ONLINE
1




Partilhe este Site...

 


PRIMEIRA PÁGINA



Salesópolis, 24 de Julho de 2014 


Reflexão do dia

O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza,

em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. Salmos 18:2






PADRE JUAREZ DE CASTRO

CLIQUE E VEJA MENSAGEM AO POVO DE SALESÓPOLIS

Edição: João Pedro Morente


ADQUIRA FOTOS DA FESTA DO DIVINO E DO PADRE JUAREZ DE CASTRO

LIGUE AGORA MESMO PARA 9 7266 8261 E FALE COM JOÃO PEDRO MORENTE




Sebrae Móvel prestará atendimento em Salesópolis

Escritório itinerante permanecerá na região central da cidade

oferecendo atendimento gratuito

O Sebrae Móvel estará em Salesópolis até o próximo dia 25 de julho,  na Avenida Adhemar Bolina, número 600 (antiga rodoviária), com horário de atendimento entre 10h e 16 horas. O serviço oferece consultorias individualizadas e gratuitas por meio do atendimento dos funcionários do Sebrae-SP. Serão fornecidas orientações tanto para aquelas pessoas que desejam abrir um negócio, quanto para aquelas que já possuem uma pequena empresa e precisam de apoio para melhorar os resultados. As ações serão realizadas com o apoio da Prefeitura de Salesópolis.

Os empreendedores da cidade terão acesso às consultorias oferecidas pelo Escritório Regional do Sebrae-SP, com orientações sobre formalização de novos negócios e aprimoramento da gestão de micro e pequenas empresas. A van permanecerá na região central da cidade e oferecerá atendimento totalmente gratuito. Não há necessidade de agendamento prévio.

"O Sebrae Móvel é um programa muito importante porque nos aproxima ainda mais dos empreendedores da região. Procuramos levar a van para todos os municípios do Alto Tietê, em um sistema de rodízio. Na próxima semana será a vez de Salesópolis receber a unidade e a nossa expectativa é de que os micro e pequenos empresários da cidade aproveitem essa oportunidade para tirar dúvidas e melhorar os negócios", ressalta a gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP no Alto Tietê, Cristiane Rebelato.

O Sebrae Móvel é um escritório itinerante montado em uma van equipada com computadores, acesso à Internet, ar-condicionado e materiais de orientação sobre empreendedorismo em geral. O carro percorre os municípios do Alto Tietê levando informações gerais sobre empreendedorismo à toda a região. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 0800 570 0800 e (11) 4722 8244.


Mais segurança

Vereador pede lombada em estrada

Vereador Sérgio dos Santos e morador da Estrada da Usina

Alguns motoristas abusam da velocidade

O vereador Sérgio dos Santos, PMDB, esteve visitando a estrada da Usina na manhã de segunda-feira, 21, e ouvindo moradores soube dos “abusos” cometidos por alguns motoristas que andam em alta velocidade pelo local colocando em risco os pedestres que utilizam a via.

Após a interdição do Aterrado por determinação da Justiça, a única opção que os moradores daquele Bairro tem para chegar até o centro de Salesópolis é através da Estrada da Usina.

Recentemente recuperada pela Codasp a estrada está em excelente condições de tráfego, mas  também muito perigosa pelo excesso de velocidade de alguns motoristas.

O vereador Sérgio dos Santos solicitou ao Departamento de Obras da Prefeitura que efetue estudos objetivando a colocação de algumas lombadas principalmente em locais mais habitados para coibir que alguns motoristas abusem da velocidade e assim dar mais segurança aos pedestres e principalmente as crianças que brincam nas proximidades.


Deputado André do Prado em Salesópolis

O deputado estadual André do Prado esteve no domingo, 20, durante o encerramento da Festa do Divino em Salesópolis e visitou juntamente com o prefeito Benedito Rafael da Silva, PR, o prefeito de Biritiba Mirim Carlos Alberto Taino Junior, Padre Cícero Sobral e amigos o Império do Divino e pode assim conhecer um pouco de nossa cultura.


CLIQUE E VEJA MENSAGEM DOS FESTEIROS

Os Festeiros do Divino Espírito Santo de 2014, Domingos e Arlete falaram em nome de todos os demais Festeiros e agradeceram a população que direta ou indiretamente colaboraram para o grande êxito da Festa do Divino em Salesópolis.

Edição: João Pedro Morente


Mensagem do Padre Cícero Sobral ao povo de Salesópolis

Edição: João Pedro Morente


O Carisma do Padre Cícero Sobral

Há pouco mais de um ano na Paróquia São José de Salesópolis, auxiliando o Padre Luciano Batata que é nosso Pároco, o Vigário Cícero Sobral irá nos deixar no início do mês de agosto.

Padre Cícero como é carinhosamente chamado por todos de Salesópolis é uma pessoa carismática, alegre e divertida acima de tudo.

