CIDADES E REGIÃO

 

Ajude a Clarice

Clarice Armond tem 1 ano e 5 meses e muitas histórias de superação

Clarice e sua irmã gêmea, Carmem, nasceram prematuras o que ocasionou em alguns diagnósticos não esperados.

Foram 78 dias na UTI, onde teve duas paradas cardiorrespiratórias, comprometimento renal e do fígado, trombose, hidrocefalia moderada, hemorragia cerebral entre outros...

Mas Deus lhe deu uma oportunidade única de renascer. Clarice foi diagnostica com paralisia cerebral, lesionando sua parte física - motora e sensorial ocasionando um atraso em seu desenvolvimento.

Além do Theratogs, que auxiliam em seu desenvolvimento, Clarice tem suas atividades diárias, que muitas vezes requer um esforço maior, consultas de neurologistas, exames mais específicos como a polissonografia, por ter muita dificuldade com seu sono.

Com uma rotina de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudióloga, Clarice precisa de um carrinho de bebê adaptado, também adaptar seu quarto para fazer exercícios que a fisioterapeuta passa para realizar em casa.

Muitas crianças tem a mesma realidade, com muitos obstáculos para superar, mas com seu apoio Clarice e sua família acreditam cada vez mais que sua vida pode ser mais acessível.

Depósito bancário - Caixa Econômica Federal 
Clarice Armond Martins Pinto -  Agência: 4075 - C-P: 23754-1 - OP: 013
Informações (11) 9- 9951-6882    


Justiça condena ex-prefeito de Jambeiro por abuso do poder público

A Justiça Eleitoral de Caçapava condenou, em 9 de agosto de 2017, o ex-prefeito de Jambeiro Altemar Machado Mendes de Ribeiro (DEM), sua candidata a vice Maria Alice de Carvalho Coelho (PSB) e o comissionado ex-chefe da secção de desenvolvimento social David de Souza Borges, a uma pena de inelegibilidade por 8 (oito) anos, mais uma multa de R$ 50 mil para cada um, por abuso do poder político durante as eleições de 2016.

CANDIDATOS A PREFEITO E VICE INFRINGIRAM LEIS

Consta que no mês de agosto de 2016, em plena campanha eleitoral, Altemar e Maria Alice abusando do poder político que exerciam, ele como prefeito e ela como vereadora, com o auxílio do comissionado chefe da secção de desenvolvimento social David de Souza, deram início a um falso programa voltado para a distribuição de 200 (duzentas) casas populares a pessoas necessitadas. Empreenderam ampla divulgação nas redes sociais e aplicativos de mensagens, com uso de bens móveis, imóveis e trabalho de servidores do Município de Jambeiro.

Com propaganda enganosa os condenados convocaram a população para cadastro prévio no programa das “casinhas populares”, que prometiam entregar ainda no ano de 2016, com o fim de angariar votos com abuso do poder político e iludindo os eleitores. Chegaram até colocar máquinas no local para transparecer o início da terraplenagem, afirmando que haviam conseguido verbas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), para o Programa “Minha Casa Minha Vida”, financiado pela Caixa Econômica Federal.

VEREADOR DENUNCIA ABUSO DO PREFEITO

O processo contra Altemar, Maria Alice e David teve início com a denúncia formulada pelo vereador Fábio Mira (PMDB), que obteve provas com fotografias e testemunhas que foram apresentadas, inicialmente, no site da Justiça Eleitoral, e posteriormente, direto para o Promotor de Justiça Luís Fernando Scavone de Macedo, que tomou seu depoimento por termo, oferecendo Representação de Investigação Judicial Eleitoral para apurar a prática de abuso de poder político por parte dos representados, conduta vedada pelo Artigo 73, Inciso I a VIII, da Lei Federal nº 9.504/97 (Lei Eleitoral).

Vereador Fábio Mira

O CRIME ELEITORAL COMETIDO PELOS CONDENADOS

A Lei nº 9.504/97 (Lei Eleitoral), em seu Artigo 73 determina que: “são proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais”. Tais condutas são elencadas como: ceder ou usar em benefício de candidato, partido ou coligação, bens pertencentes ao poder público. Usar materiais ou serviços de órgãos governamentais, ceder servidores, fazer ou permitir uso promocional em favor de candidatos, entre outros. No caso da condenação de Altemar, Maria Alice e David, eles foram enquadrados no Artigo 73 e seus incisos da Lei 9.504/97, porque segundo a sentença prolatada pela Dra. Simone Cristina de Oliveira Souza da Silva, praticaram condutas vedadas pela lei, visando desequilibrar o pleito eleitoral, consistente em anunciar falsamente a construção e entrega de 200 (duzentas) casas populares para as pessoas carentes do Município de Jambeiro, obtendo assim vantagem na campanha em detrimento dos demais candidatos. Por isso os envolvidos foram condenados a inelegibilidade por 8 (oito) anos, a contar do pleito de 2016, ou seja até 2024, mais uma multa individual de R$50 mil, com fundamento no Artigo 64, Inciso XIV, da Lei Complementar nº 64/90.

JUSTIÇA TARDA, MAS NÃO FALTA

Na ocasião da infração eleitoral cometida pelos condenados, o vereador Fábio Mira, usando o poder fiscalizador do Legislativo, esteve no local onde o falso cadastro para as “casinhas” estava sendo feito, e lá foi hostilizado pelo candidato a vereador Nenê Coelho (PSB), que incitou a população para jogar pedras e ovos em Mira. “Ele mentiu falando para o povo que eu era contra a construção das casas porque não gostava dos pobres”, contou Mira. Por incentivo de Nenê Coelho, as pessoas que estavam na fila para fazer a “falsa inscrição”, chegaram a ameaçar de agredir o vereador Fábio Mira, que teve de chamar a PM, saindo do local escoltado pela viatura do Tático Móvel. Hoje a justiça foi feita com a condenação dos envolvidos, mostrando que a razão estava do lado do vereador Fábio Mira.

Durante o governo de Altemar Mendes de 2013/2016, o vereador Fábio Mira foi o que exerceu com plenitude as prerrogativas de fiscalizar o prefeito. Por essa razão foi perseguido e respondeu até a um pedido injusto de cassação de seu mandato, que só não vingou porque teve que gastar do próprio bolso para contratar o advogado Eduardo Paiva de Souza Lima que patrocinou com êxito sua defesa. O vereador Fábio Mira foi reeleito para a Câmara Municipal, enquanto que Altemar e Maria Alice perderam a eleição para o atual prefeito Engenheiro Carlos Alberto de Souza (SD), o “Casquinha” e sua vice Lucy Kelly de Paula (PRP).


Inscrições abertas para workshop de fotografia

de natureza no Museu da Energia de Salesópolis

Minicurso integra programação oficial do Farofa – Festival de Fotografia, primeiro evento destinado exclusivamente à fotografia na região do Alto Tietê, e que acontece em Suzano entre 18 e 20 de agosto

Fotógrafos Elvis Japão, João Paulo e Felipe Riente

ministrarão minicurso nas áreas verdes do Museu da Energia 

No dia 6 de agosto, o Museu da Energia de Salesópolis recebe o workshop “Fotografia de Natureza”, ministrado pelos profissionais Felipe Riente, João Paulo e Elvis Japão. O minicurso integra as ações que antecedem a programação oficial do Farofa – Festival de Fotografia, primeiro evento destinado exclusivamente à fotografia na região do Alto Tietê, e que acontece em Suzano entre 18 e 20 de agosto.

O evento, que será realizado no período da manhã, inclui café da manhã, um bate-papo e orientações, além da saída a campo para fotografar a natureza do local – o Museu da Energia encontra-se instalado em um parque de 156 hectares formado por trechos remanescentes da Mata Atlântica, rico em fauna e flora, e que tem se tornado ponto de encontro dos praticantes de fotografia de natureza e observação de aves. 

“O objetivo será passar orientações de como se portar e fazer fotos em vários tipos de cenários, explorando luz, sombra, dificuldades e regulagens de equipamentos. O workshop é voltado a todos que curtem natureza e a ideia é, também, mostrar a importância da fotografia para a preservação do meio ambiente”, explica Elvis Japão, guia e fotógrafo especializado em observação de aves.

Serão disponibilizadas 20 vagas para o workshop e interessados devem entrar em contato pelo e-mail festivalfarofa@gmail.com. O valor do workshop é de 150 reais. Para quem participar, haverá um local de encontro em Mogi das Cruzes, de onde partirá um comboio até o Museu da Energia.

FAROFA – FESTIVAL DE FOTOGRAFIA

Realizado entre 18 e 20 de agosto, o Farofa – Festival de Fotografia contará com mesas de debate, exposições, workshops e outros eventos paralelos, realizados, em sua maioria, no Centro Cultural Cultural Francisco Carlos Moriconi (Rua Benjamin Constant, 682 , Centro, 08674-010, Suzano, SP). Focado na fotografia documental e artística, a ideia é fomentar a fotografia no Alto Tietê, divulgar a arte para a população, gerar debate e trazer mais conhecimento sobre o tema. Um dos carros-chefes será uma exposição e palestra sobre o Alto Tietê, com profissionais da região.

O evento, uma organização do Coletivo Farofa, conta com o patrocínio do Ateliê de Imagens, Digidom Suprimentos e Sistemas Gráficos, Canson e Magic City e apoio da Prefeitura Municipal de Suzano, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Informações na página www.facebook.com/farofafestivaldefotografia/.

SOBRE A FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.


Estância Turística de Salesópolis

Em licitação SP 88 fica sem socorro de guincho

A reportagem do JP atendendo a pedidos dos usuários procurou saber o motivo da Rodovia SP 88 ainda não estar contando com trabalhos de Guincho para socorrer os usuários da via.

Segundo apurou nossa reportagem como acontece com todo órgão público, o contrato com a empresa venceu e medidas já estão sendo tomadas de forma legal para a continuidade dos serviços de socorro de guincho na SP 88.

Mas o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para amenizar os transtornos causados aos usuários deveria no mínimo colocar uma empresa em sistema emergencial enquanto a licitação não seja concluída, o que não houve até o presente momento.


Paraibuna – SP

Indicação do Vereador Flavinho é atendida

Iluminação nas passarelas da Rodovia

O vereador Flávio Otávio Pedroso Ribeiro DEM, Paraibuna, SP vem cobrando desde o início do mandato da empresa Dersa, até mesmo com denúncia no Ministério Público a implantação da iluminação nas passarelas que cercam o perímetro de Paraibuna pela Rodovia dos Tamoios.

“Recebi um parecer da empresa recentemente afirmando que iria realizar o serviço e assim está sendo feito e acredito que a próxima passarela a receber a benfeitoria será a da Vila Amélia, conforme apontam na documentação os KM que receberão o serviço, onde os moradores me pediram e solicitei a empresa”.

“Esse é o verdadeiro dever de quem exerce o cargo de Vereador, fiscalizar os atos e o dinheiro público, buscar melhorias e atender a população, com um trabalho sério, que faz a diferença na vida do munícipe”, concluiu o vereador Flavinho.


Aniversário da cidade de Paraibuna


Dia do Pracinha Salesopolense, 11 de julho de 2017



Paraibuna – SP

Vereador Flavinho visita redação do JP

O vereador Flávio Pedroso, DEM, da cidade de Paraibuna, no Vale do Paraíba esteve na tarde de quarta-feira, 14 de junho na redação do JP.

Na oportunidade o vereador aproveitou para conhecer também a cidade vizinha de Biritiba Mirim onde pode conhecer o prefeito Jarbas Ezequiel de Aguiar, PV, o Secretário de Turismo, Juniel da Costa Camilo, Juka Bar e o vereador da Estância Turística de Salesópolis Claudinei José de Oliveira, DEM.

Em entrevista a nossa reportagem Flavinho disse que: “Tiramos o dia de hoje para estar chegando mais próximo da região do Alto-Tietê na Estância Turística de Salesópolis e Biritiba-Mirim, pois a gente sabe que são cidades vizinhas e a legação frente à população que aqui também tem pessoas que são de Paraibuna e pessoas de ambas as cidades em Paraibuna, cidades todas vizinhas e é muito bom estar sempre presente”.

“Graças a Deus estou na Câmara Municipal de Paraibuna executando a função de vereador, lutando todos os dias pelo progresso daquele município, trabalhando em prol da sociedade, cumprindo as promessas de campanha conforme a gente vem trabalhando”.

“Enfrentamos um momento difícil que a gente sabe que todos vêm enfrentando e que acompanhamos pelos noticiários o que o Brasil está passando”.

“Então nos municípios pequenos é essa a realidade com a falta de recursos, mas com pé no chão, com trabalho sério, fazendo o trabalho de vereador que é fiscalização, criação de leis e estou conseguindo executar e fazer uma boa vereança”.

“Deixo reafirmado o meu compromisso de trabalhar pelo progresso de Paraibuna e deixo também a todos os conterrâneos Paraibunenses o meu abraço, a todos que estiveram aproveitando os 351 anos de Paraibuna e reafirmar o compromisso sério de trabalhar no dia a dia para ver a cidade pra frente, ver a cidade progredir”, concluiu Flavinho.


Estância Turística de Salesópolis

37ª Comemoração ao dia do Pracinha Salesopolense

Realizou-se na manhã de domingo, 11 de junho as comemorações em homenagem ao Dia do Pracinha Salesopolense com uma missa que foi celebrada às 8:00 pelo Padre Luciano Batata, Pároco da Matriz São José da Estância Turística de Salesópolis.

A missa contou com a participação de familiares dos Pracinhas que levaram as relíquias de seus parentes que participaram da Segunda Guerra Mundial, do prefeito Vanderlon Oliveira Gomes e sua esposa e dos vereadores Paulo César Monteiro, Edney Campos dos Santos, Mario Barbosa Pinto, Débora Aparecida Rodrigues, Rodolfo Rodrigues Marcondes, Edilson Aparecido dos Santos e Nilson Satolu Imamura.

O Projeto de Lei de autoria do então vereador Antônio Rodrigues de Camargo Neto (Panca) instituiu o segundo domingo do mês de junho para homenagear os Pracinhas Salesopolenses que estiveram presentes na Segunda Guerra Mundial.

Na Praça da Matriz houve a apresentação da Banda do Exército que abrilhantou o evento e a entrega de certificados aos jovens que foram dispensados no ano de 2017 e que teve a participação dos vereadores Claudinei José de Oliveira e do Pastor Edson Lopes Cerqueira, o ex-prefeito Benedito Rafael da Silva, Primeiro Sargento PM Martins e familiares dos Pracinhas.

O que foi notado nesta comemoração foi à ausência do vice-prefeito João José da Silva, “João do Águia” e principalmente dos Secretários Municipais que mesmo com o aumento que obtiveram do prefeito Vanderlon sequer comparecem ao evento, o que deixa a desejar, pois pelo menos a população poderia através do Jornal do Povão conhecer quem são os contratados pelo prefeito.


JP é homenageado na Câmara de Paraibuna

Vereador Flavinho Pedroso, autor da homenagem ao Jornal do Povão

O vereador Flavio Otavio Pedroso Ribeiro DEM, apresentou na Sessão realizada segunda-feira, 5 de junho uma Moção de Congratulação e Aplausos ao Jornal do Povão.

Em sua justificativa Flavinho Pedroso ressaltou o trabalho jornalístico realizado com seriedade e com comprometimento que além de informar e divertir seus leitores, tem se tornado importante ferramenta de auxílio na divulgação dos trabalhos e festividades do município de Paraibuna e Região do Alto Tietê com matérias interessantes.

A Equipe do JP e sua Diretora agradecem ao vereador Flavinho por esse reconhecimento que é de grande importância para que possamos a cada dia desempenhar ainda melhor nossos trabalhos que é levar a todos leitores a informação correta sem sensacionalismo, pautando pela seriedade em nossas matérias.


Jambeiro – SP

Vereador Fábio Mira solicita isenção de pedágio

Vereador Fábio Mira com o documento dos moradores de Jambeiro na Alesp

O vereador da cidade de Jambeiro, Fábio Bueno de Mira, PMDB esteve na Assembleia Legislativa do Estado de  São Paulo, no gabinete do deputado Jorge Caruso, PMDB, encaminhando o Ofício 071/2017, acompanhado de um abaixo solicitando a isenção da cobrança de pedágio na Rodovia  SP 99.

A cobrança de pedágio iniciou-se em 1 de julho de 2016, justamente na via de acesso à cidade de Jambeiro, SP, que fica às margens da Rodovia.

O vereador elaborou um abaixo assinado e juntamente com um Ofício da Câmara Municipal de Jambeiro foi até o gabinete do deputado Jorge Caruso para solicitar providências na aprovação do Projeto de Lei, 253/2016 que Autoriza a isenção do pagamento do pedágio na Rodovia dos Tamoios - SP 099 aos moradores dos municípios de Caraguatatuba, Jambeiro e Paraibuna.

A reportagem do JP apurou junto ao site da Alesp que o Projeto de Lei está tramitando e que em último parecer ocorreu em 20/03/2017 - Recebido do relator, Deputado João Caramez, pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, com voto contrário ao projeto e à emenda apresentada pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).


Paraibuna - SP

Prefeito corta apoio ao esporte

Vereador Flávio Otávio Pedroso Ribeiro, DEM

O prefeito da cidade de Paraibuna Victor de Cassio Miranda, PSDB, cortou o apoio ao judô que vinha sendo realizado pela Secretaria Municipal de Esportes.

O trabalho era feito por um mestre de judô contratado pela prefeitura, porém agora cortaram o esporte com a justificativa de contenção de gastos.

