Para comemorar os 51 anos de emancipação política da cidade, a prefeitura realiza uma semana inteira de shows com entrada franca.

Dia 1 de maio, pelo segundo ano consecutivo acontece o show da Nativa FM com mais de 20 artistas renomados como Cristiano Araújo, Leonardo, Marcos e Belutti, Jad e Jadson, Zezé de Camargo e Luciano, Gabriel Gava ,Carreiro e Capataz e muito mais, neste dia os portões abrem as 11:00.

As atrações seguem até o dia 5 com os seguintes shows, 2 de maio o grupo de samba Jeito Moleque , dia 3 a banda sertaneja Sacode e Poeira , dia 4 de maio o Grupo Katinguelê faz a festa e para fechar , dia 5 de maio , aniversário da cidade ,grande show com João Bosco e Vinicius. Os portões estarão abertos a partir das 20:00.

Além das festividades, as comemorações seguem com o desfile cívico no domingo 3 de maio e com atividades nas áreas da saúde, esporte e obras.



Guararema

Deputado André do Prado e prefeito de Guararema solicitam mais

um pólo do Projeto Guri e a apresentação de Orquestra na cidade

A destinação de mais um pólo do Projeto Guri e a possível apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) em Guararema foram os temas tratados em audiência pelo deputado estadual André do Prado, líder do PR, com o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araújo. O prefeito de Guararema, Adriano Toledo (PR) e a secretária municipal de Cultura e Educação, Clara Freire, e o maestro, Luiz Ricardo de Toledo, também participaram da reunião.

O deputado André do Prado aproveitou a oportunidade para mostrar ao secretário as ações e atividades culturais que são desenvolvidas na cidade, como por exemplo o projeto “Cidade Natal”, quando o município e todo enfeitado para as festas de final de ano atraindo  milhares de pessoas. “A cultura é uma ferramenta muito importante para a população de Guararema. Somente no final de 2014 recebemos mais de 500 mil pessoas que foram conferir os enfeites produzidos com materiais recicláveis como as garrafas pet”, detalhou.

Durante o encontro, o prefeito Adriano e a secretária Clara Freire entregaram a Marcelo Mattos Araújo uma cesta contendo produtos feitos na cidade e ainda um calendário e uma agenda contendo informações culturais desenvolvidos no município.

Clara Freire enfatizou que o município conta com um pólo do Projeto Guri e funciona na Escola Municipal "José Donizete de Paiva" – no bairro  Nova Guanabara, entretanto, as vagas dos alunos que desejam aprender música estão todas preenchidas. “O projeto é um grande sucesso, por isso, pleiteamos mais um pólo que gostaríamos de colocá-lo em funcionamento no centro de Guararema, para atender a grande procura”, ressaltou Freire. O prefeito também considerou a destinação de um segundo pólo de grande importância para a cidade aproveitando para pedir um espaço na agenda da OSESP para se apresentar na cidade em setembro, nas comemorações de 116 anos do município ou ainda no final do ano.

O secretário Marcelo Mattos acolheu as solicitações e informou que irá estudar uma forma de ajudar a encaminhar mais um pólo do Projeto Guri ao município isso porque, devido à crise, o Governo do Estado precisou diminuir o volume de investimentos de várias secretarias, inclusive a de Cultura. O deputado André do Prado se comprometeu até em destinar recursos através de uma emenda parlamentar para que este segundo pólo seja implantado no município. “Sobre a apresentação da OSESP vou verificar com eles a agenda, isso porque ela é feita no segundo semestre do ano anterior, mas vou checar e informar a vocês a possibilidade”, finalizou.

CLIQUE AQUI E LEIA REGIÃO ALTO TIETÊ


 


Estância Turística de Salesópolis

Diretores de Cultura e Turismo participam de

reunião em São Paulo

Para solicitar apoio nas ações de cultura para a Estância Turística de Salesópolis, o Diretor de Cultura, Jair Pedrosa e a Diretora de Turismo, Rosangela Falotico estiveram dia 22 de abril reunidos na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com  Adriana Sampaio, responsável pelo atendimento aos municípios.

"Informamos da nossa necessidade em especial para as apresentações de shows culturais em específico para o Festival do Cambuci que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de Junho e para o Festival Sertanejo e primeiro Festival da Cachaça que acontecerá em Agosto".

"Adriana deixou claro que este ano houve uma considerável redução no orçamento da Secretaria o que poderá afetar o atendimento as cidades, porém irá iniciar e se empenhar nos procedimentos administrativos para possivelmente atender a uma das solicitações".