Desde que chegou a Paróquia São José de Salesópolis vem dividindo com o Padre Luciano Batata que é nosso Pároco, as inúmeras atividades diárias, pois, temos cerca de vinte e duas Comunidades nos mais diversos Bairros com suas Igrejas e Capelas que o Padre precisa visitar.

O que mais chamou a atenção de todos em Salesópolis é a maneira carinhosa que o Padre Cícero trata a todos principalmente o carisma especial com crianças e idosos.

Padre Cícero por onde passa chama a atenção das crianças que se dirigem a seu encontro para abraça-lo e pedir sua benção.

O povo de Salesópolis que realmente conhece a pessoa do Padre Cícero Sobral, de sua inteligência e capacidade de saber tratar bem as pessoas sentirá muita falta de suas homilias, de suas brincadeiras saudáveis que qualquer pessoa pode ouvir sem se sentir ofendida.

Padre Cícero Sobral realizará sua última celebração em Salesópolis no dia 3 de Agosto, domingo, às 19:30 na Praça da Matriz em uma Missa campal, a qual ele mesmo quer que todos venham com muita alegria em seus corações, pois não quer uma despedida ou um adeus e sim um dia para ficar na memória de cada um dos Católicos de Salesópolis.

Padre Cícero gostaria muito se possível que todos os cavaleiros de São José, aqueles que todos os anos caminham a pé até Aparecida, motoqueiros, bicicletas e porque não uma carreata para se reunirem e saírem das proximidades do Portal até a Igreja Matriz para o início da celebração.

Será um dia histórico e inesquecível para o povo de Salesópolis.


E D I T O R I A L

Semearam Joio no meio do nosso Trigo

Assim que encerrou a Missa das 10:00 que foi celebrada pelo Padre Antônio Carlos Menezes, que é Pároco no Distrito Nossa Senhora dos Remédios, uma multidão encontrava-se aglomerada atrás da Igreja Matriz de São José.

Parecia que haveria algo de diferente na Festa do Divino deste ano, e com certeza sim, pois pela primeira vez na história das Festas Religiosas de Salesópolis, uma tradição com mais de 60 anos de história não poderia ter um desfecho como o ocorrido no domingo, 20.

A esquipe do Jornal do Povão acompanhou desde a noite de quinta-feira, 17, a lamentável história de um “indivíduo” que se diz morador nesta cidade de Salesópolis e que por motivos políticos contra a Administração do Prefeito Benedito Rafael da Silva, PR, se dispôs a qualquer custo impedir a realização do Leilão de Gados e outros animais, que além da tradição é uma doação espontânea do povo que mora na roça para agradecer ao Divino Espírito Santo por mais um ano de vida e de boas colheitas no campo.

O prefeito Rafael e seu assessor Rodrigo Marcondes trabalharam juntamente com os festeiros para que ocorresse o Leilão de Gados na Praça da Matriz, como sempre aconteceu.

Para que todos fiquem cientes dos fatos, na manhã de sexta-feira o Secretário Rodolfo Marcondes já estava providenciando junto aos órgãos competentes para que se realizasse todo o processo correto para que os animais pudessem serem trazidos até o recinto da Festa como já é de costume e assim o Leilão se realizaria.

Mas infelizmente como não temos união total nesta cidade nem mesmo nos momentos para ajudar nosso próximo não seria diferente que essa “tal pessoa” que fez a denúncia e não quis se identificar sabemos lá por quais motivos, ainda teve a “coragem” de mandar um emissário até a presença do Padre Luciano Batata pedindo desculpas pelo ocorrido e que só fez porque a prefeitura não tomou nenhuma providência sabendo do Leilão.

Será mesmo que teria que partir da prefeitura a atitude de pedir a liberação para os órgãos competentes para a realização do Leilão ou os festeiros, comissão de festa da Igreja até mesmo alguém responsável pelas atividades festivas religiosas de Salesópolis deveriam procurar o órgão competente da prefeitura para agilizar e ter em mãos todas as guias necessárias para transporte e venda dos animais.

Esse denunciante anônimo que não teve a coragem de mostrar ao Padre Luciano e ao povo de Salesópolis quem é, e com certeza no próximo ano não terá mais essa oportunidade de prejudicar uma Festa que é comemorada por mais de 80% dos católicos de Salesópolis e outros milhares que vem nos visitar.

Para que todos fiquem sabendo é com a renda do Leilão de Gado que a Igreja Católica de Salesópolis paga suas contas e ainda consegue manter o Centro de Pastoral que é a Casa de Deus onde todos podem usufruir.

Mateus 13: 24-25

24. Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: "O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo.

25. Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.