Segundo o vereador Flávio Otávio Pedroso Ribeiro, DEM, a população está revoltada com a atitude do prefeito Victor e espera que ele revogue sua decisão e dê continuidade aos trabalhos esportivos que estavam sendo desenvolvidos e que é de grande valia principalmente para as crianças.


Transporte Coletivo

Desta vez quebrou no Bairro do Bragança às 4:40

Ônibus da Radial quebra e passageiros são prejudicados

 

 

 

 

 

 

 

Mais uma vez a história se repete sendo que nenhuma providência mais drástica seja tomada pelas autoridades da Estância Turística de Salesópolis.

Na manhã desta segunda-feira, 2 de maio, mais um ônibus da Empresa Radial quebrou, desta vez no Bairro do Bragança, quando seguia sentido Mogi das Cruzes.

Por volta das 4:40 da manhã o eixo do veículo quebrou causando um forte barulho e consequentemente com a parada brusca do coletivo alguns passageiros foram arremessados contra o banco da frente, sendo que alguns sofreram ferimentos leves.

O vereador Claudinei José de Oliveira, DEM, “Nei Zé Anísio” criticou a empresa devido um documento que enviou a Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis dizendo que estava tudo certo e nem reclamações dos usuários existia mais.                       

Nei na Sessão do dia 24 de abril disse que o papel aceita tudo e que nada mudou desde que a empresa Radial começou a operar na Linha 311 Salesópolis/Mogi das Cruzes.

“Enfim eu estava com razão, pois os ônibus estão quebrando com frequência, os atrasos continuam e agora um pequeno acidente que poderia virar tragédia se o coletivo estivesse em uma descida principalmente na “Serrinha””.

O vereador Nei disse a nossa reportagem que irá oficializar a EMTU (Empresa Municipal de Transportes Urbanos), pois a responsabilidade de fiscalizar é da mesma e espera que urgentes providências sejam tomadas o mais rápido possível.


Rumo a 2018

Deputado visitou o gabinete do prefeito

O deputado André do Prado, PR esteve na tarde de segunda-feira, 24 no gabinete do prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, PR, acompanhado de assessores do deputado federal Marcio Alvino.

Com certeza pensando nas eleições de 2018 o deputado veio para uma visita relâmpago apenas restrita a autoridades, ou seja, a parte mais interessada em fazer questionamentos que é a população mais uma vez ficou de fora.

Não podemos esquecer as inúmeras promessas feitas nas eleições de 2014 quando foram prometidas recursos para o Centro Multidisciplinar, para a ARES – Associação dos Recicladores de Salesópolis, asfalto para a Estrada Serrote / Guararema (e agora veem com a ideia de fazer apenas o melhor caminho) e a cobertura da quadra da Escola Mestra Henriqueta, mas que ficaram apenas em promessas.

E sem contar a Rua João Batista de Melo Franco Júnior, no Bairro do Fartura onde este site já publicou várias matérias e também o asfalto daquela via ficou apenas nas promessas.

Pelo que se sabe o deputado veio para ouvir as reivindicações dos políticos referentes à divisa com a cidade de Biritiba Mirim, que segundo o JP apurou será na Escola Vereador Elisiário Pinto de Morais.

Estamos de olho e junto com a população iremos cobrar sim das autoridades que honrem com suas promessas, pois nenhum eleitor obrigou candidato algum a fazer tais promessas apenas para angariar mais de  4 mil votos.


Jambeiro – SP

Vereador solicita aumento de efetivo da PM

O vereador Fabio Bueno de Mira, PMDB solicitou através da Indicação 156/2017 ao prefeito Carlos Alberto de Souza, SD, que seja efetuada com urgência um convênio com a Polícia Militar a fim de que sejam contratados PMs para a Operação Delegada conforme foi realizado pelo município de Taubaté no Vale do Paraíba.

Fábio disse em sua justificativa que a atividade Delegada decorre de uma importância parceria entre o município e o estado, possibilitando assim o aumento de Policiais Militares nas ruas da cidade e trazendo maior tranquilidade aos moradores de Jambeiro.

O vereador solicitou emergência nesse convênio face o aumento do número de furtos e roubos que vem ocorrendo na cidade de Jambeiro, SP, que além de tirar o sossego de todos gera uma grande insegurança principalmente no período noturno.


Câmeras de monitoramento

A "novela" que se arrasta há 4 anos

Câmera localizada no Bairro do Jardim Nídia

Logo que começaram a serem colocados os primeiros postes em vários pontos na sede da Estância Turística de Salesópolis e no Distrito Nossa Senhora dos Remédios para a instalação das câmeras de monitoramento a população pensava que teríamos um serviço ágil e que realmente iria proporcionar a sensação de segurança a todos.

Mas o que vimos foi apenas a colocação de postes e a instalação das câmeras isso logo no início do mandato do ex-prefeito Benedito Rafael da Silva.

A reportagem do JP apurou que naquela época vários testes foram feitos e constatou que na sede do município as câmeras funcionavam perfeitamente e que precisava apenas de alguns ajustes para que o sinal também viesse das câmeras instaladas no Distrito Nossa Senhora dos Remédios.

Acontece que na realidade nunca foram monitoradas e o convênio que pretendia realizar com a Polícia Militar da Estância para que a mesma operasse as câmeras nunca ocorreu.

Esse “elefante branco” que hoje está instalado em vários pontos da Estância e considerado de suma importância pela PM para coibir ou identificar autores de furtos e roubos na cidade infelizmente não funciona.

Os vereadores da gestão passada e alguns reeleitos foram críticos quanto à instalação das câmeras que nunca funcionaram e sempre questionaram o ex-prefeito Rafael sobre uma data para que as mesmas funcionassem.

Mas o que soubemos e que foi de grande valia para todos é que as câmeras pelo menos no ano de 2015 estavam funcionamento perfeitamente, pois durante o carnaval as mesmas foram utilizadas pela PM para monitorar os quatro dias de folia que aconteceu na Rua XV de Novembro e que com essa valiosa ajuda nenhum incidente ocorreram naquele ano.

O então vice-prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, durante sua campanha em 2016 disse a nossa reportagem que sua primeira ação seria fazer um convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado para que a Polícia Militar efetuasse o monitoramento em sua base localizada no centro da Estância Turística de Salesópolis.

Em sua última entrevista a nossa reportagem na primeira semana de seu mandato o agora prefeito Vanderlon mais uma vez ressaltou que iria realizar o convênio com a SSP e que o monitoramento ficaria a cargo da PM da Estância.

Mas infelizmente o que estamos presenciando é a continuidade da inércia em relação querer que algo funcione nesta cidade, pois se as câmeras estivessem em pleno funcionamento com certeza a Polícia no mínimo teria identificado os autores do assalto ocorrido no início de abril na Adega Siqueira, visto que no Bairro do Jardim Nídia tem uma câmera e isso ajudaria em muito elucidar esse crime.


GREVE GERAL

Estância Turística de Salesópolis.

A greve geral marcada para esta sexta-feira, 28 de abril deverá atingir os principais serviços públicos e privados na Estância Turística de Salesópolis e Região.

Segundo apurou a reportagem do JP ficou acertado que os funcionários públicos municipais poderão paralisar amanhã desde compensem depois a horas paradas, o mesmo ocorrendo em Biritiba Mirim.
Já na cidade de Santa Branca, Vale do Paraíba, os funcionários não irão necessitar repor as horas paradas neste dia de greve geral.

TRENS E METRO.

As centrais sindicais e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo convocaram uma greve geral nacional para sexta-feira (28) contra as reformas da Previdência e trabalhistas propostas pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB).
Para aqueles que necessitam de transporte público para chegar até seu local de trabalho ficará difícil pois, os ferroviários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) confirmaram adesão à greve geral. Sendo assim, cruzarão os braços os trabalhadores das linhas 7-rubi, 8-diamante, 9-esmeralda, 10-turquesa, 11-coral (Luz-Estudantes).


Estância Turística de Salesópolis

Divisa com Biritiba Mirim: Vereadores e suas opiniões

NOVA DIVISA: Segundo IGC essa será a nova divisa

entre os município de Salesópolis e Biritiba Mirim

A sessão da Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis foi quase que única e exclusiva para se falar da divisa com a cidade de Biritiba Mirim.

Pois vejam, a vereadora Débora Aparecida Rodrigues ao subir na tribuna defendeu os interesses da população e disse que “já está sendo feito um trabalho da divisa entre Salesópolis e Biritiba desde o final do ano passado e é um erro existente de 1974 e já passaram várias gestões e comissões e estamos montando uma nova comissão e estamos empenhados para resolver os problemas”.

“É um erro do IGC e sabemos que é difícil eles aceitarem que estão errados, e é importante para a Estância Turística de Salesópolis defender essa área, porque temos os moradores que tem seus imóveis registrados no Cartório de Santa Branca e luz e telefone pertence à Estância”.

“Nenhum gestor de Biritiba Mirim até então não tiveram interesse nessa área e o atual tem o maior interesse na Barragem de Ponte Nova devido querer ser Estância Turística”.

“Deixo bem claro que estamos empenhados fazendo todos os levantamentos e há vários anos estamos com o ônus e Biritiba Mirim está ficando com o bônus, pois fazemos a coleta de lixo, transporte escolar e arrumamos as estradas rurais há anos e quem recebe é a cidade vizinha”, disse a vereadora Débora.

Já o vereador Sérgio dos Santos disse que “já fiz parte de uma comissão com referência a divisa, fomos até a Casa Civil e infelizmente não conseguimos nada, e eu penso assim que tem que ter o interesse do Executivo pois precisa ter o empenho das duas partes em conjunto com o Legislativo”.

“Na época o ex-vereador Raul Wuo que era advogado fomos em São Paulo, mas o IGC não assumiu o erro e infelizmente a corda corta para o lado mais fraco”.

“Biritiba está reclamando porque está na boa, enquanto isso a prefeitura de Salesópolis faz a coleta de lixo, transporte escolar e manutenção de estradas”.

“A Lei é clara um município não pode entrar na jurisdição de outro já que é de Biritiba Mirim a prefeitura de Salesópolis não pode mais fazer nenhum trabalho naquela área a prefeitura de Biritiba que faça pois há tempos já recebem o bônus (FPM – Fundo de Participação dos Municípios)”, disse o vereador Sérgio dos Santos.

Finalizando a noite de debates sobre a divisa o vereador Rodolfo Marcondes foi mais duro em suas palavras e disse que “chega de medidas administrativas, pois há mais de trinta anos estamos tentando resolver amigavelmente, ou seja, passou de amizade entre Salesópolis e Biritiba Mirim, a atitude do prefeito Jarbas Ezequiel de Aguiar, PV foi descortês e a melhor saída é uma Ação Judicial”, concluiu o vereador.


Segue breve biografia, para conhecer um pouco

mais sobre esse homem que provocou nossas

fantasias, quando crianças:

Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor brasileiro. "O Sitio do Picapau Amarelo" é uma de suas obras de maior destaque na literatura infantil. Foi um dos primeiros autores de literatura infantil em nosso país e em toda América Latina. Tornou-se editor, criando a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Metade de suas obras é formada de literatura infantil.

Monteiro Lobato (1882-1948) nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Era filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Monteiro Lobato. Alfabetizado pela mãe, logo despertou o gosto pela leitura, lendo todos os livros infantis da biblioteca de seu avô o Visconde de Tremembé.

Desde menino já mostrava seu temperamento irrequieto, escandalizou a sociedade quando se recusou fazer a primeira comunhão. Fez o curso secundário em Taubaté. Estudou no Instituto de Ciências e Letras de São Paulo.

Ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco na capital, em 1904. Na festa de formatura fez um discurso tão agressivo que vários professores, padres e bispos se retiraram da sala. Nesse mesmo ano voltou para Taubaté. Prestou concurso para a Promotoria Pública, assumindo o cargo na cidade de Areias, no Vale do Parnaíba, no ano de 1907.

Monteiro Lobato casou-se com Maria Pureza da Natividade, em 28 de março de 1908. Com ela teve quatro filhos, Marta (1909), Edgar (1910), Guilherme (1912) e Rute (1916). Paralelamente ao cargo de Promotor, escrevia para vários jornais e revistas; fazia desenhos e caricaturas. Ficou em Areias até 1911, quando se muda para Taubaté, para a fazenda Buquira, deixada como herança pelo seu avô.

No dia 12 de novembro de 1912, o jornal O Estado de São Paulo publicou uma carta sua enviada à redação, intitulada "Velha Praga", onde destaca a ignorância do caboclo, criticando as queimadas e que a miséria tornava incapaz o desenvolvimento da agricultura na região. Sua carta foi publicada e causou grande polêmica. Mais tarde, publica novo artigo "Urupês", onde aparece pela primeira vez o personagem "Jeca Tatu".

Em 1917 vende a fazenda e vai morar em Caçapava, onde funda a revista "Paraíba". Nos 12 números publicados, teve como colaboradores: Coelho Neto, Olavo Bilac, Cassiano Ricardo entre outras importantes figuras da literatura. Muda-se para São Paulo, onde colabora para a "Revista do Brasil". Em seguida compra a revista e a transforma em editora. Publica em 1917, seu primeiro livro "Urupês", que esgota sucessivas tiragens. Transforma a Revista em centro de cultura e a editora numa rede de distribuição com mais de mil representantes.

No dia 20 de dezembro de 1917, publica no jornal O Estado de São Paulo, um artigo intitulado "Paranoia ou Mistificação?", onde critica a exposição de Anita Malfatti, pintora paulista recém chegada da Europa. Estava criada uma polêmica, que acabou se transformando em estopim do movimento modernista.

Monteiro Lobato, em sociedade com Octalles Marcondes Ferreira, funda a "Companhia Gráfico-Editora Monteiro Lobato". Com o racionamento de energia, a editora vai à falência. Vendem tudo e fundam a "Companhia Editora Nacional".

Lobato muda-se para o Rio de Janeiro e começa a publicar livros para crianças. Em 1921 publica "Narizinho Arrebitado", livro de leitura para as escolas. A obra fez grande sucesso, o que levou o autor a prolongar as aventuras de seu personagem em outros livros girando todos ao redor do "Sítio do Picapau Amarelo". Em 1927 é nomeado, por Washington Luís, adido comercial nos Estados Unidos, onde permanece até 1931.

Como escritor literário, Lobato destacou-se no gênero "conto". O universo retratado, em geral são os vilarejos decadentes e as populações do Vale do Parnaíba, quando da crise do plantio do café. Em seu livro "Urupês", que foi sua estréia na literatura, Lobato criou a figura do "Jeca Tatu", símbolo do caipira brasileiro.

As histórias do "Sítio do Picapau Amarelo", e seus habitantes, Emília, Dona Benta, Pedrinho, Tia Anastácia, Narizinho, Rabicó e tantos outros, misturam a realidade e a fantasia usando uma linguagem coloquial e acessível.
José Renato Monteiro Lobato morreu no dia 5 de julho de 1948, de problemas cardíacos.


Comemorando dois anos da dupla

Vitor & Julio no Rancho Vacaloca

A noite de sexta-feira, 7 de abril foi inesquecível para a dupla Vitor & Julio que completaram dois anos juntos e nada mais justo do que comemorar em grande estilo no Rancho Vacaloca na cidade de Mogi das Cruzes.

A reportagem do JP esteve presente e registrou esse momento especial para a dupla que foi recebida por centenas de fãs que compareceram à casa de shows para homenagear e prestigia-los em grande estilo.

CONFIRA AS FOTOS E VÍDEOS DA DUPLA NO FACEBOOK HIAGO SALESÓPOLIS


Suzano - SP

Deputado Estevam reforça parceria com a Polícia Militar

O segundo secretário da Assembleia Legislativa, deputado Estevam Galvão, participou na no dia 16 de março, da solenidade de 17º aniversário do 32º Batalhão da PM de Suzano. Na oportunidade, relembrou o trabalho pela criação da unidade e garantiu que continuará lutando muito pela Corporação.

“Em 2000, quando o Batalhão foi criado, eu era prefeito municipal. Foi uma luta muito difícil, iniciada quando eu ainda era deputado, na gestão do governador Mário Covas. Fui relator da Lei Orçamentária e destinei R$ 14 milhões do orçamento estadual para a construção da Companhia”, contou.

Participaram da solenidade o tenente coronel Welton da Silva, representando o Comando de Policiamento Metropolitano; a comandante do CPAM-12, coronel Monica Dias; o comandante do 32º Batalhão da PM, tenente coronel Wagner Matiota; o comandante do 17º Batalhão da PM, tenente coronel Felício Kamyama; o comandante do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes, tenente coronel Jean Carlos; o chefe de instrução do Tiro de Guerra, subtenente Assuires; o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi; o presidente da Câmara Municipal, vereador Zaqueu Rangel; entre outras autoridades de Suzano e região.

O deputado elogiou o desempenho da PM no Alto Tietê e garantiu que continuará trabalhando muito para garantir condições de trabalho para a corporação: “Sempre fiz questão de ser parceiro da Polícia Civil e Militar porque acredito na Corporação. Além de competente, a polícia precisa ser arrojada e corajosa e estas qualidades a nossa polícia e a polícia do Estado de SP tem. Contem comigo sempre!”.

Na última semana Estevam se reuniu com o secretário estadual de segurança Pública, Mágino Barbosa Filho e cobrou aumento do efetivo policial, além de mais viaturas e estrutura de trabalho para a corporação no Alto Tietê. “Na oportunidade, conheci o coronel Nivaldo restivo, que assume amanhã o Comando geral da PM no Estado. Pedimos mais atenção para a nossa região e tenho convicção de que seremos atendidos”, disse.


Santa Branca

Encenação da Via Sacra, uma tradição de 36 anos

A reportagem do JP esteve na cidade de Santa Branca, SP, no Vale do Paraíba onde pode presenciar o ensaio de como será mais uma apresentação na noite de sexta-feira Santa da encenação da Via Sacra que percorre as ruas do centro da cidade antes da procissão do Senhor Morto.

