FESTAS EM BIRITIBA MIRIM

Procissão e missa encerram festividades do Padroeiro

Encerrou na noite de quarta-feira 12 de outubro a festa em Louvor ao Padroeiro São Benedito de Biritiba Mirim e de Nossa Senhora Aparecida.

Uma grande procissão percorreu as principais ruas de Biritiba Mirim encerrando na Igreja Matriz de São Benedito que foi aberta para que todos pudessem saber sobre o andamento das obras de reforma do templo religioso.

Padre Edinei Maia dos Santos celebrou a missa de encerramento da festa e mais uma vez agradeceu a todos pela colaboração na reforma da Matriz e anuncio que o Bispo Diocesano Dom  Pedro Luiz Stringhini estará em Biritiba Mirim em 21 de dezembro para oficialmente entregar a conclusão das obras de reforma da igreja.


Festa de São Benedito em Biritiba Mirim

Acontece até o dia 12 de outubro na cidade de Biritiba Mirim a festa do Padroeiro São Benedito e de Nossa Senhora Aparecida.

Na quarta-feira dia 12 será realizada a tradicional Procissão com as imagens do Padroeiro São Benedito e Nossa Senhora Aparecida e em seguida missa na Igreja Matriz que está em fase final de acabamento e que deverá ser oficialmente aberta ao público em 21 de dezembro quando Bispo Diocesano Dom Pedro virá para celebrar a missa.

Todos os dias após a missa funcionam barracas de doces, salgados e churrasco em prol do término da reforma da Igreja Matriz de São Benedito.


Festa em comemoração do dia do Padroeiro São Benedito

Dia de São Benedito é comemorado anualmente em 5 de outubro no Brasil

Esta data é celebrada por toda a comunidade católica, como uma homenagem e devoção ao santo considerado o padroeiro dos afro-descendentes, cozinheiros e donas de casa: São Benedito.

O Brasil é o único país que comemora o Dia de São Benedito em 5 de outubro, graças a uma deferência canônica especial concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, pelo Vaticano, em 1983. Nos demais países do mundo, esta data é celebrada em 4 de abril, data da morte de São Benedito.

Em Biritiba Mirim

Segundo informações históricas e religiosas do município  Biritiba Mirim cresceu e se desenvolveu nos redores de  uma capela instituída em louvor a São Benedito, Santo de  devoção do Sr. Benedito Antônio do Espírito Santo, surgindo assim a Vila de São Benedito em 05/05/1873.

A capela foi construída a pedido da virgem Firmina, jovem que segundo relatos  populares da  época operava milagres e era  alvo  de  peregrinações de toda região.

São Benedito era frade, em vida, foi porteiro, cozinheiro e conselheiro, vindo padres e homens sábios de muito longe tomar conselho de São Benedito.

Por ser filho de escravo e ser negro, não podia estudar. Nos dias de hoje devotos de toda região visitam a paróquia de São Benedito em Biritiba Mirim, para veneração da relíquia de São Benedito, uma partícula da carne de São Benedito, doada a cidade pelo padre Ranieri Carmelo em 19/08/1984.


Festa de Santa Clara em Biritiba Mirim

Prossegue neste final de semana a Festa em louvor a Santa Clara no Bairro Jardim Alvorada em Biritiba Mirim.

No sábado haverá a celebração da missa às 17:30 pelo Padre Rogério de Oliveira e no domingo encerrando as festividades às 10:30 missa que será celebrada pelo Padre Edinei Maia dos Santos.

A partir das 13:00 estarão funcionando barracas de doces e salgados e a partir das 14:30 haverá ação entre amigos em prol da conclusão da reforma da Igreja.


Festa de Santo Antônio em Biritiba Mirim

A noite de segunda-feira, 13 de junho foi de festividades em louvor a Santo Antônio na Comunidade do Bairro do Castellano em Biritiba Mirim.

Após a realização da Procissão com a imagem de Santo Antônio que percorreu as Ruas do Bairro, foi celebrada a missa festiva pelo padre Edinei Maia dos Santos que falou da simplicidade de Santo Antônio e de seus ensinamentos.

Após a Missa Padre Edinei abençoou os pães que foram distribuídos aos fiéis católicos que estavam presentes e a festa continuou com quermesse com churrasco, galinhada, doces, quentão e vinho quente, além do tradicional bolo de Santo Antônio.


Dia de Corpus Christi em Biritiba Mirim

Padre Edinei Celebra para uma multidão

O dia de Corpus Christi na cidade de Biririba Mirim foi marcada por uma missa celebrada no Centro Pastoral pelo Padre Edinei Maia dos Santos da Paróquia São Benedito, para uma multidão de católicos.

Após a missa todos saíram em Procissão pelas principais ruas de Biritiba Mirim.