Obra de Arte

O Andor para a Procissão do Divino Espírito Santo deste ano foi desenhado pelo artista  de Mogi das Cruzes Sérgio Rodrigues Vicco, Coordenador da Equipe de Decoração, juntamente com os auxiliares Januário dos Santos, Salete Teixeira e Ivani .

Há trinta anos realizando decorações em Andores da Festa do Divino em Mogi das Cruzes, Sérgio Rodrigues Vicco foi convidado para vir até Salesópolis e se sente muito feliz, pois gosta do trabalho que realiza. 


Festa do Divino

Padre Antônio Carlos celebrou em Salesópolis

O Padre Antônio Carlos Menezes, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, esteve presente na manhã de domingo, 20, em Salesópolis e celebrou a missa das 10:00 na Igreja Matriz de São José.

Muito carismático e elegante em suas palavras, Padre Antônio parabenizou a todos pela Festa do Divino Espírito Santo e com sua alegria contagiou os participantes da missa.


Padre Sérgio participa da festa do Divino Espírito Santo

A missa do sábado da Festa do Divino em Salesópolis foi celebrada pelo Padre Sérgio Campos na Igreja Matriz de São José.

Centenas de Católicos e Devotos do Divino acompanharam a celebração que no final homenageou o senhor Benedito Froes de Oliveira, 88 anos, que faz parte da Folia do Divino, mas por motivos de estar com dificuldade de andar após um acidente, não pode participar das alvoradas neste ano.

Sua filha o acompanhou na noite de sábado até a Igreja Matriz para assistir a missa e participar da Folia do Divino no Império.


Folião do Divino é homenageado na Igreja Matriz

Benedito Froes e seu irmao José Froes no Império do Divino

O Folião do Divino Espírito Santo senhor Benedito Froes de Oliveira, 88 anos, foi homenageado na noite de sábado, 19, na Igreja Matriz de São José, durante missa celebrada pelo Padre Sérgio.

“Seu” Benedito Froes sofreu um acidente que o deixou por vários meses sem poder andar, e nesta semana da Festa do Divino, ele pode comparecer na Igreja, de bengala e amparado por sua filha, para poder participar da Folia do Divino.


Festa do Divino Espírito Santo em Salesópolis

Brincadeiras para as crianças na Praça da Matriz

Dando continuidade as festividades do Divino Espírito santo em Salesópolis, neste sábado, 19, está sendo dedicado as crianças na Praça da Matriz.

Com muitas brincadeiras, distribuição de doces, balas, carrinhos, e muitos outros brinquedos uma equipe formada por pessoas de nossa cidade que realmente se interessam pelas tradicões culturais de nosso povo estão fazendo a alegria de centenas crianças.


Essas pessoas fazem a festa das crianças em Salesópolis

Parabéns a todos pela iniciativa de mais uma vez estar animando a Praça da Matriz


Festa do Divino em Salesópolis

Multidão acompanha último dia de Alvorada

Uma multidão acompanhou na manhã deste sábado, 19, o último dia da Alvorada do Divino Espírito Santo que percorreu as principais ruas do centro de Salesópolis.

Durante uma semana Salesópolis viveu momentos de Fé e Devoção ao Espírito Santo, tradição essa que vem há mais de um século em nossa cidade e até hoje é cultuada pelos Católicos.

A equipe do Jornal do Povão esteve presente durante todos os dias levando até você leitor tudo o que de melhor aconteceu na Festa do Divino e esperamos que todos tenham aprovado nosso trabalho para que nos próximo ano possamos nos aperfeiçoar ainda mais.

A todos um excelente final de semana e que aproveitem os últimos momentos da Festa do Divino para Orar e pedir a Deus que nos Ilumine com os Dons do Espírito Santo.


Conheça a equipe do Café com Biscoito

Uma equipe unida e com bom humor para preparar o café que é servido aos Devotos do Divino após as Alvoradas.

É assim que podemos definir as mais de dez pessoas (voluntárias) que durante os sete dias das Alvoradas são as primeiras a chegarem na “Casa da Festa”.

Por volta das 4:30 o grupo chega e começa a esquentar a água que em pouco tempo será utilizado para passar o café para um “batalhão” de devotos que há mais de meio século tem a tradição de tomar o café com biscoito da Festa do Divino após as Alvoradas.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FESTA DO DIVINO


Deputado Estevam destina recursos para entidade social de Poá

O deputado Estevam Galvão visitou quinta-feira, 17, a Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente Paulo de Tarso, em Poá. Na oportunidade, conheceu mais um pouco o trabalho social oferecido pela entidade e a utilização dos recursos enviados através de emenda parlamentar de sua autoria.