O grande responsável por essa união e dedicação dos mais de 160 atores e figurantes é o senhor Antônio Alves dos Santos, Diretor da Via Sacra da cidade de Santa Branca, SP, que teve a ideia de fazer um grupo teatral disse que “surgiu com o saudoso Padre Zé Mota que desejava fazer uma Via Sacra ao vivo e conversando com a dona Cida Pemba ela achou que seria uma coisa simples com quadros de Via Sacra”.

“Ela então me procurou e eu tive que montar todo o histórico da Via Sacra e ensaiar os personagens e começar a realização no ano de 1981”.

“A Via Sacra inicia-se abaixo da Praça Ajudante Braga com a prisão de Jesus, tentação do demônio, aparecimento do Anjo e vamos subindo sentido Igreja onde Jesus já toma a Cruz e logo atrás da Matriz é realizada a crucificação de Jesus”.

“Em seguida a Via Sacra inicia-se a Procissão do Senhor Morto pelas principais ruas da cidade de Santa Branca”.

São esperadas cerca de cinco mil pessoas para assistirem a Via Sacra e participarem da procissão.

Em sua mensagem “seu” Antônio disse que “agradeço a todos pelo esforço da comunidade e equipe de trabalho nessa missão e contar com a presença de todos para que recebam nossos visitantes com muito amor e carinho e que Jesus abençoe a todos”.


Paraibuna - SP

Aprovado projeto de Lei do vereador Flavinho

Foi aprovado pelo prefeito municipal da cidade de Paraibuna, SP, no Vale do Paraíba, Victor de Cassio Miranda, PSDB, o Projeto de Lei de autoria do vereador Flavio Otávio Pedroso Ribeiro, DEMOCRATAS, que obriga as agências bancárias a fornecerem documentos em Braile a deficientes físicos visuais.

O vereador Flavinho disse a reportagem do JP que após sua aprovação e sanção do prefeito Victor de Cássio Miranda, PSDB, a cidade vem recebendo muitos representantes de outras cidades para saber sobre a Lei e assim implantá-la em outras regiões.


Vereadores solicitam reunião com prefeito Vanderlon

Vereadores do Democratas Claudinho e Nei propõem melhorias ao prefeito Vanderlon

Aconteceu na tarde de sexta-feira, 31 de março  na Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis uma reunião entre os vereadores e o prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, PR, a fim que fossem discutidos assuntos de interesse da população que vem constantemente reclamando sobre vários problemas nas mais diversas áreas.

Assuntos como saúde,educação,  trânsito e turismo foram alguns temas discutidos, além do convênio com a Sabesp que foi uma pauta mais extensa, além de outro tema polêmico como a falta de pagamento a empresa LBAK que possui mais de 50funcionarios e realiza o transporte escolar na Estância.

Os vereadores do  DEMOCRATAS Claudio do Prado Moraes e Claudinei José de Oliveira, logo após a reunião foram ouvidos pela reportagem do JP para que passassem a população o resultado da conversa com o prefeito Vanderlon e quais as propostas para melhorar o atendimento em todos os setores da prefeitura.

Nei disse a nossa reportagem que “segundo o prefeito não vem pagando a empresa LBAK, pois a mesma não vem cumprindo com a entrega de documentos exigidos e com isso cinquenta famílias ficam sem receber e o dinheiro não gira em nosso município”.

“Citamos a Junta Militar que se encontra fechada e a questão dos pedidos de exames do Dr. Gondim e o prefeito disse que a Junta Militar volta a realizar documentos logo, pois já deu ordem de compra aos aparelhos necessários e quanto aos exames irá ver o melhor caminho para resolver e citou que criou uma comissão para auxiliar na busca de documentos para adequar a Santa Casa de Misericórdia Frederico Ozanan”.

O vereador Nei ressaltou ainda que juntamente com o vereador Claudinho “cobramos melhoria e organização no trânsito e manutenção de estradas entre elas a da Nascente, visto que vem quebrando veículos e ônibus de turismo devido à má conservação”.                      

“Pedi ainda que fortaleça o atrativo da Nascente, pois hoje as cidades de Guararema e Mogi das Cruzes querem se transformar em Estância Turística, mas nenhuma dessas cidades tem o atrativo principal igual Salesópolis.”

Distrito Nossa Senhora dos Remédios

O vereador Nei perguntou ainda quem responde pela pasta da Educação e foi informado que é o funcionário Maradona e também solicitou a ampliação na EMEI do Distrito, mas infelizmente o prefeito disse que não tem nada programado para o momento.

Estiveram presentes a essa reunião nove vereadores com exceção dos vereadores Sérgio dos Santos e Edney Campos dos Santos.


Estância Turística de Salesópolis

Vereador questiona fechamento da Junta Militar

A Estância Turística de Salesópolis acaba de perder mais um essencial serviço para a comunidade. Trata-se da Junta de Serviço Militar que foi fechada e a partir de agora os jovens que completam 18 anos precisam ir até a cidade de Biritiba Mirim para poder se alistar.

A reportagem do JP foi procurada mais uma vez pelo vereador Claudinei José de Oliveira, DEMOCRATAS que falou que devido à falta de computador não estará mais atendendo aos jovens na Estância Turística.

Nei questionou o prefeito Vanderlon e espera que em breve medidas cabíveis sejam tomadas o mais rápido possível visto que o número de jovens que se alistam todos os anos chegam a aproximadamente duzentos.


Salesópolis/Biritiba Mirim

Vereadores solicitam melhorias da Empresa Radial

Os vereadores Claudinei José de Oliveira, “Nei Democratas” da Estância Turística de Salesópolis e Luiz Carlos dos Passos, PV, de Biritiba Mirim irão juntos até a Alesp solicitar o empenho dos deputados estaduais para melhoria do atendimento da empresa radial que responde e realiza o percurso Salesópolis /Biritiba Mirim/Mogi das Cruzes.

Os vereadores querem que a Radial preste um serviço de qualidade a seus usuários, visto que já passou o tempo de adaptação da empresa que começou a atuar nas Linhas 294 Biritiba Mirim/Mogi das Cruzes e 311 Salesópolis/Mogi das Cruzes, desde o início do mês de novembro de 2016.   


Estância Turística de Salesópolis

Turismo na cidade volta a ser de todos

Com o fim do monopólio para a exploração do turismo na Estância Turística de Salesópolis ocorrida no final de 2016 novas empresas estão investindo na cidade com a finalidade de atrair mais visitantes que poderão conhecer todos os pontos atrativos que o município oferece.

A reportagem do JP entrevistou os empresários Rafael Bortoletto e Telma Gomes sócios da empresa de turismo Enjoy de São Paulo que já estão atuando na Estância Turística de Salesópolis com grupos de excursão.

Telma disse a nossa reportagem que: “Eu acho que o aumento dos pontos de visitação é ótimo para todas as partes”. “Acabou a limitação de roteiros e as dificuldades de divulgar a cidade já que o custo também abaixou com o fim do monopólio”.                       

“Acho que a tendência é o aumento do número de turistas com a divulgação das novas normas da cidade”. “Nós já estamos sentindo uma procura maior, porém acredito que esse ainda é um processo lento”.

Em suas excursões para a Estância Turística de Salesópolis a empresa conta sempre com dois guias em todos os ônibus e entre eles tem Biólogos e historiadores e com o apoio dos guias da cidade.

Empresa de Turismo Enjoy – Fone: 2673-4798 / 3294-7212

www.enjoypromocoes.com.br


Entrevista com o presidente do Comtur

O empresário Gilberto Fujisawa falou com nossa reportagem e fez um breve relato da atual situação do turismo na Estância Turística de Salesópolis após o fim do monopólio e com a entrada de novas agência que irão fortalecer ainda mais o comércio da cidade.

“Todo trabalho que foi desenvolvido em torno dessa abertura já tinha um processo que nós já sabíamos que iria acontecer”.

“Esta é uma nova fase, temos vários desafios a cumprir com a volta dos grupos de turistas, principalmente estamos visando não somente os grupos escolares e pedagógicos e sim também a terceira idade que durante o meio de semana é um potencial para gerar recursos para a economia da Estância Turística de Salesópolis”.

“Vamos juntos transformar Salesópolis em uma verdadeira Estância Turística e todos os empresários envolvidos com a divulgação e geração de empregos estão com muita esperança de dias melhores para a cidade”, concluiu o Presidente do Comtur o empresário Gilberto Fujisawa.



Notícias da Estância

Final de semana com som na Praça da Matriz

A reportagem do JP esteve na manhã de terça-feira com o Comandante do Destacamento da  PM da Estância Turística de Salesópolis, Sargento Martins para apurar as várias reclamações dos moradores ao redor da Praça da Matriz no último sábado, 18 de fevereiro.

O Sargento Martins durante entrevista ao JP disse que “no sábado, 18 de fevereiro, devido a operação que realizamos para deter a acusada do crime de furto no supermercado do Português, ficamos desde às 20:00 até por volta das 3:00 da manhã de domingo na Delegacia de Polícia aguardando a autoridade policial para efetuar o Boletim de Ocorrência”.

“Nesse tempo as pessoas que estavam na Praça da Matriz aproveitando da ausência temporária das Viaturas da PM, acharam no dever de promover todo tipo de barulho até por volta das 3:00 da manhã quando fomos liberados da DP”.

“Rapidamente estive na Praça da Matriz e em questão de meia hora colocamos ordem entre as pessoas que estavam promovendo barulho efetuando várias multas por excesso de som alto e fora do horário permitido por Lei”.

“Quero informar a população que já a partir do próximo final de semana a Praça da Matriz estará totalmente fechada para a circulação de veículos e que iremos combater toda e qualquer desobediência com som alto ou outro tipo de atitude das pessoas que não estejam dentro da Lei em vigência”.

“Recebi várias reclamações por parte dos moradores sobre os problemas ocorridos na madrugada de sábado para domingo e certos de que todos possam compreender nosso trabalho me coloco desde já a disposição da comunidade”, concluiu o Sargento Martins que não irá dar trégua aqueles que querem apenas promover som alto na Praça da Matriz ou em qualquer outra vida da cidade fora dos horários permitidos e mesmo assim com som que não atrapalhe o sossego dos moradores da Estância.


Estância Turística de Salesópolis

Sabesp inicia visitas de boas vindas

aos prefeitos do Alto Tietê

Primeiro município a ser visitado foi Salesópolis

A Sabesp iniciou nesta semana, na terça-feira, 7 de fevereiro, as visitas de boas-vindas aos prefeitos dos municípios atendidos pela Empresa na região do Alto Tietê.

As visitas de boas vindas têm o objetivo de estabelecer e estreitar o relacionamento com os municípios atendidos pela Sabesp, ouvir suas principais demandas, iniciar diálogo sobre a revisão e/ou assinatura dos contratos de programa, dentre outros assuntos.

Em Salesópolis, participaram do encontro o superintendente da Unidade de Negócio Leste da Sabesp, Márcio Gonçalves de Oliveira; o prefeito do município, Vanderlon Oliveira Gomes; secretários municipais, vereadores e demais representantes da Sabesp.


Estância Turística de Salesópolis

Moradores realizam mutirão

Os moradores do Bairro dos Buenos localizado na Estância Turística de Salesópolis realizaram na quarta-feira, 11 de janeiro u mutirão para limpar as ruas e melhorar o acesso de todos os moradores.

O mutirão contou com a participação dos moradores do Bairro que não mediram esforços para deixar as ruas e fachadas em frente suas casas limpas.

Segundo o JP apurou a próxima etapa será a limpeza na próxima segunda feira do ponto de ônibus localizado próximo a entrada do Bairro dos Buenos.

Participaram desta primeira etapa da limpeza da Rua 1 no Bairro dos Buenos  os moradores Adalberto (Belinho) e sua esposa Rita, Sargento Martins e sua esposa Zilda, Tereza Nascimento e Augusta Sandoval.


Aumento da tarifa da EMTU afeta 1,7 milhão na Grande SP

Deste domingo (8 de janeiro), a tarifa do transporte intermunicipal da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) teve aumento em mais de 570 linhas de ônibus.

Entenda o aumento nas tarifas de transporte
• Passagens intermunicipais da Grande SP terão reajuste de a partir de 6,1%;
• Passageiros terão que pagar de R$ 1 para usar terminais Piraporinha e Diadema a partir de domingo. No São Mateus a medida vai passar a valer em 15 de janeiro;
• Passageiros terão que pagar R$ 1,12 para usar os terminais Capão Redondo e Campo Limpo;
• Aumento afeta 1,7 milhão de pessoas;
• Decisão partiu do governo do estado de SP.

A passagem aumentou 6,64% nas cidades de Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba-Mirim, Salesópolis e Suzano, região atendida pelo consórcio Unileste.


Francisco precisa de sua ajuda

A reportagem do JP conversou com a mãe de Francisco Marzola Benitez, que sobre da Síndrome do Intestino Curto que nos falou de seus problemas e da campanha que está sendo realizada para a arrecadação de fundos para que Chico como é conhecido por todos possa realizar a cirurgia na Inglaterra.

Seus pais Jessica Marzola Benitez e Bravin Benitez ferreira disponibilizaram  um texto que está na página especialmente criada para Chico e estamos reproduzindo para que todos possam estar ajudando essa criança que tem o mesmo problema da menina Isabela que já publicamos em nosso site.

Conheça a história de Francisco

O Francisco foi diagnosticado, no ultrassom morfológico do primeiro trimestre da gestação, com Gastrosquise (alças intestinais para fora do abdômen), má formação não rara que atinge em média três a cada 10.000 nascimentos.

A solução seria um processo cirúrgico simples, uma cirurgia para colocar as alças intestinais para dentro e após um mês em observação o Chico iria para casa.

Mas durante o parto, observou-se que grande parte do intestino havia necrosado, e o simples procedimento para corrigir a má formação diagnosticada previamente, virou um processo para remoção de grande parte do intestino delgado do Francisco.

Com o intestino delgado consideravelmente reduzido, o Francisco foi então diagnosticado com SIC – Síndrome do Intestino Curto, ou seja, esta desordem pode ter etiologia anatômica ou funcional, resultando em problemas de absorção de nutrientes, fato que pode ser contrabalanceada pela maior ingestão de alimentos e por adaptações estruturais e metabólicas intestinais.

Após dois meses no hospital onde nasceu, em São José dos Campos, uma sequência de infecções e falta de esperanças a partir dos médicos, optamos por transferi-lo para um hospital da nossa cidade, Mogi das Cruzes, onde ele ficou na UTI infantil, com um custo aproximado de R$ 4.000,00 por dia de internação, dívida esta que pagamos até hoje.

Conforme passavam os dias, o Francisco perdia mais e mais peso, e os médicos a esperança, e então nos indicaram transferi-lo para São Paulo.

Sem poder arcar com os custos, optamos por fazer um novo plano de Saúde com 30 vidas, esse sem carência e que atenderia o Francisco de imediato e transferimos para o Hospital Sabará, referência em atendimento infantil no país e por lá ficamos longos nove meses.

Nesse período o Francisco sofreu com inúmeras infecções, e durante o tratamento de uma delas, ele sofreu uma parada cardíaca, que por um milagre não lhe tirou a vida.

Em julho de 2013, quando atingiu o peso necessário, o Francisco

passou pelo seu primeiro procedimento de adaptação, um alongamento de intestino pela técnica STEP, realizada aqui mesmo no Brasil.

Esse procedimento trouxe significativas melhoras não só na sua condição médica, mas na qualidade de vida tanto dele quanto nossa, e também na condição psicológica, passamos a acreditar ainda mais numa completa recuperação do Francisco.

Com duas semanas para completar seu primeiro aniversário, o Francisco teve sua primeira alta, o que nos encheu de esperança e força para continuar nessa luta.

Apesar de estar em casa, o Francisco necessitava basicamente dos mesmos cuidados de quando estava internado, com um ambiente altamente controlado e o cuidado ininterrupto de enfermeiras, estas que aliás o acompanham até hoje no mesmo esquema vinte e quatro horas por dia sete dias por semana.

Após um ano numa rotina de internações e idas para casa, em agosto de 2014, o Francisco repetiu o procedimento cirúrgico, e esse já não trouxe melhoras tão significativas quanto o primeiro.

O Francisco conseguiu ganhar peso, crescer e desenvolver um intelecto que nos surpreende a cada dia, mas sua condição ainda é distante da normal de uma criança da sua idade.

Francisco tem um cateter venoso implantado, que é responsável hoje por 70% da sua “alimentação”, os outros 30%  é composto pela alimentação via gastrostomia.

NTP é o nome da dieta a qual ele é submetido desde as primeiras semanas de vida Nutrição Parenteral Total, ou seja é uma solução que supre todas as necessidades nutricionais diárias, mas que por ser altamente concentrada, pode causar trombose das veias periféricas e anormalidades relacionadas à glicose (hiper ou hipoglicemia) ou disfunção hepática, que ocorrem em mais de 90% dos pacientes.

Além dos riscos, o Francisco precisa hoje estar conectado doze horas por dia ao “fio”, como ele gosta de chamar. Isso somado a aplicação dos medicamentos e dietas via gastrostomia limitam o que seriam as atividades de uma criança da sua idade.

No último ano, o Francisco vem apresentando pioras, sofrendo com desconfortos, dores e náuseas e sua barriga cada vez maior é resultado da dilatação do intestino e a falta de musculatura na parede do abdômen, caraterística da gastriosquise.

Segundo os médicos que o acompanham, e diversos especialistas consultados, uma terceira intervenção cirúrgica, nos moldes das já realizadas, não surtiria o mesmo efeito, e por isso não realizam e nem indicam tal procedimento.