Neste mesmo dia, também ocorreu à visita ao escritório de Representação Regional de São Paulo do Ministério da Cultura, prédio da Funarte.

Jair e Rosangela foram prontamente recebidos pelo Chefe da Representação Valério da Costa Bemfica, o objetivo foi saber detalhes dos convênios que podem ser pleiteados através do SICONV e emendas parlamentares.

"Valério Bemfica explicou sobre a nova lei “Cultura Viva” e um de seus principais instrumentos de aplicação os Pontos de Cultura que fomentam instituições e grupos culturais".

"Disse ainda que, com a obrigatoriedade de atender as solicitações de emendas, pode ser um caminho viável para execução de alguns projetos culturais na cidade e colocou-se a disposição para ajudar no contato com o Ministério para possível implantação dos programas e projetos", concluiu Jair Pedrosa a nossa reportagem.

CLIQUE E LEIA MAIS CIDADE




Lei Específica

Deputado André do Prado comemora aprovação da minuta da

Lei Específica pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos

Deputado André do Prado, prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva, vice-prefeito, Vanderlon Oliveira Gomes juntos com o governador Geraldo Alckmin

Foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) quarta-feira, 22 de abril a Minuta do Anteprojeto da Lei Específica Tietê Cabeceiras APRM-Spat, em reunião extraordinária no Palácio dos Bandeirantes. Agora, a minuta seguirá para Secretaria da Casa Civil, que será a responsável por redigir o texto final do projeto para que o governador Geraldo Alckmin encaminhe para a Assembleia Legislativa onde será apreciada pelas comissões e votada em plenário.

A minuta já havia sido aprovada pelo CRH em abril do ano passado, entretanto, com a crise hídrica houve a necessidade de captar águas dos Rios Itatinga e Itapanhaú, que pertencem a Bacia da Baixada Santista, para o Sistema do Alto Tietê e, consequentemente ser utilizada para o abastecimento da população. Por esta questão houve a necessidade de fazer um pequeno ajuste no projeto e ser votada novamente no CRH.   

O deputado estadual, André do Prado, líder do PR, comemorou a notícia passada pelo prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva, presidente do Conselho do Subcomitê de Bacias Hidrográficas do Alto Tietê.  Este era o último passo para que o projeto caminhasse mais rapidamente à Assembleia Legislativa. “Nos últimos anos, trabalhei pela aprovação da proposta em todos os órgãos do governo estadual e vamos nos empenhar para que o projeto seja colocado em pauta e aprovado o mais rápido possível”, argumenta o deputado André do Prado.

Para ele, a aprovação do projeto é fundamental para o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos municípios que serão beneficiados com esta legislação. “A aprovação dessa minuta será vital para o desenvolvimento de Salesópolis, por exemplo, que possui 98% de seu território em área de proteção ambiental. Vai garantir que a cidade cresça preservando os seus recursos naturais”, disse. A Lei Específica Tietê Cabeceiras vai beneficiar outros municípios da região como Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Suzano.

Além disso, a nova legislação permitirá o uso racional do solo e permitirá que os moradores de Salesópolis e Biritiba Mirim possam regularizar seus loteamentos e colocar o fim nas autuações realizadas pela Polícia Militar Ambiental, por determinação do Ministério Público e, ainda, garantir que seja iniciada a cobrança pelo uso da água nas cidades do Alto Tietê podendo garantir uma arrecadação de R$ 30 milhões por ano.

Esta é  mais uma etapa vencida. Antes de ser aprovada pelo CRH, a minuta passou pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) onde também foi aprovado por todos os membros.  “A bacia do Alto Tietê é um importante sistema produtor e merece ser preservado, mas estamos falando de uma região populosa e que merece ter assegurado o seu desenvolvimento. Agora vamos trabalhar para os próximos passos para que esta Lei entre em vigor seja o mais rápido possível”, acrescenta o parlamentar.



Acidente na Estrada das Pitas

Van de transporte alternativo tomba em Salesópolis

Na manhã de quarta-feira, 22 de abril a Van de Transporte de Passageiros  prefixo 4017 tombou na estrada das Pitas nas proximidades da entrada da cidade (para quem chega do Litoral Norte).

Não houve nenhum ferido, visto que possivelmente a Van estaria ainda sem passageiros, segundo informou a nossa reportagem funcionários do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) que estavam no local para retirar o veículo.

Nenhum dos funcionários falou a nossa reportagem, alegando que não tinham nada a declarar, mas a população não somente de Salesópolis, mas do Distrito Nossa Senhora dos Remédios e Biritiba Mirim precisam sim de uma explicação não dos funcionários mas da empresa que opera na linha.