Estevam foi recebido pela presidente da instituição, Sidneia Bueno e pelo vereador Mario Sumirê, que pleiteou o investimento ao deputado. No último ano, ele conquistou investimentos estaduais no valor de R$ 50 mil, utilizados pela Associação para a implantação de uma sala de informática. O espaço, já pronto, atende crianças em idade escolar, contribuindo para a alfabetização e reinserção social. “É muito gratificante ver que o nosso trabalho está rendendo frutos e que o resultado final beneficia aqueles que mais precisam”, disse o deputado.

Segundo a diretoria da instituição, a sala de informática passa a integrar o Projeto 'Mãos Unidas', que oferece ainda escola de música, costura, tricô e consertos de eletroeletrônicos. Criada em 2009, a Associação atende crianças em situação de vulnerabilidade social. “As crianças atendidas aqui recebem atendimento adequado para cada faixa etária, alimentação e ações educacionais. Existe um sério trabalho em parceria com o Ministério Público e com o Conselho Tutelar, visando garantir a integridade das crianças e um desenvolvimento saudável”, afirmou o deputado.


EDITORIAL

A Festa do Divino e suas tradições

Quando falamos em Festa do Divino Espírito Santo não podemos deixar de lembrar de nossas tradições sejam elas culturais ou religiosas, que ao longo dos anos foram perdendo um pouco de suas origens.
Não podemos deixar de manter “viva” nossa cultura para que outras gerações possam dar continuidade a tudo aquilo que no passado foi construído por pessoas que mesmo na simplicidade em que viviam tinham uma riqueza enorme dentro de seus corações.
Hoje se falam em mudanças de hábitos e maneiras de se realizar festas e outros eventos em Salesópolis, deixando para trás um legado de grandes conquistas, de grandes eventos que no passado deixava Salesópolis como uma das principais cidades do Estado de São Paulo na realização de Festas principalmente religiosas.
Hoje precisamos resgatar o que no passado já foi orgulho para as pessoas mais “antigas” de Salesópolis que tem muitas histórias para contar a nossas crianças que serão o futuro desta cidade.
Festas com grandes cavalhadas, entrada dos palmitos que era esperada com grande ansiedade pela população na véspera da festa.
As alvoradas eram marcadas pela presença não somente dos Foliões do Divino, mas da Banda do Caetano como era conhecida em nossa cidade, mas desde daquela época já levava o nome de Corporação Musical São José de Salesópolis.
O “Pedrão fogueteiro” era quem nos acordava para as alvoradas às 4:00 da manhã soltando o primeiro Rojão de Vara com um estouro que poderia ser ouvido de muito longe.
Às 5:00 da manhã saía do Império do Divino, onde hoje é o Centro Comunitário, os Festeiros acompanhados por dezenas de devotos com suas bandeiras percorrendo durante uma hora as ruas de Salesópolis e na frente lá ia o Pedrão com algumas dúzias de rojão de vara acompanhado por várias crianças curiosas para ver aquele enorme foguete tomar os céus de Salesópolis.
Você leitor que está lendo este Editorial deve estar perguntando o porque de tantas explicações de como eram nossas Festas do Divino e a resposta é apenas uma só:
- Não podemos deixar nossas tradições culturais e religiosas serem dizimadas, precisamos manter viva a memória de Salesópolis de nosso povo, o rojão das 4:00 da manhã durante uma semana e os fogos durante as alvoradas do Divino fazem parte de nossa cultura, pois um povo sem memória é um povo sem história.


Nova estação de Suzano está com 74% das obras concluídas

A pedido do deputado Estevam Galvão, a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos divulgou um cronograma de obras atualizado da nova estação da CPTM em Suzano. No último final de semana, o governador Geraldo Alckmin vistoriou as obras na cidade e confirmou a entrega da estação para novembro.

Segundo a Secretaria Estadual, a estação já está 74% concluída. As próximas etapas da obra contemplam a colocação de porcelanato, finalização da estrutura metálica da cobertura, inicio da cobertura com telhas, inicio colocação de pisos, granitos nas plataformas e instalação dos sistemas eletroeletrônicos previstos. 

Junto com a nova estação em Suzano, a população terá acesso ao Expresso Leste em período integral. Atualmente o veículo, mais moderno e rápido, oferece cerca de 24 viagens até a estação final Estudantes. “Com a chegada do Expresso Leste acaba-se a baldeação entre trens que os usuários são obrigados a fazer em Guaianases. Teremos viagens diretas de Suzano até a Luz ”, apontou o deputado.

CONFORTO  Moderna e confortável, a estação será totalmente coberta, terá escadas rolantes e elevadores para as pessoas portadoras de necessidades especiais, estacionamento, bicicletário e acesso direto para o Terminal Rodoviário. As estações de Poá, Ferraz de Vasconcelos e Mogi das Cruzes também estão sendo modernizadas.  “É uma grande obra para a nossa cidade, que favorece principalmente o trabalhador suzanense”, disse o deputado.


BELEZA DA MULHER

SILVIA CABELEREIRA 

topo