Em busca de alternativas, encontramos um especialista na Inglaterra, mais precisamente na cidade de Manchester, Dr. Antonino Morabito, é consultor pediatra e cirurgião neonatal no Royal Manchester Children's Hospital, graduado em Perugia, na Itália, pós-graduado em Bolonha, Itália, trabalha a mais de 15 anos com pacientes com SIC.

E é um dos únicos que realizam o procedimento cirúrgico com a técnica LILT.

A técnica adotada pelo Dr. Marabito é uma técnica anterior a STEP, e por isso mais agressiva, basicamente a intensão da LILT é dividir o intestino em duas partes no sentido longitudinal e conectar pelas extremidades esses “dois tubos”, dobrando assim a superfície de absorção.

Apesar de ser uma técnica “ultrapassada”, e mais agressiva, tem uma taxa de 92% de sobreviventes, onde 96% se livraram da NTP.

Estamos em contato direto com o médico, e já foram enviados exames e outros documentos solicitados.

O Francisco tem então 92% de chances de se livrar do "fio" e qualquer infecção que coloque em risco sua vida. Mas pra isso precisa da sua ajuda para custear o procedimento cirúrgico que custará R$ 400.000,00.


Mogi das Cruzes

Prefeitos e vereadores eleitos de

Guararema e Biritiba Mirim são diplomados

Prefeito diplomado de Guararema, Adriano e de Biritiba Mirim Professor Jarbas

A cerimônia de diplomação dos prefeitos e vereadores eleitos em 2 de outubro nas cidades de Biritiba Mirim e Guararema aconteceu na tarde de segunda-feira, 19 de dezembro no auditório do CEMFORPE – Centro Municipal de Formação Pedagógica.

O prefeito eleito de Biritiba Mirim professor Jarbas Ezequiel de Aguiar foi ovacionado pelos presentes quando foi chamado para receber seu diploma das mãos da Juíza Eleitoral, Vanêssa Christie Enande, sendo que o mesmo ocorreu com o prefeito re eleito de Guararema Adriano  de Toledo Leite.

O evento também contou com a presença do deputado estadual André do Prado, PR, que foi cumprimentar os prefeitos diplomados de Biritiba Mirim e de Guararema. 


Estância Turística de Salesópolis

5ª Olimpíada de Matemática na

Escola Professora Rosa Maria de Souza

Realizou-se na Escola Professora Rosa Maria de Souza, localizada no Bairro do Jardim São Vicente na Estância Turística de Salesópolis a 5ª Edição da Olimpíada de Matemática que foi idealizada pela professora Fabrícia Faria Rosa.

Todas as classes participaram desse evento que teve como vencedoras as alunas Isabela Fonseca, no nível 1  e a aluna Anthoniele Oliveira, vencedora do nível 2.


Guararema

Entrevista com o prefeito diplomado de  Guararema

A reportagem do JP entrevistou na tarde de segunda-feira, 19 de dezembro no CEMFORPE - Centro Municipal de Formação Pedagógica,  na cidade de Mogi das Cruzes o prefeito reeleito de Guararema Adriano de Toledo Leite, que falou das prioridades para o seu segundo mandato que se inicia a partir de 1 de janeiro de 2017.

“Nós iremos trabalhar em termos nas áreas que foram eleitas como prioridade, visto que conversamos com os representantes políticos e a população, iremos  melhorar a qualidade do transporte público no inicio do ano, promovendo uma revisão das linhas e itinerário”.

“Irei priorizar a segurança, saúde e educação no início do ano, também iremos priorizar a segurança e a educação iremos manter a qualidade de ensino a todos visto que temos boa qualidade nessa área”.

“Na segurança da cidade o sistema de câmeras tem dado muito certo e iremos expandir e a saúde é um grande desafio e a nossa bandeira será a construção do hospital municipal e já temos o terreno são seis áreas vizinhas que já adquirimos”.

Em sua mensagem a população de Guararema o prefeito reeleito e já diplomado Adriano disse que “aqueles que confiaram em nosso trabalho iremos nos esforçar ao longo dos próximos quatro anos para transformar e construir uma cidade ainda melhor, com muito trabalho, dedicação e transparência e proximidade com a população, que confiou 13614 votos a nossa pessoa e agora iremos trabalhar para retribuir a confiança que o Guararemense tem ao nosso trabalho”.

“A crise é grande a receita caiu muito e estamos trabalhando de maneira compacta e enxuta economizando e trabalhando na prioridade enquanto a crise não passa estamos trabalhando com preocupação e cautela, mas assim que o país voltar a crescer tenho certeza que iremos recuperar nosso poder de investimento e tomar aquele investimento a todo vapor na infra estrutura e habitação que são áreas fundamentais”.

Vicinal Salesópolis-Guararema

“É uma das bandeiras de nossa administração e o deputado estadual André do Prado tem conduzido junto a Secretaria de Transportes e ao DER conversei com o prefeito eleito da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes, que é do nosso partido e parceiro, é uma obra que tem todo mérito para as duas cidades e que liga duas importantes rodovias a SP 66 de Guararema e SP 88 Mogi-Salesópolis  e é importante para as cidades da região e iremos trabalhar para conseguir essa verba junto aos governos estadual e federal”, concluiu o prefeito reeleito de Guararema Adriano de Toledo Leite.


Diplomados

Vereadores e prefeitos eleitos de Santa Branca e Salesópolis são diplomados

Aconteceu na tarde de sexta-feira, 16 de dezembro na Câmara Municipal de Santa Branca, SP, (Vale do Paraíba) a diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em 2 de outubro nas cidades de Santa Branca e Salesópolis.

A abertura dos trabalhos foi com a execução do Hino Nacional Brasileiro que foi acompanhada por violão por um integrante do Batucando (escola de música de Santa Branca) e em seguida os hinos de Santa Branca e da Estância Turística de Salesópolis.

A Juíza da 112ª Zona Eleitoral da Comarca de Santa Branca Adriana Vicentin Pezzatti de Carvalho diplomou todos os vereadores e vice-prefeitos e prefeitos das cidades de Santa Branca e da Estância Turística de Salesópolis.

Foi uma cerimônia simples em que os diplomados receberam os cumprimentos de todos os integrantes do Cartório Eleitoral, convidados e parentes.


Estância Turística de Salesópolis

Mais investimento para a saúde em 2017

Vereador Paulo Roberto de Faria, prefeito eleito Vanderlon,

deputado André do Prado, vereador eleito Monteiro e vereador Sérgio dos Santos

O prefeito eleito da Estância Turística de Salesópolis Vanderlon Oliveira Gomes, PR esteve no gabinete do deputado estadual André do Prado, PR junto com os vereadores Sérgio dos Santos,PR; Paulo Roberto de Faria, PR e com o vereador eleito Paulo César Monteiro, PPS.

Vanderlon falou sobre a necessidade de investimentos para a área da Saúde na Estância Turística de Salesópolis, e que junto com o deputado estadual André do Prado irão agendar uma reunião na Secretaria Estadual da Saúde para apresentar mais esta demanda da população ao Governo do Estado de São Paulo.


Estância Turística de Salesópolis

Futebol Solidário arrecadou

brinquedos e dinheiro para o 5º Natal das crianças

Desde o final de novembro a Estância Turística de Salesópolis se mobilizou com a realização de eventos a fim de arrecadar brinquedos para o 5º Natal Solidário das crianças, que este ano será realizado na Chácara da Chú, localizada na Travessa São Sebastião, 150 no Bairro do Fartura.

Para que o evento continue com o mesmo sucesso dos anos anteriores já foi arrecadados centenas de brinquedos na Praça da Matriz durante o Desafio 12 horas treino Indor, que aconteceu dia 27 de novembro e domingo dia 4 de dezembro no campo do Centro Esportivo Municipal teve a manhã de futebol beneficente onde foram arrecadados 60 brinquedos e R$ 380,00.

A solidariedade do povo da Estância Turística de Salesópolis mais uma vez foi de grande valia para que o 5º Natal Solidário das crianças tenha grande êxito e acima de tudo que Papai Noel possa fazer uma criança feliz.


Estância Turística de Salesópolis

Sábado dia 10 tem festa para as crianças

e chegada do Papai Noel

No próximo sábado, 10 de dezembro a partir das 10:00 da manhã no Sítio da Chu, localizado na Travessa São Sebastião 150, no bairro do Fartura na Estância Turística de Salesópolis, acontece o 5º Natal Solidário das crianças.

As atrações terão início com brincadeiras, distribuição de doces e brinquedos as crianças e às 11:00 está prevista a chegada do Papai Noel.


Estância Turística de Salesópolis

Formatura dos Alunos da EMEI bairro do Fartura

Realizou-se na EMEF Professora Maria de Lourdes Gonçalves de Toledo, na Estância Turística de Salesópolis a formatura dos Alunos da EMEI, que contou com a presença de oito formandos.

Foi uma cerimônia simples, mas rica em criatividade, emoção e muita descontração dos alunos que passaram o tempo todo atentos aos acontecimentos.

Estiveram presentes ao evento o Diretor da Unidade Escolar o professor Daniel Nepomuceno dos Santos, a atual professora dos alunos Cibeli Carolina Miranda Souza e as duas professoras que durante o ano tiveram a oportunidade de estarem presentes junto com as crianças, professora Greice Cristina Ramos e professora Flávia de Fátima Morais Oliveira da Silva.

Representando a Secretaria Municipal de Educação da Estância Turística de Salesópolis, a professora Bernadete da Penha de Souza, responsável dos projetos junto aos governos estadual e federal; a vice Diretora da EMEF professora Maria de Lourdes Gonçalves de Toledo Daniela Fonseca e Gertrudes Aparecida Fernandes, Coordenadora da EMEI.


Primavera Rosé

Cantora Gisele Liz em grande noite no Mercado Municipal

Aconteceu na noite de sábado, 26 de novembro no Mercado Municipal da Estância Turística de Salesópolis o show “Primavera Rosé” com a cantora Salesopolense Gisele Liz.

Amigos e familiares estiveram presentes para prestigiar mais esse evento que vem engrandecer a cultura da Estância e assim mostras os novos talentos que despontam na cidade.

Vale ressaltar que o Mercado Municipal até o final da década de 70 foi palco de grandes bailes e principalmente o Carnaval que é uma tradição cultural da Estância Turística de Salesópolis.


A Estância Turística de Salesópolis perdeu na tarde de segunda-feira, 5 de dezembro um grande Músico, um excelente Professor e uma grande amigo de toda a sociedade.

O professor e maestro Caetano Antônio de Camargo além de muitas saudades deixará centenas de milhares de seus admiradores órfãos, seja pelos ensinamentos nas aulas de matemática, ou seja, pelo músico que até alguns meses atrás ainda fazia questão de estar participando das procissões com a Corporação Musical São José.

Não podemos deixar de ressaltar ainda que desde a década de 80 a Banda São José participava abrilhantando os carnavais seja na Sociedade Esportiva Salesopolense ou na Rua XV de Novembro.

Em 2012 foi praticamente o último ano em que o Maestro Caetano Antônio de Camargo, participou ativamente na Banda São José abrilhantando quatro noites de carnaval na Estância Turística de Salesópolis.

O JP teve a oportunidade de registrar esses momentos que hoje irão ficar guardados na lembrança de todos aqueles que tiveram a oportunidade de aprender com seus ensinamentos, de seus amigos e conhecidos.

Vídeos do Carnaval e da Procissão do Divino ambos de 2012 poderão ser assistidos e assim lembrar-se dessa pessoa que realmente fez a diferença em nossa cidade, além de inúmeras fotos de apresentações com a Fanfarra da Escola Professora Olga Chakur Farah e das serenatas nas noites que antecediam ao Natal tocando e cantando lindas músicas pelas Ruas da Estância.

Tivemos a oportunidade ainda neste ano de poder homenagear o professor Caetano em nosso site na Coluna Gente da Gente.

Hoje não é apenas um dia para chorar sua perda, mas sim para agradecer a Deus por essa pessoa chamada Caetano Antônio de Camargo ter nascido, morado e feito sua história na Estância Turística de Salesópolis.

“Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós”. Amado Nevo.


Estância Turística de Salesópolis

Morre o Professor e Maestro

Caetano Camargo

Faleceu no início da tarde de segunda-feira, 5 de dezembro o professor e maestro Caetano Antônio de Camargo.

Caetano Antônio de Camargo era casado com com a professora e cidadã Salesopolense Araci Nunes de Camargo, que atualmente exerce a função de Supervisora de Ensino, na Diretoria de Ensino na cidade de Mogi das Cruzes, SP.

Professor aposentado, trabalhou com muita dedicação nas escolas João Cardoso de Siqueira, na cidade de Biritiba Mirim, SP, como professor de ensino fundamental; Escola Vereador Elisiário Pinto de Moraes, no Distrito Nossa Senhora dos Remédios, como professor de Matemática e na Escola Professora Olga Chakur Farah, na Estância Turística de Salesópolis ministrou aulas de Matemática e Física.

Com vasta experiência na área educacional, não mediu esforços para se tornar Diretor da Escola Vereador Elisiário Pinto de Moraes, ocupando posteriormente a Direção da Escola Professora Olga Chakur Farah e Supervisor de Ensino da Diretoria Regional de Ensino em Mogi das Cruzes, SP.

Apaixonado pela arte musical e com sua vasta experiência cultural, desenvolveu vários projetos sócios/culturais, como Flauta Doce para aproximadamente 40 crianças, desenvolvido com a Associação Caminhando Juntos; Fanfarra Mista da Escola Professora Olga Chakur Farah, também para aproximadamente 40 alunos de onde estão surgindo novos talentos sendo que alguns já estão se apresentando na Corporação Musical São José, sendo este seu principal objetivo, ou seja a formação de novos músicos.

Os dons do Professor Caetano, não pararam por ai, pois desde criança participou da corporação Musical São José de Salesópolis, tocando caixinha, surdo, trombone e bombardino, certamente herdando esses dons de seu pai “seu Tóte” como era conhecido em Salesópolis, sendo ele o presidente de honra da Corporação Musical São José, inclusive fazendo a doação do prédio onde até hoje está a Sede da Banda.

Desde de 1968 o professor Caetano dando continuidade ao legado de seu saudoso progenitor, foi o Maestro e responsável pela condução da Banda da Estância Turística de Salesópolis, cargo que ocupou em substituição ao Maestro Flávio Augusto Gomes.

Sempre lutou para que a Banda formasse novos músicos, e na expectativa de conseguir incentivos governamentais, continuou sua batalha, se apresentando em ocasiões festivas da Estância Turística de Salesópolis e Região engrandecendo a todos.


Estância Turística de Salesópolis

Alunos da EMEF Mestra Henriqueta participam de

trilha sensorial no Museu da Energia

Os alunos da EMEF Mestra Henriqueta participaram na manhã de sexta-feira, 18 de novembro da trilha sensorial como premiação do projeto aprendendo a reciclar no Museu da

Energia de Salesópolis.

Essa trilha foi para a sala vencedora da gincana da garrafa Pet da EMEF Mestra Henriquieta e a sala que coletou mais garrafas teve como prêmio uma trilha diferenciada.

Ao todo participaram 101 alunos sendo 55 alunos que estudam na parte da manhã e 46 que estudam a tarde, além de professores e colaboradores.

A reportagem do JP falou com Fernando M. K. Maia, Educador do Museu da Energia que explicou como foi realizada essa trilha pelos alunos.

“No início da trilha os alunos foram vendados e tiraram os calçados para experimentar o tato, que é o contato com a terra”.

“Em alguns pontos da trilha houve paradas onde estimulamos a audição com um gravador, depois o olfato sentindo o cheiro de algumas frutas, o paladar comendo pedaços de outras

frutas e por último tiramos as vendas e colocamos alguns materiais "lixos", onde eles teriam que achar o "estranho" da paisagem”, concluiu Fernando.


Estância Turística de Salesópolis

Projeto arrecadou mais de 16 mil garrafas pet

Aconteceu durante uma semana na EMEF Mestra Henriqueta e na Escola doBairro da Nhá Luz o projeto reciclando realizado pelo ARES (Associação dos Recicladores de Salesópolis) em parceria com o Museu da Energia Elétirica.

A reportagem do JP conversou com a presidenta da ARES Janayna de Souza Silva e com Fernando M. K. Maia do Museu da Energia Elétrica que falaram sobre o trabalho realizado junto as unidades escolares.

Janayna disse que “o projeto foi aplicado na EMEF Mestra Henriqueta e na Escola do Bairro da Nhá Luz com a finalidade de conscientizar as crianças para a coleta seletiva e que tiveram a oportunidade de aprender reciclar e no desenvolvimento do projeto foi proposto a atividade de arrecadação de garrafas pet durante uma semana em parceria com o Museu da Energia Elétrica da Estância Turística de Salesópolis”.

Fernando ressaltou que “a ideia do projeto foi fazer uma palestra aos alunos falando sobre a diferença do lixo e mostrar o trabalho que é desenvolvido pelo ARES, pois ainda temos pessoas que não sabe como são realizados os trabalhos de reciclagem”.

“Precisamos divulgar pois é um trabalho digno e é muito importante reciclar e foi proposto uma gincana com a coleta de garrafas pets e copos plásticos”.

“Realizamos na EMEF Mestra Henriqueta e na Escola do Bairro da Nhá Luz e os vencedores irão realizar um passeio ecológico por uma trilha no Museu da Energia Elétrica”.

Confira abaixo os números da arrecadação de garrafas pet e copos plásticos.

Escola do Bairro da Nhá Luz arrecadou 2.587 garrafas no total, sendo 950 garrafas no período da manhã e 1.637 no período da tarde, onde participaram 6 salas com 117 alunos do 1° ao 5° ano.