Confira todas as fotos no facebook Hiago Salesópolis II



Festa do Divino no Bairro do Hiroy em Biritiba Mirim

Prossegue até domingo dia 15 de maio no Bairro do Hiroy em Biritiba Mirim a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, com missas às 19:30 até sexta-feira e as 18:30 no sábado, com Padre Edinei Maia dos Santos e encerrando domingo dia 15 com a Procissão do Divino às 18:00 e em seguida missa de encerramento das festividades.

Mensagem do Padre João Paulo da Silva

“Que Deus abençoe a todos os devotos do Divino Espírito Santo e que nesta semana todos possam viver a unidade dos Cristãos e que todos se unam ao Cristo por meio do Espírito Santo”.

“Que cada Cristão possa perceber, sentir e permitir a Ação do Divino Espírito Santo em vossas vidas e famílias, e que Deus abençoe a todos hoje e sempre, amém”, disse o Padre João Paulo da Silva.

Mensagem do Padre Alex de Souza Feijó

O Padre Alex Feijó esteve na noite de terça-feira, 10 de maio nas festividades do Divino Espírito Santo no Bairro do Hiroy em Biritiba Mirim e deixou uma mensagem a todos os devotos.

“Estamos em um momento forte de oração intensa onde a comunidade se reúne e o Espírito Santo toca nossos corações e assim experimentamos o que é mais intenso de Deus, a alegria, paz e concórdia, e nessa paz queremos envolver o mundo que está precisando desta mensagem e do evangelho e assim nos reunimos na comunidade”, disse Padre Alex de Souza  Feijó.


 

Desfile de cavaleiros no Bairro do Hiroy na Festa do Divino


Realizou-se na manhã de domingo, 8 de maio durante as comemorações da Festa do Divino Espírito Santo no Bairro do Hiroy em Biritiba Mirim o desfile de cavaleiros onde foram recepcionados na entrada da Igreja e receberam as bênçãos.

Os Devotos do Divino saíram em passeata pelas ruas do Bairro com suas bandeiras vermelhas acompanhadas pelos integrantes do Grupo Folia de Reis Estrela Guia de Biritiba Mirim que sempre abrilhanta os eventos realizados na cidade.


 

Festa do Divino Espírito Santo no Bairro do Hiroy

Padre João Paulo da Silva, de Mogi das Cruzes 

Casal de Capitães do Mastro, Festeiros e Padrinhos do Andor

A Comunidade Divino Espírito Santo, que pertence a Paróquia Santa Luzia em Biritiba Mirim está realizado a XXII em louvor ao Divino Espírito Santo.

As festividades que se iniciaram na noite de sexta-feira, 6 de maio prossegue até o próximo dia 15 no Bairro do Hiroy no município de Biritiba Mirim, SP.

Nos finais de semana da festa a missa tem início às 18:30 e de segunda a sexta-feira às 19:30, e na próxima sexta-feira, 13; sábado 14 e domingo dia 15 de maio dia de Pentecostes acontece ás 5:00 a Alvorada pelas ruas do Bairro.


 

Tradição em Biritiba Mirim

Festa do doce atrai multidão

Uma multidão se formou na tarde de domingo, 1 de maio para a tradicional festa do doce na Capela de Santa Cruz localizada no centro de Biritiba Mirim.

Segundo as pessoas que estavam ajudando na distribuição dos mais variados tipos de doces a  festa existe há mais de 60 anos na cidade.

É uma tradição que vai passando de geração a geração e hoje filhos e netos acompanham seus pais durante a preparação dos doces e depois para servir as pessoas.

Antes, porém da farta distribuição de doces é rezada na pequena Capela que fica ao lado da Rua, a oração do terço, e o mais curioso é que os doces são servidos assim que começam a soltar os fogos de artifício anunciando o final da oração.

CONFIRA TODAS AS FOTOS NO FACEBOOK HIAGO SALESÓPOLIS II


Cidade comemora 52 anos com desfile Cívico Militar

A cidade de Biritiba Mirim, localizada na Região Leste da Grande São Paulo, completa no próximo dia 5 de maio 52 anos de fundação.

Para comemorar a data realizou-se na manhã de domingo, 1 de maio o tradicional desfile Cívico Militar que contou com a participação da Banda da Polícia Militar de Mogi das Cruzes, fanfarras, das cidades de Guararema e Mogi das Cruzes, além da fanfarra da cidade de Biritiba Mirim.

O prefeito Carlos Alberto Taino Júnior, (Inho) que em 31 de dezembro encerra um ciclo de dois mandatos seguidos esteve presente, acompanhado de sua esposa a Presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Taino; Padre Edinei Maia dos Santos, da Paróquia São Benedito e vereadores que fizeram questão de estarem presentes nas comemorações do aniversário da cidade.