Várias já foram as reclamações de usuários pelo excesso de velocidade de alguns motoristas na Linha 311 Mogi das Cruzes-Salesópolis.

O acidente ocorrido já é um aviso as autoridades para que fiscalizem o transporte alternativo e assim evitar que uma tragédia venha acontecer.

CLIQUE E LEIA MAIS ACIDENTES



Festa em louvor a Santo Expedito

Realizou-se na tarde de domingo, 19 de abril na Estância Turística de Salesópolis festa em homenagem a Santo Expedito.

Dezenas de devotos estiveram presentes as festividades que contou com a celebração Eucarística e em seguida foi servido bolo e refrigerante.

CLIQUE E LEIA MAIS RELIGIÃO



Salesópolis amplia as discussões sobre o Plano Municipal de Educação

O Secretário Municipal de Educação José Luiz Padilha Aguilar falou a nossa reportagem sobre o Plano Municipal de Educação que deverá ser implantado na Estância Turística de Salesópolis.

“O Plano Municipal de Educação é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE)”.

“Um Plano Municipal de Educação não é um plano somente da Rede de Ensino do Município, mas da Educação do Município. Assim, o Plano deve estabelecer diretrizes e metas para o ensino Infantil, fundamental, médio e técnico no Município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização”.

“Deve ser elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do Município”.

“Para tanto, em Salesópolis, o Prefeito Benedito Rafael da Silva, PR, através da Portaria 4733 de 15 de Abril de 2015, nomeia os membros da comissão para preparação do Plano Municipal da Educação”.

“Em reunião com a equipe técnica da SME, ficou definido a programação geral para sistematização dos trabalhos e tendo o limite da data para o dia 24 de junho com a aprovação e apresentação para encaminhamento ao Ministério da Educação”.

Esporte na Escola

A Prefeitura Municipal de Salesópolis, Através da Secretaria da Educação e Secretaria de Esportes, vem realizando nas Escolas Municipais o Projeto Esporte Na Escola.

Em 2014 as escolas foram contempladas com a modalidade de Atletismo, atingido as 4ª e 5ª séries, tendo como finalidade as vivencias esportivas.

Neste ano o Projeto visa atingir todas as séries de 1ª a 5ª com a modalidade "Recreando" - que envolve uma série de cinco conjuntos de movimentos ao qual será repassado para o aluno nas aulas de Educação Física e ao final de cada período uma competição entre as escolas

O Projeto conta com a supervisão Pedagógica da Secretaria da Educação, juntamente com os gestores e professores de cada unidade escolar.

Os Professores de Educação Física da Secretaria de Esportes estarão a frente, capacitando e orientado os educadores.

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS EDUCAÇÃO


Prefeitura de Santa Branca abre inscrições

para Concurso Público

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Santa Branca. Vagas em diversos setores da prefeitura deverão ser preenchidas com a efetivação dos aprovados. O período de inscrição vai do dia 10 a 27 de abril. Já a data de aplicação da prova fica marcada para 24 de maio. O candidato deve se inscrever pelo site da CONSESP, empresa responsável pela organização do concurso. Os salários variam de R$ 788,00 a R$3.500,00, entre vagas para Ensino Fundamental incompleto até Nível Superior.

Inscrições

O candidato deve se inscrever até o dia 27 de abril exclusivamente pelo site www.consesp.com.br, empresa responsável pela organização do concurso. A taxa para inscrição varia entre R$ 25,00 a R$ 45,00 de acordo com o cargo escolhido. Após preenchimento do formulário de inscrição, imprima o Boleto Bancário para pagamento e recolha o valor correspondente em qualquer banco. Não serão aceitos recolhimentos em caixas eletrônicos, postos bancários, transferências e por agendamento.

O candidato que não tiver acesso próprio à internet poderá efetuar sua inscrição por meio de serviços públicos, tais como: Programa AcessaSP, localizado na Praça Rui BARBOSA, n° 20 – Centro – ou no Telecentro Comunitário, localizado na Rua Prudente de Moraes, n° 158 – Centro. As provas escritas serão realizadas no dia 24 de maio de 2015, em dois horários, às 9:00 e 14:30. Já as provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados por meio do edital que publicará o resultado das provas objetivas (escritas).

Os editais simplificados estão disponíveis no site da Prefeitura. Para conferir a versão completa ou se inscrever no processo, acesse a página da CONSESP.

CLIQUE E LEIA MAIS SANTA BRANCA

topo