A EMEF Mestra Henriqueta arrecadou 12.475 garrafas pet, e participaram 17 salas com 400 alunos do 1° ao 5° ano.


Estância Turística de Salesópolis

Comemoração ao dia do Patrono e elevação a Comarca

Aconteceu no prédio do Fórum da Comarca de Salesópolis duas importantes comemorações na tarde de segunda-feira, 7 de novembro.

A primeira foi à comemoração pelo dia do Patrono que dá nome ao prédio do Fórum da Comarca da Estância Turística de Salesópolis de Juiz Dr. Messias José de Melo Souza em seguida o Juiz de Direito da Comarca da Estância Turística de Salesópolis, Dr. Alexandre Miura Iura, acompanhada de Sônia Maria de Castro Melo Souza, viúva do Juiz Messias, descerraram a placa comemorativa.

Durante sua fala o Juiz Dr. Alexandre Miura Iura ressaltou a importância das novas instalações do prédio do Fórum que dá maior suporte a todos os funcionários além de evitar que viaturas fiquem na rua com presos como ocorriam no antigo prédio.

Parabenizou mais uma vez o Juiz Dr. Messias José de Melo Souza que denomina o nome do Fórum e leu um trecho de seu diário que emocionou seus familiares.

O prefeito Rafael ressaltou que foram anos de trabalhos para transformar a Estância Turística de Salesópolis em Comarca e agora poder contar com um prédio totalmente reformado e que irá melhor atender aos munícipes.

Dia do Patrono

O Dia do Patrono é uma homenagem as personalidades que dão nome às edificações forenses na data de seu nascimento – tem sido comemorado pelas comarcas de todo o Estado. A iniciativa está inserida na ‘Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante’ e foi instituída pela Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo por meio da Portaria nº 9.023/2014; a norma consiste na promoção do resgate histórico do patrono, pela divulgação dos dados biográficos, imagens e outras informações.

A cerimônia contou com a presença dos familiares do homenageado Juiz Dr. Messias José de Melo Souza (1948 – 2004), seu irmão e Advogado, Dr. Francisco Bosco de Souza; esposa do Dr. Messias, Sônia Maria de Castro Melo Souza e de seus filhos Dra. Fabiola de Castro Melo Souza, Flávia de Castro Melo Souza e Fábio Rodrigo de Castro Melo Souza;  Juiz de Direito da Comarca da Estância Turística de Salesópolis, Dr. Alexandre Miura Iura; Promotora de Justiça da Comarca da Estância Turística de Salesópolis Letícia Lourenço Pavani; Benedito Rafael da Silva, prefeito da Estância Turística de Salesópolis; Sérgio dos Santos, presidente da Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis; Primeiro Sargento PM Sérgio Santos Martins, representando o 1º Tenente Dirceu Godoy de Oliveira, Comandante da Polícia Militar e Dr. Eden Wuo, representando a presidente da 46ª Subseção de Jacareí, Draª Ana Marai Ribeiro Pereira da Silva.

Além das personalidades da esfera jurídica estiveram também prestigiando o evento os vereadores eleitos em 2 de outubro da Estância Turística de Salesópolis, Paulo César Monteiro, Claudio do Prado Moraes, Nilson Satolu Imamura e Edson Lopes Cerqueira, além de Servidores do Fórum.


Mogi das Cruzes

Jornada de Matemática:

Alunas de Salesópolis ficam em terceiro lugar

Após serem as campeãs em nível municipal as alunas da EMEF Mestra Henriqueta da Estância Turística de Salesópolis participaram da Jornada de Matemática na cidade de Mogi das Cruzes, que se realizou no Lions Club, onde competiram com quinze escolas estaduais e conquistaram o terceiro lugar.

Mais uma vez as alunas da professora Silvana Bigaski  Hérica, Isabela, Lara e Camila, que estão cursando o quinto ano mostraram determinação em seus estudos e que para chegarem a essa posição a participação do professor na sala de aula foi fundamental.


5 anos do JP

Missas em Ação de Graças em Biritiba Mirim

Realizou-se na noite de sábado, 29 de outubro na Paróquia São Benedito em Biritiba Mirim a missa em Ação de Graças pelos 5 anos do Jornal do Povão.

A missa foi celebrada pelo Padre Edinei Maia dos Santos, que parabenizou o JP e sua equipe pelos trabalhos que vem realizado em toda Região e especialmente em Biritiba Mirim com a cobertura dos eventos Católicos.

“Nós do Jornal do Povão procuramos sempre mostrar os principais acontecimentos com eficiência e imparcialidade, para que nossos leitores fiquem sempre bem informados do que acontece na Estância Turística de Salesópolis e Região”.


Estância Turística de Salesópolis

Morre o empresário Osni Acácio

Morreu na manhã de sábado, 5 de novembro o empresário Osni Prado de Faria, “Osni Acácio”, aos 65 anos, na cidade de São Paulo onde estava internado.

Osni foi vereador em Salesópolis entre os anos de 1977 e 1983 e vice prefeito por dois mandatos entre 1983 a 1988 tendo como prefeito Masayuki Uono e 1993 a 1996 quando José Francisco Citrângulo era prefeito.

Na década de 1990 Osni também foi festeiro da Festa do Divino Espírito Santo na Estância Turística de Salesópolis.

Uma pessoa muito popular e querida na Estância, Osni nos últimos anos se dedicava a sua empresa Horizonte de Comércio de Eucalipitos.

O Sepultamento ocorreu na tarde de sábado (5/11) no Cemitério Municipal da Estância Turística de Salesópolis.


II Jornada de Matemática em Salesópolis

Alunos da EMEF Mestra Henriqueta são os campeões

Professoes e as alunas vencedoras da II Jornada de Matemática

Aconteceu na manhã de segunda-feira, 31 de outubro no Centro Comunitário do Bairro do Fartura, na Estância Turística de Salesópolis a final da II Jornada de Matemática com a participação dos alunos das Escolas Municipais de Educação Fundamental.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e sob a coordenação da Professora Maria de Lourdes Faria que é a Coordenadora Pedagógica, a II Jornada de Matemática teve a participação dos alunos que estão cursando o quinto ano.

Mais uma vez os alunos da EMEF Mestra Henriqueta se destacaram e foram os campeões desta II Jornada de Matemática e no próximo dia 7 de novembro estarão disputando na cidade de Mogi das Cruzes com os alunos das Escolas Estaduais.

A professora  Silvana Bigaski mais uma vez fez a diferença com seus alunos sagrando-se vitoriosos, visto que anteriormente seus alunos também já haviam participados na cidade de Mogi das Cruzes da II Feira de Ciência e apresentaram um trabalho voltado para os resíduos sólidos e conquistou o terceiro lugar entre os 18 projetos que foram apresentados.

A professora Silvana parabenizou a seus alunos Hérica, Isabela, Lara e Camila que fizeram questão de frisar o slogan  H I L C s que com certeza ficará marcado para sempre na memória de cada um delas.

A II Jornada de Matemática é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação da Estância Turística de Salesópolis e a Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes, fazendo parte do Programa Ler e Escrever.

Confira a classificação final:

5º Lugar - EMEF Ernesto Ardachnikoff - 1670 pontos

4º Lugar - EMEF Professora Sônia Maria da Fonseca - 2010 pontos

3 º Lugar - EMEF Antônio ALves de Alvarenga - 2040 pontos

2º Lugar - EMEF Professora Maria de Lourdes Gonçalves de Toledo - 2080 pontos

1º Lugar - EMEF Mestra Henriqueta - 2350 pontos


O assunto é reciclagem

ARES ganha utensílios do Instituto Coca-Cola Brasil

A reciclagem no Brasil carrega uma forte demanda social. Existem no país cerca de mil cooperativas de reciclagem, cabendo a essas organizações processar os resíduos gerados pela população e repassar para os recicladores. A grande maioria dessas cooperativas opera, muitas vezes, em condições insalubres e inseguras. Sabemos que, quando se trata da cadeia de reciclagem, precisamos olhar além do resíduo, enxergando as pessoas que estão no fim desse ciclo.

Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, o programa Coletivo Reciclagem, anteriormente conhecido como ‘Reciclou, ganhou’ que, desde 1996 colabora para que o País seja um dos mais eficientes na reciclagem de materiais. Em parceria com a ONG Doe Seu Lixo, a Coca-Cola Brasil dá suporte para o desenvolvimento de cooperativas de catadores de materiais recicláveis

Na Estância Turística de Salesópolis a ARES Associação dos Recicladores de Salesópolis foram contemplados com vários utensílios que muito irá contribuir para o melhor desempenho de todos aqueles que se dedicam no dia-a-dia na reciclagem.


Estância Turística de Salesópolis

Novos rumos no turismo da cidade

Membros da Associação Comercial e do Comtur no gabinete do prefeito Rafael

O prefeito Benedito Rafael da Silva assinou na manhã de segunda-feira, 24 de outubro em seu gabinete o Decreto que regulamentou a Lei do Turismo e que irá projetar a Estância Turística de Salesópolis em âmbito nacional proporcionando que outras empresas possam estarem atuando na cidade.

Também foi consolidada a parceira entre a prefeitura municipal da Estância Turística de Salesópolis e a Associação Comercial da cidade a fim de que seja colocado no Portal Artístico um funcionário para prestar informações aos visitantes.

Durante entrevista concedida a reportagem do JP o prefeito Rafael falou da importância do turismo na cidade  e disse que “hoje é uma data histórica onde regulamenta a nova Lei do Turismo em Salesópolis, que implanta  o plano de turismo através de Decreto regulamentar e novas medidas irão ser tomadas para agilizar e assim começa o desenvolvimento turístico”.

“É uma revolução para o  turismo da cidade, ou seja o comércio e a população irão ganhar com  mais empregos e mais rendas para o município”.

Também foi criada a Secretaria de Turismo que engloba Cultura e Esporte na mesma pasta, tendo como a primeira Secretária Rosangela Falótico.

O que muda com essa nova Lei é a quebra do monopólio do turismo na Estância o que antes era feito apenas por uma agência da cidade, passará a partir de hoje ser de interesse de todos aqueles que desejam conhecer as Nascentes do Rio Tietê e as belezas naturais que a cidade proporciona.

O evento contou com a presença do prefeito Rafael, membros da Associação Comercial da Estância Turística de Salesópolis, membros do Comtur, vereadora eleita pelo PSD Debora Aparecida Rodrigues e de Rosangela Falotico e André Ricardo da prefeitura municipal.


Entrevista com o Tenente Coronel Jean Carlos de Araújo Leite

Ainda falando das comemorações dos cinco anos do SAMU em nossa  Região a reportagem do JP entrevistou o Tenente Coronel Jean Carlos de Araújo Leite, do Corpo de Bombeiros de  Mogi das Cruzes que falou sobre os trabalhos desenvolvidos em parceria com o SAMU.

“Com o trabalho desenvolvido anteriormente foi realizado um planejamento e entendeu que com o SAMU estando atuando em conjunto com o Corpo de Bombeiros, com mais viatura, equipamentos e mais gente para trabalhar o atendimento na Região seria muito melhor e isso se comprovou ao longo desses cinco anos”.

“O Corpo de Bombeiros trabalhou junto e hoje a cidade não conta mais com a Viatura do Resgate somente as unidades do SAMU e o pessoal do resgate foram transferidos para outras locais dando maior amplitude no atendimento as emergências”.

“Estamos no dia-a-dia e todos se conhecem pelo nome, e todos sabem como agir e trabalhar e estamos sempre em evolução constante com treinamento de pessoal, aquisição de conhecimentos e isso só reflete em uma coisa, o benefício para a sociedade”.

“Trabalhando bem e com essa sintonia boa quem ganha é a população”.

“Quero que a população de nossa Região saiba que estamos 24 horas por dia disponível e todos podem ter mais tranquilidade, pois temos uma operação na área de emergência de atendimento tanto o Bombeiros quanto o SAMU diferenciado não somente do Estado de São Paulo mas de todo o Brasil”, concluiu o  Tenente Coronel Jean Carlos de Araújo Leite.


Mogi das Cruzes

Aniversário de cinco anos do SAMU

Aconteceu na manhã de terça-feira, 18 de outubro na sede do Corpo de Bombeiros na cidade de Mogi das Cruzes festividades que marcaram os cinco anos da instalação Cure 192 – Central de Urgências, Remoções e Emergências e do Cresamu - Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que abrange as cidades de Salesópolis, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Guararema e Arujá.

Aproveitando a oportunidade também foi comemorado o dia do Médico.

Estiveram presentes os prefeitos de Mogi das Cruzes Marco Aurélio Bertaiolli e de Biritia Mirim Carlos Alberto Taino Júnior (Inho);  vereador Cláudio Miyake, médicos e enfermeiros do SAMU e o Secretário de Saúde de Mogi das Cruzes.

Na oportunidade dois pacientes que foram atendidos pelo SAMU receberam placas alusivas aos cinco anos do CRESAMU em Mogi das Cruzes, o jornalista do JP Márcio Rosa e Fernando Pessoa, que falou da importância para a nossa Região do atendimento prestado pelos médicos e enfermeiros e a agilidade no deslocamento das viaturas.

Pessoa sofreu um grave acidente de moto na estrada Mogi-Salesópolis e falou da rapidez e eficiência aos médicos e enfermeiros do SAMU que salvaram sua vida.

A prioridade do CRESAMU é dar o melhor atendimento a população e há cinco anos estão em nossa região.

O CRESAMU instalado dentro do Quartel do Corpo de Bombeiros está sendo de extrema importância para melhor atender a população de Mogi das Cruzes e demais cidades que participam do consórcio.

 “Essa é uma integração geral e diária que só garante benefícios à população. Porque não importa a classe social ou o plano de saúde: quando acontece uma emergência, todos são atendidos pelo Samu”, disse o prefeito Marco Bertaiolli, que prestou homenagem pelo Dia do Médico ao cirurgião Marcelo Giovanelli, que atua no Samu desde a sua implantação e foi um dos responsáveis pelo atendimento às vítimas do grave acidente com o ônibus de estudantes ocorrido na Mogi-Bertioga, no último mês de junho.

O SAMU já atendeu quase 400 mil pessoas nestes cinco anos e serve de modelo para o Ministério de Saúde.

No total, a Cure reúne 31 ambulâncias, sendo 14 do Setor de Ambulâncias, 15 do Cresamu (2 UTIs, 9 básicas de 4 reservas técnicas) e duas unidades de resgate do Corpo de Bombeiros. A equipe é formada por 263 profissionais, dos quais 69 são funcionários da Administração Municipal e 194 são colaboradores contratados pela Pró-Saúde, organização social responsável pelo gerenciamento da unidade, entre eles 35 médicos. 


Dunga’s Restaurante 30 anos

Um dos mais tradicionais restaurantes da Estância Turística de Salesópolis comemora hoje, 15 de outubro seus 30 anos de existência e serviços prestados aos salesopolenses.

O que começou como um pequeno restaurante em 1986 hoje é visto como um dos mais tradicionais locais da cidade. Seja pela extensa carta de mais de mil vinhos ou pela qualidade da comida, já aprovada pelo público, o local fez sua história em meio a mudanças, tendo sempre como foco principal a satisfação dos clientes.

Quem conhece o Dunga’s Restaurante logo percebe que o atendimento é “de casa”. Desde sua fundação até os dias atuais os trabalhos são comandados pela família do empreendedor Marcos Dunga Nepomuceno, conhecido como Dunga.

Para ele, foi justamente o envolvimento de todos os membros da casa, a esposa Selma Lígia e os filhos Thiago, Robinho e Vinícius, que fez com que o negócio criasse raízes sólidas e se perpetuasse ao longo dos anos.

“Se hoje podemos olhar para trás e ver tudo o que construímos certamente foi porque trabalhamos duro, mas duro mesmo. Se tiver que descascar batata, fazer drinks ou limpar o banheiro, nós fazemos. Desde a inauguração até hoje”, comenta.

Aberto para o almoço diariamente e para eventos durante as noites, o Dunga’s Restaurante atrai famílias inteiras que não deixam de voltar repetidas vezes.

Dunga’s Restaurante está localizado Rua São José, 479, Centro da Estância Turística de Salesópolis - SP


Morre último jacareiense que lutou na Segunda Guerra Mundial

ex-pracinha José Antônio Marçon (esquerda) na Estância Turística de Salesópolis

Morreu em Jacareí, no domingo (9), aos 98 anos de idade, o último combatente da cidade, membro da FEB (Força Expedicionária Brasileira), participante da 2a Guerra Mundial, o ex-pracinha José Antônio Marçon. O sepultamento foi na segunda-feira (10), às 16h, no Cemitério do Avareí com honras militares.

Compareceram membros da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) - Brigada Fornovo di Taro e do 6º BIL (Batalhão de Infantaria Leve), dentre eles o tenente Diogo Assora, comandante do pelotão do Forte Ipiranga, que representou o tenente-coronel Luiz Eduardo Siqueira Lima, comandante interino da brigada. O 6º BIL é o antigo 6º RI (Regimento de Infantaria) no qual Marçon estava engajado. O Exército enviou um exemplar da Bandeira Nacional com a qual foi coberta a urna funerária. A banda de música do Regimento Ipiranga participou do sepultamento.

Seu último ato público na Estância Turística de Salesópolis foi durante a homenagem que é realizada todos os anos aos Pracinhas Salesopolenses no segundo domingo do mês de junho.

Marçon nasceu em Quirim, distrito de Taubaté, em 10 de maio de 1918 e mudou-se para Jacareí com 12 anos onde permaneceu durante o restante de sua vida. Em 18 de Maio, a Câmara de Vereadores concedeu-lhe o Título de Cidadão Jacareiense. Deixa os filhos Helio, Wilma e Eraldo.