CONFIRA TODAS AS FOTOS NO FACEBOOK HIAGO SALESÓPOLIS II


Devotos prestam homenagens a Santo Expedito

Festeiros de Santo Expedito juntos com o Padre Edinei Maia dos Santos

A noite de terça-feira em Biritiba Mirim no Bairro Jardim dos Eucaliptos foi de festa e louvor a Santo Expedito, padroeiro das causas justas e urgentes.

Os devotos lotaram a capela localizada no Bairro Jardim dos Eucaliptos e acompanharam a procissão que percorreu várias ruas e terminou com missa celebrada pelo Padre Edinei Maia dos Santos que abençoou a todos os fieis devotos do Santo.


Encerramento da Festa de São Benedito

Aconteceu na tarde de segunda-feira 12 de outubro a Procissão de encerramento das Festividades de São Benedito Padroeiro da cidade de Biritiba Mirim – SP.

Centenas de Devotos acompanharam a Procissão que percorreu as ruas centrais da cidade com as imagens de São Benedito (Padroeiro da cidade) e de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil) e em seguida foi celebrada a missa pelo Padre Edinei Maia dos Santos.

 

 


Dia do Padroeiro em Biritiba Mirim

Paróquia São Benedito está em festa

A Paróquia São Benedito da cidade de Biritiba Mirim está festejando nesta semana seu Padroeiro São Benedito, que foi comemorado com missa na noite de segunda-feira, 5 de outubro.

A missa foi celebrada pelo Padre Edinei Maia na Igreja Matriz de São Benedito que se encontra em fase final de reforma e na noite de segunda-feira acolheu mais de trezentos fieis e devotos do santo.

Padre Edinei falou sobre o Padroeiro São Benedito e também de sua felicidade de poder estar à frente da Paróquia que leva o nome do santo.

Ao final da celebração Padre Edinei fez questão de informar a todos que se encontravam na Igreja sobre o andamento das obras de reforma do templo religioso e o que ainda falta para sua conclusão que deverá estar concluída até março de 2016.

A festa do Padroeiro São Benedito prossegue até o dia 12 de outubro, segunda-feira, quando será realizada a Procissão com saída prevista para ás 18:00 do Centro Pastoral.

Quem foi São Benedito

São Benedito é o primeiro negro canonizado na Igreja e seu exemplo de vida merece ser seguido. Ele era descendente de escravos oriundos da Etiópia, na África. Foi pastor de ovelhas e lavrador. Aos 18 anos de idade, empolgado com a fé cristã, consagrou-se a Deus.

Aos 21 ingressou na ordem dos franciscanos. Fez votos de pobreza, obediência e castidade. Uma característica interessante de São Benedito é que ele era analfabeto. No convento, foi designado cozinheiro, uma função comum nos conventos, porém, de grande responsabilidae. Era um cargo de extrema confiança. Caminhava descalço pelas ruas e dormia no chão sem cobertas. Por causa de sua fama de santidade, era muito procurado pelo povo, que desejava ouvir seus conselhos e pedir-lhe orações. Ele retirava mantimentos do Convento, escondia-os em suas roupas e os levava para os famintos da cidade.


 

Festa de Santa Clara de Assis em Biritiba Mirim

Prossegue até domingo dia 16 em Biritiba Mirim, no Bairro Jardim Alvorada a Festa em Louvor a Santa Clara de Assis.

Terça-feira, 11 de agosto dia de Santa Clara “Protetora da Televisão” e dos meios de comunicação, foi realizada uma Procissão com a Imagem da Santa pelas Ruas do Bairro e em seguida o Padre Edinei Maia dos Santos Celebrou a Missa Festiva que foi acompanhada por centenas de Católicos.

Após a Missa foi hasteada a Bandeira de Santa Clara pelos Capitães do Mastro o casal Laércio e Luciana, acompanhados pelo casal de festeiros Hideo e Rosemiriam, Padre Edinei que abençoou a todos e pelos devotos da Santa.

As festividades prosseguem até domingo dia 16 com Missa, Quermesse com diversas barracas de doces e salgados.

Quem foi Santa Clara

Santa Clara nasceu em Assis, Itália, no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, a qual haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo.

Santa Clara de Assis pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.

Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido como das Damas Pobres ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.

Seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs de sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus !" Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar o embrulho que trouxera e não agüentou mais levantá-lo. Tudo havia se multiplicado. Em outra ocasião, quando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o cálice com hóstias consagradas e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre é que Santa Clara segura o cálice na mão.

Um ano antes de sua morte em 1253, Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem precisar sair de seu leito. Neste sentido é que é aclamada como protetora da televisão.

CLIQUE E VEJA FESTA DO DIVINO EM BIRITIBA MIRIM 2015