José Marçon esteve na Itália em 1944 e 1945 e no programa da TV Câmara de Jacareí falou como essa experiência foi marcante em sua vida. “Foi uma viagem bastante desgastante. Muita gente passou mal no navio, porque fomos de navio. Na volta, não. Foi mais tranquilo, pareceu que durou até menos tempo do que foi realmente”, contou.


Outubro Rosa

Aconteceu na manhã de sábado, 8 de outubro na Estância Turística de Salesópolis a Aegunda Caminhada “Todos na luta contra o câncer de mama”, que teve o apoio da Direção da Escola Estadual Professora Rosa Maria de Souza, dentro do Programa Escola da Família.

O evento contou com a presença do Padre Roberto Ribeiro dos Santos que abençoou todos os participantes no Portal Artístico antes do início da caminhada.

A Fanfarra da Escola Professora Olga Chakur Farah, sob a regência do Professor Caetano Antônio de Camargo abrilhantou o evento, bem como a Polícia Militar se fez presente a caminhada apoiando os participantes e a ambulância da Assibraff também estava prestando auxílio caso houvesse alguma necessidade, devido ao forte calor que já fazia na manhã de sábado.


Projeto Tietê Esperança

Imagem de Nossa Senhora Peregrina é levada para o Distrito

No início da tarde de domingo, 25 de setembro a Imagem de Nossa Senhora Peregrina que faz parte do Projeto Tietê Esperança Aparecida 2016, seguiu em procissão até o Distrito Nossa Senhora dos Remédios.

A Imagem que chegou na Estância Turística de Salesópolis dia 22 de setembro, ficou exposta na Igreja Matriz de São José e seguiu para o Distrito Nossa Senhora dos Remédiois onde ficará até o próximo dia 27 quando será conduzida até a cidade de BIritiba Mirim na Paróquia de Santa Luzia e será recebida pelo Padre André Luiz de Sousa às 17:00.


Estância Turística de Salesópolis

Parque Nascentes do Tietê comemora 20 anos

Há vinte anos, no dia 22 de setembro de 1996, o então governador Mário Covas esteve na cidade de Salesópolis para inaugurar oficialmente o Parque Nascente do Tietê.

Esta é sem dúvida uma data história para a Estância Turística de Salesópolis que deve não somente preservar o Parque mas sim todos os atrativos turísticos que temos nesta “terra dos encantos mil”, como diz a letra do Hino a Salesópolis, de autoria do saudoso Cidadão Salesopolense Sebastião de Melo Faria.

A reportagem do JP esteve presente no Parque Nascente do Tietê e entrevistou o professor Gastão Gonçalves que falou sobre a importância da preservação do Parque.

“Há vinte anos esse parque foi implantado em 22 de setembro de 1996, na gestão do governador Mário Covas e nesse dia também foi instituído o dia do Rio Tietê”.

“A partir de então começamos fazer um trabalho de manutenção e organização, trabalhando com turistas e o parque está cada vez mais bonito”.

Em sua mensagem Gastão disse que “é extremamente importante que a população Salesopolense venha visitar a Nascente do Rio Tietê, pois poderão informar melhor os turistas que nos visitam, pois são muito importantes para nós”.

“O cidadão de Salesópolis conhecendo saberá o que fazemos em temos de preservação, visto que trabalhamos a questão da limpeza da cidade que importante para todos, cidade bonita é cidade limpa”.

“Poucos moradores da Estância Turística de Salesópolis nos visitam e gostaríamos que fossem mais para que possamos passar a importância do Parque para a população de Salesópolis”, concluiu Gastão.


Vereador parabeniza funcionários da Educação

O vereador Claudinei José de Oliveira, DEM, (Nei Zé do Anísio) apresentou a Moção de Congratulação aos funcionários da educação pela bela avaliação do Ideb, parabenizando todos os gestores, diretores professores e demais funcionários pelo grande trabalho realizado e conquistado.                        

Sobre a Polícia Militar, o vereador Nei parabenizou e disse que “enquanto se discutem efetivos, nossos policiais são exemplos de trabalho e dedicação a favor de nossa comunidade”.                        

Em sua explicação pessoal o vereador Nei agradeceu ao Jornal do Povão por propor um debate entre os postulantes ao cargo do Executivo e que entrou para a história da Estância Turística de Salesópolis.                        

“Esse debate vem mostrar que o Jornal do Povão busca a inovação e a democracia e que o vencedor desta eleição deveria utilizar deste trabalho para discutir e propor ao povo diversas situações administrativas, com um governo participativo e de transparência”.                        

“O Jornal do Povão idealizou com muitas dificuldades um trabalho que será copiado e melhorado a favor da democracia”.                        

Nei parabenizou o prefeito Rafael pelo belo trabalho e de idealizador da Lei Especifica.

“Pudemos na manhã de segunda-feira, 18 de setembro estar no Prolop e Loteamento do Narciso para juntos com a Sabesp rever os projetos de água e esgoto, para iniciar os trabalhos no local”.                        

“Hoje vejo que valeu apoiar o prefeito Rafael e estar presente nas reuniões da Lei Especifica, pois nossos amigos e munícipes começam a ver a esperança se concretizar”.                        

“Isso se deve ao Rafael e temos que reconhecer”, concluiu o vereador Claudinei José de Oliveira, DEM (Nei Zé do Anísio).


Estância Turística de Salesópolis

Será iniciada a reforma do Centro Esportivo Municipal

Com apoio do prefeito Benedito Rafael da Silva, PPS, o recurso conquistado em 2013 pelo vereador Claudinei José de Oliveira, DEM, Nei Zé do Anísio, saiu do papel e dos entraves burocráticos para atender as melhorias na quadra coberta que atende projetos do toque fácil.

São praticadas as seguintes modalidades no Centro Esportivo da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Salesópolis: Handebol, Voleibol, Basquetebol, sendo que os integrantes do CCI também utilizam as dependências, além das equipes de futsal que jogam diariamente.

O projeto também conta com a reforma da sala de ginástica que atualmente conta com inúmeros praticantes.

O espaço também é utilizado para aulas de capoeira e taekowdo.

O campo de futebol vai receber cobertura na arquibancada, além da troca do alambrado e reforma dos vestiários proporcionando mais mobilidade aos atletas.

O vereador Claudinei José de Oliveira, DEM , faz um agradecimento especial ao prefeito Benedito Rafael da Silva, que não mediu esforços para a realização dessa reforma que irá atender aos anseios de todos os atletas que utilizam do Centro Esportivo.                        

O vereador Nei disse a reportagem do JP que: “Temos outras verbas que serão destinadas a várias obras na Estância Turística de Salesópolis e após assinatura do convênio teremos a pavimentação de várias vias no Bairro da Grama”, concluiu o vereador Nei.


CEEJA de Mogi das Cruzes

Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos

Escola destinada a oferecer atendimento educacional à população que não tem condições de cursar presencialmente todos os dias o ensino regular ou curso na modalidade de educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para o aluno ingressar no CEEJA tem que ter no mínimo 18 anos de idade, as matrículas podem serem feitas durante o ano letivo e o principal, as vagas são ilimitadas, por isso todos aqueles que ainda não concluíram seus cursos podem estar se matriculando,

A presença dos alunos é flexível, ou seja no mínimo de uma presença a cada 30 dias, sendo que terá um atendimento individualizado sem divisão de aulas, turmas ou série.

O CEEJA adota o ensino modular por disciplina, não seriada, ou seja, o aluno cursará uma disciplina por vez, através de unidades de estudos (apostilas – Material EJA Mundo do Trabalho) e provas referentes a essas apostilas.

Os atendimentos dos professores aos alunos ocorrem de segunda a sexta-feira, nos períodos manhã, tarde e noite, das 8:00 às 22:00.

A Unidade Escolar está localizada na  Av. Adhemar de Barros  s/n, Vila Rubens, Mogi das Cruzes e quaisquer informações podem serem obtidas através do telefone 4724-9120 ou 4721-3469.

Entrevista com a Dirigente Regional de Ensino de Mogi das Cruzes

Rosania Morales Morroni

“Atualmente temos aproximadamente quatro mil e quinhentos alunos no CEEJA, e está localizado no Bairro de Braz Cubas em Mogi das Cruzes”.

“Nós já recebemos algumas solicitações do prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, para a instalação de um núcleo do CEEJA na cidade, que irá atender aos alunos de Biritiba Mirim também, contribuindo para que possam concluir seus cursos mais próximos de suas casas”.

“Como a presença é flexível os alunos precisam vir uma vez ao mês na escola e estamos estudando junto a Secretaria de Educação para que os alunos procurem as escolas e se manifestem o desejo de estudar no CEEJA e assim poderemos ver a possibilidade de instalação de uma unidade em Biritiba Mirim ou Salesópolis”.

Em sua mensagem aos alunos a Dirigente Regional de Ensino de Mogi das Cruzes Rosania Morales Morroni disse que “quem está fora da escola não tem esse motivo, pois estamos em uma sociedade de aprendizagem, conhecimento, informação, da mídia, pois com estudo é complicado imagine sem e o CEEJA é um supletivo e os alunos irão estudar em seu tempo,  o professor fica de plantão para tirar dúvidas e temos um grande número de material que irão ajudar aos alunos, e acho que irá contribuir muito para as necessidades dos alunos e do mercado de trabalho”, concluiu. 


Camat comemora 25 anos

A Cooperativa Agrícola Mista do Alto Tietê, Camat, completou dia 2 de setembro, 25 anos de atividades na Estância Turística de Salesópolis.

Durante a Sessão que marcou os 25 anos da Camat, foram lembrados todos as 45 pessoas que se reuniram em 1 de setembro de 1991, sob a presidência do então prefeito de Salesópolis José Rodrigues Feital Filho que esteve junto com o vereador da época Benedito Lélis Renó; Mauro Francisco Ripamonte; Benedito de Souza; Mario Rocha de Oliveira e Ernesto Ardachnikoff.

Também foram homenageados os ex-presidentes Benedito de Souza, que esteve por duas vezes ocupando o cargo; Náleo Bueno Francisco; Jesus Jacinto da Silva; José Renó do Prado; Antônio Alves e Jonival de Mello Bruno.

Estiveram participando da Sessão que marcou os vinte e cinco anos da Cooperativa o atual presidente Hélio Ocanha Lorca;   Diretor Secretário, Joaquim Antônio Alvarenga; Coordenador do Conselho Fiscal, Benedito dos Santos; Américo Utumi, Membro do Conselho Consultivo da Ocesp e o prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva.

O Presidente da Camat Hélio Ocanha Lorca disse a nossa reportagem que “está em seu primeiro mandato na Cooperativa e que minha gestão está desde 1 de abril de 2015 e vai até 31 de março de 2018 e temos esse período para nos organizar, acompanhar o mercado da madeira e procuramos fazer tudo da melhor maneira possível”.

“Hoje temos 220 cooperados e atualmente comercializamos cerca de 10 mil metros de madeira por mês e mesmo com a crise da madeira que se refere ao preço e que vem desde o ano de 2009 afetou o mercado da madeira devido a concorrência internacional e assim o mercado externo teve que reduzir custos”.

Hélio Lorca disse ainda que “a base da economia do município atualmente é o eucalipto e a cooperativa estará sempre representando a todos os seus cooperados”, salientando que todos devem participar do dia a dia da cooperativa.

O prefeito Rafael falou ainda da importância da cooperativa para a Estância Turística de Salesópolis mesmo com as dificuldades pela qual passa atualmente devido ao baixo custo do eucalipto.

Disse ainda que a Lei Específica irá beneficiar a todos os trabalhadores e empresários da Estância Turística de Salesópolis inclusive a Cooperativa Camat.

Um dos nomes mais expressivos do cooperativismo brasileiro também esteve presente ao evento e falou sobre a importância da Camat para a cidade.

O Dr. Américo Utumi, que também é advogado iniciou sua carreira na extinta Cooperativa Agrícola de Cotia e se estendeu à presidência da OCesp por quatro vezes, onde ainda atua como assessor especial e membro do Conselho Consultivo, assimcomo assessor da Presidência na Sescoop/SP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo.



Informe ao público

O Juizado Especial Cível da Estância Turística de Salesópolis instalado desde o dia 5 de agosto, já está em atendendo aos advogados, estagiários e a população.

Confira o horário e dias de funcionamento:

Juizado Especial Cível

Segunda-feira à sexta-feira

Horário

10:00 às 18:00 – para advogados e estagiários

13:00 às 17:00 – para o público

Rua Antônio Pereira de Souza, 30 – Centro – Estância Turística de Salesópolis – SP.


PROJETO NASCENTES

DAEE JÁ PLANTOU 36 MIL ÁRVORES NO

RESERVATÓRIO DO PARAITINGA

O DAEE completou em julho o plantio de 36 mil mudas de árvores de espécies nativas às margens do reservatório do Paraitinga, em Salesópolis. O reservatório integra o Sistema Produtor do Alto Tietê. O plantio faz parte do programa Nascentes, criado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente para recomposição de matas ciliares em cursos d'água e reservatórios.

No total, serão reflorestados 66 hectares ao longo do reservatório, com o plantio de 110 mil mudas de 80 espécies nativas da Mata Atlântica. O trabalho está sendo realizado pelo DAEE e CODASP (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo) e representa um investimento de R$ 3,1 milhões. O plantio começou em novembro de 2015 e a expectativa é concluí-lo em março de 2017. O contrato com a CODASP prevê também um serviço de manutenção por 12 meses.

Parte das mudas é produzida no Parque Ecológico do Tietê e por reeducandos do Programa Regional de Plantio de Mudas Nativas e Recuperação de Mananciais, da Secretaria de Administração Penitenciária. Este programa tem como objetivo promover a ressocialização de sentenciados por meio da produção de mudas, do plantio e da restauração de áreas degradadas, principalmente nas regiões dos presídios. O restante das mudas é produzida por dezenas de pequenos produtores em várias regiões do Estado.

PROGRAMA NASCENTES

O Programa Nascentes tem a meta de restaurar cerca de 20 mil hectares de matas ciliares e proteger seis mil quilômetros de cursos d'água com investimentos públicos e privados. A iniciativa envolve proprietários locais, prefeitura, sindicato, ONGs, secretarias de Estado, associações e cooperativas com o intuito de aliar conservação da biodiversidade à qualidade da água. Inicialmente, as ações abrangem as bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba/Capivari/Jundiaí, regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes. Nesta etapa, o objetivo é recuperar 4.464 hectares de matas ciliares, uma área equivalente a 5.400 campos de futebol, utilizando 6,3 milhões de mudas de espécies nativas.

Ricardo Borsari, Superintendente do DAEE, destaca que "as matas ciliares, dispostas ao longo das margens dos cursos d'água e reservatórios, são importantes, pois formam uma interface dinâmica entre os sistemas aquáticos e terrestres, trazendo vários benefícios. Entre eles, a diminuição do escoamento superficial das águas das chuvas, o que acaba minimizando os processos erosivos e favorecendo a conservação dos recursos hídricos".


Estância Turística de Salesópolis

Creasamu realiza treinamento de urgência e emergência

para rede de Saúde de Salesópolis

O Consórcio Regional de Saúde de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência CRESAMU, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou treinamento de Urgência e Emergência para profissionais da rede de saúde de Salesópolis - SP.

A capacitação faz parte da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) e atende o Plano de Ação Regional para Educação Permanente em Saúde do Alto Tietê.

O curso é dividido em três módulos: emergências clínicas, abordagem em trauma, e atualização em cardiologia (Associação Americana do Coração 2015 - American Heart Association). Ele é oferecido no próprio local de atuação dos profissionais. 

As cinco cidades atendidas pelo CRESAMU Alto Tietê passarão por esta capacitação. O treinamento já foi realizado com os profissionais de saúde de Mogi e Biritiba Mirim. Arujá e Guararema estão sendo agendados. 

"O objetivo do plano é unificar o atendimento primário de urgência e emergência em toda a nossa área de atuação, a fim de evitar lesões secundárias", explicou o enfermeiro do NEP, Jefferson Azevedo. 

O público-alvo são enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos de todas as unidades de saúde, sejam elas estadual ou municipal. "Repassamos orientações sobre, por exemplo, abordagens adequadas, para diminuir a possibilidade que, por falta de um atendimento correto, a lesão da vítima evolua", destacou Azevedo.

"O Plano de Ação Regional sem se firmando como uma das importantes estratégias para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como política de Estado para melhoria da qualidade de vida e o direito à saúde", explicou o enfermeiro do NEP. 

Azevedo destaca que com o atendimento correto, proporcionado a partir da capacitação realizada pelo CRESAMU, o "paciente poderá ter um tempo de hospitalização menor, o que vai gerar uma economia de recursos". "O CRESAMU é a ferramenta principal do Plano de Atenção e Educação às Urgências, o que comprova que o serviço vai muito além do atendimento pré-hospitalar, uma vez que atua com uma política de saúde e promoção de qualidade de vida, colocando em prática o nosso lema: Educar para Salvar", afirmou.


Estância Turística de Salesópolis

Vereadores aprovam Plano Diretor de Turismo

A Sessão da Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis na noite de 8 de agosto, foi marcada por vários debates sobre a aprovação do Plano Diretor de Turismo.

A princípio o vereador Benedito Lélis Renó em seu parecer recomendou que a Lei entrasse em vigor apenas em1 de janeiro de 2017, o que desagradou a todos os empresários que estavam presentes na Câmara Municipal.

Em seguida o vereador Cristian Luiz Candelária, defendeu sua emenda que na Tribuna onde propôs que a Lei entrasse em vigor 60 dias após sua aprovação.

Os vereadores Claudinei José de Oliveira e Paulo Arouca Sobreira que apoiam o prefeito Benedito Rafael da Silva subiram na tribuna e defenderam que a Lei entrasse em vigor na data de sua aprovação.

Após uma pausa para uma breve reunião entre os Edis o presidente da Câmara Sérgio dos Santos começou o processo de votação nominal do Plano Diretor de Turismo e foi aprovado por sete votos a quatro que a Lei entrará em vigor sessenta dias após sua promulgação e não de imediato como queriam os vereadores que apoiam o prefeito Rafael e principalmente os maiores interessados que são os empresários Salesopolenses.

Entrevista com o presidente do COMTUR Gilberto Fujisawa

A reportagem do JP ouviu o presidente do COMTUR – o empresário Gilberto Fujisawa que falou a importância da aprovação do Plano Diretor de Turismo que vai proporcionar a partir de agora o desenvolvimento da Estância Turística de Salesópolis.

“A proposta do Plano Diretor de Turismo entrar em vigor somente no início do próximo ano seria totalmente inviável aos empresários, visto que iria parar tudo impossibilitando de realizar qualquer atividade, pois independente da prefeitura estmaos tomando atitude para que a cidade passe a ter desencolvimento turístico, e o prazo de sessenta dias estamos satisfeitos para a elaboração de outros projetos”.

“Estamos formulando o projeto de implementação do posto de informação turística no Portal Artístico que envolve o COMTUR, Associação Comercial e pretendemos manter o Portal com recursos próprios como pagamento de guias que ficarão aguardando a chegada dos turistas”

“Nossa finalidade foi atingida que é destravar as leis para que possamos trabalhar e temos um longo período pela frente visto que tem mais de 70 cidades com interesse turístico e iremos fazer a nossa parte”.

“A Lei complementar que foi aprovada em julho 1261, da Secretaria do Estado que delega ao Contur a liberação de verba pelo DadeTur e precisa ter a aprovação do Conselho Municipal de Turismo”, concluiu Gilberto.


Estância Turística de Salesópolis

Novo prédio do Fórum é inaugurado oficialmente

Aconteceu na tarde de sexta-feira, 5 de agosto na Estância Turística de Salesópolis a inauguração do novo prédio do Fórum da Comarca da Estância Turística de Salesópolis.

Após anos de luta para que a Estância Turística de Salesópolis se tornasse uma comarca final mente o Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei Complementar n° 49/2014, que alterou a denominação dos foros distritais do interior, elevando-os à categoria de Comarca. 

No Alto Tietê, foram beneficiados o Foro da Estância Turística de Salesópolis e a Comarca de Ferraz de Vasconcelos, que se tornam respectivamente Comarca de Entrância Inicial e Final.

O deputado Estevam Galvão de Oliveira, DEM, sempre esteve a frente dos trabalhos para que a Estância Turística de Salesópolis fosse elevada a categoria de Comarca.

Durante a inauguração das novas instalações do Fórum estiveram presentes o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o Juíz de Direito da Comarca da Estância Turística de Salesópolis Dr. Alexandre Miura Iura; a Promotora de Justiça Dra. Letícia Lourenço Pavani; prefeito da Estância Turística de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva; presidente da Câmara Municipal de Salesópolis, Sérgio dos Santos e várias autoridades de toda a Região do Alto Tietê e Vale do Paraíba.

O Juiz de Direito do Fórum da Comarca da Estância Turística de Salesópolis, Dr. Alexandre Miura Iura, ressaltou a importância da participação de todos os funcionários nos trabalhos de adequação do novo prédio e citou nominalmente todos os vereadores da Câmara Municipal e do Prefeito de Salesópolis, além do deputado Estadual Estevam Galvão que contribuíram para essa nova etapa que começa a partir de agora com a inauguração do Fórum.

O Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, disse que foi com muita alegria que esteve na cidade de Salesópolis para a inauguração do Fórum.

O Desembargador também ressaltou a importância do trabalho de todos os servidores do Judiciário que se empenham para fazer o melhor para a população.

Disse também estar feliz por poder proporcionar um espaço mais adequado e digno para o bom desenvolvimento  das atividades no dia-a-dia.

O Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti enalteceu o trabalho de todos aqueles que contribuíram para a realização da obra, visto que hoje perante as dificuldades que o país enfrenta toda e qualquer conquista é sempre bem vinda.

A Estância Turística de Salesópolis passará agora ter um atendimento mais adequado para todos com acessibilidade.

Esteve abrilhantando as festividades de inauguração do Fórum a Fanfarra da Escola Professora Olga Chakur Farah, sob a regência do Maestro Professor Caetano Antônio de Camargo.

Também foi instalado o Juizado Especial Cível. O juiz diretor do fórum, que também será o titular do juizado, será o Dr. Alexandre Miura Iura. Os Juizados Especiais Cíveis – antigamente denominados Juizados de Pequenas Causas – foram criados para atender causas de menor complexidade, cujo valor não exceda 40 salários mínimos.

A Estância Turística de Salesópolis possui 7.967 ações em andamento.


Nova médica atendendo no Centro de Saúde

Desde o dia 27 de julho o centro de saúde conta com uma nova médica na área ginecológica para atender a todas as pacientes da Estância Turística de Salesópolis.

Trata-se da Dra. Danysa, médica ginecologista uma profissional muito bem aceita pela população que foi convidada pelo Prefeito Rafael para atender as pacientes que ficaram desassistidas pela falta do profissional que se afastou para sair candidato.

"Não podemos deixar nossas gestantes sem realizar suas consultas de pré-natal e garantir estas consultas é um compromisso da minha administração e a Dra. Danysa ficou muito feliz com nosso convite, uma profissional muito competente e querida pela população, e tenho certeza que atenderá a todas com muito carinho e profissionalismo ", disse o prefeito Rafael a reportagem do JP.

"A princípio a Dra. Danysa atenderá as gestantes e os demais profissionais atenderão as genicologias, com a chegada da Dra. Ficamos com o quadro dentro da unidade centro bem completo, com quatro médicos ginecologista/obstétrica realizando atendimento à população que são: Dra. Roberto Branco, dr. Frederico, dra Magda e Dra. Danysa", completou o Secretário Municipal de Saúde, Jener.

A Agenda da Dra. Danysa já está aberta na secretaria de saúde e deverá atender todas as quartas-feiras a partir das 10:00 da manhã.

Os interessados devem procurar o setor de agendamento de seg a sexta das 8:00 as 11:00 e das 13:00 as 16:00.


Estância Turística de Salesópolis

Magazine do Real sorteia prêmios a seus clientes

Família Magazine do Real na Estância Turística de Salesópolis - SP

A Loja do Magazine do Real da Estância Turística de Salesópolis sorteou na tarde de quinta-feira, 7 de julho vários prêmios a seus clientes em comemoração ao primeiro aniversário na cidade.

Uma grande multidão tomou conta da rua em frente a loja no final da tarde e durante uma hora esperaram ansiosamente a realização do sorteio que foi acompanhado com muita festa por todos e que teve a animação do Val do Som que é um grande parceiro da Estância Turística de Salesópolis.

A reportagem do JP esteve presente a esse evento promovido pelo Magazine do Real e registrou todos os ganhadores que fizeram parte do primeiro aniversário da Loja na Estância Turística de Salesópolis.

O Magazine do Real está localizado na Rua XV de Novembro, 879, Centro da Estância Turística de Salesópolis e funciona de segunda-feira à sábado das 8:30 às 20:00 e aos domingos e feriados das 8:30 às 15:00.


Regulamentação da Lei Específica

Prefeito Rafael fala da importância para a Estância 


Estância Turística de Salesópolis

Funcionários da saúde participam de curso de motivação

Aconteceu quarta-feira, 6 de julho na secretaria de saúde um treinamento sobre humanização, motivação e excelência no atendimento para os funcionários da Secretária Municipal de Saúde da Estância Turística de Salesópolis.

Participaram do treinamento todos os agentes de saúde que atuam no Posto de Saúde do centro da cidade e Distrito Nossa Senhora dos Remédios, Ambulatório de Especialidades e Vigilância em Saúde.

Em parceria com a Clínica São Benedito e Secretaria Municipal de Saúde, através da Prefeitura da Estância Turística de Salesópolis, o curso foi ministrado por Natasha que preparou todo o material e desenvolveu de maneira muito descontraída o treinamento que teve uma ótima aceitação por parte dos servidores.

O Secretário Municipal de Saúde da Estância Turística de Salesópolis Jener Marcus dos Santos, falou a reportagem do JP e disse que “teve a ideia de manter motivado toda a equipe depois de “perder” oito funcionários que se ausentaram por licença eleitoral, com o quadro defasado e sem poder contratar novos funcionários apostei na motivação em dar melhor qualidade de trabalho para todos”. “Sempre que puder manterei a conduta de incentivá-los e treiná-los para que atendam bem a população e sigam sempre motivados", concluiu.


Estância Turística de Salesópolis

Entrevista com o Secretário Municipal de Saúde

A reportagem do JP falou com o Secretário Municipal de Saúde da Estância Turística de Salesópolis, Jener Marcus dos Santos (foto), que falou de seus trabalhos frente a Secretária e de atitudes que foram tomadas para melhorar o atendimento ao público e assim prestar o melhor trabalho a todos os munícipes.

Jener disse que “foi realizado uma licitação para a realização de um mutirão que vai até o mês de agosto que vai atender cerca de 10 mil exames e acabar com a fila de espera que já durava cerca de um ano”.

“Nossa meta é que até o final da primeira quinzena de agosto todos os exames serão realizados, visto que fizemos uma parceria com a Clínica São Benedito na Estância Turística de Salesópolis, que ganhou a licitação”.

Jener foi questionado sobre os exames mais complexos como especialidades e ele nos disse que “esses exames estão sendo realizados como prioridade motivo esse que os exames de rotina sofreu uma paralisação, e as prioridades que são solicitados por especialista, como gestantes, aquelas pessoas que fazem uso de medicamentos controlados e cardiologistas tem prioridade e mesmo com a demanda reprimida não deixamos de atender”.

“Os exames de ultrassom estavam sendo realizada pela Dra. Sandra Mara Ramos que se aposentou no mês de junho, e com sua aposentadora, eu realizei uma parceria com a Clínica São Benedito que mais uma vez nos atendeu muito bem e a partir de agora todos os exames obstréticos estão sendo realizados na Clínica a um custo bem reduzido”.

Planejamento Familiar

“Estamos realizando um trabalho junto à população para orientar a todos sobre a cirurgia de laqueadura e que no Planejamento Familiar são apresentados todos os métodos anticonceptivos e são realizadas palestras e entrevistas com a Assistência Social”.

“Em uma parceria com a Secretaria de Assistência Social durante este mês de julho já estaremos iniciando esses trabalhos a fim de atender a todas as pessoas que nos procuram”.

Clínica de Fisioterapia

O Secretário de Saúde disse a nossa reportagem que na Clínica de Fisioterapia não há mais fila de espera devido a uma triagem que está sendo realizada e toda a população está sendo atendida.

Foi criado o sistema de triagem junto com as técnicas que atuam na Clíncia e se for o caso de fisioterapia em grupo as pessoas são incluídas nos grupos já formados e já iniciam os trabalhos.

Nos casos específicos individual os pacientes são orientados a realizarem os trabalhos em suas residências e no máximo de quinze dias são incluídos no atendimento na Clínica de Fisioterapia e com esse novo sistema todos são atendidos com uma boa qualidade.

Jener ressaltou sobre a contratação de um novo médico Psiquiatra e mesmo com as dificuldades que a prefeitura vem enfrentando, foi possível com a ajuda do prefeito Rafael que a Dra. Maria de Lourdes venha atender aos pacientes que necessitam dessa especialidade.

Centro de Saúde do Distrito Nossa Senhora dos Remédios

“Foi um trabalho muito intenso para entregá-la esse novo local para atender a população do Distrito e quero agradecer a todos os funcionários do Departamento de Obras, Secretaria de Saúde, empresa 3 Rios, ao Administrador do Distrito Hércules Ardachnikoff e a todos os funcionários do Centro de Saúde”.

“Quero agradecer a oportunidade de estar na Secretaria de Saúde e que meu método de trabalho é voltado para o bom atendimento de todos e eu estou diariamente na Secretaria de Saúde e se por algum momento eu não estou os funcionários anotam os telefones dos pacientes e eu retorno o contato e na medida do possível atendo a todos”, concluiu o Secretário de Saúde Jener Marcus dos Santos.


Estância Turística de Salesópolis

Vereador Nei se reúne com funcionários do Museu  da Usina

Com a proximidade do prazo para o fechamento do Museu da Usina na Estância Turística de Salesópolis, prevista para ocorrer no próximo dia 1 de julho, o vereador Claudinei José de Oliveira, Nei do Zé do Anísio se reuniu na tarde de segunda-feira na  Câmara Municipal com funcionários do Museu e Sergio Augusto de Arruda Camargo,  presidente do Conselho de Administração.

Na oportunidade o vereador Nei solicitou essa reunião emergencial para tratar com todos sobre o possível fechamento do Museu o que irá prejudicar em muito o turismo na Estância, além de causar o desemprego de funcionários que são dedicados aos trabalhos que realizam além do conhecimento técnico que tem não somente do Museu mas de todo o local.

A reportagem do JP procurou o vereador para que falasse o que está sendo feito para evitar o fechando do Museu  e o mesmo nos disse que “infelizmente com a crise que o país se encontra atualmente todos os setores foram afetados e o turismo foi o mais afetado e no caso da Estância Turística de Salesópolis não foi diferente”.

“Há a necessidade de buscarmos uma parceria com alguma Universidade da Região para que o projeto hoje em desenvolvimento não sofra paralisação o que irá deixar de atender anualmente milhares de visitantes que visitam o Museu na Usina da Estância”.

Nei também disse que irá pedir o apoio dos deputados a fim de que a Secretaria de Cultura do Estado possa ter em seu orçamento um recurso destinado para atender ao Museu da Usina.

“Vamos entrar nessa luta, pois não podemos perder esse grande atrativo turístico que muito engrandece o turismo na Estância pelo seu conteúdo histórico e pelo visual que proporciona a seus visitantes, enfim iremos construir uma força tarefa unindo Comtur, prefeito Benedito Rafael da Silva, Câmara Municipal e Fundação para manter o Museu da Usina de portas abertas para acolher nossos turistas”, concluiu o vereador Nei.


Estância Turística de Salesópolis

O vereador Claudinei José de Oliveira, Nei do Zé do Anísio, líder do Democratas na Estância Turística de Salesópolis, encontrou-se com o deputado federal e atual Secretário de Habitação do Estado Rodrigo Garcia líder do Democrata no Estado de São Paulo e aproveitou a oportunidade para solicitar recursos para a cidade.


Estância Turística de Salesópolis

Vereador Nei se encontra com secretário de Turismo

Após discursar na Câmara Municipal da Estância Turística de Salesópolis na Sessão de segunda-feira, 20 de junho, e defender o turismo na cidade o vereador Claudinei José de Oliveira, Nei, esteve na tarde de quarta-feira, em São Paulo onde se encontrou com o Secretário de Turismo do Estado Romildo Campelo.

Na oportunidade o vereador Nei solicitou ao Secretário Romildo, que também é seu amigo pessoal, uma atenção especial para a Estância Turística de Salesópolis que como qualquer município pequeno passa por grandes dificuldades financeiras.

Convênio do DADE

O prefeito Benedito Rafael da SIlva, PPS, assinou na tarde de quarta-feira em São Paulo convênio com o DADE - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, para a continuidade das obras de reurbanização da Estância Turística de Salesópolis.

Desta vez serão iniciadas as obras de infraestrutura na Avenida "Nova" que será transformada em um local multiuso para a população.

O prefeito Rafael falou a nossa reportagem e disse que "será feito um paisagismo na “Avenida nova” com lanchonete, espaço para crianças e adultos, uma academia de saúde ao ar livre e quadra para se tornar um parque atrativo na cidade”. “Um parque temático multiuso bem elaborado e com qualidade”. 

Turismo na Estância

Após a ameaça de que Salesópolis poderia perder o Título de Estância caso os vereadores não aprovassem o Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo, foi criado um abaixo assinado onde a Associação Comercial e comerciante interessados no desenvolvimento turístico da cidade pede maior atenção dos políticos.

Na segunda-feira, 20 de junho vários comerciantes e representantes do Comtur estiveram presentes na Câmara Municipal para acompanhar se o Projeto do Turismo enviado pela prefeitura seria aceita pelos vereadores.

Mesmo com algumas críticas o projeto foi aceito por unanimidade o que mostrou sensibilidade por parte dos políticos de que este é o momento de união e não de discussões partidárias o que não irá colaborar em nada com desenvolvimento da Estância Turística de Salesópolis.


Estância Turística de Salesópolis

Prefeito Rafael pede agilidade na regulamentação da Lei específica

Deputado Federal Samuel Moreira e o prefeito da Estância Turística de Salesópolis Rafael

O prefeito da Estância Turística de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva, PPS, esteve no Palácio dos Bandeirantes, na Capital Paulista, a fim de solicitar do Governador Geraldo Alckim agilidade na regulamentação da Lei Específica.

Esteve junto com o prefeito Rafael o deputado federal Samuel Moreira que irá interceder junto ao governador para que seja regulamentada o mais rápido possível a Lei Específica que muito irá contribuir para o desenvolvimento da Estância.

O prefeito Rafael disse a nossa reportagem que “é de suma importância que a Lei Específica seja regulamentada o mais rápido possível para que nossa administração possa atender as necessidades do povo Salesopolense que muito necessita de moradia e acima de tudo regularizar suas propriedades”.


Estância Turística de Salesópolis

Prefeitura e EDP unidas para evitar fechando do Museu da Energia

Prefeito Rafael esteve presente com funcionários da EDP Bandeirante no Museu da Energia

Na manhã de segunda-feira, 20 de junho o prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva se reuniu com representantes da EDP – Bandeirante no Museu Energia da Usina a fim de buscar uma solução para evitar o fechamento que está marcado para o próximo dia 1 de julho.

Na oportunidade esteve presente o presidente do COMTUR Gilberto Fujisawa que falou da importância que tem a Usina de Energia para o turismo da Estância Turística de Salesópolis e ressaltou que seu fechando será um retrocesso para o desenvolvimento turístico da cidade.

Gilberto falou que “é preocupante o fechamento do Museu de Energia para a cidade, pois iremos perder um atrativo turístico muito importante”.

“Por outro lado sabemos que o fechamento é por problemas financeiros e a Usina não está recebendo um fluxo de turistas regulares até mesmo pelo modelo atual de atendimento ao turismo que ocorre no momento”.

Gilberto disse também que “o modelo para receber os turistas está travado, visto que existe uma obrigatoriedade da Lei que tem que passar por agências da cidade o que vem inibindo e encarecido a vinda de turistas”.

O Futuro do Turismo em Salesópolis

“Esperamos que a aprovação do Plano Diretor de Turismo que está trâmite na Câmara Municipal consigamos democratizar o turismo e afim de que todos possam frequentar os pontos turístico de Salesópolis sem a obrigatoriedade de passar por agências local”.

“Existem grupos de turistas que querem fazer uma visita única e exclusiva a um local e esse mesmo grupo não deseja um pacote completo e nem restaurante, pois em alguns casos há um estudo específico e o turista quer visitar somente o Museu de Energia”.

“Hoje não é possível, pois devido a atual legislação todos os turistas tem que passar por agência local, e as modificações estão dentro do Plano Diretor de Turismo e a cada três anos podemos corrigir as falhas que não esteja de acordo com a população”,  concluiu o empresário e presidente do COMTUR Gilberto Fujisawa.

Douglas Viana, Gestor de Atendimento Comercial da EDP – Bandeirante, falou a nossa reportagem sobre o possível fechamento do Museu da Energia na Estância Turística de Salesópolis e ressaltou que “é um momento que precisamos nos sensibilizar, poder público, população, EDP que estamos na área de distribuição de energia e juntos encontrar um caminho para manter esse patrimônio”.

“Iremos conversar com a prefeitura e a população para que possamos chegar a um consenso”, disse Douglas Viana.

Simone Villegas Reis, Coordenadora do Museu Energia da Estância Turística de Salesópolis conversou com a nossa reportagem e ressaltou que “é muito triste saber do fechamento e não somente para nós que trabalhamos aqui, mas sim para o município”.

“No ano passado recebemos 8 mil visitantes mas chegamos a receber 16 mil turistas em 2013 e esse número de visitantes tem caído gradualmente todos os anos”.

“Não conseguimos entender o que tem afastado os turistas de nossa cidade, algumas agências dizem que a queda no número de turistas deve-se a atual crise econômica”.

“Estamos na luta para que o fechamento não seja concretizado no dia 1 de julho e estamos buscando soluções e parceiros visto que a Usina é um dos grandes atrativos da Estância Turística de Salesópolis”.

O prefeito Benedito Rafael da Silva, falou da importância histórica que tem não somente o museu, mas a Usina em um todo: “para nós é um grande prejuízo o fechamento do Museu de Energia e estamos buscando uma solução para que isso não venha ocorrer”.

“O povo Salesopolense deve conscientizar da importância da Usina que foi a primeira do Rio Tietê, que tem importância história local, regional e nacional pelo fato de gerar energia”.

 “É um patrimônio muito valioso e não devemos deixar que feche as portas para visitação pública para que todos possam receber informações importantes sobre a geração de energia”.

“Estamos com a EDP Bandeirante sensibilizada com o possível fechamento da Usina, para que sejamos parceiros e se for possível iremos mobilizar a sociedade civil da Estância Turística de Salesópolis e Região”.

“Tenho uma audiência com o Secretário de Recursos Hídricos e iremos pedir a Sabesp e Empresa Metropolitana de Energia Elétrica que é uma das financiadoras da Fundação para que volte seu “olhar” para nossa cidade”.

“Estamos mobilizando todos para que o fechamento do Museu de Energia não aconteça, pois a natureza nos é favorável”, conclui o prefeito Rafael.


Festa Junina na Escola Mestra Henriqueta

A noite de sábado, 18 de junho foi de festa na Escola Mestra Henriqueta, na Estância Turística de Salesópolis com a realização da mais tradicional festa junina da Estância.

Contando sempre com um público fiel que comparece em grande número para prestigiar o evento a festa teve várias apresentações de quadrilhas e danças pelos alunos da Escola.


Cidade de Jambeiro completa 140 anos 

Jambeiro é um município do Estado de São Paulo localizado na microrregião do Paraibuna e Paraitinga e completou na quarta-feira, 30 de março, 140 anos de fundação.

A Equipe do JP representada por Dudu Santos esteve presente ao Desfile Cívico em Jambeiro e registrou os melhores momentos da festa.


Plano Estadual de Recursos Hídricos

Atendendo ao convite do Governador Geraldo Alckmin na condição de Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, o prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, esteve na tarde de segunda-feira no Palácio dos Bandeirantes em companhia do Secretário da Casa Civil, Dr. Edson Aparecido; da Secretária Adjunta dos Recursos Hídricos, Dra. Mônica Porto; do Engº Rui Brasil, Coordenador Estadual de Recursos Hídricos; do Engº Ricardo Borsari, Superintendente do DAEE; do Engº Otávio Okano, Presidente da CETESB e do Engº Eduardo Trani da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, ocasião esta que, o Governador assinou o encaminhamento para a Assembleia Legislativa do Projeto de Lei para atualizar e adequar o Plano Estadual de Recursos Hídricos.
O Projeto foi enviando a Assembleia na tarde de terça-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água.
“Aproveitamos a ocasião para pedir atenção especial para a assinatura da Regulamentação da Lei Específica”, disse o prefeito Rafael.


Paraibuna - SP

Professores participarão de protesto sexta-feira 

Os professores da Rede Municipal de Ensino da cidade de Paraibuna no Vale do Paraíba irão realizar sexta-feira, 11 de março um grande protesto reivindicando aumento salarial.

Segundo a reportagem do JP apurou junto aos professor desde 2015 o prefeito Antônio Marcos de Barros não concede nem a reposição da inflação e muito mesmo um aumento real no defasado salários dos professores da Rede Municipal de Ensino de Paraibuna.

Para piorar a situação alguns Servidores estão passando por dificuldades e simplesmente não tem a quem recorrer.


Biritiba Mirim

Inaugura a Sede do Instituto Reviver

Aconteceu na tarde de sexta-feira, 21 de agosto na cidade de Biritiba Mirim a inauguração da Sede do Instituo Reviver que acolhe e realiza trabalhos com todos os idosos da cidade.

CLIQUE AQUI E LEIA MATÉRIA COMPLETA E VEJA MAIS FOTOS


Padre Edinei Maia dos Santos

MENSAGEM AO DIA DOS PAIS

“Neste dia dos pais quero desejar a todos aqueles que são pais biológicos ou não, mas que tem cuidado com a educação de uma criança ou adolescente desejando a todos que possam desenvolver essa vocação, pois é um chamado de Deus, a exemplo de São José que educou o Menino Jesus também são os pais nos dias de hoje serem exemplos como foi Sã José”. 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS MENSAGENS AOS PAIS


 Estância Turística de Salesópolis

Prefeito Rafael filia-se no PSD do Ministro Gilberto Kassab

 Foto: João Pedro Morente/JP

Em um evento que contou com as principais lideranças políticas de Salesópolis e Região do Alto Tietê e Vale do Paraíba, o prefeito da Estância Turística de Salesópolis Benedito Rafael da Silva, filiou-se ao PSD (Partido Social Democrático).

CLIQUE AQUI E LEIA MATÉRIA COMPLETA


Estância Turística de Salesópolis

PROLOP

Os vereadores Mário Barbosa Pinto, SD (Mário da Padaria) e Cristian Luiz Candelária, PV (Kiki) estiveram presentes em São Paulo, na última terça-feira, 21 de julho, oportunidade em que alguns moradores do PROLOP estiveram na Defensoria Pública para  pedirem a revogação da demolição de suas residências.

CLIQUE E LEIA MAIS CIDADE


Estância Turística de Salesópolis

Corporação Musical São José abrilhantando

os eventos religiosos e culturais

 Foto: João Pedro Morente/JP

A Corporação Musical São José, da Estância Turística de Salesópolis todos os anos participa das festividades religiosas, tocando nas aberturas das festas e nas Procissões.

Não poderíamos esquecer-nos de prestar esta justa homenagem a todos seus componentes e em especial ao Professor e Maestro Caetano Antônio de Camargo.

Parabéns a todos os componentes da Corporação Musical São José por manterem “viva” a história e a cultura de nossa cidade na memória de nosso povo.


Paraibuna

Grave acidente deixa dois mortos na Estrada das Pitas

 CLIQUE E VEJA MAIS ACIDENTES


Estância Turística de Salesópolis

Procissão de encerramento da Festa do Divino

Encerrou no início da noite de domingo, 19 de julho com a Procissão percorrendo as ruas do centro da Estância Turística de Salesópolis a Festa do Divino Espírito Santo.

Na chegada da Procissão Padre Luciano Batata celebrou a missa e nomeou os novos festeiros para o ano de 2016.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS IMAGENS DA FESTA DO DIVINO

VEJA TAMBÉM NO FACEBOOK JP HIAGO SALESÓPOLIS


Biritiba Mirim

Procissão reúne centenas de Devotos do Divino 

A procissão do Divino Espírito Santo que marcou o encerramento da festa em Biritiba Mirim reuniu centenas de Devotos na noite de domingo, 19 de julho.

O casal de Festeiros Gilson e Elisa e os Capitães do Mastro Marcos e Simone, além dos Padrinhos do Andor Família Vieira de Faria, Ernestina Soares de Campos e Odair e Viviane trabalharam durante meses para que os Devotos pudessem durante uma semana louvar ao Senhor e saírem iluminados pelo Espírito Santo das Missas e Alvoradas.

Foi uma festa maravilhosa que a equipe do Jornal do Povão pode presenciar e estar divulgando não somente para Biritiba Mirim, mas através de nosso site e facebook para que milhares de pessoas tivessem a oportunidade de conhecer a cultura do povo Biritibano.

CLIQUE E VEJA MAIS FESTA DO DIVINO 

VEJA TAMBÉM NO FACEBOOK JP HIAGO SALESÓPOLIS


DIA DO PRACINHA SALESOPOLENSE 2015

CLIQUE E VEJA MAIS


Manifestação em Salesópolis reúne mais de 200 alunos

Dia para ficar marcado na história da Estância Turística de Salesópolis

Pela primeira vez alunos realizam manifestação em apoio a greve dos professores

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS


Salesópolis 177 anos de Fundação

 CLIQUE AQUI E VEJA MAIS 


Deputado Gondim participa da sanção da Lei que concede 

passe livre estudantil no Metrô, CPTM e ônibus da EMTU

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS REGIÃO DO ALTO TIETÊ 


Quarta-feira de Cinzas marca a bertura da Campanha da

Fraternidade 2015 na Diocese de Mogi das Cruzes

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS DIOCESE DE MOGI DAS CRUZES 


Carnaval em Salesópolis

IMAGEM DO DIA 16 DE FEVEREIRO

 A Mulher mais bonita do Carnaval é homem...

Clique e veja mais imagens


Carnaval 2015

Banda Êxtase contagiou público presente nas noites do Carnaval

As crianças se divertiram à tarde no recinto do evento, onde foram distribuídos vários presentes aos participantes, oferecidos pelo Dunga’s Restaurante que sempre se faz presente em todos os eventos realizados em Salesópolis.

Após mais um início de noite com fortes chuvas a Grupo Boleragem abriu o último dia da Festa de Momo e em seguida a Banda Êxtase encerrou mais um Carnaval.

Empolgados e felizes por estarem na Estância Turística de Salesópolis  tocando pela primeira vez a vocalista da Banda foi até o público onde teve a oportunidade de ser fotografada pela nossa equipe que se fez presente em mais um Carnaval.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS CARNAVAL EM SALESÓPOLIS


FESTA DO DIVINO 2013

 

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODOS

OS ACONTECIMENTOS DA

FESTA DO DIVINO EM SALESÓPOLIS

 

  

 


CLIQUE AQUI E CONFIRA EM NOSSA PÁGINA CASO DE POLÍCIA

 

ACIDENTE FATAL

Mulher morre em

grave acidente

na estrada

Mogi – Salesópolis

 

 

 


CLIQUE AQUI E CONFIRA NOSSAS ESTRADAS RURAIS

Velhos problemas

Estradas da

Zona Rural continuam

abandonadas pelos

administradores

 

Estrada dos Rodrigues

 

 

 


Bairro do Fartura sem quadra de esportes

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODOS OS DETALHES

DINHEIRO PÚBLICO DESPERDIÇADO: O que era para ser uma quadra de esportes está há cinco anos apenas nas ferragens 


CLIQUE AQUI E CONFIRA SAÚDE EM SALESÓPOLIS

SAÚDE : O drama do dia a dia

Idoso não consegue marcar exame em Salesópolis


Salesópolis presta homenagens ao senhor

Ruy Costa na Praça da Matriz 

CLIQUE AQUI E CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA


Clique aqui e confira

PROTESTO EM SALESÓPOLIS

Câmara é cercada por manifestantes

Cerca de duzentas pessoas enfrentaram chuva e participaram na noite de segunda-feira da primeira manifestação popular na história de nossa cidade pedindo melhorias na linha de ônibus que liga Salesópolis a Mogi das Cruzes.

Gritando palavras de ordem os manifestantes chamavam a atenção para os políticos que não usam o transporte coletivo.

A manifestação teve como objetivo mostrar para os políticos de nossa cidade que a empresa Julio Simões que opera a linha 311, está prestando péssimos serviços à população.

O valor da passagem que está em vigor atualmente é de R$ 5,15 de Salesópolis a Mogi das Cruzes e todos pedem que o valor seja reduzido.

O que deixa todos ainda mais revoltados são os horários praticados pela empresa que muda constantemente sem prévio aviso aos moradores de Salesópolis, alem da superlotação em horários de pico.

Um documento foi encaminhado ao presidente da Câmara de Salesópolis Francisco Marcelo de Morais Corrêa, PTB que leu em plenário a todos os vereadores e manifestantes presentes.

Esperamos agora que de fato algum político de Salesópolis tome consciência da gravidade dos péssimos serviços que a empresa Júlio Simões dispõe ao povo de nossa cidade e realmente exija melhorias na linha 311 e não fique apenas em promessas.


Clique aqui e veja todas as fotos

FESTA DE ANIVERSÁRIO

CCI completa cinco anos em Salesópolis

 Em clima de festa e descontração a CCI completou nesta sexta-feira, 21, cinco anos de muita alegria e diversão.

 Com cerca de oitenta participantes atualmente a CCI começou com um grupo de treze pessoas e a cada ano que se passou foi crescendo cada vez mais.

 Hoje em sua sede própria todos se reúnem todas as semanas para se divertirem e no final de cada mês é dedicado aos aniversariantes. Parabéns a todos os integrantes da CCI. 


Clique e confira

REVOLUÇÃO DE 1932 

Exposição no Mercado Municipal contou a história da

Revolução Paulista


CLIQUE AQUI E CONFIRA

DISTRITO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS: ENCERRAMENTO DA FESTA DO DIVINO

 

 

 

 

 

 

 

 


Escola Olga Chakur Farah realiza sua festa junina

Uma das principais Escolas de Salesópolis a EE Profª Olga Chakur Farah realizou neste sábado, 15, sua Festa Junina.

Muitos doces e salgados, além do tradicional churrasco fazem parte da nossa cultura e assim centenas de pessoas compareceram a escola para prestigiarem os festejos juninos.

Além das danças de quadrilhas dos alunos, contamos este ano com a participação do Grupo da Melhor Idade que mostraram mais uma vez que estão em sua melhor forma.

Parabéns a todos.

 

 

 

CLIQUE E CONFIRA AS FOTOS DA

FESTA JUNINA DAS

ESCOLAS DE SALESÓPOLIS

 

 


Clique aqui e confira

DIA DO PRACINHA SALESOPOLENSE

 

Todo segundo domingo do mês de junho é comemorado o Dia do Pracinha Salesopolense, em homenagem aos nossos Heróis da FEB - Força Expedicionária Brasileira que combateram na Segunda Guerra Mundial.

 

 

 

 


Clique aqui e confira

FESTA A FANTASIA

Centenas de pessoas comparecem ao

evento no Clube Saci

Banda Viva Noite contagiou os presentes na Festa a Fantasia,

em noite marcada por muita alegria e descontração

O Jornal do Povão parabeniza aos realizadores deste evento mágico para Salesópolis.

Cada fantasia mostrava o desejo de cada um dos participantes.

Parabéns a todos.


Clique aqui e confira

FESTA JUNINA

Arraiá animado na Escola Mestra Henriqueta

Mantendo a tradição de nossa cidade centenas de pessoas estiveram presentes na Festa Junina da EMEF Mestra Henriqueta.

Quadrilhas, apresentações de danças com os alunos da Escola e o Grupo da Melhor Idade animaram a noite fria de junho que contou com a presença de várias autoridades no evento.

Mais uma vez parabéns a Direção da Escola que organizou a Festa Junina de 2013.